TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O que mais me deixa puto da vida é saber que tivemos, e temos, capacidade de fomentar mísseis BVR e WVR para todos os caças que a FAB quisesse ter, mas, como de hábito, ferramos a nós mesmos e mandamos para o fundo do abismo toda e qualquer chance de projetar, desenvolver e produzir aqui as munições dos caças que nos atrevemos a operar.
E quantidade não é e nunca foi o problema para fomentar linhas de produção no país. O negócio é a completa falta de vergonha na cara e de culhão para fazer as coisas e aproveitar as oportunidades quando nos bate à porta.
Perdemos uma gigantesca oportunidade de equipar os Gripen E\F com o A-DARTER e, também, com o MARLIN, que é BVR e nos foi oferecida a participação no seu desenvolvimento. Mas algum cagão na FAB, ou um monte deles, resolveram f... com o projeto e deixar tudo nas mãos de outrem, inclusive as decisões. Mesmo com o Gripen E batendo as portas há uma década atrás, e sabedores das necessidades de industrialização que isso traria, e o fomento ao desenvolvimento de ambos os mísseis.
De que adianta ter 36 ou 360 caças se não fazemos ou sequer somos capazes de fabricar a própria munição deles
E quantidade não é e nunca foi o problema para fomentar linhas de produção no país. O negócio é a completa falta de vergonha na cara e de culhão para fazer as coisas e aproveitar as oportunidades quando nos bate à porta.
Perdemos uma gigantesca oportunidade de equipar os Gripen E\F com o A-DARTER e, também, com o MARLIN, que é BVR e nos foi oferecida a participação no seu desenvolvimento. Mas algum cagão na FAB, ou um monte deles, resolveram f... com o projeto e deixar tudo nas mãos de outrem, inclusive as decisões. Mesmo com o Gripen E batendo as portas há uma década atrás, e sabedores das necessidades de industrialização que isso traria, e o fomento ao desenvolvimento de ambos os mísseis.
De que adianta ter 36 ou 360 caças se não fazemos ou sequer somos capazes de fabricar a própria munição deles
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61428
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 6633 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 03, 2024 1:12 pm Há no mercado outras duas possibilidades, e que estão em estágio muito avançado de desenvolvimento, principalmente o indiano, que promete alcances na versão Mk III de 250 a 300 km.
ASTRA
GÖKTUĞ
É só escolher um como dupla para o Meteor, ou simplesmente comprar o direito de produção no Brasil e fazer quantos der.
Lembrei do A-Darter, do qual nem foi comprado direito algum, o gov.br entrou direto como co-desenvolvedor e pagando caro pra burro; este "quantos der" para BVR seria o que, metade dos citados WVR encomendados/produzidos e atualmente em dotação na FAB? Um quarto? Menos?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só para encher o saco de vocês, e ver o que nós perdemos, na verdade estamos perdendo, em termos de PDI, industrialização, emprego, renda, tecnologia, etc.
36 Gripen E\F:
4 BVR = 144 undes > 2 + 2 (válido operacionalmente)
9 BVR = 324 undes > 3 + 3 + 3 (válido operacionalmente)*
11 BVR = 396 undes 4 + 3 + 4 (não válido operacioalmente)
* número mínimo para dar capacidade operacional e de permanência no TO sem precisar de ressuprimento externo.
36 Gripen E\F:
2 WVR = 72 (216) undes
(carga e recarga padrão = 3x o número de vetores)
Agora multipliquem isso por 108 unidades que a FAB queria no início do projeto FX-2, ou mesmo as 66 undes propaladas recentemente, ou até mesmo as 50 undes faladas agora na repactuação do contrato original.
Enfim, em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
36 Gripen E\F:
4 BVR = 144 undes > 2 + 2 (válido operacionalmente)
9 BVR = 324 undes > 3 + 3 + 3 (válido operacionalmente)*
11 BVR = 396 undes 4 + 3 + 4 (não válido operacioalmente)
* número mínimo para dar capacidade operacional e de permanência no TO sem precisar de ressuprimento externo.
36 Gripen E\F:
2 WVR = 72 (216) undes
(carga e recarga padrão = 3x o número de vetores)
Agora multipliquem isso por 108 unidades que a FAB queria no início do projeto FX-2, ou mesmo as 66 undes propaladas recentemente, ou até mesmo as 50 undes faladas agora na repactuação do contrato original.
Enfim, em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O FX-2 já estava decidido há tempos quando o cmdo da FAB resolveu dar um f...se no A-Darter, mesmo sabendo dos números de produção a que isto nos levaria apesar de somente 36 unidades daquele caça tenham sido adquiridas. Número mais que suficiente para botar uma linha de produção para funcionar no país e ainda sobrar troco para os sul africanos.Túlio escreveu: ↑Ter Set 03, 2024 1:35 pmLembrei do A-Darter, do qual nem foi comprado direito algum, o gov.br entrou direto como co-desenvolvedor e pagando caro pra burro; este "quantos der" para BVR seria o que, metade dos citados WVR encomendados/produzidos e atualmente em dotação na FAB? Um quarto? Menos?
Mas alguém tinha que dar um jeito disso não sair, claro.
Carpe Diem
- Strike91
- Intermediário
- Mensagens: 344
- Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
E pior de tudo ninguém explica ou precisa dá explicação de tais absurdos à "nós" contribuintes que "bancamos" estes escárnios!!!FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 03, 2024 1:21 pm O que mais me deixa puto da vida é saber que tivemos, e temos, capacidade de fomentar mísseis BVR e WVR para todos os caças que a FAB quisesse ter, mas, como de hábito, ferramos a nós mesmos e mandamos para o fundo do abismo toda e qualquer chance de projetar, desenvolver e produzir aqui as munições dos caças que nos atrevemos a operar.
E quantidade não é e nunca foi o problema para fomentar linhas de produção no país. O negócio é a completa falta de vergonha na cara e de culhão para fazer as coisas e aproveitar as oportunidades quando nos bate à porta.
Perdemos uma gigantesca oportunidade de equipar os Gripen E\F com o A-DARTER e, também, com o MARLIN, que é BVR e nos foi oferecida a participação no seu desenvolvimento. Mas algum cagão na FAB, ou um monte deles, resolveram f... com o projeto e deixar tudo nas mãos de outrem, inclusive as decisões. Mesmo com o Gripen E batendo as portas há uma década atrás, e sabedores das necessidades de industrialização que isso traria, e o fomento ao desenvolvimento de ambos os mísseis.
De que adianta ter 36 ou 360 caças se não fazemos ou sequer somos capazes de fabricar a própria munição deles
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61428
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 6633 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Strike91 escreveu: ↑Qua Set 04, 2024 1:55 amE pior de tudo ninguém explica ou precisa dá explicação de tais absurdos à "nós" contribuintes que "bancamos" estes escárnios!!!FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 03, 2024 1:21 pm O que mais me deixa puto da vida é saber que tivemos, e temos, capacidade de fomentar mísseis BVR e WVR para todos os caças que a FAB quisesse ter, mas, como de hábito, ferramos a nós mesmos e mandamos para o fundo do abismo toda e qualquer chance de projetar, desenvolver e produzir aqui as munições dos caças que nos atrevemos a operar.
E quantidade não é e nunca foi o problema para fomentar linhas de produção no país. O negócio é a completa falta de vergonha na cara e de culhão para fazer as coisas e aproveitar as oportunidades quando nos bate à porta.
Perdemos uma gigantesca oportunidade de equipar os Gripen E\F com o A-DARTER e, também, com o MARLIN, que é BVR e nos foi oferecida a participação no seu desenvolvimento. Mas algum cagão na FAB, ou um monte deles, resolveram f... com o projeto e deixar tudo nas mãos de outrem, inclusive as decisões. Mesmo com o Gripen E batendo as portas há uma década atrás, e sabedores das necessidades de industrialização que isso traria, e o fomento ao desenvolvimento de ambos os mísseis.
De que adianta ter 36 ou 360 caças se não fazemos ou sequer somos capazes de fabricar a própria munição deles
O problema já começa com o termo que usaste, e que é corriqueiro: "contribuinte". Isso pressupõe fazer algo voluntariamente por acreditar que está contribuindo com algo que é bom. Não, somos todos PAGADORES DE (taxas impostas à força pelo estado, que por alguma razão são chamadas de) IMPOSTOS. Mas temos nós, os PAGADORES DE IMPOSTOS, direito a alguma explicação?
De minha parte, deviam vender ou deixar fechar tudo na "BID" que esteja sempre no vermelho ou mesmo pré-falimentar (como a Avibras) e comprar de prateleira tudo o que precisarem. Seria mais prático e menos desonesto, além de ser mesmo o que já fazem.
Spoiler!
De minha parte, deviam vender ou deixar fechar tudo na "BID" que esteja sempre no vermelho ou mesmo pré-falimentar (como a Avibras) e comprar de prateleira tudo o que precisarem. Seria mais prático e menos desonesto, além de ser mesmo o que já fazem.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O MD está fazendo lá seus 25 anos, e o que obtivemos até agora deste ministério em um quarto de século em termos de avanços para a Defesa é praticamente nulo. Se muito ganhamos mais uma penca de legislações, documentos irrelevantes, e outras burrocracias do tipo para inglês ver.
É extremamente lamentável dizer que o MD só agora, depois de todo esse tempo, finalmente vai criar a carreira civil de defesa na administração pública, uma vez que ela nunca existiu, e sofreu todo tipo de resistência intra e extra MD para sua criação, dada a própria repulsa com que os militares tratam o ministério e sua existência. Principalmente falando em questão de aquisições e planejamento material.
Se a sociedade civil, que deveria ser a mais interessada no pleno funcionamento do MD, como gestor (e defensor) de políticas de Estado para a Defesa, mas não o faz por pura e simples inépcia sobre questões de governo, o que dizer de políticos e militares, cujos interesses vão em contrário a tudo o que o MD deveria ser e significar?
Eles que não o farão mesmo. No fim é o de sempre: "pouca farinha, meu pirão primeiro."
É extremamente lamentável dizer que o MD só agora, depois de todo esse tempo, finalmente vai criar a carreira civil de defesa na administração pública, uma vez que ela nunca existiu, e sofreu todo tipo de resistência intra e extra MD para sua criação, dada a própria repulsa com que os militares tratam o ministério e sua existência. Principalmente falando em questão de aquisições e planejamento material.
Se a sociedade civil, que deveria ser a mais interessada no pleno funcionamento do MD, como gestor (e defensor) de políticas de Estado para a Defesa, mas não o faz por pura e simples inépcia sobre questões de governo, o que dizer de políticos e militares, cujos interesses vão em contrário a tudo o que o MD deveria ser e significar?
Eles que não o farão mesmo. No fim é o de sempre: "pouca farinha, meu pirão primeiro."
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só para lembrar. Ano passado a FAB só recebeu 2 Gripen E, salvo minha memória não me traia. O terceiro de 2023, pode estar vindo aí no navio holandês.
Este ano, pelo cronograma é para recebermos 3 caças. Estamos em setembro, e até agora não se sabe, até prova em contrário, se a FAB receberá qualquer um deles no prazo estipulado.
Em 2025 as coisas pioram porque a FAB terá de receber o primeiro Gripen E feito na Embraer, mais 1 Gripen F vindo da Suécia e salvo engano os dois últimos monoplace, também vindos da Suécia. E a PLOA, ao que parece, o Manuel que me corrija, não tem nenhuma indicação de verbas para receber nada disso, e muito menos expandir as entregas para o caso de a FAB tentar fazer uma substituição dos AMX pelos Gripen E em Santa Maria a partir de 2026.
Na verdade, 2026 e 2027 praticamente a FAB receberá o grosso dos caças encomendados. O problema, como sempre, é que o governo de plantão não está nem um pouco disposto a bancar, diria honrar, os pagamentos do projeto, e a FAB que se lixe.
A ver o que acontece. O cronograma atual já foi para o beleléu faz tempo.
Este ano, pelo cronograma é para recebermos 3 caças. Estamos em setembro, e até agora não se sabe, até prova em contrário, se a FAB receberá qualquer um deles no prazo estipulado.
Em 2025 as coisas pioram porque a FAB terá de receber o primeiro Gripen E feito na Embraer, mais 1 Gripen F vindo da Suécia e salvo engano os dois últimos monoplace, também vindos da Suécia. E a PLOA, ao que parece, o Manuel que me corrija, não tem nenhuma indicação de verbas para receber nada disso, e muito menos expandir as entregas para o caso de a FAB tentar fazer uma substituição dos AMX pelos Gripen E em Santa Maria a partir de 2026.
Na verdade, 2026 e 2027 praticamente a FAB receberá o grosso dos caças encomendados. O problema, como sempre, é que o governo de plantão não está nem um pouco disposto a bancar, diria honrar, os pagamentos do projeto, e a FAB que se lixe.
A ver o que acontece. O cronograma atual já foi para o beleléu faz tempo.
Carpe Diem
- Goldfinger
- Intermediário
- Mensagens: 234
- Registrado em: Sáb Fev 12, 2011 3:44 pm
- Agradeceu: 86 vezes
- Agradeceram: 53 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só a título de curiosidade, AMRAMM e AIM-174 lado a lado.Túlio escreveu: ↑Ter Set 03, 2024 8:09 am
Como o "inimigo" seria a Venezuela, Meteor dá e sobra pra lidar com os atuais Su-30, ficando o iDerby para eventuais F-16A/B antigos e mesmo os K-8; uma futura versão superior do Meteor ou mesmo outro Msl ainda melhor, tipo o AIM-174, ficaria para o caso de eles adotarem Su-35 ou mesmo J10, estes com PL-15 ou talvez até coisa ainda mais desgraçada como o PL-17 ou mesmo J-16 com PL-21.[/Justificar]
Esse monstro pesa quase 900kg (5 vezes mais que um AMRAMM). Vejo ele mais como um "tapa-buraco" até a entrada em serviço do AIM-260 (ou algo equivalente).
------------------------------------
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61428
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 6633 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Goldfinger escreveu: ↑Qua Set 04, 2024 2:50 pmSó a título de curiosidade, AMRAMM e AIM-174 lado a lado.Túlio escreveu: ↑Ter Set 03, 2024 8:09 am
Como o "inimigo" seria a Venezuela, Meteor dá e sobra pra lidar com os atuais Su-30, ficando o iDerby para eventuais F-16A/B antigos e mesmo os K-8; uma futura versão superior do Meteor ou mesmo outro Msl ainda melhor, tipo o AIM-174, ficaria para o caso de eles adotarem Su-35 ou mesmo J10, estes com PL-15 ou talvez até coisa ainda mais desgraçada como o PL-17 ou mesmo J-16 com PL-21.[/Justificar]
Esse monstro pesa quase 900kg (5 vezes mais que um AMRAMM). Vejo ele mais como um "tapa-buraco" até a entrada em serviço do AIM-260 (ou algo equivalente).
Não me parece, são duas classes diferentes: o AIM-260 é para restabelecer a supremacia americana nos BVR principalmente ante o Meteor, na faixa dos ~200 km; já o AIM-174 está mirando mais longe, como as versões recentes e vindouras do R-37 e PL-21 e até o ASTRA 3, tudo em torno do dobro do alcance dos anteriormente citados.
O 174, derivado do SM6 (USN, logo apenas em uso nos F18 - por enquanto), deve ter capacidades fabulosas contra alvos em muito grandes altitudes e, devido ao peso, poderia ser levado um par por Gripen junto com mais um ou dois pares de Meteor e um de Iris-T (só pra desfile, claro, uma interceptação demandaria apenas um par de 174 + escolta para abater um AEW/AWACS, Elint e/ou Tanker ou mesmo apenas um 174 na centerline para QR contra mísseis táticos hipervelozes da classe do Iskander).
O 174, derivado do SM6 (USN, logo apenas em uso nos F18 - por enquanto), deve ter capacidades fabulosas contra alvos em muito grandes altitudes e, devido ao peso, poderia ser levado um par por Gripen junto com mais um ou dois pares de Meteor e um de Iris-T (só pra desfile, claro, uma interceptação demandaria apenas um par de 174 + escolta para abater um AEW/AWACS, Elint e/ou Tanker ou mesmo apenas um 174 na centerline para QR contra mísseis táticos hipervelozes da classe do Iskander).
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com tantos negócios à vista com os indianos, se eu fosse a FAB, me pegava logo com a IAF e a DRDO em diversos projetos deles, e que não por acaso, casam justamente com vários dos nossos. O ASTRA é apenas um exemplo do que nos interessa.
A as possibilidades são muitas e grandes. Aproveitar a interação com a indústria da Índia é questão de razoabilidade e racionalidade. Eles estão terminando onde nós mal conseguimos começar, ou quando o fizemos, paramos no meio do caminho, para variar.
A as possibilidades são muitas e grandes. Aproveitar a interação com a indústria da Índia é questão de razoabilidade e racionalidade. Eles estão terminando onde nós mal conseguimos começar, ou quando o fizemos, paramos no meio do caminho, para variar.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18686
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1945 vezes
- Agradeceram: 2458 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
é a partir dos 16 minutos com a entrevista com o Comandante do GDA é que fica bem interessante. A CRUZEX vai ser interessante, pois vamos combater contra e também juntos com os F-15C. E o foco agora no Gripen é no combate BVR. Também segundo o Cmdt, no final deste ano as atuais aeronaves irão receber um pacote de atualização levando à capacidade de combate e por isso, ao longo de 2025, assumirão as tarefas dos F-5M que ainda estão em AN:
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O que se diz por aí é que apenas 1 Gripen E está vindo aí no navio cargueiro que chega em SC.
Dois modelos F devem ser entregues ano que vem para a FAB junto com o primeiro modelo E fabricado aqui.
Só não sei de onde vai sair dinheiro para tantos caças.
Dois modelos F devem ser entregues ano que vem para a FAB junto com o primeiro modelo E fabricado aqui.
Só não sei de onde vai sair dinheiro para tantos caças.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18686
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1945 vezes
- Agradeceram: 2458 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom, com a chegada desta célula só faltará 3 para formar um esquadrão. Até o fim do ano que vem é provável que cheguemos à 12.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37847
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5683 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penso que agora pouco importa quantos caças vão chegar ou não vindos da Suécia. A Embraer deveria produzir 15 unidades, e ganhou de lambuja mais 8 Gripen E com a produção dos bipostos sendo transferida para a SAAB, totalizando agora 23 aviões a serem montados em GPX.
Os suecos entregaram 9 aviões como a unidade que chegou ontem em SC, o 4108, considerando, claro o 4100, que é um avião de teste mas que será integrado ao GDA no final do processo, restando portanto ainda 5 monoposto a serem fabricadas na Suécia e entregues junto com os Gripen F.
A partir de 2025, e até o final do atual cronograma da FAB, não teremos qualquer perspectiva de entregas regulares ou minimamente previsíveis destes caças, uma vez que a PLOA até 2027 estará comprometida com o descalabro das contas públicas deste governo; e como se viu agora na PLOA 2025, sequer as parcelas principais do contrato os caras estão fazendo esforço para começar a pagar, para nosso vexame e vergonha internacional.
Sim, todos no mundo vão saber - como se já não soubessem - que o Brasil além de caloteiro, ainda por cima é mau pagador, e adora procrastinar suas contas em relação aos projetos na área de Defesa.
Excelente propaganda para nós.
Carpe Diem