PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 96 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2086 Mensagem por Fábio Machado » Ter Ago 27, 2024 10:53 pm

O m10 booker tem motor traseiro.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8406
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2087 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 28, 2024 5:43 pm

Fábio Machado escreveu: Ter Ago 27, 2024 10:53 pm O m10 booker tem motor traseiro.
Dianteiro, na direita.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2088 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 29, 2024 1:57 pm

Isso de motor traseiro é um RO do EV que previa um CC convencional para a VBC CC.

Atualmente não temos como saber se este item foi mantido ou retirado, dado o sigilo que agora paira sobre o processo. Se foi mantido, praticamente elimina todos os IFV com torres instaladas sobre o chassi e oferecidos hoje no mundo. Por conseguinte, torna o processo todo ineficaz em vista da solicitação de um mesmo chassi para ambos veículos.

Sem os dados que estão referenciando o que o EB quer neste momento, fica muito difícil estabelecer critérios do que pode ou não pode participar do RFI\RFQ.

Seria no mínimo contraditório a manutenção deste item ao mesmo tempo que se requer como oferta um tipo de bldo que só oferecem versões com motores dianteiros. Exceção feita, talvez, à dupla VT-15 e VN-17 chinesa.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6843
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1974 vezes
Agradeceram: 803 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2089 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Ago 29, 2024 11:43 pm

Não tô entendo esse requerimento do EB de colocar o motor na traseira. Não faz sentido nenhum pra mim.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6638
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 359 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2090 Mensagem por akivrx78 » Sex Ago 30, 2024 12:43 am





Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 96 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2091 Mensagem por Fábio Machado » Sex Ago 30, 2024 1:25 pm

Glauber Prestes escreveu: Qua Ago 28, 2024 5:43 pm
Fábio Machado escreveu: Ter Ago 27, 2024 10:53 pm O m10 booker tem motor traseiro.
Dianteiro, na direita.
sei lá então. todavia, se a idea é ter um CC mais próximo de um conceito puro, o M10 é que tem de mais próximo...




Editado pela última vez por Fábio Machado em Sáb Ago 31, 2024 12:07 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2092 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 30, 2024 4:26 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Ago 29, 2024 11:43 pm Não tô entendo esse requerimento do EB de colocar o motor na traseira. Não faz sentido nenhum pra mim.
Não tem como saber neste momento se mantiveram ou não este requisito de motor traseiro. Está tudo em segredo contratual.
Mas se o EB está requerendo obrigatoriamente uma mesma plataforma para CC e IFV, no mínimo este requisito teve que ser modificado ou simplesmente retirado do RFI\RFQ, do contrário anula na prática o certame todo.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2093 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 30, 2024 4:29 pm

Fábio Machado escreveu: Sex Ago 30, 2024 1:25 pm
Glauber Prestes escreveu: Qua Ago 28, 2024 5:43 pm Dianteiro, na direita.
sei lá então. todavia, se a idea é ter um CC, mais próximo de um conceito puro, o M10 é que tem de mais próximo...
Na verdade não. O mais próximo do que o EB quer é o VT-15, com seus 36 ton de peso de combate, podendo derivar o VN-17 como IFV.
Ambos compartilham a mesma base e mais de 50% de partes e peças.
Mas comprar um veículo que na prática foi projetado para ser um tanque leve de montanha, é algo bastante questionável.
Conquanto, dos produtos chineses, ele é o único que possui uma torre com carregamento automático no estilho ocidental, diferente dos demais projetos chineses, todos baseados no mesmo tipo de carregamento dos tanques russos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2094 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 30, 2024 4:48 pm

O papo tá muito bom e tudo mais, mas melhor encerra o off topic por aqui, pois o assunto do tópico é o Centauro II.
Existe espaço sobrando no tópico devido de um novo MBT para o exército aqui.

Grato




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Ago 31, 2024 3:40 am, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6843
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1974 vezes
Agradeceram: 803 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2095 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 31, 2024 1:07 am

akivrx78 escreveu: Sex Ago 30, 2024 12:43 am
O Exército Nigeriano, aliás, as Forças Armadas Nigerianas em um todo, são notoriamente incompetentes. Eu ainda não assisti o vídeo inteiro mas não me surpreenderia se essa cadência de fogo seja consequência da imbecilidade e corrupção crônicas que infestam a sociedade Nigeriana como um todo.

EDIT: esse vídeo é a única fonte que encontrei relatando a existência desses supostos problemas dos VT4 Nigerianos.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13931
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 770 vezes
Agradeceram: 2409 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2096 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 01, 2024 12:05 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Ago 29, 2024 11:43 pm Não tô entendo esse requerimento do EB de colocar o motor na traseira. Não faz sentido nenhum pra mim.
Muito simples: necessidade de blindagem maior em carros de combate é na parte frontal, se colocar blindagem + motor no mesmo lugar, o veículo ficará fatalmente desbalanceado. O único que possui isso é o Merkava e opera em um deserto, além de considerar e a blindagem frontal do Merkava é até inferior a análogos, pois os Israelenses consideraram os motores como parte da blindagem da viatura, especialmente contra HEAT.

O motor precisa ser atrás e o requisito ainda não foi alterado, quem está tentando vender MMBT pro EB é jornalista com anúncio da BAE Systems, apesar de ter oficial que quer essa porcaria, não é o mandatário do programa. Se alterou, tragam o ROB e o ponto onde consta ser considerado motor na frente.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2097 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2024 12:29 pm

O segundo Centauro II já está no Brasil

Na tarde de hoje, 02 de setembro, desembarcou no Porto do Rio de Janeiro o segundo exemplar da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR. Este veio no cargueiro ASG Anna Vovchuk, de bandeira palauana, que saiu do Porto de La Spezia (Itália), em 06 de agosto, e fez uma escala no Porto de Las Palmas, nas lhas Canárias, no dia 14.

https://tecnodefesa.com.br/o-segundo-ce ... no-brasil/

Voltemos ao assunto do tópico.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 693
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceu: 359 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2098 Mensagem por Duka » Ter Set 03, 2024 3:52 pm

Interessantes que esse veio (aparentemente) sozinho no porão do navio. Talvez tenham fretado o transporte especialmente para ele. No primeiro veículo usaram um navio "Ro Ro" de linha, com várias outras cargas. Certamente que foi mais barato o frete em si, mas o atraso que causou...




Abraços
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2099 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 04, 2024 2:16 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5795 vezes
Agradeceram: 3290 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2100 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 05, 2024 1:50 pm

Testes do Centauro II, primeiro veículo no CTEX. A partir de 1:25min.





Carpe Diem
Responder