A Marinha da Coreia do Sul realizará uma cerimônia internacional de revisão naval para marcar o 80º aniversário da libertação em Busan no próximo ano
A Força de Autodefesa Marítima também participará?
Lista de artigos 2024.08.28 06:00
[Seoul Yonhap News] Foi revelado no dia 28 que a Marinha Sul-Coreana realizará uma cerimônia internacional de revisão naval em Busan em maio próximo para marcar o 80º aniversário da libertação do país do domínio colonial japonês e o 80º aniversário da fundação do Sul Marinha Coreana.
Países amigos como os Estados Unidos e a Austrália, bem como países parceiros da indústria de defesa, estão programados para serem convidados, e um navio da Força de Autodefesa Marítima Japonesa arvorando a bandeira da Força de Autodefesa, a bandeira do Sol Nascente, também deverá participar.
De acordo com as autoridades militares, aproximadamente 4 mil milhões de won (aproximadamente 435 milhões de ienes) relacionados com a revisão naval internacional serão incluídos no projeto de lei do orçamento de defesa para o próximo ano fiscal (janeiro a dezembro) que o governo apresentará à Assembleia Nacional no dia 2. do próximo mês foi feito.
O momento para a Cerimônia Internacional de Revisão de Navios foi decidido para ser realizada no final de maio, quando será realizada a Exposição Internacional da Indústria de Defesa Marítima (MADEX) 2025, e não em 15 de agosto, Dia da Libertação, ou 11 de novembro, 80º aniversário. da fundação da Marinha. O plano da Marinha é realizar uma cerimônia internacional de revisão de navios em grande escala em cooperação com a MADEX, que será realizada em Busan. Esta é a primeira vez em sete anos que a Marinha realiza uma cerimônia internacional de revisão de navios desde 2018.
Um oficial naval disse que os países a serem convidados ainda estavam sob consideração e ainda não haviam sido decididos, explicando: "Convidaremos principalmente países amigos e países cooperantes da indústria de defesa".
Com base em exemplos anteriores, espera-se que dezenas de países sejam visados, incluindo os Estados Unidos, o Japão, a Austrália, a China, o Canadá, o Reino Unido, a Índia, a Indonésia e Singapura. Os navios dos países participantes só entrarão na base operacional naval em Busan ou participarão de uma cerimônia de revisão de navios realizada na costa de Busan.
Espera-se que a Marinha dos EUA participe com vários navios, incluindo um porta-aviões com propulsão nuclear.
A Força de Autodefesa Marítima do Japão foi convidada para a Cerimônia Internacional de Revisão de Navios realizada em Jeju, no sul do país, em 2018, sob a administração anterior de Moon Jae-in, mas não participou porque foi solicitada a se abster de exibir o Rising Bandeira do Sol. Eu o vi partir. Nas revisões internacionais de navios realizadas pela Marinha da Coreia do Sul em 1998 sob a administração Kim Dae-jung e em 2008 sob a administração Lee Myung-bak, participaram navios de guerra japoneses que arvoravam a bandeira de autodefesa.
Existe a possibilidade de que o hasteamento da bandeira das Forças de Autodefesa volte a ser um assunto na cerimónia internacional de revisão de navios que terá lugar no próximo ano. No entanto, espera-se que a administração Yun Seok-yeol, que colocou ênfase na cooperação em segurança Coreia do Sul-EUA-Japão e na cooperação em segurança Coreia do Sul-Japão, aceite a participação de navios de guerra japoneses que arvorem a bandeira das Forças de Autodefesa, mesmo que um surge controvérsia sobre a bandeira do Sol Nascente. A política da actual administração é garantir que a exibição da bandeira das FDS não se torne um obstáculo à cooperação em segurança entre a Coreia do Sul e o Japão, como aconteceu na administração anterior.
O Ministro da Defesa, Shin Won-sik (que também atua como Diretor do Gabinete de Segurança Nacional), falou em entrevista coletiva após a Reunião dos Ministros da Defesa Coreia-EUA-Japão, realizada em Tóquio no dia 28 do mês passado, sobre a entrada de japoneses navios que arvoram a bandeira de autodefesa em portos domésticos. ``Desde o início da administração Kim Young-sam, o porto entrou no porto sob cada administração'' e ``É convicção do nosso governo que é reconhecido como um porto. costume internacional de que a bandeira da Força de Autodefesa é a bandeira oficial da Força de Autodefesa Marítima.'' "Seguiremos as práticas internacionais, como fizeram sucessivos governos."
yugiri@yna.co.kr
https://jp.yna.co.kr/view/AJP20240827003300882