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mauri
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#481
Mensagem
por mauri » Ter Fev 13, 2024 5:32 pm
EduClau escreveu: ↑Dom Fev 11, 2024 5:59 pm
Parece que o segundo tiro em banco de um S50 será este ano, com tubeira móvel desta vez. E o VS-50 para o ano que vem. Mas...
Os alemães têm paciência...
Sds
Sim, muita paciência ($$$$$) eles sabem que foguetes baratos e eficientes só com os brasileiros, portanto tem toda paciência do mundo e de tempo necessário, imaginem que as partes fabricadas na Alemanha para este teste com tubeira já estão aqui há meses.
Eles já utilizaram o VS30 para voos soborbitais bem mais que nós que o construímos!!
Voltando ao S50, este será o quarto motor fornecido pela a Avibrás, que tem contrato exclusivo para o fornecimento deste primeiro artifício com fibra de carbono no envelope motor fabricado no Brasil.
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EduClau
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#482
Mensagem
por EduClau » Dom Mar 10, 2024 6:26 pm
A Revista Foguetes Brasileiros é muito boa, eles questionam via LAI a AEB e outros órgãos e entidades sobre o programa espacial, desta vez pediram o cronograma do projeto VS-50. Vale ler a reportagem:
Em resumo, a agência respondeu que o S-50 já foi carregado e teria sido enviado (sem confirmação) à usina Coronel Abner para o segundo teste em banco que seria em junho. Demais etapas do cronograma: entrega do quinto motor e sistemas do DLR em dezembro, ensaios, preparação e primeiro voo do VS-50 até março/2025, segundo motor e segundo voo em março/2026, entrega de mais motores, voo com o Hexafly da ESA para o mesmo ano e VLM-1 para 2027.
Sds
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gabriel219
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#484
Mensagem
por gabriel219 » Qua Mar 13, 2024 7:55 am
Projetos excelentes que tenho o prazer em participar. Os equipamentos para instrumentação já estão sendo adquiridos, é provável que tenhamos ensaios simulados - usando gêmeo virtual - nos próximos seis meses.
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Brasileiro
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#486
Mensagem
por Brasileiro » Qua Ago 07, 2024 3:58 pm
O mais interessante é que não é simplesmente aproveitar os motores clássicos do programa espacial brasileiro (S-43 e S-40), empilhá-los e voilà.
Pelo contrário, estão desenvolvendo motores novos baseados nestes dois, com vaso de pressão bobinado de fibra de carbono, portanto mais leves, com mais combustível. E, mesmo assim, sem deixar de aproveitar toda a infraestrutura criada para os motores antigos (mandris de carregamento de propelente, bancos de teste etc).
A médio prazo, subsittuir o terceiro estágio por um motor de propelente líquido desenvolvdo por uma startup, com objetivo de oferecer no mercado um lançador confiável de nanosats, cubesats, entre outros.
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EduClau
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#487
Mensagem
por EduClau » Qua Ago 07, 2024 4:52 pm
Brasileiro escreveu: ↑Qua Ago 07, 2024 3:58 pm
O mais interessante é que não é simplesmente aproveitar os motores clássicos do programa espacial brasileiro (S-43 e S-40), empilhá-los e
voilà.
Pelo contrário, estão desenvolvendo motores novos baseados nestes dois, com vaso de pressão bobinado de fibra de carbono, portanto mais leves, com mais combustível. E, mesmo assim, sem deixar de aproveitar toda a infraestrutura criada para os motores antigos (mandris de carregamento de propelente, bancos de teste etc).
A médio prazo, subsittuir o terceiro estágio por um motor de propelente líquido desenvolvdo por uma startup, com objetivo de oferecer no mercado um lançador confiável de nanosats, cubesats, entre outros.
Muito bom comentário amigo Brasileiro, onde posso me informar mais a respeito?
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Brasileiro
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#488
Mensagem
por Brasileiro » Qua Ago 07, 2024 4:58 pm
EduClau escreveu: ↑Qua Ago 07, 2024 4:52 pm
Brasileiro escreveu: ↑Qua Ago 07, 2024 3:58 pm
O mais interessante é que não é simplesmente aproveitar os motores clássicos do programa espacial brasileiro (S-43 e S-40), empilhá-los e
voilà.
Pelo contrário, estão desenvolvendo motores novos baseados nestes dois, com vaso de pressão bobinado de fibra de carbono, portanto mais leves, com mais combustível. E, mesmo assim, sem deixar de aproveitar toda a infraestrutura criada para os motores antigos (mandris de carregamento de propelente, bancos de teste etc).
A médio prazo, subsittuir o terceiro estágio por um motor de propelente líquido desenvolvdo por uma startup, com objetivo de oferecer no mercado um lançador confiável de nanosats, cubesats, entre outros.
Muito bom comentário amigo Brasileiro, onde posso me informar mais a respeito?
Está tudo na entrevista publicado alguns posts acima.
Se não quiser perder tempo, sobre o lançador em si, falam nos 40% finais do vídeo.
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Duka
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#489
Mensagem
por Duka » Seg Ago 12, 2024 12:35 pm
Brasileiro escreveu: ↑Qua Ago 07, 2024 3:58 pm
O mais interessante é que não é simplesmente aproveitar os motores clássicos do programa espacial brasileiro (S-43 e S-40), empilhá-los e
voilà.
Pelo contrário, estão desenvolvendo motores novos baseados nestes dois, com vaso de pressão bobinado de fibra de carbono, portanto mais leves, com mais combustível. E, mesmo assim, sem deixar de aproveitar toda a infraestrutura criada para os motores antigos (mandris de carregamento de propelente, bancos de teste etc).
A médio prazo, subsittuir o terceiro estágio por um motor de propelente líquido desenvolvdo por uma startup, com objetivo de oferecer no mercado um lançador confiável de nanosats, cubesats, entre outros.
Pois é, no fundo se trata de um desenvolvimento incremental, usando tudo que já conseguimos acumular de materiais e conhecimentos nessas décadas todas de programa espacial brasileiro.
Estou otimista quanto a esses projetos de lançadores. São bem pé no chão e aparentemente sendo tocados com seriedade por pessoas que demonstram saber o que estão fazendo.
Abraços
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mauri
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#491
Mensagem
por mauri » Dom Ago 18, 2024 10:38 am
Vergonhoso este nosso programa espacial brasileiro, espero que agora vá pra frente direcionando-lhes para mísseis e para lançamentos em baixa órbita e entregando-lhes a iniciativa privada.
Lembro que há 15 anos atrás, teimávamos nos programas VLS, quando tínhamos uma bela estrutura para órbita baixa, na mesma época o Irâ e a Coreia do Norte, não possuiam nem sequer a tecnologia de guiamento e telemetria.
Hoje estes dois países estão a léguas de distância do Brasil, com lançadores de baixa órbita eficientes e mísseis intercontinentais.