Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Marinha de Portugal

#5311 Mensagem por P44 » Qua Jul 31, 2024 4:18 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Jul 31, 2024 10:21 am
P44 escreveu: Qua Jul 31, 2024 10:07 am

Tu estás bem? Andas a fumar mortalhas com as irmãs Mortalha?

Então ela estava assim em Março:

Imagem

Nem mastro tinha. Muito menos qq tipo de armamento.
Os harpoon até são do mais facil de instalar. Basta colocar os suportes e depois colocar os tubos de lançamento (ou não)
Eu não fumo, a minha pergunta era simples, se a Fragata está a ser totalmente rearmada ou se há sistemas que já não vão ser colocados. Eu sei perfeitamente o estado de pré-desactivação em que ela se encontrava, por isso é que estou a achar tudo isto para lá de bizarro.
Se era para ser um mega NPO não faz sentido estar a levar Phalanx, Sea Sparrow...

Quanto muito mantinham a 100mm

Mas a marinha atual é um circo de alucinados portanto bizarro é um termo normal

Aguardemos




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Re: Marinha de Portugal

#5312 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 01, 2024 6:49 am

Aguardemos mesmo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Marinha de Portugal

#5313 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 01, 2024 6:51 am



Com RIM-116 em vez dos Phalanx CIWS, já que os mesmos vão ser colocados nas Fragatas da Classe Vasco da Gama.




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Re: Marinha de Portugal

#5314 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 03, 2024 6:40 am

Marinha quer criar base naval em Viana do Castelo

O MINHO
02.08.2024

Almirante Gouveia e Melo visitou a cidade

O almirante Henrique Gouveia e Melo encontrou-se hoje com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, para uma reunião de trabalho onde foram abordados temas como a eventual edificação e desenvolvimento de uma Base – Ponto de Apoio Naval da Marinha na capital do Alto Minho.
Em comunicado, a Marinha explica que prossegue a fase de planeamento deste projeto que tem como objetivos a “dispersão geográfica do dispositivo por motivos de segurança operacional”.
Surgirá ainda por uma “melhor distribuição e presença Marítima na região Norte, criando bases de apoio junto às áreas de operações com interesse nacional; Uma maior capacidade para garantir a vigilância e monitorização dos recursos e atividades marítimas, assim como o auxílio próximo, contribuindo também, indiretamente, para o recrutamento regional e para uma Marinha que não se auto confine à região centro”.

Imagem

Este projeto envolve a criação futura de bases nos Açores, esta vocacionada para a guerra anti-submarina, e na Madeira, destinada às ameaças securitárias que possam vir do Golfo da Guiné e da América do Sul e Central.

Todas elas a “apoiarem as atividades científicas e a vigilância e a proteção de infraestruturas submarinas, como cabos submarinos de dados, que são a coluna dorsal da Internet, assim como de cabos elétricos dos futuros sistemas de produção energética ‘offshore'”.

São exemplos de bases, já existentes, os Apoios Navais em Portimão e em Troia.

O primeiro vocacionado para “problemas secundários e depredação de recursos biológicos e contra a poluição e o segundo para os processos de inovação e experimentação operacional onde a Marinha está fortemente envolvida”.

As futuras bases irão “reforçar o apoio logístico, bem como a realização de trabalhos de manutenção mais complexos aos navios, que se encontram atribuídos a essas zonas, possibilitando uma eventual regionalização de meios, com ganhos económicos e operacionais”.

Ainda de acordo com a Marinha, estes pontos de apoio permitirão ainda a “colocação de militares que sejam naturais dos locais onde estas bases se encontram, aumentando a oferta de colocações fora da área metropolitana de Lisboa, potenciando o recrutamento e retenção de pessoas que habitem nas proximidades geográfica dos Pontos de Apoio Naval”.

https://ominho.pt/marinha-quer-criar-ba ... o-castelo/




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Re: Marinha de Portugal

#5315 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 08, 2024 11:23 am

Fragata Bartolomeu Dias e Navio Patrulha Oceânico Setúbal efetuam viagem de instrução de cadetes

A Fragata Bartolomeu Dias e o Navio Patrulha Oceânico Setúbal encontram-se a realizar a viagem de instrução dos Cadetes dos 1º, 3º e 4º anos da Escola Naval, proporcionando diversas formações e atividades de treino, em complemento do cumprimento das suas missões nos espaços marítimos sob soberania nacional.

08 de agosto de 2024

De forma a complementar a formação teórica lecionada durante o ano letivo na Escola Naval, os cadetes realizam a viagem de instrução após o fim das aulas, tendo oportunidade de receber formação a bordo dos navios, participar em exercícios internos de combate a emergências e realizar ações de treino e operações no mar, recebendo assim a componente prática essencial para o desempenho das suas futuras funções a bordo dos navios.

A Fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Elias Cagarrinho e conta com uma guarnição de 137 militares e 36 cadetes dos 3º e 4º anos da Escola Naval embarcados, enquanto que o NRP Setúbal é comandado pelo Capitão-tenente David Pereira que a par dos 34 militares da guarnição, tem embarcados 23 cadetes do 1º ano da Escola Naval.​

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https://www.marinha.pt/pt/media-center/ ... detes.aspx




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Re: Marinha de Portugal

#5316 Mensagem por P44 » Dom Ago 11, 2024 1:22 pm

As 2 BD agora são pau para toda a obra

Quando é que começam as "modernizaçôes" das badaMeko?




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Re: Marinha de Portugal

#5317 Mensagem por P44 » Dom Ago 11, 2024 1:25 pm

Imagem

Que tusa aquele VLS a vante [037] [037]




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Re: Marinha de Portugal

#5318 Mensagem por cabeça de martelo » Dom Ago 11, 2024 7:26 pm

P44 escreveu: Dom Ago 11, 2024 1:22 pm As 2 BD agora são pau para toda a obra

Quando é que começam as "modernizaçôes" das badaMeko?
Primeiro tem que ser declarado o vencedor. Depois começam salvo erro, a partir do próximo ano e de seguida os 6 NPO.




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Re: Marinha de Portugal

#5319 Mensagem por P44 » Seg Ago 12, 2024 2:47 am

cabeça de martelo escreveu: Dom Ago 11, 2024 7:26 pm
P44 escreveu: Dom Ago 11, 2024 1:22 pm As 2 BD agora são pau para toda a obra

Quando é que começam as "modernizaçôes" das badaMeko?
Primeiro tem que ser declarado o vencedor. Depois começam salvo erro, a partir do próximo ano e de seguida os 6 NPO.
Ahnahn provavelmente nunca então




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Re: Marinha de Portugal

#5320 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Ago 14, 2024 11:42 am



NPO3S - Navios de Patrulha Oceânicos da 3ª série
NPC - Navios de Patrulha Costeiros
NRE+ - Navio Reabastecedor de Esquadra (NRE)




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Ago 14, 2024 11:53 am, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha de Portugal

#5321 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Ago 14, 2024 11:49 am





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Re: Marinha de Portugal

#5322 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 16, 2024 6:19 am

Acquisition of Remote Weapon Systems (12.7mm and 30mm)

Used On - Vasco da Gama Frigates, Ocean Patrol Vessels, Fleet Replenishers, and Coastal Patrol Vessels of the Portuguese Navy

1) Acquisition and installation of Remote Weapon Systems (RWS) to equip the following ship classes:
a. 4 (four) 12.7mm RWS installed on 2 (two) Vasco da Gama Class Frigates (VGAM FFGH).
b. 6 (six) 30mm RWS installed on 6 (six) new Ocean Patrol Vessels Third Series (OPV3S).
c. 12 (twelve) 12.7mm RWS installed on 6 (six) new Ocean Patrol Vessels Third Series (OPV3S).
d. 3 (three) 12.7mm RWS installed on 1 (one) new Coastal Patrol Vessels (CPV).
e. 2 (two) 12.7mm RWS installed on 1 (one) new Auxiliary Oiler Replenishment (AOR).

2) Provision of Integrated Logistics Support

3) Options for the acquisition of 12.7mm RWS weapons systems:
a. 2 (two) 12.7mm RWS installed on 1 (one) Vasco da Gama Class Frigates (VGAM FFGH).
b. 15 (fifteen) 12.7mm RWS installed on 5 (five) new Coastal Patrol Vessels (CPVs).
c. 2 (two) 12.7mm RWS installed on 1 (one) new Auxiliary Oiler Replenishment (AOR).

O primeiro ponto retrata as necessidades correntes da Marinha Portuguesa, ou seja, RWS para as duas Fragatas da Classe Vasco da Gama, os 6 NPO que vão construir, o primeiro NPC para testar o conceito e um Navio Reabastecedor.

O terceiro ponto as necessidades futuras com RWS para a terceiras Fragata da Classe Vasco da Gama, 5 NPC e o segundo Navio Reabastecedor.

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Re: Marinha de Portugal

#5323 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 22, 2024 6:21 pm





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Re: Marinha de Portugal

#5324 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Set 03, 2024 10:39 am





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Re: Marinha de Portugal

#5325 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 05, 2024 10:32 am

Para mim é o substituto perfeito para TODAS as Fragatas da Marinha Portuguesa. Venham 5 se faz favor e a partir de 2030 para pagarmos em prestações.

Imagem
Multi-Role Combat Vessel - MRCV Picture Credit: Republic of Singapore Navy

DSTA Reveals Origins of Singapore’s MRCV

At the Warships 2024 conference held in June in Adelaide, Singapore's DSTA officials shared some new details on the Republic of Singapore Navy's future Multi Role Combat Vessels (MRCV).

Ben Felton 05 Sep 2024

The Republic of Singapore Navy’s future MRCV, which is set to become the first surface combatant ship designed as a drone mothership, is based on a fusion of designs from Sweden and Denmark.

Designs from Saab Kockums and Denmark’s Odense Maritime Technology (OMT) were initially two separate entrants into the MRCV program.

However, as the process developed, the two companies decided to merge their respective proposals according to officials from Singapore’s Defence Science and Technology Agency (DSTA) speaking at the Royal Institute of Naval Architects (RINA) Warships 2024 conference in Adelaide, South Australia.

The final design, which incorporates elements from both companies’ reference designs, was eventually successful in fulfilling the MRCV requirement – beating out offerings from an unknown number of other companies.

OMT’s initial design was based on an enlarged version of the Royal Danish Navy’s Absalon-class and Iver Huitfeldt-class frigates, modified to meet Singaporean payload requirements and to allow for future payload growth. Saab Kockums, meanwhile, proposed a smaller, corvette-sized, vessel building on the heritage of the Royal Swedish Navy’s Visby-class.

When the designs were merged, design elements, systems and approaches from both reference designs were incorporated into the new design. The companies also agreed to cooperate as if both were equal, despite OMT being formally only a subcontractor to Saab Kockums.

Imagem
A diagram showing the evolution of Singapore’s MRCV. Credit: DSTA

On the OMT side, the MRCV design incorporates the enlarged Absalon/Iver Huitfeldt’s hull lines and structural steel design, as well as its proposed payload management system. Where it differs is on the combat system and propulsion side, where the design takes heavily from the Saab concept, most notably in its use of carbon fibre-reinforced plastic in the superstructure and masts as well as its approach to integrating weapons and sensors.

During the 2023 edition of IMDEX Asia, Naval News learned that the MRCV would have a displacement of around 8,000 tons and a crew complement of about 80 sailors, indicating a high level of automation in the platform. The following sensors and weapons are set to be fitted on the ships:

Leonardo’s 76mm naval gun in the STRALES variant;
MBDA’s VL MICA NG and Aster B1 NT air defence missiles;
ST Engineering / IAI Blue Spear anti-ship missiles;
Thales’ SeaFire multifunction radar
Safran’s PASEO XLR EO/IR system;
Safran’s NGDS decoy launching system
.
The MRCV’s organic weapons and sensors, however, won’t be its primary weapons as it is intended as a mothership for autonomous and uncrewed systems. This focus on the platform’s embarked systems is reflected in the design choices made around the MRCV’s power and propulsion systems.

To enable flexibility and growth, the DSTA decided to mandate an Integrated Full Electric Propulsion (IFEP) for the MRCV. IFEP is an arrangement where diesel engines and or gas turbines generate electricity which can be used for both ship services – such as the combat system – and propulsion via electric motors.

The key advantage of this arrangement according to the DSTA is that it is flexible as electricity can be directly moved from propulsion to powering combat systems, or vice versa, as needed. Typically, in other warship designs that incorporate IFEP power arrangements, the electrical system is powered by both gas turbines and diesel engines with the turbines only turning on when power demand spikes.

However, for the Republic of Singapore Navy, this wasn’t an option as it would require them to set up a whole other maintenance, sustainment and training pipeline to support marine gas turbines given that no other Republic of Singapore Navy vessel uses gas turbine engines.

https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... ores-mrcv/




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