TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Parece que só vai voar no ano que vem mesmo, segundo o cronograma.
Outra lapada no projeto do Gripen do nosso lado.
Era para ser na Embraer, mas...
Outra lapada no projeto do Gripen do nosso lado.
Era para ser na Embraer, mas...
Carpe Diem
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8981
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aeropuerto de Linkoping, escenario privilegiado de los nuevos elevadores y alerones del Gripen E de SAAB
En las fotos enviadas a Infodefensa, se puede observar un caza Gripen E monoplaza recién salido de la línea de producción en Linkoping, completamente imprimado y sin pintar, aparcado en el patio junto a otro caza Gripen con los colores y marcas de Fligvapnet.
Segúnse informó, se trata del primer modelo de série con las nuevas modificaciones introducidas en el diseño del caza.
En cuanto a las dos modificaciones conocidas, la primera tiene que ver con los nuevos canards, y la segunda con el ala rediseñada y las nuevas superficies aerodinámicas, los elevons interiores y exteriores, rediseñados con un área mayor. Los canards tienen una nueva forma y tamaño, y se han reposicionado unos centímetros en el fuselaje delantero.
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diari ... ing-suecia
Um abraço e t+
En las fotos enviadas a Infodefensa, se puede observar un caza Gripen E monoplaza recién salido de la línea de producción en Linkoping, completamente imprimado y sin pintar, aparcado en el patio junto a otro caza Gripen con los colores y marcas de Fligvapnet.
Segúnse informó, se trata del primer modelo de série con las nuevas modificaciones introducidas en el diseño del caza.
En cuanto a las dos modificaciones conocidas, la primera tiene que ver con los nuevos canards, y la segunda con el ala rediseñada y las nuevas superficies aerodinámicas, los elevons interiores y exteriores, rediseñados con un área mayor. Los canards tienen una nueva forma y tamaño, y se han reposicionado unos centímetros en el fuselaje delantero.
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diari ... ing-suecia
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Alguém faz ideia de quantos Gripen F tem hoje sendo montados na Suécia?
Nas mídias de defesa da vida andam dizendo que são dois modelos sendo produzidos neste momento.
Mas o cronograma da FAB não informa em nenhum momento quando e quantos serão entregues deste modelo.
Se o primeiro voar ano que vem, e as entregas terminando em 2027, sendo 8 aviões comprados, pelo menos 2 a 3 unidades terão de ser entregues anualmente até esta data a partir do ano que vem.
É provável que a Embraer entregue o primeiro de 15 a serem produzidos aqui também já no ano que vem. 15 unidades a serem entregues em 3 anos dá 5 Gripen E por ano, além dos biplace.
Ou seja, 7 a 8 aviões por ano entre 2025 e 2027.
A FAB definitivamente não tem orçamento para isso. Nem agora, nem depois.
Novos atrasos e procrastinações a vista.
Para não falar em mais 15 potencialmente a serem encomendados do contrato atual com os suecos em troca dos KC.
Nas mídias de defesa da vida andam dizendo que são dois modelos sendo produzidos neste momento.
Mas o cronograma da FAB não informa em nenhum momento quando e quantos serão entregues deste modelo.
Se o primeiro voar ano que vem, e as entregas terminando em 2027, sendo 8 aviões comprados, pelo menos 2 a 3 unidades terão de ser entregues anualmente até esta data a partir do ano que vem.
É provável que a Embraer entregue o primeiro de 15 a serem produzidos aqui também já no ano que vem. 15 unidades a serem entregues em 3 anos dá 5 Gripen E por ano, além dos biplace.
Ou seja, 7 a 8 aviões por ano entre 2025 e 2027.
A FAB definitivamente não tem orçamento para isso. Nem agora, nem depois.
Novos atrasos e procrastinações a vista.
Para não falar em mais 15 potencialmente a serem encomendados do contrato atual com os suecos em troca dos KC.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se entendi corretamente o que vi, há bem mais de uma célula hoje em produção na Embraer, o que é uma excelente notícia, já que 15 unidades monplace devem sair dali de agora até 2027.
A ver se isto realmente acontece de fato.
A ver se isto realmente acontece de fato.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Campanha de REVO do Gripen com KC-390 está prevista para 2025-26
Por Fernando “Nunão” De Martini*
O Poder Aéreo acabou de participar de uma visita da imprensa (Press Trip) às instalações da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (SP) e esta é uma das várias novidades que mostraremos numa série de matérias que começa agora.
Mais uma boa notícia em meio a tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo.
Por Fernando “Nunão” De Martini*
O Poder Aéreo acabou de participar de uma visita da imprensa (Press Trip) às instalações da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (SP) e esta é uma das várias novidades que mostraremos numa série de matérias que começa agora.
Mais uma boa notícia em meio a tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Primeiro caça F-39 Gripen produzido no Brasil avança para a montagem final
https://www.aereo.jor.br/2024/06/05/pri ... gem-final/
Produção SAAB = 8 Gripen F
Produção Embraer = 15 Gripen E
Entregas até Junho\2024 via SAAB = 8 unidades
Saldo Entregas SAAB = 5 Gripen E
Bom, pelo cronograma atual, a FAB deve receber este ano mais 3 unidades do Gripen E, seguidas de outras 3 unidades em 2025, 10 unidades em 2026 e 11 unidades em 2027.
A SAAB deve zerar a entrega de Gripen E em 2024 e 2025, com 3 e 2 caças caças respectivamente.
O Gripen E montado agora na Embraer será entregue em 2025, totalizando os 6 caças monoplace de acordo com o cronograma.
O Gripen F voa ano que vem, mas sua entrega, assim como dos demais, não está explicitada no cronograma da FAB.
A Embraer tem uma célula finalizando a fase de montagem das estruturas por agora, e outra que irá começar seu processo de montagem em julho. Podemos presumir que neste ritmo ambas devem ser entregues em 2026.
Bom, a Embraer tem que entregar 15 unidades entre 2025 e 2027. Uma será entregue ano que vem. Ao menos outras duas confirmadas na matéria acima em 2026. Os demais 12 tem que ser entregues entre 2026 e 2027, ou seja, 6 unidades por ano. O cronograma da FAB indica 10 unidades em 2026. Deste modo, ao menos 8 terão de ser Gripen E saídos da linha da Embraer, e outras 2 unidades serão Gripen F vindos da SAAB.
É possível confirmar 2 unidades a entregar em 2026 das que hora já estão em produção ou iniciando o seu processo produtivo na Embraer; conquanto, as outras 6 unidades, se for para entregar naquele ano, tem de começar a produzir agora até dezembro. Por enquanto, não se tem informações sobre quando e como isto acontecerá. Mas pessoalmente creio que a empresa não irá obedecer essa lógica, vide o calvário orçamentário por que passa a FAB.
Assim, de 8 Gripen F, subentende-se que 2 unidades devem ser entregues em 2026 e, 6 unidades em 2027. Se tudo correr de acordo com o cronograma.
Resta saber como a Embraer irá lidar com a escassez orçamentária da FAB.
A ver.
https://www.aereo.jor.br/2024/06/05/pri ... gem-final/
Para quem precisa entregar 5 caças por ano entre 2025 e 2027, ter apenas 3 unidades em linha até o presente momento é no mínimo broxante.Além desta aeronave, um segundo caça está finalizando a montagem estrutural e um terceiro iniciará a produção em julho.
Produção SAAB = 8 Gripen F
Produção Embraer = 15 Gripen E
Entregas até Junho\2024 via SAAB = 8 unidades
Saldo Entregas SAAB = 5 Gripen E
Bom, pelo cronograma atual, a FAB deve receber este ano mais 3 unidades do Gripen E, seguidas de outras 3 unidades em 2025, 10 unidades em 2026 e 11 unidades em 2027.
A SAAB deve zerar a entrega de Gripen E em 2024 e 2025, com 3 e 2 caças caças respectivamente.
O Gripen E montado agora na Embraer será entregue em 2025, totalizando os 6 caças monoplace de acordo com o cronograma.
O Gripen F voa ano que vem, mas sua entrega, assim como dos demais, não está explicitada no cronograma da FAB.
A Embraer tem uma célula finalizando a fase de montagem das estruturas por agora, e outra que irá começar seu processo de montagem em julho. Podemos presumir que neste ritmo ambas devem ser entregues em 2026.
Bom, a Embraer tem que entregar 15 unidades entre 2025 e 2027. Uma será entregue ano que vem. Ao menos outras duas confirmadas na matéria acima em 2026. Os demais 12 tem que ser entregues entre 2026 e 2027, ou seja, 6 unidades por ano. O cronograma da FAB indica 10 unidades em 2026. Deste modo, ao menos 8 terão de ser Gripen E saídos da linha da Embraer, e outras 2 unidades serão Gripen F vindos da SAAB.
É possível confirmar 2 unidades a entregar em 2026 das que hora já estão em produção ou iniciando o seu processo produtivo na Embraer; conquanto, as outras 6 unidades, se for para entregar naquele ano, tem de começar a produzir agora até dezembro. Por enquanto, não se tem informações sobre quando e como isto acontecerá. Mas pessoalmente creio que a empresa não irá obedecer essa lógica, vide o calvário orçamentário por que passa a FAB.
Assim, de 8 Gripen F, subentende-se que 2 unidades devem ser entregues em 2026 e, 6 unidades em 2027. Se tudo correr de acordo com o cronograma.
Resta saber como a Embraer irá lidar com a escassez orçamentária da FAB.
A ver.
Carpe Diem
- prometheus
- Avançado
- Mensagens: 584
- Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
- Agradeceu: 131 vezes
- Agradeceram: 78 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só tem que avisar o pessoal de que a FAB não possui orçamento garantido para 2025 e muito menos para 2026 e 2027 com o governo tentando assaltar até carrinho de bebê em busca de fundos para o bolso furado do erário público.
Como dispus acima, serão 10 caças em 2026 e 11 caças em 2027. Se a FAB mal e porcamente consegue receber 3 míseras unidades, com a fazenda nacional tentando a todo custo cortar até mesmo isso, imagine-se o que vão fazer para os dois últimos anos da gestão atual.
Se Colombia e\ou Peru arrumarem a sua vida com os Gripen para serem produzidos aqui, melhor para nós. Mas a FAB e governo tem que apresentar algo a mais além de um contrato assinado há 10 anos atrás, e sem perspectivas de novas encomendas, mesmo depois de tanto tempo. E não vele dizer que vamos comprar mais 15 em troca de KC-390, já que os suecos sequer anunciaram o resultado da escolha para o seu novo transporte. E se o governo não bancar esse negócio, leia-se, pagar pelos novos Gripen E\F, então pode apostar que os suecos vão de Hércules -J sem o menor pudor.
Bacana para a nossa cara.
Como dispus acima, serão 10 caças em 2026 e 11 caças em 2027. Se a FAB mal e porcamente consegue receber 3 míseras unidades, com a fazenda nacional tentando a todo custo cortar até mesmo isso, imagine-se o que vão fazer para os dois últimos anos da gestão atual.
Se Colombia e\ou Peru arrumarem a sua vida com os Gripen para serem produzidos aqui, melhor para nós. Mas a FAB e governo tem que apresentar algo a mais além de um contrato assinado há 10 anos atrás, e sem perspectivas de novas encomendas, mesmo depois de tanto tempo. E não vele dizer que vamos comprar mais 15 em troca de KC-390, já que os suecos sequer anunciaram o resultado da escolha para o seu novo transporte. E se o governo não bancar esse negócio, leia-se, pagar pelos novos Gripen E\F, então pode apostar que os suecos vão de Hércules -J sem o menor pudor.
Bacana para a nossa cara.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Saab Press Trip 2024: Vimos os dois primeiros Gripen F da FAB na linha de montagem!
https://www.aereo.jor.br/2024/05/22/saa ... -montagem/
Bom, ao menos se sabe de certeza agora que ao menos 2 biplace podem ser entregues entre 2026 e 2027.
Resta saber como vão fazer com as outras seis unidades. Cada caça leva 18 meses para ser construído.
https://www.aereo.jor.br/2024/05/22/saa ... -montagem/
Bom, ao menos se sabe de certeza agora que ao menos 2 biplace podem ser entregues entre 2026 e 2027.
Resta saber como vão fazer com as outras seis unidades. Cada caça leva 18 meses para ser construído.
Carpe Diem
- sgtcoelho
- Júnior
- Mensagens: 39
- Registrado em: Qui Dez 03, 2009 8:36 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 36 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
https://www.defesanet.com.br/nfab/fab-p ... m-do-f-x1/
"Gripen subiu no telhado"! Voltamos no tempo e iremos de F-16 usados mesmo.
"Gripen subiu no telhado"! Voltamos no tempo e iremos de F-16 usados mesmo.
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 543
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 72 vezes
- Agradeceram: 367 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um palpite:
A FAB está adquirido os f-16 com o intuito de desenvolver uma modernização com a embraer, para poder capacitar a bid num furo projeto de caça, similar ao que os turcos fizeram com os seus f-16.
Seriam desenvolvidos um radar aesa, avionica, MAWS, RWR , sistema de guerra eletrônica, possivelmente pod de reconhecimento etc...
Se pá agente até vende esta modernização para os argentinos, e os sistemas são desenvolvidos em parceria com a INVAP.
A FAB está adquirido os f-16 com o intuito de desenvolver uma modernização com a embraer, para poder capacitar a bid num furo projeto de caça, similar ao que os turcos fizeram com os seus f-16.
Seriam desenvolvidos um radar aesa, avionica, MAWS, RWR , sistema de guerra eletrônica, possivelmente pod de reconhecimento etc...
Se pá agente até vende esta modernização para os argentinos, e os sistemas são desenvolvidos em parceria com a INVAP.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Que a Embraer compre dois F-16 e se vire com isso, tem capacidade e recurso de sobra pra isso. Por que caralhos eu tenho que pagar pra isso?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nem em seus maiores devaneios a FAB se atreveria a modernizar F-16, já que não se pode mudar um único parafuso de lugar sem autorização.
No mais, esta suposta pauta na verdade revela que os comandos militares das três forças jogaram a toalha e assumiram de vez a pecha terceiro mundista dependente e de subserviência aos interesses dos primos ricos e ao american way off live.
Sejamos honesto com nós mesmos. Nunca houve em nenhum momento da história desse país em que um projeto de nação e/ou Estado desenvolvido sobrevivesse a mais de um mandato eletivo.
Não temos um povo educado para tal empresa, e muito menos governo(s) à altura. Política de Estado nem pensar.
É só ver que vamos levar 30 anos para por termo definitivo ao FX.
É impossível levar este arremedo de país a sério.
No mais, esta suposta pauta na verdade revela que os comandos militares das três forças jogaram a toalha e assumiram de vez a pecha terceiro mundista dependente e de subserviência aos interesses dos primos ricos e ao american way off live.
Sejamos honesto com nós mesmos. Nunca houve em nenhum momento da história desse país em que um projeto de nação e/ou Estado desenvolvido sobrevivesse a mais de um mandato eletivo.
Não temos um povo educado para tal empresa, e muito menos governo(s) à altura. Política de Estado nem pensar.
É só ver que vamos levar 30 anos para por termo definitivo ao FX.
É impossível levar este arremedo de país a sério.
Carpe Diem