Olá @gogogas,gogogas escreveu: ↑Sáb Jun 01, 2024 4:13 pm O problema nem sempre é comprar , e sim manter ! O Exército não tem só a Avex pra investimentos , país pobre forças pobre ! Bem válido está compra , e ao contrário da FAB , o EB correu atrás tbm para logística e manutenção do helicóptero! Sem contar no generoso FMS
Sem querer ser chato, mas já sendo, quando a FAB e MB compraram os seus Black Hawk e Sea Hawk, respectivamente, ambas as forças tiveram o cuidado de, também, comprar junto o CLS destes helos. Em nada esta compra atual do exército difere das compras feitas pelas demais forças. Como já disse antes, desde o início deste século as ffaa's vem empenhando suas compras no exterior, aquelas em que é cabível, a aquisição de bens materiais junto com o apoio logístico e pós venda complementar. Sem isso os helos da FAB e MB já teriam parado há muito tempo.
É bom lembrar que CLS e logística pós venda é uma regra nas compras militares no exterior há muito tempo. Está na legislação da Defesa e também no arcabouço de regulamentos das forças.
Dito isto, o preço dos helos, como se pode ver, saiu muito mais barato do que o CLS\Logística deles, que é de mais de meio bilhão de dólares. É simplesmente como se não houvessem Black Hawk operando no país há mais de vinte anos nas três forças. Ou seja, mesmo as compras anteriores de EB, FAB e MB não capacitaram em absolutamente nada o país a prover o apoio logístico e pós venda destes helos. Nada. Zero absoluto. Isto é absolutamente questionável. Na verdade é inaceitável.
Operamos estes helos há muito tempo, e mesmo assim a sua presença aqui nos deu zero capacidade de comprar mais unidades sem vir junto impositivamente um novo pacote logístico e pós venda. Qual a lógica disso? Na verdade, qual a vantagem nisso? Nenhuma!
Os H225M por mais criticados que sejam, o negócio do HX-BR ao menos nos brindou com a manutenção das operações e o apoio pós venda permanente - além de uma linha de montagem, capacitação de mão de obra, emprego, renda, impostos, etc - com seguidos contratos sendo realizados ao longo dos últimos 17 anos, para a plena disponibilidade destes helos.
O que os norte americanos nos deram como contrapartida aos Black Hawk? - "Olha, fica quieto na tua que estou sendo legal contigo, e vou te liberar uns trocados para operar o meu helo. E vê se não estraga, mas principalmente, não faz nada que eu não mandar com eles. Qualquer coisa, é ´só chamar o tiozão aqui."
Grande negócio esse.