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Suetham escreveu: Ter Out 31, 2023 5:48 pm
Foram os russos que jogaram a toalha.
Quando digo que os chineses jogaram a toalha é porque desistiram de manter os russos na parceria do negócio em vista dos PD-35, que se esperava fosse um divisor de águas para o avião em si, de forma a tonar a China menos dependente do ocidente em uma questão fulcral para o desenvolvimento do C-929.
Agora, sem mais alternativas, o negócio é seguir carreira solo e ver no que dá.
Vai levar mais tempo, vão ter que incorporar mais tecnologia e insumos ocidentais, mas, a seu tempo eles irão contornar todos essas questões, de forma a manter o jato como um player realmente capaz de competir em pé de igualdade com os similares ocidentais, e diria, russos, que por si, vão agora tentar fazer com que o PD-35 se encaixe nos projetos que tem de manter o Il-96-400 e lançar uma versão biturbina do mesmo. Avião novo só na outra metade deste século talvez.
De qualquer forma, me parece que esta decisão de sair do projeto dos russos deve ter aliviado Pequim. É um problema a menos para administrar. Trabalhando sem os russos, eles vão poder terminar com maior celeridade o C-929-600 até o final desta década, e lançar o -500 e -700 na próxima.
Infelizmente a indústria russa foi posta em uma situação que realmente não merecia e não precisava, tendo em vista a retomada dos últimos anos em termos de capacitação e desenvolvimento de novos projetos com o ocidente.
Vamos ver se este novo momento de sovietização da Rússia vai deixar para trás algo que se possa contar na indústria do país.
Boa sorte para eles. Vão precisar.
AGM-600 e C-919. Dois aviões chineses que espero, e torço, poder ver no Brasil o quanto antes.
Ambos tem qualidades para serem empregados por aqui.
Necessidade nós temos. Culhão para peitar o lobby do tio sam ainda vamos saber.
A China está fazendo o dever de casa.
Em pouco mais de uma semana anunciou a compra por empresas domésticas de nada menos de três centenas de C-919.
O narrow body chinês já nasceu com a bunda virada pra lua, graças ao patrocínio estatal.
Salvo a memória não me traia, já passam de mil unidades encomendadas deste avião apenas para o mercado interno da China.
A confiança é tanta que os chineses já falam em arrumar a certificação de FAA e EASA. Obviamente algo que ainda vai levar alguns anos. E bota anos nisso no que depender de europeus e norte americanos.
Mas sempre tem uma ANAC da vida pra dar uma ajudinha.
Não menosprezando a ANAC, que é reconhecida pelas suas congêneres acima, e tem alto grau de qualificação em termos de certificações aeronáuticas. Inclusive com a recíproca entre as três agências.
Além da versão básica, a COMAC também já fala no desenvolvimento das próximas versões do C-919, sendo maior para concorrer com A321/737-10.
Mas isso é só para daqui uns dez anos. Se eles esperarem tanto.
Nem começaram direito o C-929, e já estão pensando muito lá na frente.
Se o mercado chinês der conta de absorver tudo o que eles pretendem que o faça, então teremos em mãos um caso sui generis de projeto de avião que já nasce literalmente com o c.. virado para lua.
A ver como Boeing e Airbus irão reagir.
A produção da primeira aeronave de transporte não tripulada em grande escala W5000 já começou.
Capacidade máxima de carga comercial: 5 toneladas
Alcance máximo: 2.600 km
Motor: AEP100 × 2
Isto provavelmente se enquadrará na “Economia de Baixa Altitude”. Os UAV provavelmente terão suas próprias redes de baixa altitude usando aeroportos secundários/menores. Existem 12 aeroportos/aeródromos em Pequim, um está desativado, 4 são bases da PLAAF, 1 é aeródromo do PLAN. 2 são aeroportos internacionais. Portanto, eles têm 4 aeródromos civis menores ativos e um em desuso que pode ser reativado. Esses 4+1 aeródromos em Pequim podem ser alocados para grandes voos intermunicipais de UAV de asa fixa. Eles não precisam ser operados nos dois movimentados aeroportos internacionais da cidade. Da mesma forma, na maioria das cidades como Xangai, Tianjin, Chengdu, etc., você pode encontrar muitos aeroportos/aeródromos civis menores na cidade que são adequados para grandes UAV de asa fixa. Além disso, o uso de UAV, especialmente para fretes, é mais adequado para cidades de nível 2, 3 e 4 e cidades pequenas devido ao baixo volume de carga em comparação com grandes cidades onde são usados aviões de carga tripulados maiores. A China tem mais de 500 aeroportos de todos os tamanhos para tráfego civil. E a maioria dos pequenos aeroportos não tem voos movimentados.
A AKAER já tem algo parecido com isso por aqui, mas, como sempre, ainda carece de interessados em prover os recursos para tirar ele do papel.
Mas ideias não nos faltam. O problema como sempre é quem vai pagar por elas.
Reportagem sobre reciclagem de óleo de cozinha na China convertido em combustível para aviação, hoje ainda tem um custo de 20 a 30% superior ao combustível convencional se espera que os custos de produção sejam reduzidos ampliando a escala de produção.
Cedo ou tarde a pressão do mercado interno chinês irá levar a COMAC a superar a produção e entrega de modelos e quantidades de aviões em relação à Embraer no mundo.
Isto nem deveria ser uma preocupação, e de fato não é, penso, visto que irá levar ainda uns bons anos até os chineses conseguirem estabelecer bons ditames em termos produtivos, de qualidade e competência operacional com seus próprios clientes em casa.
Assim, tirando o agora C-909, o resto da gama projetada de modelos da COMAC passa longe do mercado em que nós atuamos. Portanto, nada com que se preocupar de verdade.
O mercado chinês é muito complicado, e a Embraer não deu o braço a torcer para as investidas chinesas da última vez que esteve por lá nos atrás, quando eles tentaram repetir concosco a mesma receita aplicada com modelos Boeing, Airbus, McDonnellDouglas, Ilyushin, Antonov, etc
Enfim, deixa eles quietos lá na deles, que por aqui no mundo fora da muralha, estamos bem, obrigado.
Até agora.
Boeing: A frota de aeronaves comerciais da China duplicará nos próximos 20 anos, passando dos atuais 4.345 para 9.740 até 2043.
Modelo C929 em exposição com especificações na foto
First Indonesian Pilots to Experience COMAC C919 Simulator
Hi everybody! In this episode, my colleagues and I had the extraordinary opportunity to experience flying the COMAC C919 using a full flight simulator at the COMAC Training Center.
O primeiro grupo de oito pilotos da China Southern concluiu seu treinamento de conversão para o C919.
Uma imagem do primeiro COMAC C919 para a China Southern Airlines.
https://aviationweek.com/aerospace/manu ... comac-ramp
Honeywell Preparing For Comac Ramp-Up
PENANG, Malaysia—Honeywell and Comac have completed discussions that will give the U.S.-based supplier details to scale up its long-term production to support the manufacture of more than 300 C919s in the next seven years. Honeywell is also in talks with Comac for the C929 widebody aircraft and...
https://www.guancha.cn/politics/2024_08_29_746409.shtml
Espera-se que 30 C919 saiam da linha de produção este ano, e a capacidade de montagem final deverá chegar a 50 este ano.
...
Em abril deste ano, a Air China (601111.SH) e a China Southern Airlines (600029.SH) anunciaram que comprariam 100 aeronaves da série C919 da COMAC, que serão entregues em fases de 2024 a 2031.
Em 28 de setembro de 2023, a China Eastern Airlines (600115.SH), como a primeira usuária mundial da grande aeronave de passageiros C919, encomendou 100 grandes aeronaves de passageiros C919 adicionais com base no primeiro lote de cinco aeronaves assinado em 2021. De acordo com o plano, 100 C919 serão entregues em lotes de 2024 a 2031.
Isto também significa que a Air China, a China Eastern Airlines e a China Southern Airlines, as três principais empresas estatais da aviação, encomendaram centenas de aeronaves de grande porte à COMAC. Até 2031, as três principais companhias aéreas introduzirão, cada uma, um total de 100 aeronaves de grande porte.
...
De acordo com informações exclusivas do The Paper, 30 C919 deverão sair da linha de produção este ano, e a capacidade de montagem final deverá chegar a 50 este ano . Além disso, espera-se que até 2027 a capacidade de produção do C919 atinja 150 aeronaves, e o número de aeronaves off-line possa ultrapassar 100 aeronaves.
CGIs de vista lateral bem feitos dos primeiros C919s para as "Três Grandes" Companhias Aéreas da China
Experimental electric flying car takes to the air for test run in northern China
The flying car affiliate of Chinese electric vehicle maker Xpeng unveiled its latest experimental drone car during a short test flight on June 18, 2024. Scores of spectators watched as Xpeng AeroHT had its two-seat intelligent electric vehicle called the Voyager X2 perform a vertical take-off and landing in the city of Langfang in the northern province of Hebei.
https://www.bloomberg.com/news/articles ... ap-tickets
Chinese Airlines Elbow Foreign Rivals Out of Major International Routes
Flood of cheap fares create profit hurdle for other carriers
British Airways pulls back while United sees ‘new normal’
China's First AS700 Manned Airship Delivered to Customer for Commercial Operation
Empresa chinesa Sichuan Lingkong Tianxing Technology Co., Ltd. Em 27 de outubro, a aeronave de demonstração supersônica da série Yongxin completou com sucesso um voo de teste. Durante o teste, foram avaliadas a aerodinâmica, a proteção térmica e o controle.
A aeronave da série Yongxin adota um design aerodinâmico de alta sustentação e arrasto, que pode manter um desempenho de vôo eficiente em tais condições, proporcionando um vôo mais econômico e confortável.
Eles usam proteção leve e resistente ao calor. Durante o voo, a superfície da aeronave está constantemente exposta ao aquecimento aerodinâmico; a temperatura pode exceder 1000°C.
A empresa espera concluir os testes de voo dos motores até novembro e, em 2027, realizar o primeiro voo de um protótipo de avião supersônico. A aeronave deverá atingir quatro vezes a velocidade do som.
No 15º Airshow China, a Air China Limited e a Commercial Aircraft Corporation of China Limited assinaram um acordo-quadro para o primeiro usuário do avião C929, com a intenção de se tornar o primeiro usuário mundial do avião de passageiros de fuselagem larga C929, que é o avião independente da China. desenvolveu um jato de passageiros de fuselagem larga, com uma classe de assentos de 280 e um alcance de 12.000 km, e está realizando o trabalho de projeto preliminar. https://www.freemalaysiatoday.com/categ ... air-china/
Comac secures first C929 widebody jet order from Air China
O anúncio confirma que o C929 está sendo desenvolvido internamente pela China, sem envolvimento russo. O código “CR929” está determinado a desaparecer.
Na véspera do 15º China Air Show, a Airbus publicou sua última previsão do mercado global em Zhuhai. As projeções mostram que a China necessitará de mais de 9.500 (9.520) novas aeronaves de passageiros e de carga nos próximos 20 anos, representando mais de 20% da procura global total. O mundo precisará de 42.430 novas aeronaves nos próximos 20 anos.
As aeronaves recém-entregues à China incluirão 7.950 aeronaves de fuselagem estreita, representadas pelas aeronaves das séries A220 e A320, e 1.570 aeronaves de fuselagem larga, representadas pelas aeronaves A330neo e A350 (incluindo 190 aeronaves de carga recém-construídas). Quase 75% das aeronaves serão utilizadas para apoiar a expansão da frota e 25% substituirão aeronaves existentes.
Liu Li, vice-presidente sênior da Airbus mundial e chefe da divisão de aeronaves civis da Airbus China, disse que os pedidos de produção da Airbus para aeronaves de fuselagem estreita e de fuselagem larga estão planejados até 2030.
Xu Gang, vice-presidente executivo global da Airbus e gerente geral da Airbus China, disse que planejar antecipadamente a estrutura e o tamanho da frota e fechar os locais de produção o mais cedo possível contribuirá para o desenvolvimento sustentável a longo prazo das companhias aéreas chinesas.
China lança piloto de aeronave elétrica comercial eVTOL em seis cidades
A China lançou piloto de aeronave elétrica comercial de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em seis cidades: Hefei, Hangzhou, Shenzhen, Suzhou, Chengdu e Chongqing.
Os primeiros locais eVTOL já foram estabelecidos em Hangzhou, oferecendo serviços de decolagem, pouso, carregamento e substituição de baterias, bem como armazenamento e carregamento de equipamentos.
Essas aeronaves são mais eficientes em termos de combustível, mais rápidas que o transporte terrestre e não necessitam de pilotos ou pistas, reduzindo os custos de produção e manutenção.