EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38678
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5926 vezes
- Agradeceram: 3339 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
O TCU já fiscaliza e acompanha regularmente os contratos da MB há tempos. E com este não foi diferente. Tanto que nem quiserem criar caso por causa disso.
O contrato tem cláusulas de atualização financeira, que no nosso caso, foram lá em cima por causa da inflação.
Vejas um contrato que foi assinado em 2021 ou 2022, e só vamos receber o primeiro navio 4 anos depois de assinado. E isto para uma corveta que virou "fragata leve", que sequer pode ser considerado um projeto complexo.
Enfim, bola para frente. Ainda falta convencer alguém em Brasília de que não é porque a MB vai receber 4 navios que não precisa comprar mais nada.
O contrato tem cláusulas de atualização financeira, que no nosso caso, foram lá em cima por causa da inflação.
Vejas um contrato que foi assinado em 2021 ou 2022, e só vamos receber o primeiro navio 4 anos depois de assinado. E isto para uma corveta que virou "fragata leve", que sequer pode ser considerado um projeto complexo.
Enfim, bola para frente. Ainda falta convencer alguém em Brasília de que não é porque a MB vai receber 4 navios que não precisa comprar mais nada.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40295
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1188 vezes
- Agradeceram: 2984 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38678
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5926 vezes
- Agradeceram: 3339 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
9 anos para receber apenas 4 navios.
Se fossem Meko 400 eu até daria o braço a torcer, mas Meko 100 diz muito sobre a nossa incapacidade e total falta de responsabilidade, para não falar da incoerência, com a esquadra que se pensa ter.
Quando a última for entregue, a primeira já vai precisar de uma modernização. E ninguém está nem aí para a continuidade da construção de novos navios. Pelo contrário, não se fala e menos ainda se pergunta sobre isso.
Fazer o que.
Marinha de mané é assim mesmo.
Se fossem Meko 400 eu até daria o braço a torcer, mas Meko 100 diz muito sobre a nossa incapacidade e total falta de responsabilidade, para não falar da incoerência, com a esquadra que se pensa ter.
Quando a última for entregue, a primeira já vai precisar de uma modernização. E ninguém está nem aí para a continuidade da construção de novos navios. Pelo contrário, não se fala e menos ainda se pergunta sobre isso.
Fazer o que.
Marinha de mané é assim mesmo.
Carpe Diem
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2603
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2573 vezes
- Agradeceram: 774 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Parece que USAmericano vão assumir o controle da TKMS:
La firma naval alemana TKMS se prepara para su venta mayoritaria a la estadounidense Carlyle
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... se-carlyle
E nem vai ser tão caro, 1,5bi de EUR. Quase o preço de uma trinca de Tamandarés.
La firma naval alemana TKMS se prepara para su venta mayoritaria a la estadounidense Carlyle
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... se-carlyle
E nem vai ser tão caro, 1,5bi de EUR. Quase o preço de uma trinca de Tamandarés.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38678
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5926 vezes
- Agradeceram: 3339 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Devem estar muito ruim das pernas para vender aos americanos.
Outro dia falavam que a Embraer poderia até comprar a empresa alemã, dado estarem juntas no projeto das Meko A100 para a marinha.
Sei lá. Vender um dos maiores escritórios\estaleiros de projeto naval alemão para um bando de manés tupiniquins subdesenvolvidos seria a gota d'água para o ego germânico.
Mais fácil vender para os americanos, que são ricos, brancos e loiros como eles.
Outro dia falavam que a Embraer poderia até comprar a empresa alemã, dado estarem juntas no projeto das Meko A100 para a marinha.
Sei lá. Vender um dos maiores escritórios\estaleiros de projeto naval alemão para um bando de manés tupiniquins subdesenvolvidos seria a gota d'água para o ego germânico.
Mais fácil vender para os americanos, que são ricos, brancos e loiros como eles.
Carpe Diem
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2603
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2573 vezes
- Agradeceram: 774 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Garanto que se fosse pra brazuca valia uns 15bi, como é pra americano vale 1,5.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9427
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Mas sejamos justos também. Nove anos no cronograma inteiro. Uma vez que a linha de fabricação se mantém ativa, a entrega é de um navio por ano, o que é um ritmo razoável. O que falta mesmo é uma garantia de continuidade das entregas, o que seria crucial para a manutenção das capacidades de guerra.FCarvalho escreveu: Qui Mar 07, 2024 8:24 pm 9 anos para receber apenas 4 navios.
Se fossem Meko 400 eu até daria o braço a torcer, mas Meko 100 diz muito sobre a nossa incapacidade e total falta de responsabilidade, para não falar da incoerência, com a esquadra que se pensa ter.
Quando a última for entregue, a primeira já vai precisar de uma modernização. E ninguém está nem aí para a continuidade da construção de novos navios. Pelo contrário, não se fala e menos ainda se pergunta sobre isso.
Fazer o que.
Marinha de mané é assim mesmo.
Temos de lamentar também o grande hiato de recebimento de navios por parte da MB, que não recebe nada novo desde 2008 com a entrada em serviço da Corveta Barroso. Quando a Tamandará entrar em serviço, terá sido uma janela de 18 anos sem nenhuma reposição, e mais de 20 anos sem nenhum lançamento. Esse hiato ferrou com a esquadra de uma forma muito destrutiva.
Agora que está recebendo novos navios, a contar com as entregas de 1 por ano, vai ser preciso pelo menos uns 12 ou 15 anos de entregas até que se tenha algum poder de superfície realmente dissuasivo, isso desconsiderando entregas de segunda mão, que também contam, mas que da maneira como o mundo está indo, é bem difícil de ocorrer.
----------------
amor fati
amor fati
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38678
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5926 vezes
- Agradeceram: 3339 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Essa história das FCT já começou mal com a indecisão e procrastinação da MB em decidir o que queria da vida em relação ao projeto da CV-3, que começou como corveta, e terminou nisto aí que estamos vendo, com valores muito superiores aos previstos originalmente e um navio bem menos capaz do que poderia ser. E do que precisamos.
Gostaria muito que o Alte. Olsen refizesse no lançamento do navio este pequeno retrospecto a que aludes. Um tapa na cara certeiro e objetivo nos políticos presentes e, nos (sempre) ausentes das atividades relativas à defesa.
O problema segue sendo o mesmo de sempre, e conhecidos de quem milita na área. A falta de continuidade e regularidade de investimentos. Mas este nunca foi realmente um problema para quem tem o poder de resolvê-lo. Resta torcer para que nada aconteça neste meio tempo entre a derrocada da atual esquadra e a entrada em serviço operacional da que hora se prevê. Porque se acontecer, estamos ferrados e mal pagos. Como sempre.
Ninguém aprendeu nada nos últimos 110 anos.
Gostaria muito que o Alte. Olsen refizesse no lançamento do navio este pequeno retrospecto a que aludes. Um tapa na cara certeiro e objetivo nos políticos presentes e, nos (sempre) ausentes das atividades relativas à defesa.
O problema segue sendo o mesmo de sempre, e conhecidos de quem milita na área. A falta de continuidade e regularidade de investimentos. Mas este nunca foi realmente um problema para quem tem o poder de resolvê-lo. Resta torcer para que nada aconteça neste meio tempo entre a derrocada da atual esquadra e a entrada em serviço operacional da que hora se prevê. Porque se acontecer, estamos ferrados e mal pagos. Como sempre.
Ninguém aprendeu nada nos últimos 110 anos.
Carpe Diem
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 552
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 73 vezes
- Agradeceram: 373 vezes
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 552
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 73 vezes
- Agradeceram: 373 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Um pensamento de banheiro:
Os mísseis Sea Ceptor são bem levinhos, 99kg, mesmo as tamandarés possuindo somente 12 vls, seria possível levar mais no paiol e caso necessário reabastecer os vls.
Os mísseis Sea Ceptor são bem levinhos, 99kg, mesmo as tamandarés possuindo somente 12 vls, seria possível levar mais no paiol e caso necessário reabastecer os vls.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40295
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1188 vezes
- Agradeceram: 2984 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Só se usasses um Navio Reabastecedor com um Guindaste, era três em um, reabastecias de combustível, víveres e munição/misseis. 99 kg pode não parecer muito, mas trazer o míssil do local onde se encontrava armazenado, até ao local do VLS, parece-me muito pouco exequível, a não ser que estivéssemos a falar de um navio com elevador.Aim For The Top escreveu: Sáb Abr 27, 2024 12:23 pm Um pensamento de banheiro:
Os mísseis Sea Ceptor são bem levinhos, 99kg, mesmo as tamandarés possuindo somente 12 vls, seria possível levar mais no paiol e caso necessário reabastecer os vls.
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 552
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 73 vezes
- Agradeceram: 373 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Eu estava imaginando exatamente isto, um paiol dentro da tamandaré, para poder remuniciar os tubos do vls, com guindaste e tudo.cabeça de martelo escreveu: Sáb Abr 27, 2024 1:02 pmSó se usasses um Navio Reabastecedor com um Guindaste, era três em um, reabastecias de combustível, víveres e munição/misseis. 99 kg pode não parecer muito, mas trazer o míssil do local onde se encontrava armazenado, até ao local do VLS, parece-me muito pouco exequível, a não ser que estivéssemos a falar de um navio com elevador.Aim For The Top escreveu: Sáb Abr 27, 2024 12:23 pm Um pensamento de banheiro:
Os mísseis Sea Ceptor são bem levinhos, 99kg, mesmo as tamandarés possuindo somente 12 vls, seria possível levar mais no paiol e caso necessário reabastecer os vls.
similar aos que existiam nos burke flight I
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40295
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1188 vezes
- Agradeceram: 2984 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Ai terias que alterar o projeto, mas espaço é algo que eu imagino que haja.
- pewdiepie
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradeceram: 105 vezes
Re: EDIT MOD: CV 3, agora FCT
A verdade que todos sabem, mas ninguém fala.
O míssil é inferior ao Aster 15 e ESSM.
Em contrapartida, são 4 mísseis por célula VLS, mas a Marinha do Brasil resolveu colocar o sistema mais obsoleto e que nenhum outro país do mundo sequer cogita colocar em navios 0 km.
Não falem em gambiarras com guindastes, isso não vai acontecer. O GWS-35 é um VLS baratíssimo, por isso as Type 23 possuem nada menos que 32 células. 12 células é um completo absurdo sob qualquer perspectiva.
É a minha opinião, nada pessoal contra a opinião de outros camaradas. Infelizmente a realidade é essa, vamos receber navios mal equipados.
O míssil é inferior ao Aster 15 e ESSM.
Em contrapartida, são 4 mísseis por célula VLS, mas a Marinha do Brasil resolveu colocar o sistema mais obsoleto e que nenhum outro país do mundo sequer cogita colocar em navios 0 km.
Não falem em gambiarras com guindastes, isso não vai acontecer. O GWS-35 é um VLS baratíssimo, por isso as Type 23 possuem nada menos que 32 células. 12 células é um completo absurdo sob qualquer perspectiva.
É a minha opinião, nada pessoal contra a opinião de outros camaradas. Infelizmente a realidade é essa, vamos receber navios mal equipados.