TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá @knigh7, grato pela indicação da matéria.
Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.
Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.
Diz-se que o Gripen E estaria custando por volta de 85 milhões de dólares. Um valor já distante dos 55 milhões que outro dia se falou ter custado cada unidade dos 36 unidades em 2014. Multiplicado pelas 14 unidades citadas na matéria dá em torno de US$ 1,19 bilhão.
Pelo menos nas minhas contas de padaria os números não estão batendo. Ou vão inflar o preço do KC-390 até equivaler os valores do negócio entre lá e cá ou o preço do Gripen E\F é ou será bem mais baixo que apontei. Por outro lado, talvez por agora vender apenas 4 KC seja algo positivo para nós, dado que abre espaço para futuras compras a fim de aumentar o número de aviões disponíveis. Ao menos é o que parece será feito, já que estes aviões não estariam limitados às missões primárias da força aérea sueca, pelo contrário.
Enfim, assim como os demais compradores, na Suécia existe a possibilidade de se vislumbrar novas aquisições no médio e longo prazo, dado que, invariavelmente, as quantidades vendidas até agora no velho continente tem sido a conta gotas. Ou seja, ainda vamos poder explorar este mercado com antigos e novos clientes por muito tempo.
Talvez seja nisto que Embraer, governo e FAB estejam apostando. Mal comparando, 1 KC-390 pode comprar 2 Gripen E, genericamente. Tomara que sim.
Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.
Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.
Diz-se que o Gripen E estaria custando por volta de 85 milhões de dólares. Um valor já distante dos 55 milhões que outro dia se falou ter custado cada unidade dos 36 unidades em 2014. Multiplicado pelas 14 unidades citadas na matéria dá em torno de US$ 1,19 bilhão.
Pelo menos nas minhas contas de padaria os números não estão batendo. Ou vão inflar o preço do KC-390 até equivaler os valores do negócio entre lá e cá ou o preço do Gripen E\F é ou será bem mais baixo que apontei. Por outro lado, talvez por agora vender apenas 4 KC seja algo positivo para nós, dado que abre espaço para futuras compras a fim de aumentar o número de aviões disponíveis. Ao menos é o que parece será feito, já que estes aviões não estariam limitados às missões primárias da força aérea sueca, pelo contrário.
Enfim, assim como os demais compradores, na Suécia existe a possibilidade de se vislumbrar novas aquisições no médio e longo prazo, dado que, invariavelmente, as quantidades vendidas até agora no velho continente tem sido a conta gotas. Ou seja, ainda vamos poder explorar este mercado com antigos e novos clientes por muito tempo.
Talvez seja nisto que Embraer, governo e FAB estejam apostando. Mal comparando, 1 KC-390 pode comprar 2 Gripen E, genericamente. Tomara que sim.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Dedos cruzados para que os suecos tenham boas notícias este ano na Tailândia e Filipinas. As duas únicas "concorrências" em que o Gripen E de fato tem chances de vencer o F-16 block 70 e os espelhinhos norte americanos. Da vizinhança não sai nada tão cedo. No resto do mundo idem.
A meu ver, a Embraer, FAB e governo deveriam, na verdade devem estar se esforçando cada um no seu quadrado para vender o caça da SAAB em qualquer buraco do mundo que encontrar. Pode ser a salvação do projeto por aqui.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nada a ver!!FCarvalho escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 6:07 pm Dedos cruzados para que os suecos tenham boas notícias este ano na Tailândia e Filipinas. As duas únicas "concorrências" em que o Gripen E de fato tem chances de vencer o F-16 block 70 e os espelhinhos norte americanos. Da vizinhança não sai nada tão cedo. No resto do mundo idem.
A meu ver, a Embraer, FAB e governo deveriam, na verdade devem estar se esforçando cada um no seu quadrado para vender o caça da SAAB em qualquer buraco do mundo que encontrar. Pode ser a salvação do projeto por aqui.
O Gripen foi de longe a melhor escolha para o Brasil, e vamos ficar com eles um bom tempo, temos manutenção e montagem nacional, nenhum outro fabricante dava isso!!
A tecnologia embarcada e o custo de operação atende excepcionalmente a FAB, não vejo motivo para comprar outro caça de partileira.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas foi isso mesmo que o FCarvalho falou. Que o Brasil tem que se esforçar junto com a Suécia, a Embraer e a SAAB pra tentar emplacar mais vendas do Gripen pra garantir a longevidade da linha de montagem e de peças sobressalentes.mauri escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 8:45 pmNada a ver!!FCarvalho escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 6:07 pm Dedos cruzados para que os suecos tenham boas notícias este ano na Tailândia e Filipinas. As duas únicas "concorrências" em que o Gripen E de fato tem chances de vencer o F-16 block 70 e os espelhinhos norte americanos. Da vizinhança não sai nada tão cedo. No resto do mundo idem.
A meu ver, a Embraer, FAB e governo deveriam, na verdade devem estar se esforçando cada um no seu quadrado para vender o caça da SAAB em qualquer buraco do mundo que encontrar. Pode ser a salvação do projeto por aqui.
O Gripen foi de longe a melhor escolha para o Brasil, e vamos ficar com eles um bom tempo, temos manutenção e montagem nacional, nenhum outro fabricante dava isso!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A Força Aérea da Suécia faz parte do consórcio Heavy Airlift Wing, proprietário de alguns C-17. Ela tem necessidade de aeronaves de transporte tático da categoria de um C-130J (aliás, antes da decisão de adquirir aeronaves novas, havia optado por 4 C-130J usados da Força Aérea italiana).FCarvalho escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 6:00 pm Olá @knigh7, grato pela indicação da matéria.
Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.
Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.
Já a nossa necessidade de Gripens (ou um outro caça de alta performance como ele) seria de 66 aeronaves.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Falando em vendas do Gripen. Parece que agora vai. E com boas perspectivas para o futuro.Viktor Reznov escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 10:14 pmMas foi isso mesmo que o FCarvalho falou. Que o Brasil tem que se esforçar junto com a Suécia, a Embraer e a SAAB pra tentar emplacar mais vendas do Gripen pra garantir a longevidade da linha de montagem e de peças sobressalentes.mauri escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 8:45 pm Nada a ver!!
O Gripen foi de longe a melhor escolha para o Brasil, e vamos ficar com eles um bom tempo, temos manutenção e montagem nacional, nenhum outro fabricante dava isso!!
A tecnologia embarcada e o custo de operação atende excepcionalmente a FAB, não vejo motivo para comprar outro caça de partileira.
Filipinas próxima de fechar acordo para compra de 12 a 14 caças Gripen
https://www.cavok.com.br/filipinas-prox ... cas-gripen
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom, o C-17 é de uma categoria acima do KC-390 e é usado por este consócio na ausência de modelo europeu para cobrir esta função. Tinham, e ainda tem na verdade, os Antonov 124, que por sua vez está acima do avião norte americano. E ambos são contados a dedo. E nem sempre estão disponíveis para todos ao mesmo tempo. Principalmente este último.knigh7 escreveu: ↑Dom Fev 18, 2024 12:05 amA Força Aérea da Suécia faz parte do consórcio Heavy Airlift Wing, proprietário de alguns C-17. Ela tem necessidade de aeronaves de transporte tático da categoria de um C-130J (aliás, antes da decisão de adquirir aeronaves novas, havia optado por 4 C-130J usados da Força Aérea italiana).FCarvalho escreveu: ↑Sáb Fev 17, 2024 6:00 pm Olá @knigh7, grato pela indicação da matéria.
Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.
Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.
Já a nossa necessidade de Gripens (ou um outro caça de alta performance como ele) seria de 66 aeronaves.
O A400M deveria preencher esta lacuna, mas é um avião muito problemático, e quase ninguém além dos países que lhe deram vida querem operá-lo.
F
O KC-390, neste aspecto, pela quantidade de países interessados, em negociação e, efetivamente compradores, hoje 5 países, tende a se tornar um referencial no velho continente para o nível tático, dado que, se todas as negociações que hoje sabemos se tornarem negócios de fato, e a possibilidade é muito grande, então o avião da Embraer vai acabar assumindo o papel do C-130 Hércules, e também, como já se fala por aí, de um vetor de transporte tático para mais um consórcio de países europeus.
Se os suecos comprarem o KC-390, mesmo que inicialmente apenas 4 unidades, ainda vai haver espaço de sobra para ele, não apenas para atender a Suécia, como outros países, e para isso, eles vão precisar no longo prazo de mais destes aviões. Ou podem simplesmente comprarem agora e quiçá serem o cabeça da iniciativa de um consórcio de KC-390 na Europa. Ou deixarem para outro fazer o papel. A escolha é deles.
De resto, creio que seja uma questão de as contas entre Gripen E\F bater com KC-390. E pelas minhas contas de padaria, há um desencontro entre os números e valores pretendidos por ambas as partes e disseminados à público. Como vão fazer para isso se encaixar é que ainda não sabemos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Como a crise entre Brasil e Israel após discurso de Lula pode afetar os programas do caça Gripen e KC-390
A rápida deterioração diplomática entre Brasil e Israel causada por uma fala do Presidente Lula, que comparou a ação israelense em Gaza à dos nazistas no Holocausto, pode afetar dois grandes projetos da Força Aérea Brasileira.
https://aeroin.net/como-a-crise-entre-b ... e_vignette
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para ser bem honesto, o nosso mercado em termos de geopolítica abaixo da linha do equador é o maior e mais importante que existe. E eles não tem negócios conosco somente na área militar.
Governos, e seus políticos boquirrotos, passam assim como as oportunidades de assegurar-se bons negócios.
Os israelenses são bem pragmáticos e não chegaram no Brasil ontem.
Essa onda vai passar, e não vão arriscar tudo o que já conseguiram até aqui, e não foi pouca coisa, porque dois políticos erráticos e à caça de votos e de prestígio que não tem mais possam fazer.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
VÍDEO: Mais quatro pilotos brasileiros realizam primeiro voo solo no F-39E Gripen
Em janeiro, mais quatro pilotos da Força Aérea Brasileira decolaram pela primeira vez da Base Aérea de Anápolis comandando os caças F-39E Gripen.
Nesse primeiro voo solo, os profissionais, que fizeram parte da segunda turma de pilotos operacionais treinados na Suécia, exploraram as características básicas de pilotagem do caça e realizaram diversos exercícios, como velocidade reduzida e aproximação para pouso por instrumentos.
Confira no vídeo como foi esse momento especial.
abs.
arcanjo
Em janeiro, mais quatro pilotos da Força Aérea Brasileira decolaram pela primeira vez da Base Aérea de Anápolis comandando os caças F-39E Gripen.
Nesse primeiro voo solo, os profissionais, que fizeram parte da segunda turma de pilotos operacionais treinados na Suécia, exploraram as características básicas de pilotagem do caça e realizaram diversos exercícios, como velocidade reduzida e aproximação para pouso por instrumentos.
Confira no vídeo como foi esse momento especial.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gripen da FAB com o novo perfil de asa, voando em Gavião Peixoto.
Obs: pular diretamente para 2:40.
Um abraço e t+
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Um abraço e t+
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esta é apenas uma das muitas vantagens de se fazer parte do processo de desenvolvimento de um caça, e não de uma simples compra de prateleira, mesmo pagando mais caro por isso.
Não me canso de parabenizar a FAB pela sábia e tempestiva decisão, com olhos no futuro e pensando grande, como este país sempre foi e é, e não como querem fazê-lo.
O Gripen E\F não é a rebimboca da parafuseta em termos de caças de última geração, mas para nós, entre os seus congêneres, ele é inegavelmente o melhor dentre os de 4,5a G. Não apenas pelo caça em si, mas pelo conceito por trás dele. Estamos aprendendo muito sobre como ser uma força aérea operacional de verdade com o smart fighter sueco.
E ainda temos muito a aprender. Bola para frente. Que venham muitos mais.
Não me canso de parabenizar a FAB pela sábia e tempestiva decisão, com olhos no futuro e pensando grande, como este país sempre foi e é, e não como querem fazê-lo.
O Gripen E\F não é a rebimboca da parafuseta em termos de caças de última geração, mas para nós, entre os seus congêneres, ele é inegavelmente o melhor dentre os de 4,5a G. Não apenas pelo caça em si, mas pelo conceito por trás dele. Estamos aprendendo muito sobre como ser uma força aérea operacional de verdade com o smart fighter sueco.
E ainda temos muito a aprender. Bola para frente. Que venham muitos mais.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mar 06, 2024 11:36 am Esta é apenas uma das muitas vantagens de se fazer parte do processo de desenvolvimento de um caça, e não de uma simples compra de prateleira, mesmo pagando mais caro por isso.
Não me canso de parabenizar a FAB pela sábia e tempestiva decisão, com olhos no futuro e pensando grande, como este país sempre foi e é, e não como querem fazê-lo.
O Gripen E\F não é a rebimboca da parafuseta em termos de caças de última geração, mas para nós, entre os seus congêneres, ele é inegavelmente o melhor dentre os de 4,5a G. Não apenas pelo caça em si, mas pelo conceito por trás dele. Estamos aprendendo muito sobre como ser uma força aérea operacional de verdade com o smart fighter sueco.
E ainda temos muito a aprender. Bola para frente. Que venham muitos mais.
Voto com o relator.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FAB inicia estudo para ativação da segunda unidade de F-39 Gripen em Anápolis
https://tecnodefesa.com.br/fab-inicia-e ... -anapolis/
Pacau, a ressureição II
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Pacau, a ressureição II
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pablo Maica escreveu: ↑Ter Mar 05, 2024 11:28 pm Gripen da FAB com o novo perfil de asa, voando em Gavião Peixoto.
Obs: pular diretamente para 2:40.
Um abraço e t+
Asa e canard; duvido que eu esteja errado ao dizer que a FAB jamais teve um caça state-of-the-art como este, incluindo atualizações e modernizações constantes, tipo "calhou no da Suécia? Bota no do Brasil também".
Para quem viu os Mirage III esperarem quase 10 anos para ter uma simples sonda REVO e os F-5 mais de 30 para terem capacidade noturna, isto é algo notável, ainda por cima com uma vizinhança cada vez mais fraca.
Para quem viu os Mirage III esperarem quase 10 anos para ter uma simples sonda REVO e os F-5 mais de 30 para terem capacidade noturna, isto é algo notável, ainda por cima com uma vizinhança cada vez mais fraca.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)