Um, a retomada do projeto da aviação de asa fixa, tendo por objetivo principal dotar as OM da região norte e centro oeste com mais este apoio fundamental à sua operacionalidade.
Dois, a compra de helos pesados, um sonho de consumo há muito alimentado, e que foi defenestrado pelo tempo e pela falta absoluta de interesse do(s) governos em resolver a questão.
E três, a reorganização da atual estrutura da Avex, que basicamente ainda é um reflexo do que foi feito há quase 40 anos atrás, e não atende, e nem consegue atender, as demandas do exército, e do próprio governo eis órgão
Para dar conta da primeira questão, há de se fazer com que o MD compre a briga, de forma a alinhar esta demanda da Avex com os reclamos da FAB, e da aviação naval no médio e longo prazo, em relação à substituição dos atuais meios e a implementação de novos vetores, agora em sob outras condições e visão gerencial.
A compra de helos pesados, meios importantíssimos para o apoio logístico nas regiões norte e centro oeste, principalmente, pode ser resolvido pela aquisição de meios usados, que na minha opinião podem ser conseguidos via FMS ou EDA junto aos norte americanos, ou dos israelenses e alemães, usuários dos CH-53 das primeiras versões.
Por fim, a terceira questão é algo que o MD tem que tomar a frente no sentido de colocar em um eixo comum o que se quer claramente em termos de capacidade de transporte\logística das ffaa's no longo prazo, com vista a um planejamento comum para todas em termos de investimentos, custos e vetores.
Quando cada força parar de ficar resolvendo o que quer e o que fazer com os meios que se pretende de forma independente, e indiferente às demais, ou pior, o que quer de si mesma em termos de capacidades, sem submeter isto às demandas originais do MD e demais forças, nunca vamos chegar a obter de fato tudo o que se pensa e\ou planeja em defesa no país.
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USAF, Israel e Luftwaffe