Comédia da vida real
Moderador: Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6393 vezes
- Agradeceram: 6745 vezes
- Contato:
Re: Comédia da vida real
Atão estive enganado este tempo todo, achava que o Saloio estava para Portugal como o Gaúcho para o Brasil, mas agricultura aqui só chegou com os imigrantes Italianos e Alemães, nossas tradições (nível CTG) sempre se referem à lida campeira (pecuária).
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1174 vezes
- Agradeceram: 2941 vezes
Vou demonstrar-te o que era um saloio com os meus bisavós maternos (Saloios), todos tinha lagar, todos tinham vinha, todos tinham ovelhas, galinhas, porcos, etc. Todos tinham campos de cereais e tinham moinhos relativamente perto. Na prática criavam animais e tinham campos de cultivo para irem vender nas feiras, tanto na região saloia como em Lisboa. Era a região saloia que alimentava Lisboa, sem nós eles morriam à fome.
Pessoal em que a criação de vacas faz parte da sua cultura é mais no Ribatejo e Alentejo.
Nos Açores (a minha outra costela) também as vacas são parte da cultura, mas é diferente já que são ilhas vulcânicas com um clima muito próprio. Num espaço ridículo de terreno tens não sei quantas vacas e elas nunca saem do campo.
Pessoal em que a criação de vacas faz parte da sua cultura é mais no Ribatejo e Alentejo.
Nos Açores (a minha outra costela) também as vacas são parte da cultura, mas é diferente já que são ilhas vulcânicas com um clima muito próprio. Num espaço ridículo de terreno tens não sei quantas vacas e elas nunca saem do campo.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 30, 2023 1:03 pm Vou demonstrar-te o que era um saloio com os meus bisavós maternos (Saloios), todos tinha lagar, todos tinham vinha, todos tinham ovelhas, galinhas, porcos, etc. Todos tinham campos de cereais e tinham moinhos relativamente perto. Na prática criavam animais e tinham campos de cultivo para irem vender nas feiras, tanto na região saloia como em Lisboa. Era a região saloia que alimentava Lisboa, sem nós eles morriam à fome.
Este filme foi interessante, embora a indumentária não me pareça a melhor para cavalgar o dia todo (sem mencionar que não vi as Chilenas - esporas em "Gauchês" - sem as quais é muito mais difícil obrigar o cavalo a fazer o que a gente quer ou precisa), além de aquelas toucas esquisitas me parecerem ser mais para proteger do frio do que do sol e chuva, além do excêntrico hábito de atropelar terneiro com o cavalo: aqui daria rua, após uma tunda de facão até aprender pra que serve o laço (a própria boleadeira é só para casos extremos).
Sei lá, deve ser coisa de europeu mesmo, nós das colómnias apenas olhamos mas não entendemos nada de vossas manias.
Sei lá, deve ser coisa de europeu mesmo, nós das colómnias apenas olhamos mas não entendemos nada de vossas manias.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- cabeça de martelo
- Sênior
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 30, 2023 2:44 pm Vê:
https://horsefire.pt/produto/espora-por ... -de-moeda/
Meio parado, os caras sem trajes típicos saloios parecem castelhanos, estes se aparecem aqui empunhando lanças voltam pra casa com elas enfiadas lá onde o sol não bate. Mas olhes como é um típico rodeio aqui no Sul, e vi coisa bem mais doida no Internacional de Osório, aqui do lado (este que aparece é em Santa Maria, Brasil vs Uruguay): nessa o hôme esqueceu que tava usando Chilena, pelo jeito, e se foi-se todo de arrasto, cavalo malandro...
Já este outro, no mesmo Rodeio, é o que leva a gente até lá, pagar ingresso e até entrar em aposta: dá gosto de ver uma gineteada assim, por mais trapaceiro que seja o cavalo, o ginete não é burro:
Já este outro aqui é só uma seleção de tombo mesmo, tem até uma em que o ginete leva um coice nas bolas, ainda bem que não pegou em cheio ou ia sair dali falando mais fino que assobio de papudo!
Notar que aqui a gente não é copiador de ianque, EPI do Gaudério é o couro do qüera!
Já este outro, no mesmo Rodeio, é o que leva a gente até lá, pagar ingresso e até entrar em aposta: dá gosto de ver uma gineteada assim, por mais trapaceiro que seja o cavalo, o ginete não é burro:
Já este outro aqui é só uma seleção de tombo mesmo, tem até uma em que o ginete leva um coice nas bolas, ainda bem que não pegou em cheio ou ia sair dali falando mais fino que assobio de papudo!
Notar que aqui a gente não é copiador de ianque, EPI do Gaudério é o couro do qüera!
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2796 vezes
- Agradeceram: 2465 vezes
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2557 vezes
- Agradeceram: 763 vezes
Pô, a gente numa charla amena sobre saloios e gaúchos e o P44 entra de voadora com decapitação...
Mas, voltando ao assunto da caipirada regional, essas festinhas de cavalo aí não são nada perto dos megaeventos country paulistas.
Aqui a coisa é bruta!
Mas, voltando ao assunto da caipirada regional, essas festinhas de cavalo aí não são nada perto dos megaeventos country paulistas.
Aqui a coisa é bruta!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Capacete: usar ou não usar, eis a questão.
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2796 vezes
- Agradeceram: 2465 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Vivo a dizer isto, nem podemos mais fazer PIADAS DE PORTUGUÊS porque na vida real ocorre o que nem em piada se imaginaria.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1224 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Perguntas:cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 30, 2023 2:44 pm Vê:
1- Qual o nome desse instrumento? É lança?
2- Na ponta existe algo pontiagudo?
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- cabeça de martelo
- Sênior
Mostrei à minha filha estes vídeo e sabes o que ela respondeu? Mas porque é que os Brasileiros estão a imitar os Americanos?Túlio escreveu: Sáb Dez 30, 2023 3:12 pmcabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 30, 2023 2:44 pm Vê:
https://horsefire.pt/produto/espora-por ... -de-moeda/Meio parado, os caras sem trajes típicos saloios parecem castelhanos, estes se aparecem aqui empunhando lanças voltam pra casa com elas enfiadas lá onde o sol não bate. Mas olhes como é um típico rodeio aqui no Sul, e vi coisa bem mais doida no Internacional de Osório, aqui do lado (este que aparece é em Santa Maria, Brasil vs Uruguay): nessa o hôme esqueceu que tava usando Chilena, pelo jeito, e se foi-se todo de arrasto, cavalo malandro...
A função do meu avô quando era Sargento na tropa era exatamente agarrar em cavalos Argentinos, e treiná-los. Só depois de treinados pelo meu avô e os seus camaradas (Sargentos) é que os Oficiais sentavam a sua digníssima traseira em cima dos mesmos.
Já agora, na terra do meu pai é assim:
Nas touradas à Portuguesa o que o pessoal mais gosta de ver são estes senhores:
Podem clicar no vídeo sem qualquer problema.
- cabeça de martelo
- Sênior
A vara de madeira comprida chama-se pampilho e quando eu fui à feira da Colegã, vi Campinos em que o pampilho acabava de várias formas.FIGHTERCOM escreveu: Seg Jan 01, 2024 4:49 pmPerguntas:cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 30, 2023 2:44 pm Vê:
Abraços,
Wesley
Nuns acabava numa peça metálica que servia unicamente para reforçar o pampilho de forma a que o mesmo não partisse sobre a pressão dos touros.
Noutros acabava de forma diferente:
É conforme a preferência pessoal do Campino.
- cabeça de martelo
- Sênior
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1224 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Na região onde moro, o pessoal utiliza um instrumento parecido no manejo do gado. Deve ser herança portuguesa.cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 03, 2024 8:51 amA vara de madeira comprida chama-se pampilho e quando eu fui à feira da Colegã, vi Campinos em que o pampilho acabava de várias formas.FIGHTERCOM escreveu: Seg Jan 01, 2024 4:49 pm
Perguntas:
Abraços,
Wesley
Nuns acabava numa peça metálica que servia unicamente para reforçar o pampilho de forma a que o mesmo não partisse sobre a pressão dos touros.
Noutros acabava de forma diferente:
É conforme a preferência pessoal do Campino.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh