Programa de Reaparelhamento da Marinha
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
As MEKO são modulares. O projeto das OPV, assim como das fragatas, aceita receber, se necessário, sistemas de armas e outros mesmo já estando em operação.
Se a MB tiver um mínimo de juízo, deixa espaço nestes 5 patrulhas oceânicos para receber armamento e sistemas adicionais para prover maior capacidade de combate.
Assim temos a capacidade de elevar de 4 para 9 navios de combate a frota, sem precisar vender um braço para isso.
Quanto ao contrato atual, as A100 na versão corveta deveriam ser analisadas como opção. São navios com custos menores. Talvez fosse possível adicionar 2 deles. Já seria melhor que nada.
A MB deu um tiro no próprio pé com os requisitos impostos a este programa, transformando navios simples e baratos em um troço que não é nem corveta e nem fragata.
Enfim, não consegue fazer nem uma coisa e outra direito. E caríssimo para a nossa pueril economia.
Se a MB tiver um mínimo de juízo, deixa espaço nestes 5 patrulhas oceânicos para receber armamento e sistemas adicionais para prover maior capacidade de combate.
Assim temos a capacidade de elevar de 4 para 9 navios de combate a frota, sem precisar vender um braço para isso.
Quanto ao contrato atual, as A100 na versão corveta deveriam ser analisadas como opção. São navios com custos menores. Talvez fosse possível adicionar 2 deles. Já seria melhor que nada.
A MB deu um tiro no próprio pé com os requisitos impostos a este programa, transformando navios simples e baratos em um troço que não é nem corveta e nem fragata.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Qual seria o valor desses 25% do contrato das FCT?Viking escreveu: ↑Ter Dez 19, 2023 1:04 amFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 16, 2023 12:12 pm Talvez, e pode colocar um talvez muito grande nisso, a MB se dê o trabalho de tentar tirar do papel os NaPaOc BR após o término da entrega das 4 FCT para manter o estaleiro em Itaguaí trabalhando e não perder, de novo, o pouco de capacitação que foi obtida com este projeto.
A construção de 5 Meko A100 OPV seria o caminho mais curto, quiçá mais barato, a seguir para na próxima década.
Como eu costumo dizer, a esperança é sempre a última a ser assassinada.
Prezado colega, saudações.
Concordo com esta alternativa como forma realmente factível de se manter a capacitação obtida neste projeto. Entretanto em paralelo a construção dos OPV A100 ( 2.560 ton, 98,7 metros de comprimento e 15 metros de boca) acredito que deveria haver um esforço para uma quinta fragata, considerando o acréscimo de 25% previsto como aditivo ao contrato inicial.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Boa tarde amigo Viking será que a MB vai mesmo concluir os navios
Miaramar e Mage da classe Macae?
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
FCarvalho escreveu: ↑Ter Dez 19, 2023 12:41 pmQual seria o valor desses 25% do contrato das FCT?Viking escreveu: ↑Ter Dez 19, 2023 1:04 am
Prezado colega, saudações.
Concordo com esta alternativa como forma realmente factível de se manter a capacitação obtida neste projeto. Entretanto em paralelo a construção dos OPV A100 ( 2.560 ton, 98,7 metros de comprimento e 15 metros de boca) acredito que deveria haver um esforço para uma quinta fragata, considerando o acréscimo de 25% previsto como aditivo ao contrato inicial.
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Com base no valor contratual original em torno de R$ 2,5 bilhões ou USD 515 milhões ( cambio 22/12).Um quinto navio e seguintes devem custar em torno de USD 400/450 milhões, sendo perfeitamente factível um 5º e até um 6º navio da atual classe . E bom lembrar que o GF de plantão que destinar R$ 16 bilhões para artistas decadentes e maconheiros amiguinhos do rei e de sua corte, dinheiro tem o que falta e vergonha na cara.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Somente o Miramar, que estava com 25% dos módulos prontos e foi levado para o AMRJ. O Mangaratiba que teve a conclusão agora em dezembro da montagem de todos os blocos quando foi levado para o AMRJ tinha 30% das obras executadas. O Magé não existe, nada foi realizado.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Para ser bem honesto, penso ser melhor investir os US$ 800\900 milhões em navios patrulhas.Viking escreveu: ↑Sáb Dez 23, 2023 12:26 amCom base no valor contratual original em torno de R$ 2,5 bilhões ou USD 515 milhões ( cambio 22/12).Um quinto navio e seguintes devem custar em torno de USD 400/450 milhões, sendo perfeitamente factível um 5º e até um 6º navio da atual classe . E bom lembrar que o GF de plantão que destinar R$ 16 bilhões para artistas decadentes e maconheiros amiguinhos do rei e de sua corte, dinheiro tem o que falta e vergonha na cara.
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Com todas as opções que se tem mundo afora, com valores e capacidades para todos os gostos e bolsos, como ficou bem explícita a compra da marinha do Uruguai, é melhor investir nos muitos patrulhas de que precisamos.
Esse país de merda não precisa de uma esquadra com mais do que 4 navios. É o que merece e faz por merecer.
Aliás, uma guarda costeira nos é bem mais útil do que isso aí que chamam de marinha, que no final, custa caríssimo, não consegue fazer direito seu trabalho, e ainda reclamam da falta de dinheiro.
12 OPV e 23 NaPa BR está mais do que bom para os próximos anos.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 23, 2023 3:04 pmPara ser bem honesto, penso ser melhor investir os US$ 800\900 milhões em navios patrulhas.Viking escreveu: ↑Sáb Dez 23, 2023 12:26 am
Com base no valor contratual original em torno de R$ 2,5 bilhões ou USD 515 milhões ( cambio 22/12).Um quinto navio e seguintes devem custar em torno de USD 400/450 milhões, sendo perfeitamente factível um 5º e até um 6º navio da atual classe . E bom lembrar que o GF de plantão que destinar R$ 16 bilhões para artistas decadentes e maconheiros amiguinhos do rei e de sua corte, dinheiro tem o que falta e vergonha na cara.
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Com todas as opções que se tem mundo afora, com valores e capacidades para todos os gostos e bolsos, como ficou bem explícita a compra da marinha do Uruguai, é melhor investir nos muitos patrulhas de que precisamos.
Esse país de merda não precisa de uma esquadra com mais do que 4 navios. É o que merece e faz por merecer.
Aliás, uma guarda costeira nos é bem mais útil do que isso aí que chamam de marinha, que no final, custa caríssimo, não consegue fazer direito seu trabalho, e ainda reclamam da falta de dinheiro.
12 OPV e 23 NaPa BR está mais do que bom para os próximos anos.
Prezado colega, saudações.
Concordo que a as ações tipicas de guarda costas nas AJB nos proximos anos, considerando o fato que incontestavelmente o Brasil varonil e um país de merda, deveria ser a grande prioridade.
Neste caso, em minha opinião, os 12 NaPaOc novos e até 28 NaPa 500MB seriam a meta de obtenção até 2035. As construções além do AMRJ poderiam ser contratadas no Jurong, Inace, ICN Itaguaí e TKMS Sul.
Entretanto em relação ao NaPaOc seria primordial não ficar re inventando a roda, por exemplo, com o projeto NaPaOc Br e sim adotando um projeto pronto e já em serviço ou entrando em serviço.
Aqui na AS temos como alternativas os OPV 80 em serviço no Chile e Colômbia e o novo NaPaOc uruguaio, navios com cerca de 1800 ton, dotados de hangar e com canhão principal de 40 mm em vez do 76 mm,, poderiam ter um custo em torno de USD 50 milhões como meta. Os de 500 ton possuem estudos que podem ter um custo em torno de USD 32 milhões.
Considerando os custos acima uma nova frota de navios patrulha exigiriam os seguintes investimentos:
12 NaPaOc - USD 600 milhões
28 NaPa 500 BR - USD 896 milhões
Total: USD 1,5 bilhões ou R$ 7,3 bilhões ( menos que a metade de um ano de lei Rouanet ) para 40 novos navios construídos no país, gerando emprego, renda, desenvolvimento tecnológico, além de garantir de fato a segurança e vivificação das fronteiras marítimas nacionais. Estes meios complementados dos SARP e aeronaves e os radares OHT possibilitariam ao Brasil um controle efetivo das AJB.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Além destes exemplos que citastes, a COTECMAR colombiana possui o modelo OPV 93, também dentro dos requisitos do NaPaOc BR, com unidades em construção para a marinha daquele país neste momento.
Seria simples, tanto quanto lógico, que este projeto poderia servir de troca entre os países, com a MB recebendo os navios e a FAC os caças suecos fabricados na Embraer. E fazer andar o projeto dos NaPaFlu junto com o Peru, seria mais que suficiente para conseguir um bom negócio para todos.
Tenho certeza que não seria problema adaptar o navio colombiano para o que a MB quer. Ademais, existe até mesmo a possibilidade de ele ser empregado em operações fluviais, também.
Enfim, é parar de ficar reinventando a roda e fazer o básico. E já vai ser muito.
Seria simples, tanto quanto lógico, que este projeto poderia servir de troca entre os países, com a MB recebendo os navios e a FAC os caças suecos fabricados na Embraer. E fazer andar o projeto dos NaPaFlu junto com o Peru, seria mais que suficiente para conseguir um bom negócio para todos.
Tenho certeza que não seria problema adaptar o navio colombiano para o que a MB quer. Ademais, existe até mesmo a possibilidade de ele ser empregado em operações fluviais, também.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Boa tarde amigo Viking a MB vai pagat a Emgepron arrendamento das fragatas Tamandaré quando estiverem prontas sendo 100 milhões de reais para cada navio pir ano ? Durante 25 anos?
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
FCarvalho escreveu: ↑Dom Dez 24, 2023 1:35 pm Além destes exemplos que citastes, a COTECMAR colombiana possui o modelo OPV 93, também dentro dos requisitos do NaPaOc BR, com unidades em construção para a marinha daquele país neste momento.
Seria simples, tanto quanto lógico, que este projeto poderia servir de troca entre os países, com a MB recebendo os navios e a FAC os caças suecos fabricados na Embraer. E fazer andar o projeto dos NaPaFlu junto com o Peru, seria mais que suficiente para conseguir um bom negócio para todos.
Tenho certeza que não seria problema adaptar o navio colombiano para o que a MB quer. Ademais, existe até mesmo a possibilidade de ele ser empregado em operações fluviais, também.
Enfim, é parar de ficar reinventando a roda e fazer o básico. E já vai ser muito.
Prezado colega, saudações.
O projeto do navio patrulha amazônico, realizado em conjunto pelo Brasil, Colômbia e Peru, esta pronto e aguardando o detalhamento industrial. Quem coordenou foi a EMGEPRON. Entretanto até 2030 não existe previsão de execução. O que vai acontecer e a realização de modificaçoes tecnicas e revitalização dos atuais NaPaFlu. Um quadro desalentador e ignóbil.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Para tu veres como são as coisas neste país, Paulo.Viking escreveu: ↑Ter Dez 26, 2023 1:37 am Prezado colega, saudações.
O projeto do navio patrulha amazônico, realizado em conjunto pelo Brasil, Colômbia e Peru, esta pronto e aguardando o detalhamento industrial. Quem coordenou foi a EMGEPRON. Entretanto até 2030 não existe previsão de execução. O que vai acontecer e a realização de modificaçoes tecnicas e revitalização dos atuais NaPaFlu. Um quadro desalentador e ignóbil.
Eu lembro bem que ainda quando estava no primário, isso há mais de 40 anos atrás, estes navios já estavam em serviço no 9o DN, e a escola que estudava fez uma visita à Estação Naval do Rio Negro. O meu tio quando serviu aqui, tivemos a oportunidade de visitar e navegar no Pedro Teixeira, salvo engano. Isto também há quarenta e tantos anos atrás.
Estes navios são tão cinquentenários como eu. E já tiveram modificações nos motores e aqui e ali a fim de mantê-los operando em anos recentes. São antiquíssimos e deveriam estar em um museu há décadas. Mas a MB quer revitalizar, de novo...
Ou seja, a minha região continua sendo o último plano do planejamento naval brasileiro. E ninguém está nem aí para isso.
Se nem o projeto dos NaPa 200 quer eram para servir no 4o DN como meios fluviais e navais saiu do papel, imagine-se os novos NaPaFlu, já que os almirantes só conhecem e reconhecem a porra do Atlântico Sul como vislumbre de futuro para a marinha. A Amazônia sempre pode esperar na prática. E no final, não fazem nem uma coisa e nem outra direito.
Espero o dia em que uma nova guerra venha abraçar este país de merda com todo o aperto do mundo e de preferência mandar para o inferno todos os burrocratas de farda junto com ela.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
FCarvalho escreveu: ↑Ter Dez 26, 2023 1:47 pmPara tu veres como são as coisas neste país, Paulo.Viking escreveu: ↑Ter Dez 26, 2023 1:37 am Prezado colega, saudações.
O projeto do navio patrulha amazônico, realizado em conjunto pelo Brasil, Colômbia e Peru, esta pronto e aguardando o detalhamento industrial. Quem coordenou foi a EMGEPRON. Entretanto até 2030 não existe previsão de execução. O que vai acontecer e a realização de modificaçoes tecnicas e revitalização dos atuais NaPaFlu. Um quadro desalentador e ignóbil.
Eu lembro bem que ainda quando estava no primário, isso há mais de 40 anos atrás, estes navios já estavam em serviço no 9o DN, e a escola que estudava fez uma visita à Estação Naval do Rio Negro. O meu tio quando serviu aqui, tivemos a oportunidade de visitar e navegar no Pedro Teixeira, salvo engano. Isto também há quarenta e tantos anos atrás.
Estes navios são tão cinquentenários como eu. E já tiveram modificações nos motores e aqui e ali a fim de mantê-los operando em anos recentes. São antiquíssimos e deveriam estar em um museu há décadas. Mas a MB quer revitalizar, de novo...
Ou seja, a minha região continua sendo o último plano do planejamento naval brasileiro. E ninguém está nem aí para isso.
Se nem o projeto dos NaPa 200 quer eram para servir no 4o DN como meios fluviais e navais saiu do papel, imagine-se os novos NaPaFlu, já que os almirantes só conhecem e reconhecem a porra do Atlântico Sul como vislumbre de futuro para a marinha. A Amazônia sempre pode esperar na prática. E no final, não fazem nem uma coisa e nem outra direito.
Espero o dia em que uma nova guerra venha abraçar este país de merda com todo o aperto do mundo e de preferência mandar para o inferno todos os burrocratas de farda junto com ela.
Prezado colega, saudações.
Concordo plenamente com o ultimo paragrafo do texto acima. Acredito que o colega deve ter percebido que além de você, do Fabio e de mim os outros integrantes do fórum não participam a algum tempo deste tópico. Acredito que esta falta de participação esta relacionada ao atual programa de reaparelhamento da MB que e pífio em comparação as mínimas necessidades de uma Força Naval de um país com a maritimidade brasileira deve possuir. Desta forma o interesse de participação fui diminuindo paulatinamente.
Eu, também vou parar de escrever neste tópico, com exceção se houver alguma noticia importante sobre novos meios além do que esta sendo construído ou planejado até 2030.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
O orçamento para investimento da MB teve uma redução de R$122 milhões (de algo de que já vem sendo péssimo há anos). Para construção do NPa 500 ton para 2024 só há R$ 5 milhões. Não dá nem para comprar o canhão de 40mm. Para o MANSUP apenas R$1 milhão. Para o SISGAAZ, R$900 mil (não houve redução para este programa, o orçamento já vem baixo há bastante tempo).
Os programas estratégicos da MB (PROSUB, Nuclear, FCT) e do Navio de Apoio Antártico não foram afetados. O problema é que não está sobrando quase nada para os outros programas. E isso já vem de anos.
Os programas estratégicos da MB (PROSUB, Nuclear, FCT) e do Navio de Apoio Antártico não foram afetados. O problema é que não está sobrando quase nada para os outros programas. E isso já vem de anos.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Esse é o problema da marinha. Mataram todos os projetos estratégicos da força para que o subnuc pudesse sobreviver.
E o resto é o resto.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
É a mesma coisa que uma família priorizar um Iphone 15 em detrimento ao arroz com feijão, contas de casa, remédios…que situação que estamos.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer