A pergunta que fica é óbvia: com base em que legislação o EB se arrogou o direito de comprar sem licitação, concorrência, ou qualquer outro processo de seleção\compra pública aberta os 16 UH-60M informados, dado que o valor anunciado ultrapassa o limite imposto pela lei para aquisições sem um processo aberto de seleção?knigh7 escreveu: ↑Ter Nov 28, 2023 5:29 pmNão é licitação e nem foi concorrência. Não sei aonde vc estava nos últimos anos pois foi repetido aqui que a AvEx testou o Bell UH-1Y, o AW-139, AW-149 e o Black Hawk 'M' como helicópteros de manobra, para a aquisição de 16 unidades, permanecendo os 2 últimos citados. Todos com capacidades semelhantes e menores que o H225M e H215M.Viktor Reznov escreveu: ↑Ter Nov 28, 2023 4:35 pm Deve ter sido uma licitação direcionada, o EB faz licitações direcionadas o tempo inteiro e ninguém faz nada a respeito.
Os 4 helis transportam, em termos de tropas, 2/3 de um Cougar, que irá substtuí-lo. Logo, para 8 Cougars são necessários 12. + os 4 BH "L"=16.
É notório e público que a Avex sempre deixou claro que queria mais BH para a sua frota, ninguém nega isso, mas uma coisa é querer um determinado produto, outra, é comprá-lo à revelia da lei. E isto não me parece ser exatamente lícito, sob quaisquer pretextos.
Cada BH a custos genéricos de hoje não saem por menos de vinte milhões de dólares. Por este referencial, as 16 unidades deveriam custar por baixo cerca de US$ 320 milhões. Sem considerar CLS, treinamento, logística de apoio, etc. Estamos falando de um negócio na casa de US$ 250 milhões, que dá uma diferença prática de US$ 70 milhões de dólares a mais.
Enfim, tem muitas coisas aí mal explicadas nessas contas do exército.