O grande problema de um submarino convencional é a autonomia em velocidades sustentadas que não são baixas. Se um submarino alemão como o IKL 214 navegar na mesma velocidade de cruzeiro de um navio mercante (~13kt, o que não é grande coisa) ele só consegue percorrer cerca de 850km e o nosso cerca de 1.000km. Só.Marcelo Ponciano escreveu: Ter Dez 12, 2023 8:17 am Diante dessas conclusões dos foristas de que basta o Riachuelo para deter toda frota Venezuelana...será que a escolha da MB em investir em Subs e não em escoltas foi realmente errada?
Passei os últimos 15 anos lendo todo mundo criticar o Prosub...para agora ler que um Classe Riachuelo sozinho afronta toda uma frota inimiga.
Não estou sendo irônico. É pergunta de leigo mesmo!
Ele é excelente para patrulhar áreas reduzidas e pode dar um "sprint" para perseguir os navios por curtos períodos de tempo. Mas os SSK são mais silenciosos que os SSN.
Agora estamos num ponto de não retorno sobre o desenvolvimento do Álvaro Alberto. Mas os R$ 22,6 bilhões que ainda faltam para a conclusão do projeto (isso não aumentar mais...) vai gerar dificuldade para os outros programas de reequipamento da MB. E a data de entrada em serviço pode atrasar mais para além de 2.037 do cronograma atual.