Mensagem
por Marcelo Ponciano » Ter Dez 05, 2023 9:24 pm
Escalada de tensões clássica. Bê-a-bá de como começam os conflitos simétricos. Não tem como as Forças Armadas brasileiras estarem despreparadas para isso. Repito, não tem como!!!!
Ainda aposto todos as minhas fichas que as Forças Armadas podem surpreender mais do que a maioria aqui acredita. A primeira notícia dos blindados ontem falava em 30 dias, hoje já se fala 21 dias. Posso estar doido, mas não cabem 9 dias em 24 horas.
Evidentemente que qualquer logística minimamente estruturada pensou em diversos cenários de prazos, de um mais curto e mais custoso, para um mais otimizado e mais longo. E a logística tem que se adaptar à ocasião...
Me mantenho no palpite inabalável que se for necessário brota coisa em Roraima que ninguém nunca pensou que chegaria lá tão rápido.
Aliás, surpreender o adversário é a estratégia militar mais antiga da humanidade. Na verdade, mais antiga da natureza, até animal sabe dar bote. Só olhar uma onça....
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)