VENEZUELA
Moderador: Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1964 vezes
- Agradeceram: 2490 vezes
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1964 vezes
- Agradeceram: 2490 vezes
Re: VENEZUELA
Exclusivo – Venezuela inicia operações com Forças Especiais junto à fronteira com o Brasil e Guiana
Editor
3 de dezembro de 2023
Destaque, Guerras Híbridas Latinas, Venezuela
https://www.defesanet.com.br/ghl/exclus ... -e-guiana/
Editor
3 de dezembro de 2023
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Por mim já começava a movimentação da nossa parte também.
Esse negócio não vai arrefecer.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2392 vezes
O General Assis Brasil está mais preocupado em afastar Coronéis e Majors do que levar tropas pra Fronteira. A 12ª já deveria ter desdobrado 2 Batalhões pra lá e Roraima ter recebido reforço de outras tropas de Selva, além da Pqdt estar em alerta, mas só há mais tropas lá por causa do CMA movendo suas orgânicas.
Fica a impressão que o Assis Brasil liberaria tropas da Vuvu em nosso território para ir até a Guiana.
Fica a impressão que o Assis Brasil liberaria tropas da Vuvu em nosso território para ir até a Guiana.
- prometheus
- Avançado
- Agradeceu: 131 vezes
- Agradeceram: 78 vezes
Em caso de agressão venezuelana de fato, o Brasil vai intervir no caso p defender ou somente protegerá a fronteira? E o que o Brasil faria se os venezuelanos atravessarem a fronteira do Brasil???
Também, teria de ver qual seria a resposta de outros países perante um cenário como esse, no caso colombia, Peru, Guiana Francesa (França), EUA, Argentina e etc etc. o Brasil estaria preparado?
Possivelmente suponho que ficaremos só na defensiva pelo que observo.. Mas eu sou um Zé ruela e não sei de nada. É só achismo.
Também, teria de ver qual seria a resposta de outros países perante um cenário como esse, no caso colombia, Peru, Guiana Francesa (França), EUA, Argentina e etc etc. o Brasil estaria preparado?
Possivelmente suponho que ficaremos só na defensiva pelo que observo.. Mas eu sou um Zé ruela e não sei de nada. É só achismo.
Editado pela última vez por prometheus em Seg Dez 04, 2023 8:47 am, em um total de 2 vezes.
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Assim como a maioria aqui estava enganada sobre o apoio do Lula à Venezuela, eu acredito também que vocês estejam enganados quanto à mobilização das Forças Armadas.
Faço essa consideração não por ter informação privilegiada, pois possuo nenhuma. Faço por acreditar nas instituições republicanas e na inamovível necessidade de defesa da pátria, dever de todos os partidos, dos civis e dos militares.
Quanto a estes últimos, eu quero acreditar com todas as minhas forças que general no Brasil serve para alguma coisa além de mandar pintar meio-fio e dar pitaco em política no clubinho centenário deles. Se eles não servirem na função para os quais foram criados, pode chamar o Novo para privatizar.
"Ah mas o Lula....". O Lula vai fazer o que ele for orientado para fazer. Orientar ele com inteligência militar prévia e devidamente fundamentada também é papel dos generais. Lula não é louco de barrar o envio de tropas para a região diante de relatórios devidamente fundamentados. O Congresso é dominado pelo centrão e oposição e essa galera vai ter tolerância zero com qualquer investida venezuelana no Brasil e não vão perder a chance de massacrar o governo diante de qualquer vacilo.
Faço essa consideração não por ter informação privilegiada, pois possuo nenhuma. Faço por acreditar nas instituições republicanas e na inamovível necessidade de defesa da pátria, dever de todos os partidos, dos civis e dos militares.
Quanto a estes últimos, eu quero acreditar com todas as minhas forças que general no Brasil serve para alguma coisa além de mandar pintar meio-fio e dar pitaco em política no clubinho centenário deles. Se eles não servirem na função para os quais foram criados, pode chamar o Novo para privatizar.
"Ah mas o Lula....". O Lula vai fazer o que ele for orientado para fazer. Orientar ele com inteligência militar prévia e devidamente fundamentada também é papel dos generais. Lula não é louco de barrar o envio de tropas para a região diante de relatórios devidamente fundamentados. O Congresso é dominado pelo centrão e oposição e essa galera vai ter tolerância zero com qualquer investida venezuelana no Brasil e não vão perder a chance de massacrar o governo diante de qualquer vacilo.
Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Seg Dez 04, 2023 9:31 am, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- prometheus
- Avançado
- Agradeceu: 131 vezes
- Agradeceram: 78 vezes
Olá Marcelo, ótimas considerações!Marcelo Ponciano escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 8:41 am Assim como a maioria aqui não estava enganada sobre o apoio do Lula à Venezuela, eu acredito também que vocês estejam enganados quanto à mobilização das Forças Armadas.
Mas o Brasil estaria mesmo disposto a entrar em guerra com a Venezuela? Não seria pior para a desestabilização da região?
O que percebi nas entrelinhas é que o Lula quer evitar a todo custo um conflito e está mediando nesse sentido, não o contrário. Pelo menos agora isso ja o sinalizou (e espero que parlamentares também) da necessidade de umas forças armadas robustas.
Agora, em 2015 maduro reclamou Essequibo também, mas no final tudo não passou de jogada política para as eleições parlamentares daquele ano... Quero saber se isso vai escalar ou não de fato... Ao que parece está escalando mas vamos ver. Acho que nesses cenários não tem como a diplomacia brasileira entrar em negociação com a Venezuela não né? Nem que fosse p postergar o conflito... Não sei como funciona muito bem os bastidores, mas talvez algo já esteja sendo feito...
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2392 vezes
Mas infelizmente eu falo pelo que conheço e outros aqui do fórum sabem também, a FAR-E não foi se quer colocada em alerta, imagine estar mobilizada. É um dia como qualquer outro pra eles, até pintar meio fio deve estar numa escala prioritária maior do que se preparar pra impedir uma possível invasão ao território.
Na minha opinião, isso aqui é proposital, pois não é possível que o Alto-Comando do EB seja formado por um bando de tapados que não sabem o que está rolando. Graças à Deus que os CMs possuem uma certa autonomia de ações, pois se não fosse isso, se quer teriam reforços na região, apesar do número ridículo.
Mediando ou não, querendo evitar o conflito ou não, Roraima já deveria ter recebido duas Brigadas de reforço a região e já devíamos estar procurando adquirir mísseis AC de emergência por ai. Não mover suas tropas com a desculpa de "ah, mas eles não vão atacar, já fizeram isso antes e deu em nada" ou "não movemos pois não queremos a guerra" é burrice, renunciar o seu nível de evolução dentro dos hominídeos.
Vamos esperar levarem tropas pra nossa fronteira - e já estão fazendo isso - pra depois começarmos a pensar em mover algo?
Na minha opinião, isso aqui é proposital, pois não é possível que o Alto-Comando do EB seja formado por um bando de tapados que não sabem o que está rolando. Graças à Deus que os CMs possuem uma certa autonomia de ações, pois se não fosse isso, se quer teriam reforços na região, apesar do número ridículo.
Mediando ou não, querendo evitar o conflito ou não, Roraima já deveria ter recebido duas Brigadas de reforço a região e já devíamos estar procurando adquirir mísseis AC de emergência por ai. Não mover suas tropas com a desculpa de "ah, mas eles não vão atacar, já fizeram isso antes e deu em nada" ou "não movemos pois não queremos a guerra" é burrice, renunciar o seu nível de evolução dentro dos hominídeos.
Vamos esperar levarem tropas pra nossa fronteira - e já estão fazendo isso - pra depois começarmos a pensar em mover algo?
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Essa preocupação de "não vamos desestabilizar a região" tinha data de validade, que era ontem. A região já foi desestabilizada. Agora é hora de agir para reestabilizar.prometheus escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 8:56 amOlá Marcelo, ótimas considerações!Marcelo Ponciano escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 8:41 am Assim como a maioria aqui não estava enganada sobre o apoio do Lula à Venezuela, eu acredito também que vocês estejam enganados quanto à mobilização das Forças Armadas.
Mas o Brasil estaria mesmo disposto a entrar em guerra com a Venezuela? Não seria pior para a desestabilização da região?
O que percebi nas entrelinhas é que o Lula quer evitar a todo custo um conflito e está mediando nesse sentido, não o contrário. Pelo menos agora isso ja o sinalizou (e espero que parlamentares também) da necessidade de umas forças armadas robustas.
Agora, em 2015 maduro reclamou Essequibo também, mas no final tudo não passou de jogada política para as eleições parlamentares daquele ano... Quero saber se isso vai escalar ou não de fato... Ao que parece está escalando mas vamos ver. Acho que nesses cenários não tem como a diplomacia brasileira entrar em negociação com a Venezuela não né? Nem que fosse p postergar o conflito... Não sei como funciona muito bem os bastidores, mas talvez algo já esteja sendo feito...
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Oficialmente nada de novo no front. Idem FFE\CFN. O governo não autorizou, e não autorizará, o MD a enviar ninguém para Roraima até o último segundo. O envio de tropas será feito apenas, e se, o bigode do caribe entrar no país vizinho.BRAZIL7.62 escreveu: ↑Sáb Dez 02, 2023 10:16 pm Alguém sabe se as brigadas de PQDT E AEROMOVEL, pelo menos estão de alerta? As coisas podem se deteriorar rapidamente amanhã.
Assim vão poder se justificar para o populacho eleitor, ativistas do "paz e amor", além de apoiadores de ocasião e para a ala radical do partido do governo, que é sempre contra as ffaa's em qualquer coisa, e está sempre procurando motivos para acusar os militares de tudo de ruim que acontece por aqui. Inclusive de fomentar a guerra entre Venezuela e Guiana.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
É exatamente isso que o governo irá fazer.gabriel219 escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 9:00 am Vamos esperar levarem tropas pra nossa fronteira - e já estão fazendo isso - pra depois começarmos a pensar em mover algo?
O cmte ch das ffaa's no momento está com medo de uma guerra na nossa fronteira.
Seria ridículo, não fosse trágico.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Do nosso lado, pelo menos o setor de operações especiais está ativo e operante, junto com a inteligência militar.knigh7 escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 3:49 am Exclusivo – Venezuela inicia operações com Forças Especiais junto à fronteira com o Brasil e Guiana
Editor
3 de dezembro de 2023
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Brasília deu uma ordem simples ao MD: ninguém se mexe até eu mandar. E não sei quando, se ou se quero mandar.Marcelo Ponciano escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 7:10 am Por mim já começava a movimentação da nossa parte também.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
O governo, no caso da invasão à Guiana, irá no máximo mover tropas para Roraima a fim de reforçar a fronteira. Se vão com tudo, ou devagar e sempre, a ver.prometheus escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 8:37 am Em caso de agressão venezuelana de fato, o Brasil vai intervir no caso p defender ou somente protegerá a fronteira? E o que o Brasil faria se os venezuelanos atravessarem a fronteira do Brasil???
Depende do congresso qualquer movimentação militar maior em termos de operação naquele TO, a fim de que o MD receba todos os recursos necessários às operações, por tempo determinado e sob avaliação continua dos órgãos competentes.
Ninguém vai defender a Guiana. Isto também depende do congresso para autorizar o governo a fazê-lo. E o governo só pode fazer isso, pela legislação, com ato formal de declaração de guerra, para efeito de aplicação das leis de guerra, limitados ou não ao estado de Roraima.
O governo, como se sabe, não tem a mínima intenção e vontade de se imiscuir neste eventual conflito. Vai ficar de fora o máximo que puder. E só entramos nele, se formos levados a fazê-lo. E isso só acontece se os venezuelanos entrarem em nosso território.
Qualquer mobilização militar para a defesa do território nacional depende essencialmente de autorização do congresso. Pode-se declarar estado de guerra ou de sítio. Depende da situação e dos objetivos que se queira alcançar. O governo também precisa de autorização do congresso para gastar mais dinheiro do orçamento para a Defesa.
Carpe Diem