VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1964 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

Re: VENEZUELA

#9661 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 04, 2023 3:48 am

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1964 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

#9662 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 04, 2023 3:49 am

Exclusivo – Venezuela inicia operações com Forças Especiais junto à fronteira com o Brasil e Guiana
Editor
3 de dezembro de 2023
Destaque, Guerras Híbridas Latinas, Venezuela

https://www.defesanet.com.br/ghl/exclus ... -e-guiana/

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#9663 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Dez 04, 2023 7:10 am

Por mim já começava a movimentação da nossa parte também.

Esse negócio não vai arrefecer.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

#9664 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 04, 2023 7:44 am

O General Assis Brasil está mais preocupado em afastar Coronéis e Majors do que levar tropas pra Fronteira. A 12ª já deveria ter desdobrado 2 Batalhões pra lá e Roraima ter recebido reforço de outras tropas de Selva, além da Pqdt estar em alerta, mas só há mais tropas lá por causa do CMA movendo suas orgânicas.

Fica a impressão que o Assis Brasil liberaria tropas da Vuvu em nosso território para ir até a Guiana.

prometheus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 131 vezes
Agradeceram: 78 vezes

#9665 Mensagem por prometheus » Seg Dez 04, 2023 8:37 am

Em caso de agressão venezuelana de fato, o Brasil vai intervir no caso p defender ou somente protegerá a fronteira? E o que o Brasil faria se os venezuelanos atravessarem a fronteira do Brasil???

Também, teria de ver qual seria a resposta de outros países perante um cenário como esse, no caso colombia, Peru, Guiana Francesa (França), EUA, Argentina e etc etc. o Brasil estaria preparado?

Possivelmente suponho que ficaremos só na defensiva pelo que observo.. Mas eu sou um Zé ruela e não sei de nada. É só achismo.

Editado pela última vez por prometheus em Seg Dez 04, 2023 8:47 am, em um total de 2 vezes.
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#9666 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Dez 04, 2023 8:41 am

Assim como a maioria aqui estava enganada sobre o apoio do Lula à Venezuela, eu acredito também que vocês estejam enganados quanto à mobilização das Forças Armadas.

Faço essa consideração não por ter informação privilegiada, pois possuo nenhuma. Faço por acreditar nas instituições republicanas e na inamovível necessidade de defesa da pátria, dever de todos os partidos, dos civis e dos militares.

Quanto a estes últimos, eu quero acreditar com todas as minhas forças que general no Brasil serve para alguma coisa além de mandar pintar meio-fio e dar pitaco em política no clubinho centenário deles. Se eles não servirem na função para os quais foram criados, pode chamar o Novo para privatizar.

"Ah mas o Lula....". O Lula vai fazer o que ele for orientado para fazer. Orientar ele com inteligência militar prévia e devidamente fundamentada também é papel dos generais. Lula não é louco de barrar o envio de tropas para a região diante de relatórios devidamente fundamentados. O Congresso é dominado pelo centrão e oposição e essa galera vai ter tolerância zero com qualquer investida venezuelana no Brasil e não vão perder a chance de massacrar o governo diante de qualquer vacilo.

Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Seg Dez 04, 2023 9:31 am, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
prometheus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 131 vezes
Agradeceram: 78 vezes

#9667 Mensagem por prometheus » Seg Dez 04, 2023 8:56 am

Marcelo Ponciano escreveu: Seg Dez 04, 2023 8:41 am Assim como a maioria aqui não estava enganada sobre o apoio do Lula à Venezuela, eu acredito também que vocês estejam enganados quanto à mobilização das Forças Armadas.

Faço essa consideração não por ter informação privilegiada, pois possuo nenhuma. Faço por acreditar nas instituições republicanas e na inamovível necessidade de defesa da pátria, dever de todos os partidos, dos civis e dos militares.

Quanto a estes últimos, eu quero acreditar com todas as minhas forças que general no Brasil serve para alguma coisa além de mandar pintar meio-fio e dar pitaco em política no clubinho centenário deles. Se eles não servirem na função para os quais foram criados, pode chamar o Novo para privatizar.

"Ah mas o Lula....". O Lula vai fazer o que ele for orientado para fazer. Orientar ele com inteligência militar prévia e devidamente fundamentada também é papel dos generais. Lula não é louco de barrar o envio de tropas para a região diante de relatórios devidamente fundamentados. O Congresso é dominado pelo centrão e oposição e essa galera vai ter tolerância zero com qualquer investida venezuelana no Brasil e não vão perder a chance de massacrar o governo diante de qualquer vacilo.
Olá Marcelo, ótimas considerações!

Mas o Brasil estaria mesmo disposto a entrar em guerra com a Venezuela? Não seria pior para a desestabilização da região?

O que percebi nas entrelinhas é que o Lula quer evitar a todo custo um conflito e está mediando nesse sentido, não o contrário. Pelo menos agora isso ja o sinalizou (e espero que parlamentares também) da necessidade de umas forças armadas robustas.

Agora, em 2015 maduro reclamou Essequibo também, mas no final tudo não passou de jogada política para as eleições parlamentares daquele ano... Quero saber se isso vai escalar ou não de fato... Ao que parece está escalando mas vamos ver. Acho que nesses cenários não tem como a diplomacia brasileira entrar em negociação com a Venezuela não né? Nem que fosse p postergar o conflito... Não sei como funciona muito bem os bastidores, mas talvez algo já esteja sendo feito...

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

#9668 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 04, 2023 9:00 am

Mas infelizmente eu falo pelo que conheço e outros aqui do fórum sabem também, a FAR-E não foi se quer colocada em alerta, imagine estar mobilizada. É um dia como qualquer outro pra eles, até pintar meio fio deve estar numa escala prioritária maior do que se preparar pra impedir uma possível invasão ao território.

Na minha opinião, isso aqui é proposital, pois não é possível que o Alto-Comando do EB seja formado por um bando de tapados que não sabem o que está rolando. Graças à Deus que os CMs possuem uma certa autonomia de ações, pois se não fosse isso, se quer teriam reforços na região, apesar do número ridículo.

Mediando ou não, querendo evitar o conflito ou não, Roraima já deveria ter recebido duas Brigadas de reforço a região e já devíamos estar procurando adquirir mísseis AC de emergência por ai. Não mover suas tropas com a desculpa de "ah, mas eles não vão atacar, já fizeram isso antes e deu em nada" ou "não movemos pois não queremos a guerra" é burrice, renunciar o seu nível de evolução dentro dos hominídeos.

Vamos esperar levarem tropas pra nossa fronteira - e já estão fazendo isso - pra depois começarmos a pensar em mover algo?

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#9669 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Dez 04, 2023 9:22 am

prometheus escreveu: Seg Dez 04, 2023 8:56 am
Marcelo Ponciano escreveu: Seg Dez 04, 2023 8:41 am Assim como a maioria aqui não estava enganada sobre o apoio do Lula à Venezuela, eu acredito também que vocês estejam enganados quanto à mobilização das Forças Armadas.

Olá Marcelo, ótimas considerações!

Mas o Brasil estaria mesmo disposto a entrar em guerra com a Venezuela? Não seria pior para a desestabilização da região?

O que percebi nas entrelinhas é que o Lula quer evitar a todo custo um conflito e está mediando nesse sentido, não o contrário. Pelo menos agora isso ja o sinalizou (e espero que parlamentares também) da necessidade de umas forças armadas robustas.

Agora, em 2015 maduro reclamou Essequibo também, mas no final tudo não passou de jogada política para as eleições parlamentares daquele ano... Quero saber se isso vai escalar ou não de fato... Ao que parece está escalando mas vamos ver. Acho que nesses cenários não tem como a diplomacia brasileira entrar em negociação com a Venezuela não né? Nem que fosse p postergar o conflito... Não sei como funciona muito bem os bastidores, mas talvez algo já esteja sendo feito...
Essa preocupação de "não vamos desestabilizar a região" tinha data de validade, que era ontem. A região já foi desestabilizada. Agora é hora de agir para reestabilizar.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

#9670 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 12:09 pm

BRAZIL7.62 escreveu: Sáb Dez 02, 2023 10:16 pm Alguém sabe se as brigadas de PQDT E AEROMOVEL, pelo menos estão de alerta? As coisas podem se deteriorar rapidamente amanhã.
Oficialmente nada de novo no front. Idem FFE\CFN. O governo não autorizou, e não autorizará, o MD a enviar ninguém para Roraima até o último segundo. O envio de tropas será feito apenas, e se, o bigode do caribe entrar no país vizinho.
Assim vão poder se justificar para o populacho eleitor, ativistas do "paz e amor", além de apoiadores de ocasião e para a ala radical do partido do governo, que é sempre contra as ffaa's em qualquer coisa, e está sempre procurando motivos para acusar os militares de tudo de ruim que acontece por aqui. Inclusive de fomentar a guerra entre Venezuela e Guiana.

Carpe Diem
akivrx78
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 344 vezes

#9671 Mensagem por akivrx78 » Seg Dez 04, 2023 12:19 pm

FCarvalho
Sênior
Sênior

#9672 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 12:27 pm

gabriel219 escreveu: Seg Dez 04, 2023 9:00 am Vamos esperar levarem tropas pra nossa fronteira - e já estão fazendo isso - pra depois começarmos a pensar em mover algo?
É exatamente isso que o governo irá fazer.
O cmte ch das ffaa's no momento está com medo de uma guerra na nossa fronteira.
Seria ridículo, não fosse trágico.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#9673 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 12:28 pm

knigh7 escreveu: Seg Dez 04, 2023 3:49 am Exclusivo – Venezuela inicia operações com Forças Especiais junto à fronteira com o Brasil e Guiana
Editor
3 de dezembro de 2023
Destaque, Guerras Híbridas Latinas, Venezuela

https://www.defesanet.com.br/ghl/exclus ... -e-guiana/
Do nosso lado, pelo menos o setor de operações especiais está ativo e operante, junto com a inteligência militar.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#9674 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 12:31 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Seg Dez 04, 2023 7:10 am Por mim já começava a movimentação da nossa parte também.

Esse negócio não vai arrefecer.
Brasília deu uma ordem simples ao MD: ninguém se mexe até eu mandar. E não sei quando, se ou se quero mandar. :oops:

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#9675 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 12:40 pm

prometheus escreveu: Seg Dez 04, 2023 8:37 am Em caso de agressão venezuelana de fato, o Brasil vai intervir no caso p defender ou somente protegerá a fronteira? E o que o Brasil faria se os venezuelanos atravessarem a fronteira do Brasil???
Também, teria de ver qual seria a resposta de outros países perante um cenário como esse, no caso colombia, Peru, Guiana Francesa (França), EUA, Argentina e etc etc. o Brasil estaria preparado?
Possivelmente suponho que ficaremos só na defensiva pelo que observo.. Mas eu sou um Zé ruela e não sei de nada. É só achismo.
O governo, no caso da invasão à Guiana, irá no máximo mover tropas para Roraima a fim de reforçar a fronteira. Se vão com tudo, ou devagar e sempre, a ver.

Depende do congresso qualquer movimentação militar maior em termos de operação naquele TO, a fim de que o MD receba todos os recursos necessários às operações, por tempo determinado e sob avaliação continua dos órgãos competentes.

Ninguém vai defender a Guiana. Isto também depende do congresso para autorizar o governo a fazê-lo. E o governo só pode fazer isso, pela legislação, com ato formal de declaração de guerra, para efeito de aplicação das leis de guerra, limitados ou não ao estado de Roraima.

O governo, como se sabe, não tem a mínima intenção e vontade de se imiscuir neste eventual conflito. Vai ficar de fora o máximo que puder. E só entramos nele, se formos levados a fazê-lo. E isso só acontece se os venezuelanos entrarem em nosso território.

Qualquer mobilização militar para a defesa do território nacional depende essencialmente de autorização do congresso. Pode-se declarar estado de guerra ou de sítio. Depende da situação e dos objetivos que se queira alcançar. O governo também precisa de autorização do congresso para gastar mais dinheiro do orçamento para a Defesa.

Carpe Diem
Responder