Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4996 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 29, 2023 1:05 pm

knigh7 escreveu: Ter Nov 28, 2023 5:29 pm
Viktor Reznov escreveu: Ter Nov 28, 2023 4:35 pm Deve ter sido uma licitação direcionada, o EB faz licitações direcionadas o tempo inteiro e ninguém faz nada a respeito.
Não é licitação e nem foi concorrência. Não sei aonde vc estava nos últimos anos pois foi repetido aqui que a AvEx testou o Bell UH-1Y, o AW-139, AW-149 e o Black Hawk 'M' como helicópteros de manobra, para a aquisição de 16 unidades, permanecendo os 2 últimos citados. Todos com capacidades semelhantes e menores que o H225M e H215M.
Os 4 helis transportam, em termos de tropas, 2/3 de um Cougar, que irá substtuí-lo. Logo, para 8 Cougars são necessários 12. + os 4 BH "L"=16.
A pergunta que fica é óbvia: com base em que legislação o EB se arrogou o direito de comprar sem licitação, concorrência, ou qualquer outro processo de seleção\compra pública aberta os 16 UH-60M informados, dado que o valor anunciado ultrapassa o limite imposto pela lei para aquisições sem um processo aberto de seleção?

É notório e público que a Avex sempre deixou claro que queria mais BH para a sua frota, ninguém nega isso, mas uma coisa é querer um determinado produto, outra, é comprá-lo à revelia da lei. E isto não me parece ser exatamente lícito, sob quaisquer pretextos.

Cada BH a custos genéricos de hoje não saem por menos de vinte milhões de dólares. Por este referencial, as 16 unidades deveriam custar por baixo cerca de US$ 320 milhões. Sem considerar CLS, treinamento, logística de apoio, etc. Estamos falando de um negócio na casa de US$ 250 milhões, que dá uma diferença prática de US$ 70 milhões de dólares a mais.

Enfim, tem muitas coisas aí mal explicadas nessas contas do exército.




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Re: Aviação do Exército

#4997 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 29, 2023 6:28 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 29, 2023 1:05 pm
knigh7 escreveu: Ter Nov 28, 2023 5:29 pm
Não é licitação e nem foi concorrência. Não sei aonde vc estava nos últimos anos pois foi repetido aqui que a AvEx testou o Bell UH-1Y, o AW-139, AW-149 e o Black Hawk 'M' como helicópteros de manobra, para a aquisição de 16 unidades, permanecendo os 2 últimos citados. Todos com capacidades semelhantes e menores que o H225M e H215M.
Os 4 helis transportam, em termos de tropas, 2/3 de um Cougar, que irá substtuí-lo. Logo, para 8 Cougars são necessários 12. + os 4 BH "L"=16.
A pergunta que fica é óbvia: com base em que legislação o EB se arrogou o direito de comprar sem licitação, concorrência, ou qualquer outro processo de seleção\compra pública aberta os 16 UH-60M informados, dado que o valor anunciado ultrapassa o limite imposto pela lei para aquisições sem um processo aberto de seleção?

Se esqueceu do Art. 24 da tão propalada Lei 8.666/93 nos fóruns sobre assuntos militares, inclusive aqui??




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Re: Aviação do Exército

#4998 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 30, 2023 12:32 pm

Conheço a lei, mas não decoro ela. No entanto, lendo o artigo supra, é possível usar o mesmo para a compra dos helos norte americanos. Mas detalhe, em todas as formas autorizadas para compras em defesa há a necessidade de indicação dos requerimentos e justificativa por órgãos colegiados, decreto presidencial e\ou consultas à autoridade maior no caso em tela. Isto foi resolvido junto à Casa Civil conforme indicado no texto.

De qualquer forma, sendo preciosista, em nenhum dos casos alegados nos parágrafos citados no texto esta compra se encaixa.

Mas, como se trata aparentemente de um negócio "de pai para filho" entre o EB e os norte americanos, e tendo o governo atual pouca ou nenhuma simpatia por qualquer investimento em Defesa, mas querendo deixar os militares ocupados o mais que possível com seus próprios problemas, nada melhor que aquiescer esta compra e deixá-lo de fora de assuntos alheios à atividade-fim do exército em Brasília por um bom tempo.

No mais, continuo sendo de opinião que o caminho para se conseguir a melhor relação custo x benefício neste caso seria um processo de licitação internacional. Isto no mínimo nos favoreceria em termos de preços e custos efetivos das propostas recebidas. Ademais, FAB e MB também querem mais BH para o curto prazo, e isto significa em termos quantitativos, algo entorno de 30 e 40 helos a mais para todas as três forças.

O porquê do MD não assumir negociação única para todas, e fazer ele mesmo tal licitação, ou negociar diretamente com o DoD e\ou Departamento de Estado, é algo que dificilmente vamos saber.

Enfim, tenho dúvidas que pelos valores indicados na apresentação um BH sai por menos de vinte milhões para nós. Essa conta simplesmente não bate.




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Re: Aviação do Exército

#4999 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 30, 2023 5:07 pm

Eu gostaria que os processos de seleção fossem mais rígidos (não só sobre o heli de manobra do EB...).

Vc já viu o TCU anular um processo de aquisição equipamento militar que usou da dispensa de licitação (que é o modo mais comum de adquirir MEM. Eu nunca. Quando houve suspeitas sobre o governo Lula e aquisição dos Gripens, o processo não foi suspenso, ambos (a investigação e a aquisição) andaram concomitantemente.

Vc vai notar que já houve vários problemas em licitações militares ocasionando a suspensão ou um novo processo licitatório.

E infelizmente há um entendimento mais ampliado do Art. 24. da Lei 8666/93 por parte dos Tribunais de Contas.




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Re: Aviação do Exército

#5000 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 30, 2023 11:10 pm

O TCU nada mais é do que a versão federal dos TCE nos estados e municípios, ou seja, é um conjunto formado por gente irresponsável e ignorante das questões financeiras públicas, e que só estão ali por força de QI, e que nada tem a ver com inteligência. E não fosse o corpo técnico destas organizações, muito capacitado por sinal, dificilmente saberíamos de 5% de todo o escárnio sobre a quantidade de processos que, principalmente ex-prefeitos e prefeitos, para não dizer governadores e secretários estaduais, além de políticos e seus asseclas dentro da administração pública nas três esferas de poder respondem administrativa e judicialmente pelos mais diversos motivos.

Os militares tem o próprio sistema judicial e legislativo, tem as próprias regras de organização, responsabilidade e administração que os separa de nós pobres mortais e da maioria do funcionalismo público. E são tão ciosos de seus privilégios que a mínima menção de submeter-se ao escrutínio que outros órgãos de controle estatal é recebido com forte oposição. É como se fossem rebaixados, se não for o ministro da defesa ou o cmte em chefe a fazer ele mesmo tal controle.

Mesmo com todos os Mou assindos com o TCU nos últimos anos, fato é que tanto este órgão como a CGU e outros que fornecem o controle da administração pública dificilmente conseguem entrar nos meandros dos negócios castrenses, e pouco ou nada se incomodam com eles na prática. Existe um abismo gigantesco entre funcionalismo civil e militar dentro do Estado no Brasil. São como água e óleo. E com pouca ou nenhuma disposição para cooperação mútua verdadeira. Mas são muito bons em propaganda.




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Re: Aviação do Exército

#5001 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 04, 2023 11:56 am

Algo a se pensar agora que o tal referendo salvou o dia do PR venezuelano.
Será que a Avex será aquinhoada mesmo que a contra gosto pelo governo com os meios que espera receber ao longo de 10 a 15 anos no atual planejamento?
Porque o que tem aí não dá nem para o começo das necessidades do EB em termos de operacionalidade real e efetiva em RR.
A ver quem aproveita mais este momento único na vida militar tupiniquim.




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Re: Aviação do Exército

#5002 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 19, 2023 5:45 pm





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Re: Aviação do Exército

#5003 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 19, 2023 5:52 pm

Tipo:

US Army: EB, você vão comprar o Black Hawk.

EB: Ok!




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Aviação do Exército

#5004 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 19, 2023 6:30 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 19, 2023 5:52 pm

Tipo:

US Army: EB, você vão comprar o Black Hawk.

EB: Ok!
E o EB com cara de contrariado porque queria na verdade comprar helicóptero da Coreia do Norte. :mrgreen:




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Re: Aviação do Exército

#5005 Mensagem por jumentodonordeste » Ter Dez 19, 2023 6:32 pm

Uma pergunta, tem algum Heli melhor que o BH na função que ele faz?




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Re: Aviação do Exército

#5006 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 19, 2023 6:38 pm

Acho que não. É impressionante que a AvEx tenha apenas 4 unidades, e na Amazônia, mas ele aparece em todas. Tem sempre pelo menos 1 BH dela em qualquer ação. Até no Sul.




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Re: Aviação do Exército

#5007 Mensagem por gogogas » Qua Dez 20, 2023 7:41 am

Sera 12 UH-60M zero bala ...
Ouvi uns comentarios de uma possível transferencia dos UH-60 A do EB para a FAB e seria reformado e elevaria para o padrão L




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Re: Aviação do Exército

#5008 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 20, 2023 11:12 am

Se fizerem via EDA à custo de transporte, ótimo. Eu largaria mão dessa ideia de UH-60M, pegaria UH-60A e mandava reformar à custo mínimo, ainda exigiria os AH-1Z estocados, talvez os AH-1W, se estiverem em boas condições e disponíveis.




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Re: Aviação do Exército

#5009 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 20, 2023 10:42 pm





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Re: Aviação do Exército

#5010 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 20, 2023 11:05 pm

Com 16, poderemos distribuir como o planejado para o SISFRON em Rio branco-AC, Manaus, SG Cachoeira, com 1 esquadrilha cada (4 unidades). E as outras 4 em Belém.

Vai ser a melhor compra que a AvEx vai fazer em toda a sua história até aqui.




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