O destino da Rússia, que entrou numa economia de guerra, é patético, tornando-se uma colónia de recursos da China.
Putin será sucedido por Putin, a razão e o impacto
2023.11.19
Toshihiro Sugiura
Na Rússia (Rússia), os livros didáticos de história nacional serão adotados a partir do novo ano letivo em 1º de setembro, e a visão distorcida da história do presidente russo V. Putin será ensinada nas escolas.
Em termos japoneses, pode-se dizer que a perspectiva histórica é que a era tem 2.600 anos.
A economia russa é uma "lista baseada no petróleo". Quando os preços do petróleo sobem, a “economia petrolífera” torna-se mais forte e, quando os preços do petróleo caem, enfraquece.
No entanto, o preço do petróleo, neste caso, é o principal tipo de petróleo da Rússia, o "petróleo bruto dos Urais" (petróleo bruto médio/azedo).
Depois que os militares russos lançaram a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, as grandes empresas ocidentais e as empresas ocidentais de serviços petrolíferos retiraram-se gradualmente do mercado russo. Atualmente, a única grande empresa que permanece no mercado russo é a francesa Total.
Em resposta à retirada de grandes empresas europeias e americanas do mercado russo no ano passado, o autor concluiu que “um declínio na produção de petróleo bruto e de gás natural na Rússia é inevitável”.
A exploração, o desenvolvimento e a produção de campos de petróleo bruto e de gás são difíceis sem a participação de grandes empresas europeias e americanas e de empresas ocidentais de serviços petrolíferos em áreas de mineração offshore com condições climáticas adversas e áreas de mineração que exigem grandes profundidades de perfuração.
Tal como previmos, quando foi possível verificar o declínio da produção de petróleo bruto e de gás natural este ano, a Rússia proibiu por lei a publicação da produção de petróleo bruto.
A partir de Março deste ano, uma lei com prazo limitado de um ano proíbe a publicação dos volumes de produção de petróleo bruto, mas se a produção de petróleo bruto recuperar no próximo ano, a lei com prazo limitado de um ano provavelmente terminará.
No entanto, se não se espera que a produção recupere, prevemos que esta legislação limitada no tempo será ainda mais prorrogada.
Além disso, a Gazprom da Rússia, a maior empresa de gás do mundo, não anunciou a sua própria produção de gás natural desde o início deste ano. Mesmo que seja produzido gás natural, não há destino de exportação, pelo que se verifica que a produção está a ser reduzida.
Como resultado, a Gazprom tornou-se uma empresa deficitária no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho).
O presidente Putin visitou Pequim em 17 de outubro deste ano, e uma reunião de cúpula China-Rússia foi realizada no dia seguinte, no dia 18.
De acordo com relatos do lado russo, foi alcançado um acordo na cimeira China-Rússia para promover a realização do gasoduto de gás natural "Força da Sibéria ②" através da Mongólia.
No entanto, os dois líderes já tinham concordado previamente sobre o conceito de construção, e esta visita à China praticamente não resultou em resultados.
Por outro lado, o presidente da Gazprom, A. Mirel, vangloriou-se: “O mercado que substituirá o mercado europeu será a China”.
O mercado europeu do gás era o Kinjo Yuike da Gazprom, mas se o único mercado alternativo ao mercado europeu fosse a China, a China tornar-se-ia o único cliente do gás natural russo, e a colonização dos recursos da Rússia e o estatuto de vassalo da China seriam promovidos.
Por outras palavras, para a China, tudo o que tem de fazer é esperar que os caquis maduros caiam e “esperar pela recompensa”.
Uma das perguntas que recebo frequentemente é: “Porque é que o Presidente Putin chama à guerra na Ucrânia uma operação militar especial quando na verdade é uma guerra?”
A Rússia não declarou guerra.
Quando você declara guerra, torna-se um “estado de guerra”. Quando a Rússia declara guerra, os países da antiga União Soviética signatários do CSTO (Tratado de Segurança Colectiva) são obrigados a participar na guerra, de acordo com o CSTO (Tratado de Segurança Colectiva), um tratado militar em que a Rússia é o líder.
No entanto, uma vez que não está claro se os países participantes no tratado participarão na guerra, é provável que surjam alguns países e movimentos de retirada.
O autor acredita que nenhum país do tratado (além da Bielorrússia) participará do lado russo na guerra da Ucrânia.
Neste caso, é inevitável que surja uma ruptura dentro da OTSC, tal como houve uma ruptura no Ocidente sobre o apoio à Ucrânia.
A Arménia já se retirou e o Cazaquistão provavelmente também se retirará.
Pelas razões acima expostas, acredito que o Presidente Putin não pode chamar isto de “guerra” (mesmo que seja na verdade uma guerra).
Dado que a Rússia praticamente entrou numa economia de guerra, é inevitável um maior enfraquecimento da economia russa no futuro (ver abaixo).
Parte 1: Tendências semanais dos preços do petróleo para dois tipos de petróleo (janeiro de 2021 a novembro de 2023)
Primeiro, forneceremos uma visão geral das tendências semanais dos preços do petróleo para dois tipos de petróleo (petróleo Brent do Mar do Norte e petróleo bruto dos Urais russos) de janeiro de 2021 ao início de novembro de 2023.
Os preços do petróleo apresentaram uma tendência ascendente desde o início de 2021 até ao final de Fevereiro de 2022, mas depois de os militares russos invadirem a Ucrânia, o petróleo bruto dos Urais começou a diminuir. Com exceção do petróleo bruto dos Urais, os preços têm apresentado uma tendência descendente desde finais de outubro de 2023, após um período de grandes flutuações.
O petróleo bruto Ural, o tipo de petróleo representativo da Rússia, está registrado como REBCO (Russian Export Blend Crude Oil).
REBCO é uma mistura de petróleo bruto leve e doce da Sibéria Ocidental e petróleo bruto pesado e ácido da Bacia do Volga, resultando em petróleo bruto médio e ácido.
A diferença de preço de US$ 2-3 em comparação com o Brent do Mar do Norte no passado era uma diferença de preço normal devido a diferenças de qualidade.
Para sua informação, o petróleo bruto do Cazaquistão é petróleo leve e doce, mas o petróleo bruto do Cazaquistão exportado para a Alemanha através do oleoduto russo Druzhba é misturado com o petróleo bruto dos Urais e tem propriedades semelhantes às do REBCO.
Este petróleo bruto do Cazaquistão está registrado como KEBCO (Kazakhstan Export Blend Crude Oil).
Além disso, até Maio do ano passado, o Japão importava apenas três tipos de petróleo bruto russo (petróleo bruto S-1 Sokol, petróleo bruto misturado S-2 Sakhalin e petróleo bruto ESPO), e todos eles eram petróleos brutos leves e doces.
A diferença de preço entre o petróleo bruto russo dos Urais e o petróleo bruto Brent do Mar do Norte continua a ser de aproximadamente 12 dólares por barril.
A Índia fica em apuros ao importar este petróleo bruto Ural de preço ultrabaixo, refinando-o no seu próprio país e exportando produtos petrolíferos (principalmente petróleo leve) para a Europa a preços internacionais.
Recentemente, os países do Médio Oriente e o Paquistão também começaram a importar petróleo bruto russo dos Urais.
Por favor, veja o gráfico abaixo. A linha vertical preta sólida é 24 de fevereiro do ano passado, quando o exército russo invadiu a Ucrânia.
Depois deste dia, o preço do Brent do Mar do Norte disparou. Depois de atingir um novo máximo em junho, caiu.
Após o anúncio surpresa da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e dos cortes conjuntos na produção de petróleo bruto em 2 de Abril deste ano, os preços do petróleo começaram a subir.
Por outro lado, o preço do petróleo bruto russo nos Urais começou a diminuir após a invasão da Ucrânia. Após o aumento dos preços do petróleo desde Abril deste ano, os preços do petróleo têm registado uma tendência descendente desde finais de Outubro.
Parte 2: Tendências mensais dos preços do petróleo para dois tipos de petróleo (petróleo bruto Brent do Mar do Norte e petróleo bruto dos Urais russos) (janeiro de 2021 a outubro de 2023)
A seguir, vamos verificar as tendências mensais dos preços do petróleo para os dois tipos de petróleo (fonte: EIA dos EUA para o Brent do Mar do Norte; Ministério das Finanças da Rússia para o petróleo bruto dos Urais).
Como se pode ver facilmente ao verificar os preços do petróleo, o petróleo bruto russo dos Urais caiu após a invasão da Ucrânia.
Houve também uma reportagem na mídia japonesa de que “as receitas petrolíferas da Rússia aumentaram porque os preços do petróleo subiram após a invasão da Ucrânia”.
É verdade que o valor das exportações de petróleo da Rússia aumentou, mas o preço do petróleo bruto dos Urais caiu.
A razão pela qual as receitas de exportação de petróleo da Rússia aumentaram é porque o próprio nível do preço do petróleo aumentou em comparação com o ano anterior.
Em fevereiro passado, o petróleo bruto russo dos Urais (FOB) estava em US$ 92,2 por barril. Desde então, o preço do petróleo bruto dos Urais tem apresentado uma tendência descendente até Março deste ano, e o preço médio do petróleo no primeiro semestre deste ano (Janeiro a Junho) foi de $52,2, e o preço médio do petróleo de Janeiro a Outubro foi de $ 61,8.
Tenha em atenção que a estrutura de preços do gás natural difere consoante o mercado, pelo que os preços estão listados abaixo para sua referência (Fonte: Banco Mundial).
Parte 3 Visão geral das receitas fiscais do estado russo
Na Rússia, o preço do petróleo bruto dos Urais é a base para a formulação do orçamento do Estado e as receitas nacionais dependem do preço do petróleo bruto dos Urais.
A economia russa é uma “economia baseada no petróleo” e a sua estrutura financeira depende dos preços do petróleo (petróleo bruto dos Urais).
Por favor, veja o gráfico abaixo. É óbvio que as receitas fiscais do Estado russo dependem dos preços do petróleo (petróleo bruto dos Urais).
Neste caso, até 2018, as receitas fiscais relacionadas com o petróleo e o gás limitavam-se ao imposto sobre a extracção de recursos de hidrocarbonetos (imposto sobre as áreas mineiras de petróleo e gás) e aos direitos de exportação (Nota: O gás natural é apenas gás PL como gás/gás liquefeito). gás GNL é zero).
Desde 2019, foram adicionadas receitas fiscais cobradas às refinarias de petróleo na Rússia, mas também estão sujeitas a subsídios, e mesmo agora a principal fonte de receitas fiscais relacionadas com o petróleo e o gás é o imposto sobre a extracção de recursos de hidrocarbonetos.
O Ministério das Finanças da Rússia divulga todos os meses receitas fiscais relacionadas com o petróleo e o gás e receitas fiscais mensais não relacionadas com o petróleo e o gás.
O Presidente Putin foi empossado como o novo presidente da Rússia em Maio de 2000, por isso apresentaremos aqui os preços do petróleo de 2000 a 2022, o actual orçamento do Estado, os resultados de Janeiro a Outubro de 2023 e o tesouro nacional de 2024 actualmente sob deliberação. gostaria de apresentar uma visão geral do projecto de orçamento.
Na altura da tomada de posse do Presidente Putin, as receitas fiscais relacionadas com o petróleo e o gás representavam aproximadamente 20% do orçamento de Estado da Rússia.
No entanto, depois da posse do Presidente Putin, os preços do petróleo começaram a subir gradualmente.
Durante vários anos após 2011, quando o preço do petróleo bruto dos Urais ultrapassou os 100 dólares por barril, as receitas fiscais relacionadas com o petróleo e o gás representaram mais de 50% do orçamento do Estado da Rússia, apenas com os dois tipos de impostos acima mencionados.
O preço estimado do petróleo no orçamento nacional para 2022 é de 62,2 dólares por barril (quota de 38,1% das receitas fiscais relacionadas com o petróleo e do gás), e o preço real é de 76,1 dólares por barril (quota de 41,6%). Em 2023, o preço estimado do petróleo na proposta orçamental era de 70,1 dólares (34,2% do mesmo), mas o preço real do petróleo de Janeiro a Outubro foi de 61,8 dólares (31,2% do mesmo).
Os preços do petróleo bruto Ural da Rússia têm apresentado uma tendência descendente desde finais de Outubro deste ano.
Portanto, prevê-se que as receitas fiscais relacionadas com o petróleo e o gás, que representarão o orçamento do Estado da Rússia durante todo o ano, diminuirão no futuro.
Além disso, no caso das exportações de gás natural, as exportações de gás PL são FOB (Free on Board); 50% do valor exportado está sujeito a direitos de exportação (30% até 2022), e as exportações de GNL (gás natural liquefeito) estão sujeitas a zero direitos aduaneiros.
Parte 4 Visão geral da proposta de orçamento do Estado russo
4-1. Resultados reais do orçamento do Estado russo para todo o ano de 2022/janeiro a outubro de 2023 e uma visão geral do projeto de orçamento para 2024:
Em 17 de novembro, a Duma Russa deliberou e adotou o projeto de orçamento do Estado para 2024 em terceira leitura.
Após aprovação pelo Senado, o projeto de orçamento será promulgado e colocado em vigor com a assinatura do Presidente.
Para sua referência, a proposta de orçamento de abertura para 2022 e os resultados reais, a proposta de orçamento de abertura para 2023 e os resultados de janeiro a outubro, e o esboço do projeto de orçamento para 2024 são os seguintes.
O orçamento de estado da Rússia para 2022 teve um excedente orçamental inicial de 1,33 biliões de rublos.
O preço real do petróleo era de 76,1 dólares por barril, em comparação com o preço inicial esperado do petróleo de 62,2 dólares por barril, pelo que o excedente deveria ser muito maior do que o excedente inicial, mas acabou por ser um grande défice.
Até 2021, o Ministério das Finanças russo especificava as despesas para cada rubrica de despesa, mas a partir de janeiro de 2022, apenas a despesa total é apresentada e os detalhes das despesas são deixados em branco.
Portanto, os detalhes do texto em vermelho são desconhecidos, mas não creio que haja necessidade de explicar o que significa.
4-2. Visão geral do estado de implementação do orçamento do Estado russo (janeiro a outubro de 2023):
O Ministério das Finanças russo anunciou o estado de implementação do orçamento do Estado russo para o período de janeiro a outubro deste ano, da seguinte forma. O preço médio do petróleo bruto dos Urais de Janeiro a Outubro foi de 61,8 dólares, em comparação com o preço estimado do petróleo de 70,1 dólares na proposta orçamental para 2023 (actualmente cerca de 1,6 ienes por rublo).
À medida que os preços do petróleo subiram, podemos ver que a situação fiscal da Rússia melhorou em comparação com os resultados do primeiro semestre deste ano (preço do petróleo 52,2 dólares/défice 2,6 biliões de rublos).
Por outras palavras, as finanças da Rússia dependem dos preços do petróleo.
4-3.Projeto de orçamento do Estado russo para 2024 e gastos com segurança e defesa:
Este artigo fornece uma visão geral dos gastos com segurança e defesa no projeto de orçamento da Rússia para 2024.
Como se pode ver claramente ao olhar para o projecto de orçamento para 2024 abaixo, a economia russa já entrou numa economia virtual de guerra.
No projecto de orçamento original para 2024, as despesas com a defesa foram duplicadas (30% da proposta de despesas para 2024) em comparação com o projecto de orçamento de abertura para 2023.
Quando os custos relacionados com a segurança são adicionados às despesas de defesa nacional, aproximadamente 40% das despesas nacionais propostas são para segurança e defesa, mas se os fundos secretos da administração presidencial russa também forem tidos em conta, metade do orçamento nacional real é para a defesa , segurança e inteligência.Presume-se que haverá custos relacionados.
A partir de 2022, a publicação de rubricas de despesas individuais será proibida e os resultados reais das despesas por rubrica são desconhecidos, mas pode-se dizer que a economia de guerra está definitivamente a minar a vida do povo russo.
Fonte: Criado pelo autor a partir de dados estatísticos do Ministério das Finanças da Rússia
Parte 5 As sanções económicas ocidentais contra a Rússia são altamente eficazes
O autor tem mencionado consistentemente a questão dos preços do petróleo e dos custos da guerra desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia pelos militares russos em 24 de Fevereiro de 2022.
Contudo, no mundo dos meios de comunicação social, quase não há relatórios ou comentários que mencionem os custos da guerra, e alguns comentadores em emissões comerciais de televisão dizem: "A Rússia tem rendimentos de petróleo e gás, por isso as sanções económicas contra a Rússia não terão qualquer efeito". apareceu.
O conhecimento básico de economia é que produto nacional bruto = investimento (principalmente investimento de capital) + consumo (principalmente consumo pessoal) + despesas governamentais + procura externa (exportações - importações).
Quando os gastos do governo se tornarem enormes, como na Rússia, os números do PIB irão aparentemente melhorar temporariamente.
Contudo, não há esperança de prosperidade sustentada e, mais cedo ou mais tarde, estas rugas reflectirão-se na vida real do povo russo.
Em resposta à melhoria temporária do PIB da Rússia, algumas pessoas comentaram que “a economia russa está a ir bem”, mas uma economia de guerra não traz desenvolvimento sustentável a um país, e isto é um facto histórico. .
Além disso, alguns especialistas explicaram que as sanções económicas contra a Rússia são ineficazes em resposta ao aumento dos preços do petróleo.
Como parte das medidas ocidentais para reforçar as sanções económicas contra a Rússia, o preço máximo do petróleo bruto russo transportado por mar foi fixado em 60 dólares (FOB) por barril em 5 de Dezembro do ano passado, e o preço máximo dos produtos petrolíferos foi fixado em 5 de Fevereiro. este ano foi introduzido.
O preço real do petróleo bruto russo excede este preço máximo. Existem 3 razões.
① O preço máximo de US$ 60 não se aplica às exportações de petróleo bruto por meio de transporte por oleoduto.
② A existência de uma frota de transporte (comumente conhecida como “frota sombra”) que evita sanções.
3) O número de países que importam recentemente petróleo bruto russo, que se tornou extremamente baixo, aumentou.
Anteriormente, a taxa de importação da Índia de petróleo bruto russo (petróleo bruto dos Urais) era de cerca de 2%, mas a Índia expandiu as suas importações de petróleo bruto russo dos Urais, que se tornou um petróleo bruto popular para bananas. Em 2022, a quota de importação de petróleo bruto russo será de aproximadamente 20%.
Uma vez que importamos petróleo bruto a preços ultrabaixos, refinamo-lo nós próprios e exportamos produtos petrolíferos (principalmente petróleo leve) para a Europa a preços internacionais, não há forma de não conseguirmos obter lucro.
Então, as sanções económicas contra a Rússia são ineficazes? São muito eficazes.
Há uma diferença de preço de US$ 2 a US$ 3 por barril entre o petróleo bruto russo dos Urais e o petróleo bruto Brent do Mar do Norte devido a diferenças de qualidade. Esta é uma diferença de preço normal, mas ainda há uma diferença de preço de cerca de US$ 12.
Esta é uma oportunidade perdida para a economia russa e uma fuga de riqueza nacional para o exterior, e pode-se dizer que a economia russa está definitivamente no caminho do enfraquecimento.
Parte 6: Tendências do saldo de ativos do Fundo Nacional de Previdência Russa
Existe um "Fundo Nacional de Bem-Estar" na Rússia.
Este é um tipo de fundo petrolífero e foi originalmente criado no mesmo ano com base no Decreto de Janeiro de 2004 como o "Fundo de Estabilização da Federação Russa".
Se o preço do petróleo bruto russo (petróleo bruto dos Urais) excedesse os padrões estabelecidos na lei do orçamento nacional, seria incluído no "Fundo de Estabilização" e, se o orçamento nacional estivesse no vermelho, seria compensado pelo " Fundo de Estabilização."
A pessoa que idealizou este sistema foi o então Ministro das Finanças, A. Kudrin.
Quando este fundo foi lançado em Maio de 2004, era de aproximadamente 6 mil milhões de dólares, mas à medida que os preços do petróleo subiram, subiu para 156,8 mil milhões de dólares em Janeiro de 2008.
Em Fevereiro de 2008, este fundo de estabilização foi dividido em “Reserve Fund” (Fundo de Reserva) e “National Welfare Fund” (Next Generation Fund), tendo sido lançado para fins complementares e de financiamento/investimento de projectos de excelência.
Na altura da divisão, o “Fundo de Reserva” herdou mais de 120 mil milhões de dólares e o “Fundo Nacional de Previdência” herdou o resto.
Diz-se que a Rússia conseguiu superar o choque do Lehman graças a este fundo petrolífero.
Depois disso, os recursos do “Fundo de Reserva” se esgotaram e, em janeiro de 2018, o “Fundo de Reserva” foi incorporado ao “Fundo Nacional de Previdência”.
Este Fundo Nacional de Segurança Social poderia ser utilizado para compensar défices do orçamento nacional, mas em 2022 a lei foi revista para incluir uma cláusula que diz que pode ser gasto para fins de emergência.
Embora não seja especificado qual era o “objetivo de emergência”, não há dúvida de que era para compensar os custos da guerra.
O Ministério das Finanças russo anunciou que os ativos pendentes em 1 de novembro de 2023 eram de 145,2 mil milhões de dólares (9,0% do PIB).
No entanto, este saldo patrimonial não é um saldo de depósitos, mas sim um saldo patrimonial. A propósito, o saldo dos activos líquidos (euro, renminbi, rublo, ouro, etc.) foi tornado público e representa aproximadamente 60% do saldo dos activos do Fundo Nacional de Previdência.
Consulte o gráfico abaixo. Tanto em 2021 como em 2022, o preço real do petróleo foi superior ao preço do petróleo assumido na proposta orçamental, mas o saldo dos activos deveria ter aumentado, mas tem vindo a diminuir.
É evidente para que foi usado.
Além disso, o rublo russo está a desvalorizar. Desde o início do ano, o rublo desvalorizou mais de 30% em relação ao dólar, portanto, se você alterar o valor do dólar para o rublo, o saldo dos ativos aumentará nesse valor.
Nota: A linha sólida horizontal vermelha é o preço estimado do petróleo no plano orçamentário nacional russo / A linha sólida horizontal preta é o preço real do petróleo
Parte 7 Anúncio de novas sanções econômicas adicionais que endurecem as medidas contra os Estados Unidos/Rússia (14 de setembro de 2023)
Em 14 de setembro, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA anunciou uma nova lista de sanções adicionais contra a Rússia.
Esta lista SDN (Specially Designated Nationals) foi publicada e pode ser visualizada na íntegra em
https://ofac.treasury.gov/recent-actions/20230914.
Esta lista inclui todas as empresas russas relacionadas com o Arctic LNG 2, e as empresas relacionadas com o Ártico, incluindo o transporte marítimo, estão a ser visadas.
Posteriormente, em 2 de Novembro, os Estados Unidos anunciaram medidas para reforçar ainda mais as sanções económicas contra a Rússia. O Arctic LNG 2, um projeto Arctic LNG liderado pela russa Novatek, foi adicionado à lista SDN.
Em 14 de setembro deste ano, dois navios-tanque de armazenamento de GNL utilizados nos terminais de transbordo de GNL do Ártico LNG 2 (Murmansk e Petropavlovsk na Península de Kamchatka) foram designados na lista SDN.
Este é um seguimento das medidas para reforçar as sanções contra o GNL contra a Rússia.
A partir de 14 de Setembro deste ano, compreendi que o projecto Arctic LNG 2 seria difícil de concretizar, mas pode-se dizer que as medidas actuais quase puseram fim ao projecto.
Um foco futuro será saber se a francesa Total, a única grande empresa ocidental que participa no projecto como operadora, irá retirar-se.
Se a Total francesa se retirar, o projecto entrará inevitavelmente em colapso.
O autor não se envolve neste ponto, pois a decisão de participar ou não de projetos individuais é uma questão de economia para as empresas participantes.
No entanto, desde que foi divulgado o plano para construir um terminal de transbordo de GNL em Petropavlovsk, na Península de Kamchatka, tenho sido o único defensor contra o projecto de construção do terminal de transbordo de GNL.
A razão é que contribuirá para expandir as capacidades militares da base de submarinos nucleares de Petropavlovsk.
A Marinha Soviética/Russa possui quatro frotas oceânicas.
Famosa pela Batalha do Mar do Japão, a Frota do Báltico foi fundada por Pedro, o Grande, no início do século 18, e inclui a Frota do Mar do Norte (base da frota de Severomorsk), Frota do Mar Negro (Sebastopol, Península da Crimeia), Frota do Báltico Frota (Baltiysk, Oblast de Kaliningrado) e Frota do Pacífico (Vladivostok) É o corpo-mãe da Marinha Russa (a base da frota na época era Kronstadt).
Na segunda metade do século XVIII, Catarina, a Grande, conquistou o Canato da Crimeia, um país de descendentes tártaros. Fortificou Sebastopol na península da Crimeia e estabeleceu a Frota do Mar Negro.
A razão pela qual existem muitos residentes tártaros na Península da Crimeia é porque esta era a terra do Canato da Crimeia.
Além das quatro frotas oceânicas, existem a Frota do Mar Cáspio (Kaspiysk) e a Frota do Mediterrâneo (Tartus) como frotas de apoio.
Quando essas frotas partem de suas bases, elas devem passar por pontos de estrangulamento (pontos de parada militar), mas o único porto sem ponto de estrangulamento é o 7º Esquadrão (Força de Submarinos) da Frota do Pacífico da União Soviética (Rússia).Seu porto de origem é Petropavlovsk em a Península de Kamchatka.
Por outras palavras, a Marinha Russa construiu uma base submarina destacada em Petropavlovsk, que não tinha pontos de estrangulamento, e esta foi a escolha correcta do ponto de vista estratégico militar.
Se você for para o sul a partir daqui, chegará a Pearl Harbor sem ponto de estrangulamento, razão pela qual existe a base de submarinos nucleares da Frota Russa do Pacífico.
Além disso, nas primeiras horas de 18 de agosto de 1945, o Exército Vermelho desembarcou na ilha mais ao norte das Ilhas Curilas. De onde veio essa surtida do Exército Vermelho? Foi de Petropavlovsk.
Embora Petropavlovsk seja um bom porto natural, há uma desvantagem. É falta de poder.
Então, por que está sendo construído um terminal de transbordo de GNL em Petropavlovsk? Se um terminal de transbordo de GNL for estabelecido aqui, a geração de energia térmica de GNL será possível e o problema de escassez de energia nas bases de submarinos nucleares será resolvido.
Do ponto de vista geopolítico, cooperar com o plano de construção do terminal de transbordo de GNL seria um acto que vai contra os interesses nacionais e a segurança do Japão e dos Estados Unidos.
É por isso que me opus a este conceito de construção de terminal de transbordo de GNL desde o seu início.
Epílogo/O sucessor de Putin é Putin
O mandato do Presidente Putin termina em 7 de maio de 2024. Neste dia, nascerá um novo presidente na Rússia.
Então, quem será o sucessor do Presidente Putin?
Putin nomeará um subordinado de confiança como seu sucessor presidencial?
Um grande incidente que previu esta questão ocorreu em 13 de janeiro deste ano no país vizinho, o Cazaquistão.
Em Março de 2019, o Presidente N. Nazarbayev, que é o ditador da República do Cazaquistão desde os tempos da antiga União Soviética, anunciou a sua intenção de renunciar. Como intermediário para a sucessão de poder de sua filha mais velha, Dariga, elevou seus leais subordinados ao cargo de presidente.
Como condição para elevar o seu assessor próximo ao cargo de presidente temporário, o Presidente Nazarbael fez com que o seu assessor próximo, o Sr. Tokayev, confirmasse a imunidade da sua família contra prisão.
No entanto, quando o Presidente Tokayev nasceu, em Junho de 2019, o poder restante deixado pelo antigo Presidente Nazarbael foi retirado e a sua filha mais velha, Dariga, também foi expulsa da posição de poder.
Então, no dia 13 de janeiro deste ano, houve um grande movimento no Cazaquistão.
Surpreendentemente, o seu título honorário (“Pai da Nação”) foi revogado e a imunidade de prisão da sua família também foi violada.
Por outras palavras, é possível que os familiares do antigo Presidente Nazarbael sejam presos no futuro.
Olhando para a situação política no vizinho Cazaquistão, o Presidente Putin continuará agarrado ao poder.
Em outras palavras, ele não abandonará sua posição de poder até morrer.
17 de março do próximo ano é a data prevista para as eleições presidenciais russas, e a posse do novo presidente está programada para 7 de maio.
Assim que o Presidente Putin nomeia um assessor próximo como seu sucessor, ele torna-se um pato manco.
Portanto, para o Presidente Putin, não há outra opção senão “o sucessor de Putin é Putin”, e ele provavelmente declarará a sua candidatura mais cedo ou mais tarde e manter-se-á na posição de poder até à sua morte.
Como resultado, a colonização de recursos da China pela Rússia irá progredir, e prevemos que existe uma grande possibilidade de a Rússia se tornar uma grande Coreia do Norte.
https://jbpress.ismedia.jp/articles/-/78011