A Inquisição espanhola ou Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi estabelecida em 1478 pelos Reis Católicos, Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela.Túlio escreveu: ↑Ter Nov 14, 2023 8:23 amcabeça de martelo escreveu: ↑Ter Nov 14, 2023 7:56 am
Nós só tivemos o dito tribunal por causa dos espanhóis... A inquisição também chegou ao Brasil.
Naaaah, os Espanhóis curtiam mais era fazer churrasco de bruxa, embora se algum marrano deixasse na reta ia também. Já aqui, só para variar, era apenas mais uma autarquia corrupta que só servia para assustar os desafetos dos poderosos de então e extorquir o que pudesse de ambos, uma espécie de $tf bem aguado, tanto que gente comum nem dava bola ou mal sabia que existia.
O Papa Sisto IV concedeu a bula Exigit sincerae devotionis affectus que permitia aos monarcas seleccionar e nomear dois ou três sacerdotes com mais de quarenta anos de idade para agirem como inquisidores. Em 1481 a brutalidade da Inquisição espanhola levou o próprio Papa a protestar. Porém capitulou quando Fernando ameaçou negar apoio militar à Santa Sé. Fernando obteve assim o que desejava: controlar sozinho a Inquisição espanhola.
Um total de 464 autos-de-fé contra judeus ocorreram entre 1481 e 1826. No total, mais de 13 mil conversos foram julgados entre 1480 e 1492.
Entre 165 mil e 400 mil judeus teriam deixado assim a Espanha , muitos deles perdendo o seu meio de subsistência e pagando impostos exorbitantes aos funcionários dos portos ao partirem; cerca de cinquenta mil decidiram ficar.