![https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2023/11/EE-9M_P1_Cascavel_apresentacao_EME-2.jpg](https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2023/11/EE-9M_P1_Cascavel_apresentacao_EME-2.jpg)
Que troço ridículo!
![Mad :x](./images/smilies/icon_mad.gif)
![Mad :x](./images/smilies/icon_mad.gif)
![Mad :x](./images/smilies/icon_mad.gif)
Abraços,
Wesley
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Ampliando a imagem:
A elevação da torre no projeto da Equitron se deve, principalmente, ao motor escolhido na época, um MTU 6R926, junto com a transmissão ZF 6HP504C. Tudo para comportar o novo motor e transmissão, assim como para melhorar a refrigeração.gabriel219 escreveu: Dom Nov 12, 2023 1:33 pm Tenho ABSOLUTA CERTEZA que essa viatura não está pronta, pois não vi nenhuma mudança quanto ao anel da torre. Lembro que a Equitron havia concluído, através do Saudoso Bacchi, que precisavam elevar a torre pra instalar um sistema elétrico de giro.
Fora que nada quanto ao interior, então eu nem suspeitaria se os opts fossem mockup, levando-se em conta o atraso na entrega dos protótipos.
A torre do Cascavel ser pequena, e ter pouquíssimo espaço para adotar novos tipos de sensores já deveria ser. no mínimo, um requisito obrigatório para a miniaturização de qualquer sistema proposto. A não ser que a Opto não saiba ou não queira fazer isso.marcusv escreveu: Dom Nov 12, 2023 7:15 pm Os sensores são grandes mas a torre do cascavel e pequena,deem uma olhada no jaguar ebrc francês 6x6 e notem os sensores,estão melhor distribuídos mas são grandes tbm. O míssil pelos sensores será o mss 1.2 e não spyke!
Não entendi o porque será o MSS e não o Spike por causa dos sensores, poderia explicar?marcusv escreveu: Dom Nov 12, 2023 7:15 pm Os sensores são grandes mas a torre do cascavel e pequena,deem uma olhada no jaguar ebrc francês 6x6 e notem os sensores,estão melhor distribuídos mas são grandes tbm. O míssil pelos sensores será o mss 1.2 e não spyke!
Essas previsões é que matam a gente do coração todo dia um pouco.marcusv escreveu: Dom Nov 12, 2023 8:45 pm O sensor panorâmico do comandante tem giro e elevação, a elevação não seria necessária para observação nem para tiro do canhão,serve para o guiamento do míssil além do que o optronico(os dois) são iguais ao da estação de tiro do mss 1.2. Não foi homologado mas tem previsão de ser até o 1 semestre de 2024, que também é a data prevista para a apresentação do 2 protótipo com míssil.A ver.
Se o EO/IR tiver integração com transmissão de dados, sem problemas. O Spike não tem um sensor padrão externo, ele pode ser integrado, via fibra óptica, em algum sensor que possa enviar uma imagem prévia a cabeça do míssil, um exemplo é até na integração de praticamente qualquer EO/IR, até dos antigos Cobras. Até onde sei, também os sensores do AH-64 não mudaram, apenas foi integrado a elétrica e software para transformar o sensor em CLU. Já o MSS 1.2AC, teria que fazer o mesmo, acrescido de um LB externo ou transformar o LRF em LB pro guiamento do míssil.marcusv escreveu: Dom Nov 12, 2023 8:47 pm Obs: onde iriam colocar os sensores de tiro do spike nesta torre?![]()
Não sou um, mas acho que o problema maior é quanto ao espaço e tamanho da torre em si, que é muito pequena. Outra coisa é saber se são refrigerados e se ambos são, na minha opinião não são necessários, basta somente que o optrônico do Comandante seja para reconhecimento a maior alcance, enquanto adaptariam o próprio EITMSS para o Atirador. Se os Russos estão se virando bem com o 1PN96MT-02 e agora parecem que já foram reportados TKN-3TP.stan escreveu: Seg Nov 13, 2023 1:44 pm A torre é pequena, colocando mais dois canister de MSS 1.2de 1,40 m de comprimento por 22 cm de centímtro, mas esses dois optos gigantes vai ficar muita gambiarra.
Pergunta de "especialista", necessita ter um optônicro especifico para o canhão? um para canhão , missil e observação, considerando o cenario a ser empregado, não é mais que suficiente??
Não há necessidade de optrônico para canhão e outro para o míssil.stan escreveu: Seg Nov 13, 2023 1:44 pm .....................................................................
Pergunta de "especialista", necessita ter um optrônico especifico para o canhão? um para canhão , míssil e observação, considerando o cenário a ser empregado, não é mais que suficiente??