ARMAS ANTICARRO
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- mauri
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Re: ARMAS ANTICARRO
Pergunta de quem não quer se calar!!
Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?
Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?
Srá que nossas FAs estão adqurindo equipamentos sem eficiência?
Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?
Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?
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- cabeça de martelo
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Re: ARMAS ANTICARRO
Qual fracasso dos Carros de Combate Leopard? Os Iglas são misseis antiaereos, não são usados para destruir veículos.mauri escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 7:31 am Pergunta de quem não quer se calar!!
Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?
Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?
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- mauri
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Re: ARMAS ANTICARRO
Bom, os iguais aos nossos foram destruidos facilmente pelos russos.cabeça de martelo escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 10:13 amQual fracasso dos Carros de Combate Leopard? Os Iglas são misseis antiaereos, não são usados para destruir veículos.mauri escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 7:31 am Pergunta de quem não quer se calar!!
Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?
Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?
Srá que nossas FAs estão adqurindo equipamentos sem eficiência?
Veículos aérios, tripulados ou não, tem algum conhecimento?
- cabeça de martelo
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Re: ARMAS ANTICARRO
Eu penso que o seu Tico não está a bater no Teco. O meu caro veio questionar sobre um sistema antiaereo para um topico sobre misseis anticarro?!mauri escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 11:36 amBom, os iguais aos nossos foram destruidos facilmente pelos russos.cabeça de martelo escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 10:13 am
Qual fracasso dos Carros de Combate Leopard? Os Iglas são misseis antiaereos, não são usados para destruir veículos.
Veículos aérios, tripulados ou não, tem algum conhecimento?
Isso faz sentido para si?
- gabriel219
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Re: ARMAS ANTICARRO
Eu vi vários vídeos de abate com Igla, especialmente da Wagner e pelas tropas da LPR e DPR. O que mais vi na SV mesmo foi o uso extenso do Verba, então imagino que o estoque do Igla foram repassados pra PMC e pra aliados, como a Síria, que tinha recebido um grande lote de Igla antes da Guerra.
Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.
Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.
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Re: ARMAS ANTICARRO
Faz todo sentido depois de assistir The A-Team:cabeça de martelo escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 1:23 pmEu penso que o seu Tico não está a bater no Teco. O meu caro veio questionar sobre um sistema antiaereo para um topico sobre misseis anticarro?!
Isso faz sentido para si?
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- mauri
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Re: ARMAS ANTICARRO
Valeu, era o que eu pensava, o Verba é o mesmo Igla S só com atualizacao para abater com mais precisão veículos não tripulado (Drones).gabriel219 escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 1:31 pm Eu vi vários vídeos de abate com Igla, especialmente da Wagner e pelas tropas da LPR e DPR. O que mais vi na SV mesmo foi o uso extenso do Verba, então imagino que o estoque do Igla foram repassados pra PMC e pra aliados, como a Síria, que tinha recebido um grande lote de Igla antes da Guerra.
Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.
Diferente da compra dos Leo, está então foi acertada!!
- gabriel219
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Re: ARMAS ANTICARRO
Eu ACHO que ele quis fazer a analogia, só foi infeliz na escolha dos meios e do tópico.
- mauri
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Re: ARMAS ANTICARRO
Desculpa gente fiz uma busca no fórum onde se falava em Igla e o primeiro tópico foi este e não percebi o erro mas o assunto está encerrado!!Já fiquei satisfeito com a resposta do Colega Gabriel.Túlio escreveu: ↑Ter Out 31, 2023 2:14 pm@gabriel219, IMHO tás falando de coisas diferentes como se fossem iguais, mas talvez eu tenha explicado mal: um INGWE (ou SPIKE ER) está para um MSS ou outro da classe (NLAW p ex) como uma Browning M2 está para uma Negev 7,62; notes que os próprios Israelenses desenvolveram o SPIKE SR, ainda menor e com menos alcance que o MSS, justamente por saberem o desperdício que seria usar um troço grande e pesado pra burro capaz de bater alvos a 8, 10 km ou além contra um alvo a 1 km, pouco mais, pouco menos, e sendo triste de transportar no lombo (para citar outras classes, seria como comparar o IGLA com o RBS-70, neste quesito).
Mas num ponto concordo (nem há como discordar), aqui necessidade é uma coisa, demanda é outra, assim, melhor importar mesmo, exceto se os Árabes pretenderem desenvolver e produzir aqui para exportar, aí fica tipo EMBRAER, que sem exportações fechava no mesmo dia mas com elas é um gigante.
Um bicho danado de brabo é o Akeron do Françuá.
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Re: ARMAS ANTICARRO
E eu que fiquei bem quietinho pra escapar do freje...
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Re: ARMAS ANTICARRO
Trazendo de volta esse ponto:gabriel219 escreveu: ↑Sáb Nov 11, 2023 1:08 pm Pra adicionar sobre a discussão de drones FPVs, comentários que vi e me parecem fazer bastante sentido:
Sei que o Exército já tem estudos pras suas MRPs e pra mim isso é ótimo, mas drones FPVs mais baratos podem ser fabricados nos Arsenais de Guerra, com apoio de SENAI e IFs, comprando componentes mais complexos de algumas pequenas empresas por aqui. A construção do drone pode ser feita tranquilamente através de impressoras 3D.FPV drones FAQ - analog vs digital VTX
A question was asked in Slavyangrad chat about why most or all FPV drone strike videos we have seen are in low-resolution analog form, instead of digital HD. I answered the question in the chat but will copy it here, for historical & reference purposes:
TLDR answer:
Analog is used because it has better range & penetration, lower radio signature, more channels and it's much, much cheaper.
Full answer:
Most FPV hobbyists use digital VTX if they can afford it, because it provides a much more immersive high-resolution view. A digital FPV system has a digital HD or even 4K camera, and a VTX which transmits at SHF (Super High Frequency) such as 5.8GHz. The high frequency enables high data bandwidth, which is required to transmit the HD signal to the pilot's goggles. Digital VTX cameras and VTX modules are expensive, costing several hundred US dollars per aircraft.
Downsides of SHF are decreased range, and greater sensitivity to interference from obstacles or from competing radio signals. These can be overcome to a degree by greatly increasing the transmission power of the VTX module. Digital FPV systems are usually factory limited to 25-100mw or so (for regulatory compliance) but generally can be software-hacked to transmit at 1200mw or more. Regardless of power levels, SHF signals require LOS (line of sight) in order to transmit digital VTX streams. For a reliable digital VTX stream at more than 5km, the pilot must operate at the highest power or risk losing signal.
In a military application, a transmission power of 1 watt or more results in a highly visible and easily detectable electromagnetic signature. The VTX can be jammed (blinding the pilot), by sending a much higher power rubbish signal on the exact same frequency. VTX signals are also generally unencrypted, so once detected, the enemy may be able to view the VTX feed on their own equipment.
Analog VTX systems generally operate at UHF frequency around 800MHz. Radio signals at this frequency have much longer range and penetration. UHF signals can diffract around obstacles, meaning if the quad dips below the horizon, goes behind buildings or a treeline, the signal can still be maintained (up to a degree). Analog VTX operating at only 25mw can operate up to 5km, and up to 20km or more is possible at around 400mw. The total cost for an analog camera and VTX is less than $50 per aircraft - many times less than digital VTX.
One more limitation of digital VTX is it operates on one band only with not more than 8 channels. This limits the number of birds which can fly simultaneously. By comparison, analog VTX operates in 5 bands with 8 channels each, for a total of 40 channels.
Summary:
While digital FPV systems provide clarity to the pilot, analog VTX provides a more reliable feed over much longer range, operates at much lower power, provides more channels and is much less expensive.
For a deep dive into FPV VTX hardware, check out this resource.
Tem Oficial Intermediário de dentro do EB que estuda isso praticamente por contra própria, sem apoio.
MRPs e FPVs, na minha opinião, são complementares, assim como eu gostaria de ver na FAB Meteor e Derby-ER.
Os Russos não estão treinando suas tropas para uso desses vetores, mas sim recrutando e criando novas Fracções e me parecem ser a nível GC, operando em cada Unidade.
Penso que talvez esse seja um modelo a se pensar, considerando que um drone FPV tem um custo entre USD 700-1000, considerando já a Ogiva - PG-7V tem a rodo em estoques Russos e é mais barato que uma ogiva 84 mm do ALAC, imagino - o que possibilita equipar o máximo de OMs possíveis a nível Unidade.
Aqui já imagino quem poderia nos fornecer os componentes para construção dos FPVs pelos Arsenais de Guerra, especialmente o AGSP.
- gabriel219
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Re: ARMAS ANTICARRO
Mauri, tem muitos videos, inclusive de Igla ucraniano abatendo míssil de cruzeiro russo.mauri escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 5:03 pmValeu, era o que eu pensava, o Verba é o mesmo Igla S só com atualizacao para abater com mais precisão veículos não tripulado (Drones).gabriel219 escreveu: ↑Dom Nov 12, 2023 1:31 pm Eu vi vários vídeos de abate com Igla, especialmente da Wagner e pelas tropas da LPR e DPR. O que mais vi na SV mesmo foi o uso extenso do Verba, então imagino que o estoque do Igla foram repassados pra PMC e pra aliados, como a Síria, que tinha recebido um grande lote de Igla antes da Guerra.
Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.
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Mas isso é off-topic, melhor conversar no local adequado.
- cabeça de martelo
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- FCarvalho
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