Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7336 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 12, 2023 10:39 am

Viking escreveu: Dom Nov 12, 2023 2:06 am
arcanjo escreveu: Qua Out 18, 2023 7:00 pm C-390 Millennium operado pela FAB completa 10 mil horas de voo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiG7JEX2gJ2i2urp1llR-hXAsp_90Kodb2eJT_st5cLLTib8uUnkdw4sbnkG_C2hei4KpRyFbD15TjTzyovNaPBmnDKt9Cz7n-xYhtMPN5DSBevKNfZ-S4tQfr9H1xFWfC5eqhRB0ek7e9QGmGTGoEi3MhSOSEsk5tx8OMG5PK0YuIY-6sVF_jVnhA4wSV/s1920/fab%20kc-390%20%283%29.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... a-fab.html

[009]

abs.

arcanjo

Eu pensei que o Novo PAC ia proporcionar a FAB retoma o numero inicial de KC 390 e desta forma cada Esquadrão que vai operar a aeronave contar com 14 unidades. O avião esta se provando em serviço e pelas dimensões do país e necessidades operacionais penso que os 28 exemplares seria o mínimo necessário.

Sds
O "Novo PAC" é igual ao "Fome Zero", apenas uma roupagem nova para algo já existente.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Sobre o KC-390

#7337 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2023 12:10 pm

Viking escreveu: Dom Nov 12, 2023 2:06 am
arcanjo escreveu: Qua Out 18, 2023 7:00 pm C-390 Millennium operado pela FAB completa 10 mil horas de voo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... a-fab.html
[009]
abs.
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Eu pensei que o Novo PAC ia proporcionar a FAB retoma o numero inicial de KC 390 e desta forma cada Esquadrão que vai operar a aeronave contar com 14 unidades. O avião esta se provando em serviço e pelas dimensões do país e necessidades operacionais penso que os 28 exemplares seria o mínimo necessário.
Sds
Eu estou cá pensando que com apenas 6 aviões e em menos de 4 anos já chegamos às 10 mil horas voadas. Esses aviões estão sendo sugados até o osso pela FAB, e isso irá cobrar um preço no longo prazo. Com o cronograma atual, a carga de trabalho distribuída por avião está muito grande, e isso vai forçar a curva de manutenção delas... para cima. Por melhor que seja o projeto, isso trás consequências. A ver como a FAB irá lidar com tanta pressão na demanda com para tão poucas unidades disponíveis.

Duvido que tenhamos o retorno das 28 unidades propaladas originalmente, mesmo que a FAB tenha razões de sobra para isso. Fato é que o orçamento não comporta os poucos programas que sobraram sob a gestão dela, e ainda há vários outros que nem sequer foram iniciados, e que trarão com o tempo suas necessidades por mais recursos, como a substituição dos T-25\T-27, E\R-99, P-3AM, etc. Não vou nem falar do SISDABRA e do programa espacial que esses a gente quase não ouve falar mesmo.

Todo mundo reclama que a aviação naval deveria ficar com a patrulha marítima, mas cadê que a FAB abre mão dela e de seus parcos recursos. :roll:

A Avex e aviação naval tem várias demandas que não podem atender hoje pelas limitações da legislação, e também, principalmente, porque a FAB age como um cão raivoso a menor menção de compra de aeronaves de asas fixas para as ditas forças co-irmãs.

A Embraer pode nos oferecer no médio e longo prazo diversas soluções para as muitas demandas das aviações das três forças, mas é preciso que o MD assuma essa ação, de forma a determinar o que e quem vai fazer o que, a fim de evitar essas rusgas fisiológicas que só atrapalham. O KC-390 poderia até voar nas cores da aviação naval, mas isso hoje é anátema para a FAB, enquanto ela mesma não consegue sequer receber mais do que uma única mísera unidade por ano. E uma coisa e outra precisam ser necessariamente corrigidas.

O tal PAC da defesa nada mais é do que mais do mesmo, ou seja, é uma promessa vã de que os parcos recursos do orçamento da Defesa não serão cortados, apenas isso. Nenhum centavo a mais para modificar o status quo. Ou seja, vamos continuar chafurdando na merda em que estamos em termos de custeio e investimento.




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Re: Sobre o KC-390

#7338 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2023 12:14 pm

Por falar em pressão sobre a demandas dos KC-390, alguém sabe que fim levou aquela primeira unidade de produção que foi entregue à Embraer no lugar da célula que se acidentou, a fim de servir ao programa de desenvolvimento do avião :?:

Já que o o FOC da aeronave foi atingido, já não era hora de devolver o avião para a FAB, vide que não há mais muito o que se fazer em termos de finalização do processo de homologação do avião junto à Embraer, e que possa ser resolvido pelo protótipo 2 :?:




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Re: Sobre o KC-390

#7339 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 12, 2023 1:26 pm

Esqueçam esse novo PAC, pois já estão trabalhando com 1% do PIB em déficit e podem ter certeza que se o PT espera isso, vai ser 2% pu 3%. Ano que vem será um "Deus nos acuda" e a BID será esperta se começar a procurar agora pra vender lá fora.




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Re: Sobre o KC-390

#7340 Mensagem por arcanjo » Seg Nov 13, 2023 8:03 pm

Dubai Airshow: 'Impulso incrível' faz com que as perspectivas do C-390 aumentem, diz CEO da Embraer

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuuC9xnRJNL8aMkpqQWZ1UXVmHZvP9D84DWtxhyphenhyphenRl2w_Ax_jGmLhV_D-Gs6rQ3-F2Op13z9mNpOQLx6h7sUIYqpm0EFhoJZSI_RLsW2YZy196R-dWV0q2WceJEz-1yeaybtrMcIioUQCwOGeQrCDnvAdXDu-yCr0u1R-WJ6z5KK3G3BOX3T0jIyQ0JeHDk/s1900/embraer%20c-390%20millennium%20%282%29.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... z-com.html

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Re: Sobre o KC-390

#7341 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 14, 2023 2:03 pm

Esse show em Dubai irá pavimentar as vendas do KC-390 no oriente médio, com árabes, sauditas e egípcios sendo os principais mercados.

Estamos falando de negócios em perspectiva para mais de 100 unidades potenciais em jogo. De lambuja, podemos fechar também com Argélia, Marrocos, e mais alguns clientes africanos. Tudo para anunciar vendas e assinar contratos a partir de 2024.

Não me surpreenderia se Iraque, Kuwait, Qatar e Oman também arrumem os seus em quantidades menores. O importante é vender. O Cazaquistão também pode entrar na lista, além de um ou outro vizinho, já que o avião da Embraer andou por aquelas bandas também. E quem sabe, confirmamos mais algumas vendas para a Europa. O Paquistão poderá ser um eventual cliente, se vendermos para a Índia. Mas esse é um negócio muitíssimo mais complicado pelos interesses envolvidos.

Em menos tempo do que se previa, talvez passemos das 100 unidades produzidas\entregues ao mercado externo antes de 2030. Nada mal para um projeto de avião de um país rural e semianalfabeto, como toda boa colônia tem de ser.




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Re: Sobre o KC-390

#7342 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 14, 2023 10:17 pm





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Re: Sobre o KC-390

#7343 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 2:36 am

Só falta assinar o contrato.




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Re: Sobre o KC-390

#7344 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 15, 2023 11:56 am

E a FAB compra rmais Gripens como contrapartida. Um negócio bom para os 2 lados.




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Re: Sobre o KC-390

#7345 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 12:46 pm

Exatamente. E penso eu aqui com os meus botões que a compra sueca ainda vai nos reder mais negócios com os vizinhos nórdicos no médio prazo, já que a Finlândia também está interessada, e Noruega e Dinamarca devem fechar o ciclo de manutenção dos Hércules em 2028, conforme informado pelos governos locais. Daí para frente será vista a continuidade com o modelo norte americano ou não.

Como os países nórdicos estão agora em uma vibe de forças aéreas conjuntas, nada mais lógico do que homogenizar a frota de transporte com um único vetor. E o KC-390 irá mostrar in loco, como aliás já vem mostrando na FAB e PAP, o quão melhor ele é em todos os sentidos para seus operadores. Só perde no quesito apoio político, já que nem para isso os governos aqui se prestam a ajudar a Embraer a vender seus aviões.

Se conseguirmos, e temos tudo para isso, vender aviões para a Índia, e os players do oriente médio, vamos ter mais de 200 unidades potenciais negociadas até 2030, com produção a perder de vista, com o K-390 de fato se colocando como o transporte tático militar do séc XXI. Ele vai ser a referência a ser superada e batida. Na Europa ainda vamos fechar com mais países, tendo a Grécia como o cliente mais provável no curtíssimo prazo, vide as necessidades deles de substituir a frota de Hércules. E uma compra puxa a outra.

E tudo isso mesmo com o projeto quase sendo defenestrado por nós mesmos um dia desses. :roll:




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Re: Sobre o KC-390

#7346 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 17, 2023 8:05 pm

A CREDN, pelas emendas parlamentares, aprovou a encomenda de mais 1 KC-390 para a FAB. Na PLOA enviada pelo Governo, era de apenas 1.
A Força, pelo atual cronograma receberia 1 ao ano até 2033. Em 2034, receberia 2. Podem ter também antecipado.

Só que é seguinte: para os outros ministérios está havendo uma farra. Ou o Executivo realiza vetos, ou o déficit das contas primárias para o ano que vem de 1% é pra lá de otimista.




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Re: Sobre o KC-390

#7347 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 17, 2023 10:55 pm

As empresas com quem trabalho, principalmente defesa e automotivo, já trabalham com cenário do déficit de 1,5-2%.




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Re: Sobre o KC-390

#7348 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 18, 2023 2:45 am

Notícias da Embraer no Dubai Air show dão conta de conversas e visitas com gente grande e representantes da Arábia Saudita, Dubai e Emirados Árabes Unidos.

Estes três países tem demandas para cerca de 60 a 70 aeronaves juntos. Embora não mencionado, o Qatar também marcou presença.

O resultado da licitação da Coreia do Sul sai agora no começo de dezembro. É esperado para a primeira ou segunda semana do mês. São 4 a 6 aviões.

A empresa tem parceria com a Bae Systems para vender o KC -390 na região do oriente médio.




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Re: Sobre o KC-390

#7349 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 2:06 pm

Embraer vai apresentar o KC-390 na África do Sul

https://www.aeroflap.com.br/embraer-vai ... ca-do-sul/

A força aérea sul africana não está em seus melhores momentos. Possui cerca de 6 C-130B\H dos quais não se sabe as condições.
Os Gripen C\D da SAAF estão praticamente todos em terra. Há muita discussão e debates dentro e fora do governo em relação ao estado das ffaa's do país, com o governo sendo acusado de omissão, negligência e, para variar, de corrupção em relação aos recursos para o setor de Defesa.
Vender para os sul africanos em termos mercadológicos é muito bom para abrir outras frentes de negócio na África, mas pode ser também um tiro no pé, já que desde a redemocratização do país a defesa vem sendo negligenciada assim como a indústria do país praticamente foi sucateada. E nenhum governo nas últimas 3 décadas se importou verdadeiramente com investimentos na defesa, pelo contrário, os cortes de verbas tem sido constantes e intempestivos ano após ano.
A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7350 Mensagem por Lywis » Qua Nov 22, 2023 4:16 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 22, 2023 2:06 pm (...) Possui cerca de 6 C-130B\H dos quais não se sabe as condições (...)
Na verdade, ao que parece, nenhum dos C-130 deles tem condições operacionais de vôo, pois a SAAF vem arrendando aeronaves de companhias aéreas para as missões de transporte da Missão da ONU na RDC.
FCarvalho escreveu: Qua Nov 22, 2023 2:06 pm (...) Os Gripen C\D da SAAF estão praticamente todos em terra (...)
Este problema parece que está sendo em parte resolvido (apenas em parte pois o novo contrato contempla apenas metade da frota):

https://www.aereo.jor.br/2023/10/21/con ... -africana/




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