Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
Alguém aí lembra que a FAB outro dia levou o ex PR até a fronteira em MS para a inauguração do radar de vigilância e para isso dispôs assentos de classe executiva e econômica no KC-390?
Uma vez que estão empurrando novamente o avião da Embraer para mais este imbróglio a longuíssima distância, qual o problema em utilizar a mesma disposição neles com assentos de classe econômica para expandir a quantidade de passageiros que poderá transportar?
Ou já que estamos apenas quebrando o galho para trazer o pessoal de Israel para cá, cada um que se vire com o que tem, e fim de papo.
Com 12 metros de comprimento, o compartimento de carga do KC-390 poderia levar pelo menos 100 pessoas em configuração 3x3 daquele tipo de assentos. Há, mas peraí, a FAB não é táxi aéreo, os brasileiros em Israel não são VIP e a linha contas a pagar deste ano da FAB não inclui viagens internacionais do KC-390 para o outro lado do mundo...
Que pena, não é mesmo.
Uma vez que estão empurrando novamente o avião da Embraer para mais este imbróglio a longuíssima distância, qual o problema em utilizar a mesma disposição neles com assentos de classe econômica para expandir a quantidade de passageiros que poderá transportar?
Ou já que estamos apenas quebrando o galho para trazer o pessoal de Israel para cá, cada um que se vire com o que tem, e fim de papo.
Com 12 metros de comprimento, o compartimento de carga do KC-390 poderia levar pelo menos 100 pessoas em configuração 3x3 daquele tipo de assentos. Há, mas peraí, a FAB não é táxi aéreo, os brasileiros em Israel não são VIP e a linha contas a pagar deste ano da FAB não inclui viagens internacionais do KC-390 para o outro lado do mundo...
Que pena, não é mesmo.
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
E mais um país seleciona o KC390...
Czech Republic selects the Embraer C-390 Millennium as its next medium military transport aircraft
Prague, Czech Republic, October 16, 2023 – The Ministry of Defense and Armed Forces of the Czech Republic announced today the start of negotiations on potential acquisition of the new-generation multi-mission Embraer C-390 Millennium, a military transport aircraft. The decision to start negotiating towards possible purchase the C-390 was based on a market assessment and analysis prepared by Czech Republic’s Ministry of Defense, which identified the C-390 as the most suitable solution for meeting the requirements of the Army of the Czech Republic.
Czech Republic intends to acquire two aircraft that will significantly increase its airlift capacity, allowing the Czech Army to perform missions such as air transport, air assault operations, aerial resupply, medical evacuation, humanitarian aid, air-to-air refueling and firefighting with these aircraft. Furthermore, the C-390 Millennium requires significant less maintenance than other aircraft, which translates into higher availability and lower life-cycle costs.
“We are honored to be selected by the Ministry of Defense and Armed Forces to start negotiating on this significant acquisition and we are ready to provide the most advanced medium transport aircraft available in the market to the Czech Republic”, said Bosco da Costa Junior, President and CEO, Embraer Defense & Security. “The C-390 Millennium is drawing the attention of several nations around the world due to its unbeatable combination of high productivity and operating flexibility with low operating costs.”
Negotiations have started with the objective of prospective signing an acquisition contract for two aircraft and associated support, which includes a complete training solution for pilots, loadmasters, and technicians, spare parts, and a robust entry-into-operation plan with a local presence of Embraer personnel in country for an initial period.
Following this announcement, the Czech Republic becomes the sixth nation and fourth NATO country in Europe to prefer the C-390 after Brazil, Portugal, Hungary, the Netherlands, and Austria. The C-390 is redefining military airlift and challenging the thinking behind current and future generation platforms, with multi-mission capability and interoperability built by design.
Since entering operation with the Brazilian Air Force in 2019, the C-390 has proven its capacity, reliability, and performance. The current fleet of 6 aircraft has shown an operational availability of around 80%, with a mission completion rate above 99%, demonstrating exceptional productivity in the category.
Czech Republic is an active partner in the development and production of the C-390 Millennium, and today´s announcement will strengthen Embraer´s cooperation with local industries. Czech company Aero Vodochody is already a strategic partner and supplier for the program, producing parts of the rear fuselage, the doors for paratroopers and crew, the emergency door and hatches, the cargo ramp, and the fixed leading edge.
Fonte: Embraer
Czech Republic selects the Embraer C-390 Millennium as its next medium military transport aircraft
Prague, Czech Republic, October 16, 2023 – The Ministry of Defense and Armed Forces of the Czech Republic announced today the start of negotiations on potential acquisition of the new-generation multi-mission Embraer C-390 Millennium, a military transport aircraft. The decision to start negotiating towards possible purchase the C-390 was based on a market assessment and analysis prepared by Czech Republic’s Ministry of Defense, which identified the C-390 as the most suitable solution for meeting the requirements of the Army of the Czech Republic.
Czech Republic intends to acquire two aircraft that will significantly increase its airlift capacity, allowing the Czech Army to perform missions such as air transport, air assault operations, aerial resupply, medical evacuation, humanitarian aid, air-to-air refueling and firefighting with these aircraft. Furthermore, the C-390 Millennium requires significant less maintenance than other aircraft, which translates into higher availability and lower life-cycle costs.
“We are honored to be selected by the Ministry of Defense and Armed Forces to start negotiating on this significant acquisition and we are ready to provide the most advanced medium transport aircraft available in the market to the Czech Republic”, said Bosco da Costa Junior, President and CEO, Embraer Defense & Security. “The C-390 Millennium is drawing the attention of several nations around the world due to its unbeatable combination of high productivity and operating flexibility with low operating costs.”
Negotiations have started with the objective of prospective signing an acquisition contract for two aircraft and associated support, which includes a complete training solution for pilots, loadmasters, and technicians, spare parts, and a robust entry-into-operation plan with a local presence of Embraer personnel in country for an initial period.
Following this announcement, the Czech Republic becomes the sixth nation and fourth NATO country in Europe to prefer the C-390 after Brazil, Portugal, Hungary, the Netherlands, and Austria. The C-390 is redefining military airlift and challenging the thinking behind current and future generation platforms, with multi-mission capability and interoperability built by design.
Since entering operation with the Brazilian Air Force in 2019, the C-390 has proven its capacity, reliability, and performance. The current fleet of 6 aircraft has shown an operational availability of around 80%, with a mission completion rate above 99%, demonstrating exceptional productivity in the category.
Czech Republic is an active partner in the development and production of the C-390 Millennium, and today´s announcement will strengthen Embraer´s cooperation with local industries. Czech company Aero Vodochody is already a strategic partner and supplier for the program, producing parts of the rear fuselage, the doors for paratroopers and crew, the emergency door and hatches, the cargo ramp, and the fixed leading edge.
Fonte: Embraer
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
Este negócio já era bola cantada. Felizmente deu certo.
A ver como ele influência Grécia e outros países do leste europeu a firmarem suas compras.
A Suécia deve ser o próximo anúncio caso o MD vá a Estolcomo ainda este ano.
O imbróglio na faixa de gaza está fazendo a sua parte na pressão por novas soluções na aviação de transporte europeia.
Mais anúncios até o fim do ano devem aparecer.
A ver como ele influência Grécia e outros países do leste europeu a firmarem suas compras.
A Suécia deve ser o próximo anúncio caso o MD vá a Estolcomo ainda este ano.
O imbróglio na faixa de gaza está fazendo a sua parte na pressão por novas soluções na aviação de transporte europeia.
Mais anúncios até o fim do ano devem aparecer.
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
C-390 Millennium operado pela FAB completa 10 mil horas de voo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... a-fab.html
abs.
arcanjo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... a-fab.html
abs.
arcanjo
- LM
- Sênior
- Mensagens: 788
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 467 vezes
- Agradeceram: 223 vezes
Re: Sobre o KC-390
Primeira missão operacional do KC-390
Pelas 16h30 de hoje, 19 de outubro, aterrou na Base Aérea N.º 11, em Beja, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa que realizou a primeira missão operacional.
O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início da atividade operacional do KC-390 que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
KC-390 Millennium transporta pela primeira vez um helicóptero H-36 Caracal
Em uma ação inédita, uma aeronave KC-390 Millennium demonstrou mais uma vez sua capacidade logística ao transportar um helicóptero H-36 Caracal (H225M) em seu amplo compartimento de carga.
(Dimensões internas do compartimento de carga)
Essa notável operação destaca a versatilidade do KC-390 Millennium de desempenhar um papel fundamental nas operações de transporte de grandes componentes aeronáuticos.
O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo realizou o transporte para o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no dia 26/09.
A tarefa de embarcar o helicóptero contou com a colaboração de técnicos, inspetores e engenheiros do PAMA-SP, além de militares de unidades integrantes do Comando de Preparo (COMPREP).
Em conjunto, esses militares desempenharam um papel essencial na preparação prévia da aeronave, garantindo o embarque seguro no KC-390.
FONTE: Agência Força Aérea
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -pela.html
abs.
arcanjo
Em uma ação inédita, uma aeronave KC-390 Millennium demonstrou mais uma vez sua capacidade logística ao transportar um helicóptero H-36 Caracal (H225M) em seu amplo compartimento de carga.
(Dimensões internas do compartimento de carga)
Essa notável operação destaca a versatilidade do KC-390 Millennium de desempenhar um papel fundamental nas operações de transporte de grandes componentes aeronáuticos.
O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo realizou o transporte para o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no dia 26/09.
A tarefa de embarcar o helicóptero contou com a colaboração de técnicos, inspetores e engenheiros do PAMA-SP, além de militares de unidades integrantes do Comando de Preparo (COMPREP).
Em conjunto, esses militares desempenharam um papel essencial na preparação prévia da aeronave, garantindo o embarque seguro no KC-390.
FONTE: Agência Força Aérea
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -pela.html
abs.
arcanjo
- Lywis
- Sênior
- Mensagens: 915
- Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
- Agradeceu: 96 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: Sobre o KC-390
Acredito (e aí é achismo meu) que antes do fim do ano deve sair a notícia da escolha do KC-390 pela Suécia. Será uma espécie de coroação da aeronave. Depos disso o Hércules e o Atlas só ganham uma concorrência pra o Millenium onde a decisão for completamente política. A Índia, por sua vez, é o contrato que todos os envolvidos farão de tudo, inclusive um lobby político absurdo (quiçá uma maracutaiazinha), pra não deixar o "KCtão" ganhar mas, na minha opinião, ele ganha essa também.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13896
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2388 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pelo que andei sabendo, os Indianos tem a preferência pelo KC justamente pela parte política. Além do alinhamento BRICS, eles querem vender uma pancada de coisas para nós em troca e acho que dará bastante certo isso, especialmente se vier o BrahMOS, que pra mim é uma necessidade enorme, tendo em vista a eficácia dos P-800 na Ucrânia, com os próprios Ukras falando na extrema dificuldade de interceptar os P-800, mesmo pós-Patriot e IRIS-T.
Ainda seria uma grande nós fazermos parceria no UCAV da DRDO e acordos com a HAL. Esse drone seria perfeito para nós, já que o nEUROn é muito francezinho pro gosto.
Ainda seria uma grande nós fazermos parceria no UCAV da DRDO e acordos com a HAL. Esse drone seria perfeito para nós, já que o nEUROn é muito francezinho pro gosto.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
Esse H225M entrou raspando no KC-390, mesmo quase todo desmontado. É por essas e outras que um cargo militar maior e que possa complementar estes aviões e os KC-30 a meu ver são necessários. Não é questão de sofisma ou de imaginação, mas, antes, de necessidade para um país que praticamente tem mais da metade do seu território sem estradas, ferrovias ou mesmo rios navegáveis que facilitem seu acesso e integração. Mas deixa quieto. Quando a necessidade ou a desgraça bater à porta novamente, vão pensar em porque não temos este tipo de recursos aqui.
Quanto ao KC-390 para a Suécia, está na dependência da viajem do MD e do cmte da FAB à Suécia para tratar do assunto. Já se sabe que os Gripen E\F são parte do negócio. Falta acertar as formalidades de preços, custos e quantidades entre as partes.
A ver que eles conseguem com os suecos.
Quanto ao KC-390 para a Suécia, está na dependência da viajem do MD e do cmte da FAB à Suécia para tratar do assunto. Já se sabe que os Gripen E\F são parte do negócio. Falta acertar as formalidades de preços, custos e quantidades entre as partes.
A ver que eles conseguem com os suecos.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18739
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
Re: Sobre o KC-390
O programa do Medium Transport Aircraft (MTA) indiano lançou o RFI em março deste ano...na verdade os indianos estão começando o processo.
Aguém sabe o cronograma das etapas desse processo de seleção? Porque seria dose a hipótese de termos de esperar mais trocentos anos para termos uma AAAe de média altura.
Aguém sabe o cronograma das etapas desse processo de seleção? Porque seria dose a hipótese de termos de esperar mais trocentos anos para termos uma AAAe de média altura.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
A Embraer afirmou por esses dias, outubro\setembro, que só teria uma definição das parceiras para o MTA indiano com a HAL e\ou outras empresas indianas em dezembro ou começo do ano que vem.
É de se presumir que os indianos só devam emitir algum RFQ\RFP no ano que vem, uma vez que diversas fontes na imprensa indiana dão a entender que a IAF tem preferência pelo KC-390, aguardando as negociações entre as empresas a fim de estabelecer requisitos para a concorrência.
Mais tardar teremos algo concreto apenas no primeiro semestre de 2024.
É de se presumir que os indianos só devam emitir algum RFQ\RFP no ano que vem, uma vez que diversas fontes na imprensa indiana dão a entender que a IAF tem preferência pelo KC-390, aguardando as negociações entre as empresas a fim de estabelecer requisitos para a concorrência.
Mais tardar teremos algo concreto apenas no primeiro semestre de 2024.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18739
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
Re: Sobre o KC-390
Vcs vão gostar do KC-390.LM escreveu: ↑Qui Out 19, 2023 2:46 pm Primeira missão operacional do KC-390
Pelas 16h30 de hoje, 19 de outubro, aterrou na Base Aérea N.º 11, em Beja, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa que realizou a primeira missão operacional.
O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início da atividade operacional do KC-390 que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- Viking
- Avançado
- Mensagens: 549
- Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 333 vezes
Re: Sobre o KC-390
arcanjo escreveu: ↑Qua Out 18, 2023 7:00 pm C-390 Millennium operado pela FAB completa 10 mil horas de voo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... a-fab.html
abs.
arcanjo
Eu pensei que o Novo PAC ia proporcionar a FAB retoma o numero inicial de KC 390 e desta forma cada Esquadrão que vai operar a aeronave contar com 14 unidades. O avião esta se provando em serviço e pelas dimensões do país e necessidades operacionais penso que os 28 exemplares seria o mínimo necessário.
Sds