Discordo, o Ingwe é bem compatível com o MSS, só o peso que é superior, muito devido aos componentes mais modernos e também ao peso da ogiva, além de ser um pouco maior, cerca de 30 cm. E há versão lançada por Infantaria:Túlio escreveu: ↑Ter Out 31, 2023 11:50 am Mas meu ponto: MSS e Ingwe não são comparáveis, sendo um pequeno e portátil e o outro grande e pesado demais para isso (quase 30 kg só o míssil); o que me enche o saco é que o EB parece não entender que uma ogiva dos anos 80, mesmo podendo causar muito estrago (vejas o que o Sagger Russo tem feito, e é o ATGM mais antigo ainda em operação), não compensa ser desenvolvida e produzida hoje. Com uma ogiva moderna eu até não acharia ruim, dado que o nicho do MSS é para curto alcance mesmo; ruim é ele ser O ÚNICO ATGM do EB; algo como o Ingwe teria que estar junto, e eu desconheço versão para Infantaria, apenas veicular (incluindo helis).
Sobre a impossibilidade de aumentar o alcance mantendo o tamanho e peso, cito o AMRAAM B vs o AMRAAM D: não há diferenças visuais notáveis entre os motores de ambos, mas o segundo tem praticamente o dobro do alcance do primeiro, pela melhora no grão propelente e no envelope (vimos isto aqui quando os caras pegaram o que aprenderam com a mesma Denel (A-Darter) e aplicaram no motor do infelizmente natimorto MAR-1: a tubeira de escape derretia, tale a diferença de temperatura e pressão + tempo de queima entre o novo propelente e o anterior).
O Ingwe tem dimensões muito semelhantes ao Spike-ERII, na versão lançada por Infantaria e ao TOW. Eu somente considero esse tipo de armamento como autoproteção blindada em missões defensivas e de segurança em operações ofensivas, sendo utilizadas por Infantaria em postos semi fixos.
Quanto ao caso que você citou dos AMRAAM, há uma diferença enorme. O motor foi trocado, melhoraram o sistema de pulso duplo, além do próprio condicionamento do propelente dentro do míssil, algo que não dá pra fazer com o MSS por simples questões de custo e escala. Custaria muito mais fazer isso do que simplesmente trocar o míssil por outro.
Não tem jeito, o míssil precisa ser trocado por qualquer outro no mercado.