Japão se prepara para operações de porta-aviões F-35B
Como o primeiro lote de F-35B japoneses deve chegar ao país no próximo ano, o Japão também está planejando a criação de novas unidades e instalações importantes em preparação para sua chegada e para apoiar suas futuras operações de porta-aviões...
Exatamente dois anos atrás, um F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA conduziu o primeiro teste de decolagem e pouso no JS Izumo. O evento marcou a primeira vez desde a Marinha Imperial Japonesa que uma aeronave de asa fixa decolou de um navio japonês.
Em 31 de agosto de 2023, o Ministério da Defesa japonês anunciou seu pedido de orçamento de defesa para o ano fiscal de 2024 com US$ 52,9 bilhões (7,7 trilhões de ienes), o maior até o momento. Planos orçamentários anteriores destinaram os fundos necessários para modificar os dois “Destruidores de Helicópteros” existentes da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF), JS Izumo (DDH-183) e JS Kaga (DDH-184) em um par de porta-aviões também como a compra de 42 caças Lockheed Martin F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) para a Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF).
JS Kaga saindo da doca seca da Japan Marine United Corporation em Kure com sua nova cabine de comando de proa quadrada. Foto JMSDF.
Com o JS Izumo já tendo conduzido seus testes iniciais do F-35B STOVL com a ajuda do USMC em 2021 e o JS Kaga ostentando uma nova proa para otimizar as operações de voo do F-35B no início deste ano, é hora do Japão estabelecer unidades-chave e instalações em preparação para a chegada de seu primeiro lote de 6 fuselagens F-35B até o final de 2024.
Esquadrão Temporário F-35B em Nyutabaru
Após passar pela primeira fase de modificação, o JS Izumo conduziu seus primeiros testes do F-35B em 5 de outubro de 2021. Foto do USMC.
No orçamento do ano fiscal de 2024, a JASDF estabelecerá um Esquadrão F-35B Temporário de aproximadamente 110 homens na Base Aérea de Nyutabaru no próximo ano, sob o comando da 5ª Ala Aérea na província de Miyazaki. Embora o F-35B opere a partir dos navios da JMSDF no futuro, a fuselagem e o pessoal estão sob a responsabilidade da JASDF.
A própria base também recebeu financiamento para construir um novo centro de operações aéreas (US$ 12 milhões/18 bilhões de ienes), um novo hangar (US$ 10 milhões/16 bilhões de ienes) e um novo depósito de suprimentos (US$ 6,6 milhões/10 bilhões de ienes) para o F- 35B; além disso, o atual centro de comando da base também será transferido para um novo bunker subterrâneo para evitar a perda da capacidade de comando e controle em caso de ataque.
A base foi selecionada considerando o rápido fly-in/fly-out com JS Kaga em mente, já que sua localização é literalmente próxima à saída do Mar Interior de Seto. O porto de origem de JS Kaga está localizado na Base Naval de Kure, em Hiroshima. Assim que o navio transita para fora do Mar Interior de Seto e para o amplo Pacífico, o F-35B em Nyutabaru pode rapidamente encontrar-se com o navio e partir para implantação. Além disso, Nyutabaru também está perto de outro centro de treinamento crucial para os F-35B japoneses no futuro.
O atual layout planejado da Base Aérea de Mageshima. Foi apelidado de “país das maravilhas” pelas autoridades japonesas devido à sua capacidade de realizar todos os tipos de treinamentos para os três ramos da JSDF sem perturbar os habitantes locais. Foto do MoD.
A cerca de 140 km a sudoeste da Base Aérea de Nyutabaru, o Ministério da Defesa japonês está a construir uma base inteiramente nova na ilha de Mageshima.
Originalmente, o Carrier Air Wing 5 (CVW-5) da Marinha dos EUA, implantado no Japão, estava procurando um novo local para seus pilotos realizarem qualificações de Field Carrier Landing Practice (FCLP), a fim de substituir o local atual em Iwo To (então -Iwo Jima) devido ao fato de que a distância entre a Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni (porto de origem do CVW-5) e o local de Iwo To FCLP excede 870 milhas (1.400 km) e praticamente não há campos de desvio próximos disponíveis para as aeronaves CVW-5 realizar pouso de emergência ao transitar entre os dois locais. Em comparação, a distância entre o MCAS Iwakuni e Mageshima é de apenas 248 milhas (400 km) e há muitos campos de aviação militares e comerciais que funcionam como campos de desvio, tornando-o um local perfeito para futuros treinos do FCLP.
Instalações temporárias para operários das obras na ilha de Mageshima.
Para os japoneses, a Base Aérea de Mageshima servirá como centro de treinamento em tempos de paz, bem como uma base alternativa de operação durante operações de guerra ou de socorro em desastres. Desde Janeiro, os empreiteiros japoneses têm trabalhado 24 horas por dia, 7 dias por semana, para transformar esta ilha desabitada numa instalação capaz de servir todas as três filiais da JSDF. A construção terá a duração de cerca de 4 anos, sendo o primeiro ano centrado na construção dos edifícios administrativos, das duas pistas e dos depósitos de combustíveis. Embora o pátio não esteja pronto, as duas pistas já deverão estar aptas a realizar operações básicas de decolagem e pouso no segundo ano.
Além das instalações comuns do aeródromo, a base também contará com uma instalação simulada de bordo do F-35B, uma instalação sem precedentes para o JSDF. Ele apresenta um layout de cabine de comando semelhante ao DDH da classe Izumo para fornecer aos futuros pilotos JASDF F-35B um local de treinamento em terra para praticar a operação STOVL antes de ser implantado em um navio real; além disso, a tripulação de terra também pode praticar a localização e o reabastecimento dos F-35B, um passo crucial para os japoneses recuperarem o conhecimento da aviação de asa fixa no futuro.
A arte conceitual do centro de treinamento terrestre do F-35B STOVL, semelhante ao de Le Shima, Okinawa, de propriedade e operado pelo USMC. Foto do MoD.
A fim de preparar a Base Aérea de Mageshima para a operação inicial, a JASDF estabelecerá uma equipa avançada de 90 homens na ilha no próximo ano para lidar com o controlo do tráfego aéreo e o trabalho administrativo da base; simultaneamente, a JMSDF também criará uma equipe avançada de 10 homens para coordenar as operações portuárias na ilha.
Além disso, e conforme relatado anteriormente pelo Naval News, o Japão cooperará com a Marinha Italiana nas operações dos porta-aviões F-35B. O chefe da JMSDF, almirante Ryo Sakai, disse neste verão que a Força irá cooperar com a Marinha Italiana na operação da aeronave F-35B, de olho nos F-35B da Marinha Italiana decolando e pousando no JMSDF Izumo porta-helicópteros de classe alta no futuro.