Do outro lado, está sendo relatado que a AFU mobilizou a 1ª Bda Blind e várias outras que lutaram na ofensiva em Zaporizhzhia, como a 47ª, para Avdiinvka. Então, pelo visto, os Ucranianos estão sem reservas quanto a tropas qualitativas. Já existem rumores de que tropas da AFU, em Kherson, estão sendo movidas para Kupyansk e pro Sul, para mesclar com convocados.Suetham escreveu: ↑Dom Out 29, 2023 10:21 am Aliado a isso, parece que os russos mantiveram as suas reservas estratégicas (18.ª CAA, 25.ª CAA e as restantes) prontas para conter e contra-atacar os avanços ucranianos no sul. Uma vez que esses avanços nunca ameaçaram a principal linha de defesa russa, a Rússia está agora numa situação em que tem reservas não utilizadas e não quer realmente permitir que a Ucrânia reconstrua as suas esgotadas brigadas com capacidade ofensiva.
Talvez por isso que a Rússia ainda está mobilizando suas reservas para aumentar a pressão, especialmente em locais (como Avdiivka) que já estão quase cercados e que exigirão reforços ucranianos imediatos para resistir.
Aqui, por exemplo:
https://www.themoscowtimes.com/2023/10/ ... ear-a82892
Russia Says Recruited 385K Soldiers This Year
Putin, Shoigu e Medvedev têm relatado números muito consistentes de novos contratos de militares assinados mês após mês em 2023, variando de cerca de 30 mil a um recorde de 50 mil em setembro. O número de outubro parece ser um pouco menor, com Moscou reivindicando apenas 1.600 por dia (para um total mensal de 48 mil).
Os Russos evoluíram demais e agora essa evolução será testada na ofensiva, durante o inverno e que deverá ocorrer.
Um ponto, do seu outro post, é que eu cheguei a ler que os Russos teriam somente 1/3-1/4 de suas reservas dos T-80 em bom estado e o restante seria praticamente refeito, ou seja, o "novo" T-80 a ser construído seria utilizando os chassis das viaturas estocadas em pior estado, utilizando peças do T-90M, inclusive uma nova torre, que seria do T-90M e outros sugerem uma nova torre, mas acho muito difícil, só se pensarem em adicionar o 2A83-1M, que alguns sugerem que estavam sendo testados ultimamente.
Só terá que ver como será que vão resolver a questão da turbina, coisa que os Russos não abrirão mão. Dizem que os Russos modificaram a atual e seria possível fabricar novamente.