Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gabriel219
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Re: Aviação do Exército

#4951 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 11, 2023 2:00 pm

Não faz nem sentido tanto atraso assim, os Spike são mísseis baratos e o LR2 já dá alcance stand-off o suficiente pra um Fennec, além da mais importante capacidade que é o LOAL. O sistema de integração para mísseis Spike também são simples e baratos, então estou começando a achar que talvez o problema esteja na plataforma.

Eu não entendo, projetos que são urgentes para nós, como mísseis AC, especialmente aerotransportados devido a baixa do Sabre, o EB mesquinha dinheiro, mas acha super legal pagar USD 15 milhões somente para dois protótipos de EE-9.

USD 15 milhões dava pra comprar mais uma centena de mísseis e provavelmente as plataformas de disparo, que são plug-and-play.




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Re: Aviação do Exército

#4952 Mensagem por pewdiepie » Seg Set 11, 2023 2:08 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 11, 2023 1:24 pm Estou cada vez mais convencido de que o único jeito de tirar os projetos da defesa da situação terminal em que estão é arrumar uma guerra de verdade para ocupar as "cabeças pensantes" em Brasília.
De repente o dinheiro aparece e as soluções dos problemas junto com elas.
Mesmo que seja algo pontual e temporário, seria o jeito de fazer com que pelo menos alguns dos projetos andassem mais depressa, ainda que com soluções de oportunidade.
E o conflito nem precisaria ser aqui. Basta arrumar uma boa desculpa para ir lutar lá fora que já estava de bom tamanho.
No ano passado participei de um desses cursos de Extensão em Defesa Nacional promovidos pelo Ministério da Defesa. Um dos slides abordou os possíveis cenários que levariam o país para uma guerra.

O tópico que chamou a minha atenção foi o que falava sobre ataques premeditados à população brasileira no estrangeiro. O palestrante, um militar de alta patente, citou como exemplo a omissão do Estado Paraguaio em relação à violência contra os "brasiguaios". Ele falou da tomada ilegal de terras por parte dos municípios paraguaios, citou a onda de sequestros de brasiguaios por parte do EPP e também falou de cenários hipotéticos violentos, como por exemplo, chacinas feitas pelo EPP que podem e vão comover a opinião pública do Brasil.




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Re: Aviação do Exército

#4953 Mensagem por knigh7 » Seg Set 11, 2023 4:38 pm

gabriel219 escreveu: Seg Set 11, 2023 2:00 pm Não faz nem sentido tanto atraso assim, os Spike são mísseis baratos e o LR2 já dá alcance stand-off o suficiente pra um Fennec, além da mais importante capacidade que é o LOAL. O sistema de integração para mísseis Spike também são simples e baratos, então estou começando a achar que talvez o problema esteja na plataforma.

Eu não entendo, projetos que são urgentes para nós, como mísseis AC, especialmente aerotransportados devido a baixa do Sabre, o EB mesquinha dinheiro, mas acha super legal pagar USD 15 milhões somente para dois protótipos de EE-9.

USD 15 milhões dava pra comprar mais uma centena de mísseis e provavelmente as plataformas de disparo, que são plug-and-play.
Há cerca de 1 ano e meio atrás refizeram os requisitos, a proposta de obtenção já pronta mas os valores encaminhados pelo Executivo na PLOA 2024 só aparece o pagamento do financiamento da modernização dos helicópteros (vale ressaltar que não é do H225M, pois este sai da rubrica do próprio Mininstério da Defesa) e R$100 mil para demais investimentos da AvEx, como adequação das estruturas.

Os parlamentares fazem emendas, mas para comprar mísseis acho difícil. Já vi no passado emendas para o programa Gripen, PROSUB, Guarani, hospitais militares, PEFs...




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Re: Aviação do Exército

#4954 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2023 8:11 pm

pewdiepie escreveu: Seg Set 11, 2023 2:08 pm No ano passado participei de um desses cursos de Extensão em Defesa Nacional promovidos pelo Ministério da Defesa. Um dos slides abordou os possíveis cenários que levariam o país para uma guerra.
O tópico que chamou a minha atenção foi o que falava sobre ataques premeditados à população brasileira no estrangeiro. O palestrante, um militar de alta patente, citou como exemplo a omissão do Estado Paraguaio em relação à violência contra os "brasiguaios". Ele falou da tomada ilegal de terras por parte dos municípios paraguaios, citou a onda de sequestros de brasiguaios por parte do EPP e também falou de cenários hipotéticos violentos, como por exemplo, chacinas feitas pelo EPP que podem e vão comover a opinião pública do Brasil.
Vez em quando aparece um "doido" nas ffaa's falando sobre este tipo de HE e geralmente os próprios cmdos defenestram estas questões no que tange o acesso público a elas. Parece que existe uma resistência muito grande no meio militar brasileiro quanto ao emprego efetivo de nossas tropas em ações no exterior que nãos estejam de forma cabal debaixo de algum mandato da ONU. Ainda que seja em favor de defender nossos interesses e a vida de brasileiros. A não ser que sejam missões de resgate e salvamento, e sem incorrer em qualquer chance de combate local.

Já vi, ouvi e li diversas histórias de militares sobre esse assunto, e ao que parece existe um certo tabu em relação ao emprego em combate de tropas brasileiras no exterior, por mais respaldado que estejam na legislação nacional. A mim me parece que os nossos oficiais generais temem qualquer envolvimento real das suas tropas em ações tão reais quanto. E se for algo de envergadura, são os primeiros a darem para trás.

Em todo caso, para tirar os projetos estratégicos da lama precisaria arrumar alguém que no mínimo nos desse trabalho para arrumar a casa, não inventar moda e fazer as coisas direito, nada de quebra galho ou jeitinho. Ou faz direito ou nem sai de casa. O Paraguai não é o "candidato" ideal, visto que estas questões levantadas pelo palestrante podem ser resolvidas via COpEsp e demais forças homólogas da FAB e MB.

Outra forma de tentar fazer andar mais rápido seriam as muitas missões de paz que somos convidados, mas que os governos por aqui, diga-se MRE, vivem negando o emprego de tropas brasileiras. Mesmo que não sejam guerras abertas, o que mais tem hoje são missões para as quais precisaríamos apertar o passo de vários projetos a fim de não envolver tropas em TO para os quais não estamos preparados do ponto de vista material. A África e Oriente Médio estão cheios destas missões. Mas até nisso o pessoal f..de a Defesa do país, já que o MD sequer tem a última palavra no assunto.




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Re: Aviação do Exército

#4955 Mensagem por knigh7 » Seg Set 11, 2023 8:15 pm

pewdiepie escreveu: Seg Set 11, 2023 2:08 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 11, 2023 1:24 pm Estou cada vez mais convencido de que o único jeito de tirar os projetos da defesa da situação terminal em que estão é arrumar uma guerra de verdade para ocupar as "cabeças pensantes" em Brasília.
De repente o dinheiro aparece e as soluções dos problemas junto com elas.
Mesmo que seja algo pontual e temporário, seria o jeito de fazer com que pelo menos alguns dos projetos andassem mais depressa, ainda que com soluções de oportunidade.
E o conflito nem precisaria ser aqui. Basta arrumar uma boa desculpa para ir lutar lá fora que já estava de bom tamanho.
No ano passado participei de um desses cursos de Extensão em Defesa Nacional promovidos pelo Ministério da Defesa. Um dos slides abordou os possíveis cenários que levariam o país para uma guerra.

O tópico que chamou a minha atenção foi o que falava sobre ataques premeditados à população brasileira no estrangeiro. O palestrante, um militar de alta patente, citou como exemplo a omissão do Estado Paraguaio em relação à violência contra os "brasiguaios". Ele falou da tomada ilegal de terras por parte dos municípios paraguaios, citou a onda de sequestros de brasiguaios por parte do EPP e também falou de cenários hipotéticos violentos, como por exemplo, chacinas feitas pelo EPP que podem e vão comover a opinião pública do Brasil.
Espero que nos contatos que os militares têm com os congressistas eles relatem essas coisas, não confiando que sejam bem informados do que ocorre no nosso entorno.




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Re: Aviação do Exército

#4956 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2023 8:23 pm

knigh7 escreveu: Seg Set 11, 2023 4:38 pm Há cerca de 1 ano e meio atrás refizeram os requisitos, a proposta de obtenção já pronta mas os valores encaminhados pelo Executivo na PLOA 2024 só aparece o pagamento do financiamento da modernização dos helicópteros (vale ressaltar que não é do H225M, pois este sai da rubrica do próprio Mininstério da Defesa) e R$100 mil para demais investimentos da AvEx, como adequação das estruturas.
Os parlamentares fazem emendas, mas para comprar mísseis acho difícil. Já vi no passado emendas para o programa Gripen, PROSUB, Guarani, hospitais militares, PEFs...
Lembra que a Avex mal recebeu metade da frota de Pantera K2 modernizados, e agora tem o núcleo de aviação em Belém sendo estruturado. As medidas e custos com movimentação de pessoal e infraestrutura não vão sair barato, dado que, a meu ver, o 2o Bavex cedo ou tarde será transferido de Taubaté para lá.

É mais um custo no curto\médio prazo que o EB vai ter de escolher entre armamento para os Esquilo\Pantera K2 ou recursos para outros projetos na Avex também importantes. Isso para não falar dos novos BH cuja conta deve chegar bem antes dos helos em 2028. Se forem comprado, claro.

O remanejamento de verbas entre os diversos programas é uma tática bem antiga do EB para tentar cobrir a peneira do orçamento em seus diversos projetos. Grana para todo mundo não tem, e nem terá nos próximos anos.




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Re: Aviação do Exército

#4957 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2023 8:31 pm

knigh7 escreveu: Seg Set 11, 2023 8:15 pm Espero que nos contatos que os militares têm com os congressistas eles relatem essas coisas, não confiando que sejam bem informados do que ocorre no nosso entorno.
Tirando os próprios militares com mandato na CREDEN e CREN, é muito raro encontrar algum político que realmente tenha um mínimo interesse e ciência sobre as demandas e questões que envolvem a defesa.
As vezes políticos de estados fronteiriços fazem algum alarde para ganhar os seus 15 minutos de fama, mas não passa disso.
Como eu disse antes, sem arrumar um ou mais problemas grandes e sérios para os militares e a politicalha local, além do populacho tupiniquim, tirarem a bunda do sofá, ninguém vai fazer nada para mudar o status quo.
Mesmo porque, pelo que já se viu antes, ninguém quer mudar nada mesmo. Nem os militares, ocupados demais com suas ACISOS e GLO da vida, e os políticos ocupados demais com seus próprios interesses. O zé povinho tá nem aí para um e outro, desde que futebol, cerveja e putaria continuem as mesmas de sempre no Brasil.




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Re: Aviação do Exército

#4958 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 19, 2023 2:58 pm

Para um helo que teve o seu projeto desenvolvido nos anos 1980, só voo no começo dos anos 1990, e entrou em operação apenas em 2011, até que ele está se saindo muito bem.
São 11 unidades agora, com uma perdida em acidente, todos na SAAF.
Ao que parece os sul africanos arrumaram um jeito de modernizar os seus helos de ataque junto aos turcos.
Pelo que se diz no vídeo, a parte eletrônica será toda atualizada, o que para o Rooivalk já é muita coisa.
Com apenas 12 anos de operação, esta possível modernização será muito bem vinda para manter estes helos operacionais por mais vinte anos, pelo menos.





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Re: Aviação do Exército

#4959 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 19, 2023 3:04 pm

Turkish company Aselsan to modernise South African Denel Rooivalk helicopter

Imagem

https://www.defsecme.com/defence/air/tu ... helicopter

Parece que vai sair mesmo. Quem sabe daqui a dez anos ele não vira um concorrente a mais para equipar a Avex.




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Re: Aviação do Exército

#4960 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 25, 2023 2:20 pm

De 0 a 10, quais as chances da Índia empurrar via off set o seu helo de ataque na Avex :?:
Façam as suas apostas.

Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4961 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 25, 2023 2:26 pm

O próximo desafio :?:

https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2022/10/hal_lch_exercito_india.jpg

X

https://cdn.trt.net.tr/images/xlarge/rectangle/9a77/09fa/6abf/5cc6e188e157d.jpg?time=1695186541

X

https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aw249-1.jpg

Ou vai estar tudo encerrado muito antes disso poder acontecer :?:
Apostas, senhores.




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Re: Aviação do Exército

#4962 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 25, 2023 2:35 pm

E se Itália e Turquia resolvem comprar KC-390 e pedirem off set também... [005]




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Re: Aviação do Exército

#4963 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 25, 2023 2:52 pm

Ponto de vista pessoal:

Turquia - na seara dos projetos estratégicos da defesa tem tudo para ser um excelente parceiro, com sua BIDS podendo oferecer produtos, soluções e parcerias com a nossa em muitos ramos diferentes, inclusive na importantíssima área de PDI. Eles possuem produtos que estão sendo desenvolvidos e\ou em produção que nos servem tanto no curto prazo, como para ementas além do horizonte. As três forças podem se beneficiar com eventuais alianças com a indústria turca. Tem contra si o fato de não ter tradição em negócios na área de defesa com o Brasil. Ainda precisam mostrar a que vieram. Mas já deram demonstrações na prática de que são sérios candidatos a parceiros militares para nós.

India - tem um potencial excepcional na área de ciência e tecnologia, e apesar de seus produtos militares não serem muito conhecidos, tem a vantagem econômica ao seu lado, com um poder de compra de insumos nacionais em diversas setores que só encontra paralelo em pouquíssimos países. Está aberta a envidar parcerias com a BIDS nacional e atender diversas questões ao longo dos próximos anos. Mas sua capacidade de mostrar-se confiável e estável no longo prazo está na dependência de tempo, dado que não temos relações com eles no campo da defesa, e isto pode ser um ponto contra. Os indianos tem que provar que são parceiros capazes e confiáveis

Itália - velha conhecida do Brasil na área de defesa, sabemos quase tudo o que há para saber deles neste campo, e mesmo sem ter as múltiplas capacidades que Índia e Turquia possuem, os militares aqui valorizam muito o fato de serem parceiros de longa data, sendo portanto mais previsíveis que os outros dois. Não tem a mesma capacidade de investimento que turcos e indianos, mas tem a seu favor investimentos no Brasil e que são conhecidos e reconhecidos de todos, inclusive na seara da defesa. O país é muito próximo de nós na área industrial, comercial e econômica, tendo aqui capacidade de influenciar decisões muito fortes a seu favor, inclusive dentro das ffaa's.


As vendas da Embraer podem alavancar a BIDS e os projetos da defesa como nunca se viu nos próximos anos, trazendo para o setor novos ares e investimentos que talvez de outra forma nunca seria feitos, no que dependesse exclusivamente da (falta de) vontade política tupiniquim.

Saber utilizar essa capacidade que a Embraer nos trás é algo que o MD e comandos das forças tem que saber utilizar o máximo a seu favor, visto que nem sempre tais vendas nos trarão retorno em tempo hábil ou mesmo serão oportunidades para negócios em outras áreas da defesa nacional. A ver se estamos em condições de abraçar todas as oportunidades que surgirem mais a frente, e conseguir avançar mais do que o permitido pela economia pública.




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Re: Aviação do Exército

#4964 Mensagem por knigh7 » Sex Out 27, 2023 7:46 pm

Nova redistribuição da Avex:
Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4965 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 8:18 pm

Bem ou mal, os Pantera K-2 ainda vão durar mais uns 10 a 15 anos em operação, quando já serão sexagenários. Mas isto pouco importa para quem não espera e não acredita que vá usá-los de verdade em uma guerra real. O problema agora é substituir os BH e Cougar, que ainda acredito não tem negócio fechado com novos Black Hawk. Não pelo menos sem uma boa briga com os franceses em Itajubá.

Um helo do tipo do Pantera hoje ronda os 15 milhões de dólares novo de fábrica. Como os franceses gostariam muito de melar esse negócio da Avex, e da FAB por tabela, talvez eles proponham algo em relação a estes helos também, que até poderiam ser repassados aos ucranianos como forma de ajuda. Com uma média de idade superior a vinte anos de uso, estes helos com a modernização que foi feita deixa-os em condições de se negociar valores bem atraentes para a Avex como forma de pagamento por mais H225M.

A ver como, e se, o governo e os políticos de Minas Gerais irão reagir em favor da indústria no estado, ou se vai deixar tudo por conta do interesse, ou a falta dele, dos donos da Helibrás.




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