PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
M125 Porta Morteiro
Uma rápida pesquisa na internet e é possível verificar que a disponibilidade deste modelo é bem grande, tanto nos estoques norte americanos quanto na Europa.
Os preços variam de acordo com a situação de cada país.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Uma opção que sempre achei interessante para equipar os M-113 e dar-lhes alguma modernidade são estas torres da Jonh Cockerill, que no caso das CPWS Gen 2 são bem adequadas a estes bldos, visto que possuem versão não entrante, leves e podem levar um canhão de 25mm ou 30mm e até mesmo mísseis AC.
E tudo isso sem defenestrar o desempenho do bldo.
https://johncockerill.com/en/defense-2/ ... pws-gen-2/
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Uma opção muito interessante para a ajudar a modernizar os M-113 do exército que ainda vão durar muitos anos por aí.
https://johncockerill.com/en/defense-2/ ... rill-clws/
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Estava olhando informações na internet a despeito dos M-577 para o EB, e das 200 unidades cedidas, o EB recebeu até agora em dois lotes, 34 E 60 unidades destes veículos. Alguns foram transformados em Ambulância e outros permanecem como PC. Há ainda a possibilidade de serem aproveitados também nas versões de comunicações e orientação de tiro, sem uma decisão até aqui do EB quanto ao aproveitamento\transformação nestas versões. A última notícia foi a autorização para receber os últimos 60, ainda em 2020.
Desde então não se viu mais informações sobre o recebimento destes veículos. Ainda faltam pouco mais de 100 unidades que ainda podem ser recebidas caso o EB deseje exercer esta opção.
Pela organização das OM das bdas bldas, e pelas versões em que podem ser aproveitadas, esta centena a mais de veículos podem ser interessantes para o EB, um vez que não temos OM completas em termos de VBE na cav blda.
Desde então não se viu mais informações sobre o recebimento destes veículos. Ainda faltam pouco mais de 100 unidades que ainda podem ser recebidas caso o EB deseje exercer esta opção.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
As 34 não entravam nas 200, Carvalho. Vão chegar mais 30 unidades ainda neste ano. Chegaram ao Brasil, um mote de 34 e outro 30. Faltam esses 30.
Esas são todas para Comando. Apenas 1 foi adaptada para ambulância, como protótipo. As outras 140 unidades, parte será utilizada como ambulância.
Esas são todas para Comando. Apenas 1 foi adaptada para ambulância, como protótipo. As outras 140 unidades, parte será utilizada como ambulância.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Grato pela correção Manuel.knigh7 escreveu: Sex Set 22, 2023 6:21 pm As 34 não entravam nas 200, Carvalho. Vão chegar mais 30 unidades ainda neste ano. Chegaram ao Brasil, um mote de 34 e outro 30. Faltam esses 30.
Esas são todas para Comando. Apenas 1 foi adaptada para ambulância, como protótipo. As outras 140 unidades, parte será utilizada como ambulância.
Então, as outras 140 já foram autorizadas ou ainda o serão?
Com versões PC, Comunicações, Orientação de Tiro e Ambulância orgânicas em quase todas as OM bldas talvez 200 seja até pouco para dispor a quem precisa delas.
De qualquer forma, acho que pelo menos os BIB e os RCC, além dos GAC bldos devem receber as versões básicas de PC e Ambulância.
Se minha memória não me trai, são 1 veículo para cada uma das três primeiras versões e 4 ou 5 Ambulâncias em cada OM blda de acordo com a sua organização.
Esta última é a que mais demanda quantidades. Até por isso, talvez o EB tenha investido no apronto desta versão.
Modificar a PC básica não deve ser nenhum apanágio, creio.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Aí está uma ideia barata e muito simples para dotar as OM bldas do apoio de fogo de que necessitam.FCarvalho escreveu: Sáb Ago 07, 2021 1:33 pm M125 Porta Morteiro
Uma rápida pesquisa na internet e é possível verificar que a disponibilidade deste modelo é bem grande, tanto nos estoques norte americanos quanto na Europa.
Os preços variam de acordo com a situação de cada país.
O morteiro 120mm do AGRJ poderia ser adaptado a este veículo sem maiores problemas, e ainda geraríamos uma série de providencias em termos de linha de produção a diversos insumos da família Guarani.
Conseguimos fazer uma gambiarra nos Guarani para levar um morteiro nacional 81mm. Nada impede que façamos o mesmo com os M-113 adquiridos usados lá fora a preços bem módicos. Ou talvez até de graça, caso os norte americanos nos cedessem os seus.
Uma bateria por BIB e já estava de ótimo tamanho. Não sei se os RCB também dispõe deste tipo de apoio, mas é algo a se ver.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Sim. Está no lote de 200 autorizadas.FCarvalho escreveu: Sáb Set 23, 2023 4:44 pmGrato pela correção Manuel.knigh7 escreveu: Sex Set 22, 2023 6:21 pm As 34 não entravam nas 200, Carvalho. Vão chegar mais 30 unidades ainda neste ano. Chegaram ao Brasil, um mote de 34 e outro 30. Faltam esses 30.
Esas são todas para Comando. Apenas 1 foi adaptada para ambulância, como protótipo. As outras 140 unidades, parte será utilizada como ambulância.
Então, as outras 140 já foram autorizadas ou ainda o serão?
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Como falei no outro tópico da VBTP Guarani, os M-113 não são a coisa mais linda do mundo em termos de tecnologia e desempenho, mas, como não temos, e não teremos, em curto e médio prazo solução para a VBC CC e VBC FUZ, e estes bldos ainda estarão aí por mais 10 a 15 anos em serviço. Neste sentido, alguma coisa deve ser feita a fim de melhorar e\ou adequar da forma possível sua mais que longeva estadia nas forças bldas tupiniquins.
As imagens acima mostram, respectivamente, as versões em uso pelo EB e CFN. Ambas passaram por diversos programas de atualização\modernização ao longo dos anos, mas que não lograram elevar capacidades e qualidades do bldo, quando, se muito, apenas manter e facilitar a disponibilidade e a manutenção logística e operacional em condições adequadas de custo e emprego. O EB lançou mão de soluções nacionais, enquanto os bldos do CFN passaram por modernização via empresa israelense, com ambos empregando soluções muito parecidas, mas, que essencialmente não mudaram a viatura em si. Em termos de diferença, a maior são os tanques externos traseiros vistos nos bldos dos fuzileiros, e que não foi adotado pelo exército.
Em relação à possíveis novas modificações, a introdução da Remax IV, já apresentada tanto em viaturas do CFN como do EB, tende a prover soluções bastante conciliatórias e flexíveis em termos de orientação, guiamento e direção do bldo através dos sistemas dispostos na torre e\ou anexos ao blindado. A sua adoção traria, em termos, certa modernidade ao veículo, de forma a amparar não apenas a formação e treinamento de novas tripulações, como ampliar as capacidades de auto defesa e suporte à tropa embarcada. Seria uma solução de baixo custo para preparar, também, as futuras tripulações da VBC FUZ a ser escolhida, trazendo um menor impacto na transição entre ambos.
Além da Remax IV, é possível também a adoção de alguns sistemas desenvolvidos pelo CTEx e BIDS, com vista ao emprego nas VBTP Guarani 2.0, como SC2, gerenciamento de campo de batalha, RDS, e outros. É importante também levar em consideração a proteção passiva, onde alguns equipamentos dispostos na UT30BR podendo ser adequados ao M-113 do jeito que o bldo está hoje, como um sistema de alerta laser, além de placas de blindagem add on e spall liner homologadas, e com possibilidade de produção nacional. Cabe mesmo dizer que existe capacidade de projeto e produção até de blindagem do tipo ERA no país. O que falta são encomendas por parte das forças militares.
Enfim, a evolução do projeto do Guarani 2.0, da torre Remax e da UT30BR2, além dos vários projetos em desenvolvimento pelo CTEx e BIDS são capazes de apor ao M-113 uma nova fase de vida, sem contudo impor transformações custosas e\ou que envolvam modificações que no fim, tornem a viabilidade do investimento desaconselhável.
Com 4 BIB para dar conta da vida, seria interessante pensar na atualização de cerca de 216 bldos a fim de possibilitar-lhes uma sobrevida menos acanhada, ao mesmo tempo que se aproveita o tempo e as soluções nacionais para aprestar melhor as futuras tripulações da VBC FUZ. Tornar menor e o menos doloroso possível esse hiato entre ambos veículos, inclusive, deve ser algo a levar em conta na hora de decidir por estas atualizações. Para quem vai dentro de um M-113 acompanhando bldos que praticamente não passam de sucata sobre esteiras, tornar a vida dentro delas menos rigorosa e um pouco mais amena, com certeza é algo que conta a favor de quaisquer investimentos que se faça nelas nos próximos anos.
Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Jan 02, 2025 11:45 am, em um total de 1 vez.
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Se o mundo acabar um dia , só vai restar 3 lendas
Fusca , Fiat Uno e M-113 kkkkk
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Gogogas !
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
A meu ver, se tem um bldo que merece e aceita modernizações sem arrancar o couro do orçamento do EB é o M-113. E o que se poderia apor nele hoje em termos de melhorias, como expus acima, praticamente pode ser conseguido 99% via BIDS, sem precisar importar ou depender de soluções exógenas, o que diminui mais ainda os custos de sua atualização. Seria inclusive preferível à modernização dos EE-9 Cascavel, cuja verba poderia estar financiando há muito tempo as VBE\VBC Guarani de que se precisa, e que não saem do lugar justamente por falta de verba, alocada a outras "prioridades"que se pode dizer, são no mínimo questionáveis e de gosto duvidoso.
Bom, os M-113 podem receber diversas melhorias sem precisar mudar tudo de novo nele, até porque, de tão básico que ele é, não precisa nem se incomodar com isso, é só encaixar os sistemas aferidos, tipo plug and play, que está resolvido. E a um custo acessível ao orçamento do EB. E teríamos viaturas mais capazes e competentes para realizar o seu trabalho de forma mais eficaz, beneficiando a BIDS e a logística interna do próprio país, que aliás, precisa de massa de manobra para poder justificar a criação de linhas de produção para os projetos em desenvolvimento via CTEx e BIDS.
Aliás, com 200 M-557 de Posto de Comando doadas que foram via EDA, podendo ser usadas em outras versões\missões, é decepcionante ver que nem todas foram recebidas\aproveitadas até agora em função sabe-se lá do que, mesmo tendo uma demanda muito maior que esse número nas parcas forças bldas do exército. Nem a versão porta morteiro do M-113, que existem as centenas disponíveis na Europa e USA, foram objeto de interesse por aqui em tempo algum, quando poderiam estar equipando todos os BIB e demais OM bldas onde fossem necessárias. E não seria preciso comprar centenas delas, mas...
O que os M-113BR do exército mais precisam hoje é trazer para o sec XXI suas capacidades de auto proteção e apoio de fogo à tropa embarcada. Isto se consegue com a Remax IV e seus subsistemas, como hora está em avaliação. Além destes, que por si só já são uma pequena grande revolução para um bldo projetado em fins dos anos 1950, qualquer adição de novos meios e\ou sistemas apenas potencializam ainda mais sua vida operacional, que será, como sabido, de pelo menos mais 10 a 15 anos no exército, goste-se dele ou não.
Da versão M-557 pode-se obter as seguintes viaturas componentes do staff das OM bldas:
1. Posto Comando
2. Comunicações
3. Orientação Tiro
4. Ambulância
Só nestes modelos acima seria possível arbitrar todas as 200 viaturas doadas pelo US Army e ainda haveria necessidade de mais, tendo em vista sua aplicação nas OM bldas do exército onde são previstas nos respectivos manuais de operação.
Enfim, os dois projetos de modernização pelos quais passaram as M-113BR do exército ao longo dos anos, estavam voltadas essencialmente para a atualização de suas partes mecânicas, com vistas a favorecer\facilitar sua logística e manutenção, gerando um bldo mais econômico e com maior disponibilidade operacional. Isto obviamente impactou concretamente na melhoria do desempenho geral da viatura, mas não tornou o bldo mais efetivo ou capaz do ponto de vista da missão primária, mantendo-se basicamente como a VBTP SL que sempre foi empregada no EB, e jamais, nem de longe, uma VBCI, como seria de se esperar do combo Leo 1A5 + M-113 da cav blda. Na verdade, nem como fake de IFV SL os M-113 do exército se prestam, tal como estão hoje. E ressalte-se, nunca houve qualquer intenção de conseguir dispor às M-113BR capacidades mínimas que fossem de pelo menos emular tais viaturas, a fim de gerar algum preparo das tripulações para o futuro.
Além das versões especiais acima, qualquer M-113 pode ser adaptado, para as seguintes versões, também previstas no programa da VBE\VBC Guarani, e igualmente esperadas nas OM Cav Blda para a futura VBC Fuz:
1, VBC AAe Msl (RBS-70 MSHORAD)
2. VBC AC
3. VBC Porta Morteiro 120\81
ps: o exército brasileiro jamais operou nada além da versão básica da M-113 em mais de 50 anos de emprego destas viaturas até a chegada das M-557 PC doadas pelos norte americanos.
Bom, os M-113 podem receber diversas melhorias sem precisar mudar tudo de novo nele, até porque, de tão básico que ele é, não precisa nem se incomodar com isso, é só encaixar os sistemas aferidos, tipo plug and play, que está resolvido. E a um custo acessível ao orçamento do EB. E teríamos viaturas mais capazes e competentes para realizar o seu trabalho de forma mais eficaz, beneficiando a BIDS e a logística interna do próprio país, que aliás, precisa de massa de manobra para poder justificar a criação de linhas de produção para os projetos em desenvolvimento via CTEx e BIDS.
Aliás, com 200 M-557 de Posto de Comando doadas que foram via EDA, podendo ser usadas em outras versões\missões, é decepcionante ver que nem todas foram recebidas\aproveitadas até agora em função sabe-se lá do que, mesmo tendo uma demanda muito maior que esse número nas parcas forças bldas do exército. Nem a versão porta morteiro do M-113, que existem as centenas disponíveis na Europa e USA, foram objeto de interesse por aqui em tempo algum, quando poderiam estar equipando todos os BIB e demais OM bldas onde fossem necessárias. E não seria preciso comprar centenas delas, mas...
O que os M-113BR do exército mais precisam hoje é trazer para o sec XXI suas capacidades de auto proteção e apoio de fogo à tropa embarcada. Isto se consegue com a Remax IV e seus subsistemas, como hora está em avaliação. Além destes, que por si só já são uma pequena grande revolução para um bldo projetado em fins dos anos 1950, qualquer adição de novos meios e\ou sistemas apenas potencializam ainda mais sua vida operacional, que será, como sabido, de pelo menos mais 10 a 15 anos no exército, goste-se dele ou não.
Da versão M-557 pode-se obter as seguintes viaturas componentes do staff das OM bldas:
1. Posto Comando
2. Comunicações
3. Orientação Tiro
4. Ambulância
Só nestes modelos acima seria possível arbitrar todas as 200 viaturas doadas pelo US Army e ainda haveria necessidade de mais, tendo em vista sua aplicação nas OM bldas do exército onde são previstas nos respectivos manuais de operação.
Enfim, os dois projetos de modernização pelos quais passaram as M-113BR do exército ao longo dos anos, estavam voltadas essencialmente para a atualização de suas partes mecânicas, com vistas a favorecer\facilitar sua logística e manutenção, gerando um bldo mais econômico e com maior disponibilidade operacional. Isto obviamente impactou concretamente na melhoria do desempenho geral da viatura, mas não tornou o bldo mais efetivo ou capaz do ponto de vista da missão primária, mantendo-se basicamente como a VBTP SL que sempre foi empregada no EB, e jamais, nem de longe, uma VBCI, como seria de se esperar do combo Leo 1A5 + M-113 da cav blda. Na verdade, nem como fake de IFV SL os M-113 do exército se prestam, tal como estão hoje. E ressalte-se, nunca houve qualquer intenção de conseguir dispor às M-113BR capacidades mínimas que fossem de pelo menos emular tais viaturas, a fim de gerar algum preparo das tripulações para o futuro.
Além das versões especiais acima, qualquer M-113 pode ser adaptado, para as seguintes versões, também previstas no programa da VBE\VBC Guarani, e igualmente esperadas nas OM Cav Blda para a futura VBC Fuz:
1, VBC AAe Msl (RBS-70 MSHORAD)
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Um RPG manda pros ares um M-113 , imagina uma modernização mais ampla , a que já foi feita está de ótimo tamanho ! Em minha opinião colocar mais coisa no M-113 e puro gasto de grana ,Remax 4 só aceito em Guarani e bem melhor ...
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