Cada KC-390 custa um SISFRON por ano...E tenho dúvidas se 19 para 21 iria melhorar "a percepção".
Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Cada KC-390 custa um SISFRON por ano...E tenho dúvidas se 19 para 21 iria melhorar "a percepção".
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Re: Sobre o KC-390
O Orçamento para 2024 encaminhado pelo Governo ao Congresso visa a aquisição de 1 KC-390. Como sempre foi nos últimos anos.Túlio escreveu: ↑Qui Set 21, 2023 3:34 pmMas não tinham mostrado mais acima o que parece ser um pedido extra do MINDEF para repor os 9 KC cortados pelo maligno cajuzinho do Bolossauro? Lembrar, este é um dos Projetos "do Lule" que, ao contrário do Guarani (só caído quer) e do SSN (odiado geral), tá todo mundo interessado, simplesmente por não haver nada em serviço que se compare, ainda por cima com um pós-venda como o da EMBRAER (melhor só BOEING e AIRBUS, e olhe lá).
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Re: Sobre o KC-390
Agora que eu vi, até o SSN "do Lule" (me parece justo afirmar isso pois os almirantes já iam enterrando o Projeto para salvar o NAe-zumbi aquele, dae ele foi lá e virou o jogo) tomou tesourada, o gro$$o vai, como sempre, para salários e pensões.
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Re: Sobre o KC-390
E olha que pode ficar pior. O mercado não deseja que o déficit das contas primárias não atinja a barreira de 1% (a meta do Min da Fazenda para 2024 é zerar o déifict, mas isso nem a Velhinha de Taubaté acredita).Túlio escreveu: ↑Qui Set 21, 2023 5:58 pmAgora que eu vi, até o SSN "do Lule" (me parece justo afirmar isso pois os almirantes já iam enterrando o Projeto para salvar o NAe-zumbi aquele, dae ele foi lá e virou o jogo) tomou tesourada, o gro$$o vai, como sempre, para salários e pensões.
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Se tiver um déficit em 0,9%, com o aumento real de arrecadação planejado pelo crescimento, mesmo assim o Governo vai ter de cortar cerca de R$ 50 bilhões. O mais provável que ocorrerá e´que o Governo corte alguns bilhões e volte a fazer o que era antes (nos governos do PT), deixando quase tudo em restos a pagar para o ano seguinte. E assim iam rolando.
Teve um ano do Governo Dilma (acho que foi em 2011) em que todo o orçamento de investimento foi deixado para ser pago no ano seguinte (pois naquele ano foi pago o do ano anterior...), com multas enormes. E no ano seguinte foi pago no outro ano. Bem bananeiro.
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Re: Sobre o KC-390
knigh7 escreveu: ↑Qui Set 21, 2023 6:07 pm
E olha que pode ficar pior. O mercado não deseja que o déficit das contas primárias não atinja a barreira de 1% (a meta do Min da Fazenda para 2024 é zerar o déifict, mas isso nem a Velhinha de Taubaté acredita).
Se tiver um déficit em 0,9%, com o aumento real de arrecadação planejado pelo crescimento, mesmo assim o Governo vai ter de cortar cerca de R$ 50 bilhões. O mais provável que ocorrerá e´que o Governo corte alguns bilhões e volte a fazer o que era antes (nos governos do PT), deixando quase tudo em restos a pagar para o ano seguinte. E assim iam rolando.
Teve um ano do Governo Dilma (acho que foi em 2011) em que todo o orçamento de investimento foi deixado para ser pago no ano seguinte (pois naquele ano foi pago o do ano anterior...), com multas enormes. E no ano seguinte foi pago no outro ano. Bem bananeiro.
Isso até que é chique, pois EUA/UE já faz tempo que estão usando o $$$ da janta pra pagar o almoço(*).
(*) - Só nos EUA os juros da dívida saltaram de USD 400B no ano passado para USD 970B no atual, devido às "rolagens", que levaram uma dívida de USD 30T que pagava juros de 3,2% para outra de 33T a 5,5%; na UE tá pior ainda, logo, o risco de vender 390 fiado pro zorópa é tão elevado quanto para los hermanos. IMHO mais, porque se a Argentina quebrar a EMBRAER fica em pé mas, no caso do zorópa/ianque, ela afunda junto.
(*) - Só nos EUA os juros da dívida saltaram de USD 400B no ano passado para USD 970B no atual, devido às "rolagens", que levaram uma dívida de USD 30T que pagava juros de 3,2% para outra de 33T a 5,5%; na UE tá pior ainda, logo, o risco de vender 390 fiado pro zorópa é tão elevado quanto para los hermanos. IMHO mais, porque se a Argentina quebrar a EMBRAER fica em pé mas, no caso do zorópa/ianque, ela afunda junto.
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Re: Sobre o KC-390
Mas eu lamento que os cortes inevitavelmente irão cair também sobre as FFAA, cujo orçamento para investimeto em 2024 já é menor do que o deste ano. Ano que vem começa com contingenciamentos no primeiro semestre que acabam virando cortes no segundo semestre. E vai atrapalhar o andamento dos nossos programas militares...
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Re: Sobre o KC-390
As contas públicas não tem jeito. Pagamos sempre atrasado, pedimos fiado, penduramos no botequim da esquina desde sempre. Pegamos emprestado para pagar depois do Natal e assim vai. Compramos no cartão de crédito em 30x para só começar a pagar daqui a 1 anos, para no final ver que não consegue nem pagar a primeira parcela. Todos os governos fazem a mesma coisa ano após ano. E pouco importa a reza de cada um. Todos iguais.
Sem uma reforma estrutural nas contas públicas, aquela que ninguém quer fazer, dado que isso pode gerar perdas de popularidade e de votos, vamos continuar embromando e jogando para frente os problemas.
Outro dia o min da casa civil andava a puxar o saco da indústria de defesa falando novamente nesse negócio de aumentar os investimentos no MD, atualmente em 1,4% do PIB, para 1,5%, 1,8% e por fim 2% do PIB. Só não diz quando e como isso será feito. A mágica ninguém conhece o segredo.
Se um KC-390 está saindo a 130 a 150 milhões de euros para a Austria, imagina o perrengue que é o orçamento da FAB conseguir pagar apenas 1, e em reais, para a FAB.
Estamos vendendo as três refeições do dia para pagar a merenda da semana que vem já faz tempo. E sem vislumbre de qualquer melhoria na nossa marmita.
Sem uma reforma estrutural nas contas públicas, aquela que ninguém quer fazer, dado que isso pode gerar perdas de popularidade e de votos, vamos continuar embromando e jogando para frente os problemas.
Outro dia o min da casa civil andava a puxar o saco da indústria de defesa falando novamente nesse negócio de aumentar os investimentos no MD, atualmente em 1,4% do PIB, para 1,5%, 1,8% e por fim 2% do PIB. Só não diz quando e como isso será feito. A mágica ninguém conhece o segredo.
Se um KC-390 está saindo a 130 a 150 milhões de euros para a Austria, imagina o perrengue que é o orçamento da FAB conseguir pagar apenas 1, e em reais, para a FAB.
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Re: Sobre o KC-390
Eu penso aqui comigo que esse negócio de off set pode ser para nós ao mesmo tempo a tábua de salvação para o setor de defesa, e também um tiro no pé, já que o governo não tem cacife financeiro pra bancar tudo que pode nos ser pedido diante dos negócios da Embraer com o KC-390.
Se tivermos um mínimo de previdência podemos usar as vendas deste avião para resolver no curto e médio prazo muitos hiatos por aqui ou deixar amarrado os investimentos necessários. Mas é questão de saber fazer negócio de acordo com cada cliente. Afinal, não é todo dia que se negocia dezenas de aviões de uma só vez.
Tomara saibamos aproveitar estas oportunidades. Dizem que a sorte não bate duas vezes na mesma porta.
Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Set 21, 2023 10:39 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390
Só falta agora o governo ser "convencido" a pagar pelo segundo lote dos Gripen E\F para a FAB.EduClau escreveu: ↑Qui Set 21, 2023 3:07 pm Hora do "+ Gripen para nós ?... então é Millenium para vós".
Governo sueco busca autorização para novas aeronaves de transporte no orçamento de defesa de 2024
https://www.aereo.jor.br/2023/09/21/gov ... a-de-2024/
Agora só depende de nós fechar esse negócio.
Entre SAAB e Embraer está tudo acertado.
Vamos ver de onde vai sair os recursos para esse negócio indesejado para o governo no atual momento.
E para não dizer que não falei, os 4 Gripen adicionais do contrato atual até agora continuam sendo retórica plantada na última gestão. Não há qualquer sinal de que estes caças serão comprados. E com um segundo lote sendo posto na mesa, aí é que não sai mesmo.
A depender da quantidade de KC-390 comprados pelos suecos, entre 4 e 6 unidades, isto pode ser suficiente para comprar os 9 caças opcionais do contrato atual e mais alguns para o segundo lote, deixando uma margem para outra aquisição mais para frente com as unidades em opção deste segundo contrato.
A Suécia pode não necessariamente pedir off set em relação somente ao Gripen E. O caça é uma das opções, e a principal, mas não é a única. Existem outros interesses na área de defesa que eles desejam explorar.
A ver.
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Re: Sobre o KC-390
Ao menos no curto prazo só por um milagre voltamos as 28 unidades do contrato original.Túlio escreveu: ↑Qui Set 21, 2023 3:34 pmMas não tinham mostrado mais acima o que parece ser um pedido extra do MINDEF para repor os 9 KC cortados pelo maligno cajuzinho do Bolossauro? Lembrar, este é um dos Projetos "do Lule" que, ao contrário do Guarani (só caído quer) e do SSN (odiado geral), tá todo mundo interessado, simplesmente por não haver nada em serviço que se compare, ainda por cima com um pós-venda como o da EMBRAER (melhor só BOEING e AIRBUS, e olhe lá).
Há tempos o orçamento de investimento e custeio do MD vem decaindo nos últimos anos apesar da retórica em contrário. E a tendência é que a queda continue.
Pelo menos podemos sonhar na próxima década com mais unidades, pois 19 unidades podem dar até conta das demandas da FAB, mas não do EB e MB. Para não falar na ala civil do poder público, hoje o maior, e mais exigente, cliente da aviação de transporte da FAB.
Com sorte a FAB vai ganhar uns trocados a mais com as vendas ao exterior do avião da Embraer.
Tomara eles façam bom uso. Vão precisar, e muito.
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Re: Sobre o KC-390
A Embraer andou dando umas voltas por feitas no extremo oriente e sudeste asiático recentemente.
Destas podem sair negócios para o KC-390 com alguns países da região como Cingapura, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul, Filipinas, Tailândia e muito talvez Vietnã.
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Re: Sobre o KC-390
Deve ser porque ninguém sabe o que está em cada contrato: os de Portugal p ex são cheios de diferenças em relação aos nossos e isto que Portugal fabrica partes do avião e faz parte da logística, agora imagines quem não tem nada a ver com o projeto.
Mas concordo com tua estranheza, eu mesmo acho estranho ver F-35 cotado a menos que RAFALE, tipo menos de metade do preço, em certas publicações.
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Re: Sobre o KC-390
É fazer as contas as 5 aeronaves KC-390, um simulador de voo, contratos de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, foi 827 milhões de euros. Agora é comparar o que está englobado num contrato e no outro.