Túlio escreveu: ↑Sáb Set 09, 2023 9:17 pmcabeça de martelo escreveu: ↑Qui Ago 10, 2023 12:39 pm
Por aqui quem é caçador tem que ter um curso, licença de uso e porte de arma para caça, seguro para a arma, cadeado de gatilho e cofre em casa.Mas tem um bichim tanto aqui no Brasil quanto em Portugal (e aí tem mais tipos de munição disponível mas não me queixo, a que uso é a esfera de alumínio), dá uma espiada no vídeo, muito legal. O meu eu comprei pela internet, usando cartão de crédito nem documento precisa, aí não sei como é pra comprar mas sei que pode e fica bem tri para Defesa Residencial, considerando que num caso desses o vago não vai ficar trocando tiro até os puliça chegarem, é dar o primeiro estrondo e já tá de zóio em por onde se escapa, dae é só não encurralar o FÉLADAPUTA e ele que dê no pé.
O erro que vi no vídeo foi o cara atirar a SEIS METROS, o que já seria serviço para a minha negona; este "brinquedinho" de 12,4 mm eu acho mais útil (superior à Pst, na verdade) para a distância normal indoor, coisa de até uns três metros, de preferência menos, e podem apostar, na primeira vez que levei ao estande (recinto fechado) caí duro, nunca imaginei que um cilindrinho de CO2 pudesse fazer um estrondo desses (estava sem auricular, tive que botar), parece um 38, POWS!!!
(E nesta distância agrupa até melhor que a Pst, pelo recuo/elevação quase zero)
OK, aí o vídeo do cara, e já deixei pronto no momento em que começa a atirar com esfera de alumínio: impressionante, mesmo longe demais - para mim - ainda assim a bolinha quebra o osso mais duro do crânio humano, mais de perto é HOMICÍDIO DOLOSO, baita cadeião se fizer aqui, melhor tacar um Double-Tap no tórax.
(Notar a mudança no tom da voz, o cara gelou, não esperava: "WOW, this one looks pretty... pretty intense" ; os vídeos do cara sempre têm um tom cômico mas aí até ele meio que se perdeu, mesmo em mim deu uma sensação desagradável)
Aqui o meu:
Relativamente às armas da ar comprimido da classe G, a aquisição é permitida aos maiores de 18 anos mediante declaração aquisitiva. Contudo não é permitido o uso e porte da arma fora de propriedade privada e dos locais autorizados.
Tenha sempre presente que, apesar de não serem armas de fogo, as carabinas de pressão de ar devem ser transportadas de forma acondicionada e nunca de forma ostensiva. Evite transportá-la exposta, por muito brevemente que seja. Estas devem também ser transportadas acompanhadas do recibo de compra, assim como também devem estar completamente descarregadas sem qualquer munição no seu interior.
O transporte ostensivo da sua carabina, além de atrair a atenção das autoridades policiais, poderá também ser considerado como uma forma de intimidação, o que lhe poderá criar alguns problemas mais à frente.
De acordo com as alíneas f), g), h) e i) do ponto 1 do Artigo nº 2 da Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro entende-se por:
Armas de ar comprimido – arma acionada por ar ou outro gás comprimido, destinada a lançar projéctil
Arma de ar comprimido de aquisição condicionada – arma de ar comprimido capaz de propulsar projéteis de calibre superior a 5,5 mm e as de qualquer calibre, capazes de propulsar projéteis, cuja energia cinética, medida à boca do cano, seja igual ou superior a 24 J;
Arma de ar comprimido de aquisição livre – arma de ar comprimido, de calibre até 5,5 mm, capaz de propulsar projéteis, cuja energia cinética, medida à boca do cano, seja inferior a 24 J;
Arma de ar comprimido desportiva – arma de ar comprimido adequada para a prática de tiro desportivo, de aquisição livre ou condicionada;
O ponto 1 do artigo nº 3 refere que as armas e as munições são classificadas por classes, podendo estas ser da classe A, B, B1, C, D, E, F e G, de acordo com o grau de perigosidade, com o fim a que se destinam e com a sua utilização.
De acordo com a alínea g) do ponto 5 do artigo nº 3 da Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro as armas de ar comprimido de aquisição condicionada são armas das Classe C e, segundo a alínea d) do ponto nº 9 do artigo referido, as armas de ar comprimido desportivas e de aquisição livre são armas da classe G. Segundo a alínea d) do ponto nº 8 referente ao mesmo artigo as de ar comprimido de aquisição livre são armas da classe F.
O artigo nº 11 da Lei Nº 5/2006, de 23 de Fevereiro, referente às armas e munições de classe G, menciona nos pontos 10, 11 e 12 que:
A aquisição de armas de ar comprimido de aquisição livre é permitida aos maiores de 18 anos, mediante declaração aquisitiva.
A aquisição de armas de ar comprimido de aquisição livre destinadas à prática de atividades desportivas é permitida mediante declaração aquisitiva.
Não é permitido o uso e porte de armas de ar comprimido fora de propriedade privada e dos locais autorizados.
Em Portugal existem diversos tipos de licenças de armas que é possível solicitar, mediante o contexto em que vão ser utilizadas. As licenças dividem-se nas seguintes categorias:
B1 – armas de defesa pessoal;
C -armas de fogo de cano longo (com menos de 60cm); armas de cano curto de percussão central; armas até 6mm de munições de percussão anelar; réplicas de tiro desportivo; armas de armas de ar comprimido de calibre superior a 5.5mm;
D – amas de fogo de cano longo (superior a 60cm);
E – Aerossóis, armas elétricas e armas de fogo aptar a disparar munições não metálicas;
F – Matracas, armas brancas e réplicas de amas de fogo;
G – Armas de uso veterinária, de sinalização, ar comprimido desportivas e de softair.