FCarvalho escreveu: ↑Qui Jul 27, 2023 4:07 pmOlá Lord.Viking escreveu: ↑Dom Abr 02, 2023 6:29 pm Prezado F Carvalho, saudações.
Excelentes as suas questões.
Em minha opinião considerando a construção do SN 10, que terá sua seção de qualificação construída no decorrer do ano e que tem como data de lançamento 2031, faço algumas considerações.
Havendo recursos e possível que cada SNA BR possam ser a partir do SN 10 ser construídos em até 6 anos. Os SNA da classe Trafalgar da RN, com dimensões semelhantes, foram construídos em torno deste tempo.
Na ICN e possível serem construídos 2 navios desta classe simultaneamente, entretanto e fundamental a tal '''vontade politica''.
Considerando o TOM imediato da MB e a necessidade de em caso de crise ou conflito de levar a guerra ao adversário seria em minha opinião pelo menos 10 SNA, com uma programação de PMG que mantivesse sempre 8 submarinos em operação uma vez que estes seriam o principal vetor estratégico do Estado brasileiro.
Sds
A possibilidade de se construir apenas subnuc me parece está na medida em que ao menos mais um lote da classe Riachuelo possa ser construída e entregue até 2035, uma vez que o Álvaro Alberto só deve ser entregue em 2031 e entrar em operação por volta de 2032 ou 2033.
Se houver uma nova encomenda no curtíssimo prazo, um cronograma pode ser ajustado ao atual processo de construção de forma a não deixar hiatos em Itajaí, e não perdemos todo o investimento feito. Uma vez entregues os navios convencionais, parte-se para a construção exclusiva de subnuc a fim de dotar no longo prazo (2040-2060) a esquadra com estes navios, de forma a complementar inicialmente os modelos convencionais e posteriormente os substituir.
Mas é preciso tomar decisões desde já. Protelar, seria no mínimo arriscar perder tudo o que conquistamos a duras penas no Prosub até agora.
Prezado colega, saudações.
Também acredito que este caminho e o que deveria ser adotado pela MB, desta forma todo o investimento realizado pela Nação seria preservado e a continuidade do PROSUB ao longo do tempo estaria garantido.
Sds