Começou a corrida oficial para a substituição dos Hércules na Austria. Pelo que se diz, o avião da Embraer é o preferido.
Serão mais 4 ou 5 aviões, conforme divulgado pela imprensa.
Embraer C-390 Millennium concorre na Áustria para substituir o Hércules
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... o-hercules
Se tudo ocorrer como se espera, a Áustria será o quarto cliente europeu do KC-390, contando com vendas para Portugal, Hungria e Holanda.
Falta agora só fechar o negócio com a Rep Checa, e de lambuja a Eslováquia junto, que também deve comprar o avião brasileiro no médio\longo prazo.
Possibilidades também na Suíça e Grécia, onde o avião já esteve. Apesar de não ter dado nenhum sinal aberto para isso, a Finlândia deve fechar a compra do cargo militar brasileiro também, acompanhando a Suécia no processo de substituição dos Hércules.
Bulgária, Romênia e Polônia correm por fora para aquisições no longo prazo.
O grande azarão nesta corrida para tirar os Hércules de circulação na Europa seria a Itália, mas ali a questão é mais complicada, e vai exigir maiores negociações entre as partes, inclusive governos.
O tal do cargueiro médio europeu, se virar um projeto de fato, quando chegar ao mercado verá ele todo tomado pelo avião da Embraer. Seria muito mais fácil e melhor simplesmente adotar o KC-390 como modelo padrão europeu e bola para frente. A Embraer até aceita produzir ele na Europa só para o pessoal se sentir mais a vontade.
A ver.