FCarvalho escreveu: ↑Sex Ago 25, 2023 2:25 pmO EB não faz diferença na hora de usar os seus helos de manobra no que diz respeito aos BH, Cougar e Jaguar. Todos são usados basicamente na mesma função de assalto aeromóvel. Este últimos se destaca pela maior capacidade de levar tropas e carga, algo que para o tipo de missão que a Avex realiza é muito mais importante do que outros requisitos.knigh7 escreveu: ↑Sex Ago 25, 2023 1:51 pm O BH é uma aeronave de capacidade intermediária entre o Pantera e o Cougar/Caracal. A diferença do H215M para o H225M é de apenas 1 seção a mais na fuselagem deste, o que se traduz em 4 assentos.
Ademais, as versões armadas do BH são mais completas e já tem um bom exemplo na Colômbia que a utiliza na Amazônia.
Me parece mais interessante neste momento que a substituição fosse tratada no mínimo com uma concorrência, e não uma compra direta simples e velada sem maiores justificativas; até porque não há argumentos técnicos e\ou doutrinais que justifiquem a compra dos BH em detrimento dos H225M.
E como disse, para quem nos últimos anos dá sempre tanto e maior destaque a questão da logística nacional em seus projetos, é no mínimo contraditório essa escolha, uma vez que os H225M já são operados aqui e tem todo um suporte no país estabelecido, com custos e capacidades conhecidos. Ademais, podería-se tentar negociar a substituição dos atuais helos na base do 1x1 para quem oferecesse a melhor proposta. O tal PAC garantiu a compra de 10 helos novos. O EB está negociando 12 unidades. No mínimo a Helibrás vai ter que oferecer algo bem melhor que isso para conseguir convencer o pessoal a melar o negócio, sem ferir o orgulho dos militares.
A ver se eles estão de fato com disposição para comprar esta briga, depois de tudo que o HX-BR passou até agora.
Longe de serem utilizados basicamente para assalto aeromóvel, ainda mais na Amazônia. A hora voo deles é diferente. O H225M/H215M são mais caros porque são bem maiores. Ou Pantera que leva 9 passageiros ou outro que leva 3 vezes mais? A AvEx só vai no 8 ou 80? O Pantera na Amazônia leva combustível extra internamente numa bag tirando 4 assentos. Não sobra quase nada para levar tropa ou provisões. Aí teria de utilizar o outro (H225M/215M) que são bem maiores.