Como
não está em verde, posso quotar: Glauber véio, sabes que não questiono nem por um segundo a tua soberania no tópico como Moderador de Área que és, mas ouso sugerir que, em estando os mesmos F-16 véios em disputa por mais de uma Força Aérea, entre as quais Argentina e Ucrânia, as necessidades e possibilidades a respeito, tanto de uma quanto da outra, IMHO (e ressalto, apenas opinião pessoal como User) complica pra caramba largar um pedaço de post aqui e outro em outro tópico ou ainda deixar de mencionar um ponto válido neste para fazer no outro, onde a maioria dos interessados sequer irá ver.
Como exemplo, como iria eu dizer e explicar
AQUI que, a despeito do carnaval que estão fazendo pelo mundo afora, continuo a ver a Ucrânia como o País com menos chances de realmente vir a operar F-16? Basta imaginar o que é necessário para operar um caça numa guerra onde AAAe é numerosa e de ponta (e é a mesma que abateu um SUFA - uma das versões mais desgraçadas do F-16, lotado de ECM/ECCM e com 2P para operar isso tudo - já quase sobre
ISRAEL ), há caças tão ou mais capazes (e mais numerosos) no ar e isso com Pilotos/pessoal de terra que nunca mexeram com equipamento ocidental (p ex, acostumados desde crianças a centímetros, metros e km, não polegadas, pés e milhas), especialmente as capacidades a serem agregadas para poderem operar em rede com meios OTAN (tudo o que eles têm em terra, mar e ar, acima e ao largo da Ucrânia), e tudo isso contra as modestas necessidades de Forças Aéreas como as da Argentina e/ou Colômbia, às quais basta ter capacidade de operar
All-Weather e lançar algumas munições de segunda linha, e ainda por cima com os EUA tendo que pagar a baita conta disso tudo, quando FAA/FAC exigiriam bem menos, por menor custo e ainda teriam que pagar pelos caças,
su posta a punto e melhoramentos exigidos e aprovados pelo congresso dos EUA?
No meu ponto de vista a conta não fecha, é fazer algo muito difícil, caro e perigoso (os UKES não vão perder a chance de, no que lhes parecer uma bobeira dos ORCS, tentar um
raid por lá; e é nessa que algum pode ser abatido e algo que não devia cair nas mãos do Ivan acabar caindo); já com FAC e FAA, se acontecerem de cair, o será em seus próprios territórios ou no seu mar territorial, risco zero.
Como falei antes, a decisão final é tua e sabes que a respeitarei, mas penses um pouquinho...