Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4891 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 12, 2023 2:13 am

Na minha opinião o EB tem que se desligar desse fetiche pela operação Gothic Serpent e pelo filme Falcão Negro em Perigo. O Blackhawk aqui pode ser a menina dos olhos, mas esse helicóptero não tem vez enquanto ainda tivermos a Helibrás pra montar localmente o Super Cougar.




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Re: Aviação do Exército

#4892 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 12, 2023 9:13 am

BH não passa de um fetiche, pois eu até entendo se viesse via EDA, mas não tem mais disponíveis em boa condição, agora só novos e um UH-60M custa quase o triplo de um AW-139/AW-149, que faz a missão tão bem quanto e é mais moderno.

Eu concordo com a visão de um helicóptero multimissão, especialmente pra Amazônia, mas já temos e estão apodrecendo sem motivo lógico aparente, chamam-se AH-2 Sabre.




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Re: Aviação do Exército

#4893 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 12, 2023 2:57 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 11, 2023 10:36 pm Extrato do PAC:
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Para essa quantidade de 10 helicópteros (que substituirão os 8 Cougars e os 4 BH) percebe-se que um helicóptero como o Black Hawk não está sendo cogitado. Estão querendo um heli com capacidade maior, como o H175M ou o Cougar H215M.
https://www.eb.mil.br/web/noticias/noti ... d/16601639

A Avex irá receber 4 Pantera K-2 modernizados este ano, com um deles entregues agora em junho. Há 34 unidades a serem modernizadas conforme o contrato com a Helibrás. A última notícia atualizada (2019) sobre este processo antes da pandemia de 2020\21 dava conta que 8 Pantera K-2 já tinham sido entregues. Depois disso não há nada mencionando novas entregas deste helo ao exército. Estes 6 mencionados devem ser a continuidade do processo para os anos subsequentes a 2023.

Quanto a estes helos de emprego geral, difícil saber o que será, dado que o EB chama seus todos os seus vetores usados assim, exceto os Esquilo, como helos de manobra. Pode ser qualquer um. Me parece que a lógica é continuar com os H225M que já compõe a maior parte da frota, e manter a logística comum é o que se busca fazer.

A opção pelo H215M, mais barato, também é uma alternativa. A quantidade, 10 unidades e não 16 como apontava a demanda do comando da Avex, dá a entender que o governo está fechado com a Helibras e vai continuar apoiando a manutenção da sua linha de montagem - diga-se empregos e renda - em MG. Não é para menos.




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Re: Aviação do Exército

#4894 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 12, 2023 3:11 pm

Viktor Reznov escreveu: Sáb Ago 12, 2023 2:13 am Na minha opinião o EB tem que se desligar desse fetiche pela operação Gothic Serpent e pelo filme Falcão Negro em Perigo. O Blackhawk aqui pode ser a menina dos olhos, mas esse helicóptero não tem vez enquanto ainda tivermos a Helibrás pra montar localmente o Super Cougar.
Sem querer parecer ser chato, vamos ser honestos, com apenas 16 unidades demandas pela Avex e operando Cougar e H225M há anos, com linha de montagem em MG e 95% da frota da Avex sendo Helibras, qual a lógica de se comprar outro tipo de helo só para fazer o gosto deste ou daqueles generais fãs boys de filmes americanos?

Nada contra o BH, mas fato é que temos a logística de praticamente todos os vetores da Avex em casa, bem aqui ao lado. O BH e qualquer outro vetor norte americano jamais ofereceu e oferecerá isso. Pelo contrário, são sempre uma fonte de dor de cabeça quando se pensa em logística. Pode até funcionar bem em tempos de paz, enquanto formos omissos ou submissos aos interesses norte americanos, mas na hora do pega pra capar, pode não ser exatamente uma verdade, caso nossos interesses conflitem com os deles. E não raras vezes não precisa nem conflitar, basta a suspeita de estarmos fazendo algo que eles não gostem ou queiram, vide programas espacial e nuclear. Até a parte informática agora é fonte de preocupações deles conosco na seara militar.


A aviação militar do EB dificilmente passará da atual estrutura que possui no curto e médio prazo, apesar dos seus quase 40 anos de existência. Com apenas 4 Bavex, sendo que 3 estão no centro sul do país, qual a razão para diversificar os vetores para além do que temos hoje e que funcionam adequadamente dentro das demandas, apesar dos altos custos sabidos. Aliás, os custos são realmente tão altos assim ou é o brasileiro e politicalha em geral que acha que qualquer centavo investido em Defesa é muito caro só porque não estamos em guerra? Ninguém gosta de lembrar nessas horas de que as vezes o barato pode sair caro. E vivemos de fazer isso em matéria de políticas públicas. Todas elas.

Por enquanto sem alterações no futuro previsível da organização da Avex e seus 4 batalhões, é lícito pensar que chegar em 32 H225M com 8 por Bavex já estaria de bom tamanho. É o que se pretendia com as 16 unidades a mais pedidas pelo comando da aviação do exército. Mas parece que nem isso vai rolar. Ao menos 10 unidades, aparentemente, conseguiram. Melhor que nada.




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Re: Aviação do Exército

#4895 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 12, 2023 10:11 pm

Existem no atual PAC 2023 duas linhas de ação que incluem a Avex.

1. Programa HX-BR com o recebimento de 5 H225M;

2. Projeto Aviação do Exército - Modernização de 6 helicópteros PANTERA e aquisição de 10 helicópteros de emprego Geral e 9 Veículos Aéreos Não Tripulados.

A Avex recebeu 11 unidades do Jaguar até agosto de 2020, enquanto a a FAB totaliza o recebimento de 13 aeronaves até 2023, com previsão de recebimento de mais dois vetores, em 2024 e 2025, enquanto a marinha possui 14 H225M entregues até este ano, com o último a ser incorporado ao acervo da Aviação Naval em 2024. A perda do UH-15 esta semana deixou a MB com apenas 13 helos operacionais. Somando, temos entregues até o presente momento 40 helos, sendo 2 VH36 no GTE, com 37 H225M em operação em todas as forças.

As 5 unidades citas dentro do projeto HX-BR devem ser as últimas a serem entregues, e que completariam a frota de 47 helos operacionais, considerando-se que cada força abriu mão de 1 unidade em favor dos Esquilo de treinamento e serviços de peças e manutenção no caso da Avex. Eu não consegui identificar nenhuma entrega realizada ou programada para a Avex nos anos 2021, 2022 e 2023. Assim, o modelo contaria ao final do processo com 44 unidades no total.

Eu fiquei na dúvida neste sentido, pois cada força deveria ficar com 15 helos do tipo, totalizando 45 unidades operacionais e os 2 VH-36. Assim, como FAB e MB tem apenas mais 1 helo a receber, os outros 3 seriam teoricamente da Avex, mas como apenas 11 foram entregues conforme eu consegui identificar informações na mídia geral e nos canais oficiais, teríamos 14 unidades e não 15 como seria o correto. Assim, está faltando 1 helo nesta conta que, ou será entregue ainda este ano e absolutamente ninguém falou nada sobre, ou o foi entre 2021 e 2022 e não encontrei em lugar algum. Quero crer que seja o primeiro caso então.

No portal do novo PAC consta investimentos nos programas estratégicos da defesa, ao dólar de hoje, de pouco mais de 5,6 bilhões entre 2023 e 2026, e outros 5 bilhões a partir de 2027, ou até 2030, na eventualidade da gestão atual ter continuidade via atual PR ou algum sucessor apoiado por ele. No caso de outra gestão contrária à atual entrar, bem, veremos o que acontece e se os valores tem continuidade ou se muda tudo novamente.

Apenas a título de comparação, a Ucrânia com uma economia muito menos que a brasileira, em apenas 18 meses de guerra já empenhou mais do que o dobro destes valores apresentados pelo governo no PAC para a Defesa. Recursos que o país não tem, e está recebendo de apoiadores externos, na forma de empréstimos, leasing, doações e outras formas de negócios envolvendo material de defesa. A conta das despesas na área civil sequer chegou a ser computada seriamente até agora.

https://www.gov.br/casacivil/novopac/in ... -da-defesa

Enfim, apenas para termos uma ideia da realidade que nos toca aqui em termos do tema Defesa. Serão pouco mais de 10 bilhões de dólares em, talvez, 8 anos, ou além, como é de praxe as coisas funcionarem por aqui, dependendo do humor do mercado e da economia.




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Re: Aviação do Exército

#4896 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Ago 15, 2023 8:08 pm





"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Aviação do Exército

#4897 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 2:57 am

Bem ali embaixo do ppt está escrito "imagens ilustrativas". :mrgreen:




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Re: Aviação do Exército

#4898 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 3:11 am

Querem ver o primos ricos passarem mal com um anúncio do governo no PAC Defesa para a Avex daqui um tempinho? :twisted:

Governo anuncia a aquisição de novos helicópteros para modernizar a aviação do Exército Brasileiro.
Folha do Dia de Ontem.
Data: 31\12\2026

os helos...
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Re: Aviação do Exército

#4899 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 3:19 am

Mas peraí, podia ser melhor. [003]

Governo anuncia a aquisição de novos helicópteros para modernizar a aviação do Exército Brasileiro.
Folha do Dia de Ontem
Data: 31\12\2026

os helos...
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Re: Aviação do Exército

#4900 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 3:38 am

Mas, se o exército chorar mais um pouquinho, pode levar de lambuja para casa o primo pobre do Caracal, o H215M. :twisted:
Com algum esforço e muito amor e carinho junto ao governo pode até pedir para trocar a frota de Jaguar toda com a Airbus, por este modelo.
A preços de hoje, a frota de HM-4 dá para comprar até 24 helos daquele modelo novinhos construídos em Minas Gerais.

Imagem

O cockpit é até parecido com o do irmão maior.

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Re: Aviação do Exército

#4901 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 25, 2023 1:10 pm

Vamos ver se a Esquibrás não vai para os corredores da política jogando areia nas negociações:

A definição
A negociação em andamento, via “Foreign Military Sales” (FMS), é para um lote de 12 Black Hawk novos que devem começar a serem recebidos a partir de 2025. Ainda a ser definida, está a possibilidade da frota ter a provisão para receber armamentos e cumprir missões de ataque, tendo assim um uso dual.


https://tecnodefesa.com.br/aviacao-do-e ... lack-hawk/

(isso me fez ter um pouco de esperança no Atmos...)




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Re: Aviação do Exército

#4902 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 1:43 pm

Que a Helibrás vai atrás do prejuízo com certeza. E não é por pouca coisa.
Todo mundo que acompanha essa história sabe desde o início que os generais da Avex são só olhos e ouvidos para os BH, tanto que ele figurava em todas as entrevistas, falas oficiais e não oficiais quando o assunto era a substituição dos modelos atuais.

Não deixa de ser lícito questionar esta compra quando temos aqui um processo produtivo de um helo que o EB, e demais forças, já empregam. Afinal, não haverá geração de emprego e renda no país com esta s esta compra de BH. O que não é o caso do HM-4 Jaguar. Para não falar na questão logística, tão decantada em todos os requisitos operacionais e técnicos dos projetos estratégicos da força.

Dois peses e duas medidas?




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Re: Aviação do Exército

#4903 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 25, 2023 1:51 pm

O BH é uma aeronave de capacidade intermediária entre o Pantera e o Cougar/Caracal. A diferença do H215M para o H225M é de apenas 1 seção a mais na fuselagem deste, o que se traduz em 4 assentos.

Ademais, as versões armadas do BH são mais completas e já tem um bom exemplo na Colômbia que a utiliza na Amazônia.




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Re: Aviação do Exército

#4904 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 2:25 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 25, 2023 1:51 pm O BH é uma aeronave de capacidade intermediária entre o Pantera e o Cougar/Caracal. A diferença do H215M para o H225M é de apenas 1 seção a mais na fuselagem deste, o que se traduz em 4 assentos.
Ademais, as versões armadas do BH são mais completas e já tem um bom exemplo na Colômbia que a utiliza na Amazônia.
O EB não faz diferença na hora de usar os seus helos de manobra no que diz respeito aos BH, Cougar e Jaguar. Todos são usados basicamente na mesma função de assalto aeromóvel. Este últimos se destaca pela maior capacidade de levar tropas e carga, algo que para o tipo de missão que a Avex realiza é muito mais importante do que outros requisitos.

Me parece mais interessante neste momento que a substituição fosse tratada no mínimo com uma concorrência, e não uma compra direta simples e velada sem maiores justificativas; até porque não há argumentos técnicos e\ou doutrinais que justifiquem a compra dos BH em detrimento dos H225M.

E como disse, para quem nos últimos anos dá sempre tanto e maior destaque a questão da logística nacional em seus projetos, é no mínimo contraditório essa escolha, uma vez que os H225M já são operados aqui e tem todo um suporte no país estabelecido, com custos e capacidades conhecidos. Ademais, podería-se tentar negociar a substituição dos atuais helos na base do 1x1 para quem oferecesse a melhor proposta. O tal PAC garantiu a compra de 10 helos novos. O EB está negociando 12 unidades. No mínimo a Helibrás vai ter que oferecer algo bem melhor que isso para conseguir convencer o pessoal a melar o negócio, sem ferir o orgulho dos militares.

A ver se eles estão de fato com disposição para comprar esta briga, depois de tudo que o HX-BR passou até agora.




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Re: Aviação do Exército

#4905 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 2:30 pm

How Much Does a Black Hawk Helicopter Cost?
August 2, 2023

https://www.thesoldiersproject.org/how- ... %20million.
But there are other variants with a military helicopter price between $5.9 million and $10.2 million. The HH-60M Black Hawk is estimated to cost at least $25 million, while the UH-60J Black Hawk is believed to be $13 to $14 million. Slightly higher, the S-7oi Black Hawk is estimated to be about $15.08 million.
Se os valores corresponderam à realidade, já que existem muitas variantes do Black Hawk.




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