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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS

#30556 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 12, 2023 7:18 pm

gogogas escreveu: Sáb Ago 12, 2023 10:58 am
gabriel219 escreveu: Sáb Ago 12, 2023 9:11 am A Embraer vai tentar reapresentar pra FAB o UCAV, já que houveram estrangeiros interessados no projeto. Espero que a FAB seja sensata e reative o projeto, pois um UCAV Supersônico é tudo que queremos pra ser companheiro do Gripen e tomara que saia um segundo lote do Gripen, que a maioria seja Foxtrot.

Se for mais que uma fofoca essa história de M346, que a FAB repense em usar a grana pra esse LIFT nanico no UCAV.
Tá mais pra realidade que fofoca , seria em 2 versões , treinamento e caça leve que seriam enviados para Natal , e os demais para Santa Cruz e Santa Maria , falam em 24 unidades com opção de mais 12 !
Essa história de M346 é de doer o estômago!

https://media.tenor.com/GPvdr2bxhm8AAAAM/hermes-renato.gif

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: NOTÍCIAS

#30557 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 12, 2023 8:00 pm

Não há absolutamente nenhuma justificativa que motive a aquisição dos M346, zero!

Pra policiamento aéreo, já temos o A-29, que faz a missão MUITO melhor do que o M346. Se não tem dinheiro pra pagar segundo lote do Gripen, a grana que vão gastar com 24 M346 paga o P&D e ainda encomenda um lote dos UCAV.




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Re: NOTÍCIAS

#30558 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 12, 2023 11:24 pm

De onde saiu essa ideia de M-346 na FAB?
Não há absolutamente nada no PAC e muito menos de parte do cmdo da FAB.
Um lift a jato não faz parte do planejamento estratégicos da força. Não antes do próximo que terá validade a partir de 2028 a 2037.
Se o governo agora não quer bancar segundo lote de Gripen para a FAB nem depois de 2026 (não há previsão de recursos para isso), como explicar jato italiano?




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Re: NOTÍCIAS

#30559 Mensagem por Duka » Dom Ago 13, 2023 2:26 am

Do nada que não saiu...
Teve visita da FAB na Itália, imprensa especializada vive fazendo matérias a anos...
O marketing para a venda, por parte do fabricante, está forte a bastante tempo.

Difícil saber os motivos que levam a FAB a querer esse vetor, ainda mais num país com histórico de corrupção/desconfiaça das instituições igual ao nosso. Mas, pode ser que existam motivos validos para a compra.
- Talvez de fato o ST não seja tão adequado assim para a progresso operacional de um aviador, e realmente seja necessário um jato para o refinamento final da formação de um piloto antes de jogar na primeira linha da caça.
- Talvez, na análise de cenários estratégico da América do Sul, o vetor em questão de conta de várias missões.

Enfim, grosseiramente, parece um mau uso de recursos, mas, talvez, pra FAB, com infinitas mais infos que nós floristas, faça sentido.

Realidade é bem diferente de internet.




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Re: NOTÍCIAS

#30560 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 13, 2023 8:47 am

O Comandante do GDA respondeu aos jornalistas na LAAD EM ABRIL DESTE ANO que uma aeronave LIFT seria objeto de estudo a posteriori.

É por isso que não consta no PAC e em planejamento nenhum da FAB a aquisilçao de uma aeronave LIFT.

O Comandante da FAB em entrevista a revista ASAS neste ano deu a mesma resposta. O jornalista Claudio Lucchesi, como estava querendo arrancar uma resposta positiva a respeito da aquisição de um LIFT (porque o lobby na imprensa está pesado, vejam as propagandas contínuas) respondeu ao Comandante que a FAB sempre teve uma aernoave de ataque leve a reação como o Xavante e o AMX. O Comandante caiu na casca de banana que o "honesto" jornalista lançou e respondeu que sim, porque sempre teve. Pronto: virou a FAB quer comprar uma aeronave LIFT.

Jornalista especializado em defesa manipulador (e infelizmente longe de ser o único). E não aprontam essas coisas de graça.




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#30561 Mensagem por gogogas » Dom Ago 13, 2023 9:06 am

FCarvalho escreveu: Sáb Ago 12, 2023 11:24 pm De onde saiu essa ideia de M-346 na FAB?
Não há absolutamente nada no PAC e muito menos de parte do cmdo da FAB.
Um lift a jato não faz parte do planejamento estratégicos da força. Não antes do próximo que terá validade a partir de 2028 a 2037.
Se o governo agora não quer bancar segundo lote de Gripen para a FAB nem depois de 2026 (não há previsão de recursos para isso), como explicar jato italiano?
A muitos oficiais estudando esta possiblidade ,uma das justificativas e a baixa do AMX ja ano que vem. No pac nao apresentou recursos para substituir os Bandeirates e Brasilia, os T-25 e a modernização do T-27 e A-29 ...




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#30562 Mensagem por gogogas » Dom Ago 13, 2023 9:42 am

Os pontos apontados para a aquisição do LIFT
Alguns esquadrões vai ser desativado e outros transferido para Anápolis ,mas o alto comando quer ter uma unidade de caça no sul do país ,no caso manter Santa Maria .(12 unidades) (M 346 FA)
O outro ponto seria ter uma unidade de treinamento em Natal após pilotos passarem pelos /3 .( 12 unidades) (M-346 AJT)
O outro ponto seria o fim dos estudos para o MLU do Super Tucano ,o que a FAB quer seria uma versão de um GRIPEN a Hélice com aviônicos semelhantes ao Gripen alem da atualização do motor para ter um pouco mais de potência ,e capacidade de criar missões de treinamento de caça semelhante aos PC-21 espanhóis . Este passo é de extrema importância ,pois ela vai ditar se vai ter impactos na formação do caçador brasileiro ,lembrando aos senhores que cada força aérea tem as suas regras para formação de pilotos.
O outro ponto seria recursos para adquirir um segundo lote de Gripen ,pois o M-346 seria mais barato a aquisição e mantém pilotos voando a um custo menor ,alem do A-29 C/N nos terceiros.
@FCarvalho , no mesmo slide do PAC ,não citaram a substituição do T-25 ( o mesmo pensam em modernizar o mesmo dada a falta de recursos) , não citaram a substituição do bandeirante e Brasilia ,não citaram a substituição das asas de mais 3 P-3 AM ,não citaram mais recursos para a modernização dos T-27 ,não citaram o MLU dos Super Tucano e por ai vai ....
Ano que vem os AMX vai parar de voar , isto faz que os F-5 voem mais ....




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#30563 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 13, 2023 12:49 pm

Ou seja, para comprarmos um equipamento estrangeiro com justificativa ridícula iremos desativar um puta programa nacional que seria o A-29 MLU. Inteligentíssimo!

O que um M346 faz, um A-29 MLU fará e melhor. Vendo a Guerra da Ucrânia, o uso principal de aeronaves em ataque à solo é o uso e abuso do Stand-Off, operando a baixa altura e a baixa velocidade, lançando os armamentos com alcance o suficiente para não serem engajados por sistemas SHORAD e Manpads, como estão a baixa altura, sistemas de médio alcance não conseguem travar no alvo. Para alcances maiores, usam kits de bombas baratos para se manter stand-off contra sistemas de médio e longo alcance.

Se não dá pra adquirir mais 36 Gripens, que se reduzam a 18 aeronaves, todas Foxtrot e o resto da grana ser investido no que deveria ser o verdadeiro substituto do AMX, um UCAV.

Se essa compra sair, a única justificativa possível é propina, pois até aquela ideia de vender KC-390 em troca de algo da Leonardo não cola, pois poderíamos simplesmente adquirir AW-139/AW-149, quiçá AW-249, em troca de KC-390 pra Itália.




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#30564 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 13, 2023 6:44 pm

Duka escreveu: Dom Ago 13, 2023 2:26 am Do nada que não saiu...
Teve visita da FAB na Itália, imprensa especializada vive fazendo matérias a anos...
O marketing para a venda, por parte do fabricante, está forte a bastante tempo.
Difícil saber os motivos que levam a FAB a querer esse vetor, ainda mais num país com histórico de corrupção/desconfiaça das instituições igual ao nosso. Mas, pode ser que existam motivos validos para a compra.
- Talvez de fato o ST não seja tão adequado assim para a progresso operacional de um aviador, e realmente seja necessário um jato para o refinamento final da formação de um piloto antes de jogar na primeira linha da caça.
- Talvez, na análise de cenários estratégico da América do Sul, o vetor em questão de conta de várias missões.
Enfim, grosseiramente, parece um mau uso de recursos, mas, talvez, pra FAB, com infinitas mais infos que nós floristas, faça sentido.
Realidade é bem diferente de internet.
Segundo matérias da mídia de defesa, a FAB atualmente está estudando junto à Embraer e AEL a modernização dos seus A-29 restantes. Não foi provado nada até o momento que indique que o avião não seja suficiente para dar conta da transição entre os esquadrões do 3o Gav e a primeira linha, até porque isso só será possível dizer após 2027 quando todos os 36 Gripen E\F estiverem entregues e completamente operacionais, e tenhamos, também, a transição entre os primeiros caçadores oriundos dos A-29 para os caças suecos.

O Gripen E só deve ter o seu IOC em 2024, com o FOC em 20025 ou 2026. Mas até isso fica atrapalhado quando se olha o novo cronograma de recebimento informado pela FAB com as entregas diminuídas, mais ainda, a 3 exemplares pelos próximos 3 anos a partir de agora. Vamos formar um mísero esquadrão básico com 12 aviões em Anápolis somente ano que vem, 5 anos depois da primeira entrega. Se tiver IOC até lá me considero satisfeito. Se conseguirem o FOC, já vou achar um pequeno grande milagre.

Então, pelo menos no que diz respeito ao Gripen E neste momento, nada justifica a compra de jatos LIFT para a FAB antes que ela termine o processo de inserção do caça no GDA. E isso demora mais 4 longos anos. Até lá, a preocupação é tentar tornar o caça um vetor completamente operacional. E neste aspecto, tenho dúvidas que a FAB arrisque colocar novatos vindo dos A-29 direto neles. São escassos, caros, novíssimos, com capacidades praticamente ainda incipientes na FAB, e não vão colocar eles nas mãos de gente que sequer voou um caça a jato antes. Uma coisa de cada vez.




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Re: NOTÍCIAS

#30565 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 13, 2023 6:58 pm

knigh7 escreveu: Dom Ago 13, 2023 8:47 am O Comandante do GDA respondeu aos jornalistas na LAAD EM ABRIL DESTE ANO que uma aeronave LIFT seria objeto de estudo a posteriori.
É por isso que não consta no PAC e em planejamento nenhum da FAB a aquisilçao de uma aeronave LIFT.
O Comandante da FAB em entrevista a revista ASAS neste ano deu a mesma resposta. O jornalista Claudio Lucchesi, como estava querendo arrancar uma resposta positiva a respeito da aquisição de um LIFT (porque o lobby na imprensa está pesado, vejam as propagandas contínuas) respondeu ao Comandante que a FAB sempre teve uma aernoave de ataque leve a reação como o Xavante e o AMX. O Comandante caiu na casca de banana que o "honesto" jornalista lançou e respondeu que sim, porque sempre teve. Pronto: virou a FAB quer comprar uma aeronave LIFT.
Jornalista especializado em defesa manipulador (e infelizmente longe de ser o único). E não aprontam essas coisas de graça.
A FAB trabalha com os projetos do seu planejamento estratégico 2018 a 2027. O próximo será entre 2028 e 2037. Nada fora deste planejamento será feito ou buscado a não ser como solução de oportunidade, seja imposta ou por improviso, como foram os KC-30, ou goela abaixo por algum governo de plantão.
A oferta do M-346 é de praxe e faz parte das relações comerciais, políticas e diplomáticas que temos com a Itália. Nada demais eles aproveitarem para oferecer seus produtos. Afinal, nós também queremos vender para eles o KC-390, dentre outras coisas.
O problema é que a falta de (boas) notícias por aqui em defesa é tão grande que qualquer coisa que aconteça vira uma panaceia a fim de gerar ibope para a mídia de defesa e para outrem. Não foi e não está sendo diferente com o M-346. É o que tem para falar no setor.
Como disse ao @Duka, os problemas da FAB agora é transformar o Gripen E de um estranho no ninho em um pássaro ativo e reconhecido de todos. Mas isso ainda demora, muito, já que o cronograma foi novamente alterado, e as entregas diminuídas mais uma vez. Vai ficar difícil fazer IOC e FOC e ainda ter de estudar, analisar e aprender o avião e todos os seus sistemas, e ao mesmo tempo formar doutrina e instruir novos pilotos, todos novatos no modelo, do cmte do GDA ao mais novo. E estes também são poucos, e escolhidos a dedo, com pelo menos 3 mil hora de voo em caças.
E parece que vamos ter finalmente um MLU dos A-29, que deve ficar mais parecido em termos de sistemas com o Gripen E, o que é lógico e deixa o avião mais capaz e próximo do caça de primeira linha da FAB. Mas isso é outra situação que ainda depende de decisões e recursos que ainda não existem por hora.
Comprar jato LIFT para a FAB agora nem pensar. A não ser que este ou outro governo resolva engabelar a FAB e resolver arrumar um FX de segunda mão para chamar de seu. Creio, e quero crer, não seja o caso agora e nem depois.




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Re: NOTÍCIAS

#30566 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 13, 2023 7:20 pm

gogogas escreveu: Dom Ago 13, 2023 9:06 am
FCarvalho escreveu: Sáb Ago 12, 2023 11:24 pm De onde saiu essa ideia de M-346 na FAB?
Não há absolutamente nada no PAC e muito menos de parte do cmdo da FAB.
Um lift a jato não faz parte do planejamento estratégicos da força. Não antes do próximo que terá validade a partir de 2028 a 2037.
Se o governo agora não quer bancar segundo lote de Gripen para a FAB nem depois de 2026 (não há previsão de recursos para isso), como explicar jato italiano?
A muitos oficiais estudando esta possiblidade ,uma das justificativas e a baixa do AMX ja ano que vem. No pac nao apresentou recursos para substituir os Bandeirates e Brasilia, os T-25 e a modernização do T-27 e A-29 ...
Ola @gogogas

A FAB tem o seu planejamento estratégico atual que termina em 2027. Nada fora dele será tentado ou feito sem o aval do comando da FAB, que não é apenas o seu cmte, mas o cmte + EMAER, baseados em milhares de paginas de estudos técnicos, geopolíticos, comerciais, industriais, tecnológicos e diplomáticos que visa oferecer uma visão futuro no curto, médio e longo prazo o mais próximo possível da realidade e de seus desdobramentos para o país e para a FAB a fim de subsidiar decisões que vão impactar diretamente a força e seu orçamento.

O PAC atual visa principalmente os projetos estratégicos das ffaa's e sabidamente são o carro chefe dos orçamentos de investimento e custeio das mesmas, e reconhecidamente as locomotivas da economia interna, se bem ordenados e tratados do ponto de vista financeiro e orçamentário. É isso que a atual gestão federal está olhando.

Claro, nem tudo cabe, ou coube, no que foi alardeado por agora no PAC Defesa, mas não quer dizer que a FAB não irá investir nestes projetos\programas ao longo dos próximos anos. No máximo sugere que muitos deles podem ser deixados para depois de 2026, como foi disposta a "segunda rodada" de investimentos do programa do governo. Ou podem mesmo receber verbas agora da FAB de acordo com as prioridades internas da instituição e do que lhe for disponibilizado. O orçamento de investimento não está ou estará restrito apenas ao que foi apontado naquele programa do governo.

Aparentemente vamos ter MLU do A-29. Mas isso está em fase embrionária, e vai levar bastante tempo até chegar a um termo entre FAB, Embraer e Governo no sentido de provimento de decisões e soluções. O mesmo se dá em relação C-97, C-98, T-25 e por aí vamos. O que não for possível fazer agora, será lançado mais para a frente quando as chances de haver verba tornar viável o seu lançamento na prática.

Os A-1M caso sejam aposentados em breve provavelmente a FAB irá desfazer os esquadrões, como fez com o Pacau aqui em Manaus, e remanejar os seus quadros para outras unidades, como por exemplo, o GDA que irá precisar de mais pilotos para seus Gripen novinhos. Não é porque tem 6 caças em Anápolis que vão ter apenas 6 pilotos. O manual reza ao menos 3 pilotos para cada caça em um esquadrão. Estamos longe, muito longe deste padrão em qualquer dos nossos esquadrões de caça. Quem não for para lá, será enviado para o 14o Gav ou 1o GAvCa, ou outras OM de acordo com as demandas e os recursos. Parece que se isso acontecer é provável que a FAB envie o 14o Gav para Santa Maria, como vem se aventando há tempos.

Enfim, nada até o mento suporta esta compra de LIFT para a FAB. São tantos os problemas que se acumulam há tempos que arrumar mais um a título de solução de segunda mão não é exatamente uma ideia inteligente.




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Re: NOTÍCIAS

#30567 Mensagem por Strike91 » Seg Ago 14, 2023 6:37 pm




O jornal Britânico "Financial Times" publicou uma reportagem está semana à respeito da intenção do governo da Arábia Saudita em participar no programa de desenvolvimento do caça de sexta geração "Tempest".
Aparentemente se for aprovado, o governo Saudita se propõe a investir grande quantidade de dinheiro no desenvolvimento da aeronave!




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Re: NOTÍCIAS

#30568 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 15, 2023 12:49 pm

Rapaz, como ter dinheiro, muito dinheiro, deixa a gente importante nesse mundo. Até para quem se acha mais importante do que nós. 8-]




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Re: NOTÍCIAS

#30569 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 4:36 am

60 Chinook para a Alemanha. :shock:

Alemanha terá a segunda maior frota de helicópteros da OTAN

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2023/08/ch-47-germany.jpg

https://www.cavok.com.br/alemanha-tera- ... os-da-otan

Enquanto isso em terras de além mar, 10 novos helos médios até o final desta década para um ensolarado paraíso ao sul do equador... que dizer, vamos ver primeiro, sabe como é. :roll:




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Re: NOTÍCIAS

#30570 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 16, 2023 4:43 am

Leonardo reforça presença na América Latina

https://www.cavok.com.br/leonardo-refor ... ica-latina

Aumentando, e melhorando, a já grande presença da Leonardo Helicopteros no Brasil, e América Latina.
Até agora os italianos ainda não emplacaram nenhuma venda no campo militar para as ffaa's.
Seguem firmes em segundo lugar com a maior frota de helos do país, apenas atrás da Airbus\Helibras, superando inclusive modelos norte americanos.




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