Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4846 Mensagem por gogogas » Seg Jul 31, 2023 11:58 am

Sobre os AH-2 Sabre , o que pude apurar , a Russia não estava abastecendo a IAS com as peças nas quais a FAB fazia o pedido ,demorando meses para chegar as peças .
Outra situação ,alguns conhecidos alegou que a Rosoboronexport estava com receio de a industria brasileira começar a produzir peças para o Mil-mi 35 e abastecer o mercado latino americano ,além da negativa de a Imbel produzir munições 23mm usado no mesmo.
A prova disso tudo ,a FAB canibalizou 3 AH-2 onde os mesmos permanece no esquadrão POTI que foram o 8951,8952 e 8953 .Foram voando para o PAMA LS 8 , um deles após a baixa foi para o MUSAl , o que defino sobre isto tudo ,foi mais uma birra entre a FAB e descontar nos russos com a baixa dessas maquinas ....




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Re: Aviação do Exército

#4847 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 31, 2023 1:32 pm

@gogogas, duvido muito que tenha sido atraso ou problema na Rosoboronexport pois simplesmente não faz o menor sentido, a escala de apoio a IAS é a mesma que existe no Peru e lá eles não possuem nenhum problema. O Coronel Schwerz, por exemplo, participou do programa e disse que todos os problemas de peças foram sanados antes de 2018 ainda e nem eram sobre peças mecânicas, mas sim dos pneus.

Veja que no Peru, o Centro de Manutenção será a nível Regional, assim como os Russos pensaram em fazer com a IAS, nisso em conversas que tive com o pessoal de lá, então assim, na minha visão, claramente a FAB tentou fazer uma manobra "FX-2", aposentando precocemente meios para conseguir algo em troca, nesse caso devem ter visto Polônia e outros países ganhando MEM novo em troca de enviar MEM antiquado pra Ucrânia e juraram que receberiam em troca Pavehawk.

Há quem diga que a intenção da FAB era vender os Sabres para que, por intermédio, fossem pra Líbia ou pra Ucrânia, em troca de helis do EUA. No dia seguinte que foi anunciado a baixa dos Sabres, a FAB posta foto de BH CSAR e depois apaga.




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Re: Aviação do Exército

#4848 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2023 2:38 pm

Helos russos no EB, ou em qualquer outra ffaa no Brasil só em caso de desespero ou enfiados goela abaixo pelo governo de
plantão.

Particularmente eu gostaria muito que o Mi-38 pudesse ser adotado como helo de manobra principal da Avex no lugar dos modelos atuais, podendo ser complementado por outro modelo médio-leve ou médio-pesado que substituiria os Pantera K2.

Mas infelizmente, comprar qualquer coisa da Rússia agora e nos anos futuros será sempre um imbróglio político, comercial e diplomático. Algo que os militares não querem ter o trabalho de lidar apenas pelas frivolidades de decisões toscas ideológicas e míopes da politicalha local.

Enfim, é mais fácil, e provável, que outra encomenda de H225M seja comprada a fim de lidar com as (muitas) demandas das ffaa's do que o EB receber qualquer coisa que não tenha o sacro santo selo OTAN\STANAG.




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Re: Aviação do Exército

#4849 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2023 2:41 pm

Uma nova possibilidade para a renovação da Avex, caso a aquisição de Black Hawk se torne inviável por diversos fatores.
Idem para FAB e MB complementarem as suas frotas.





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Re: Aviação do Exército

#4850 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2023 2:43 pm





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Re: Aviação do Exército

#4851 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2023 2:54 pm

Dois pré-candidatos muito interessantes para substituir os Pantera K2 no futuro a médio prazo. Estes helos duram ainda mais 10 a 15 anos na Avex.

H-175M
Imagem

AW-149M
Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4852 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 01, 2023 6:52 pm

Belíssimo esse helicóptero mas deve custar uma fortuna. Se brincar sair até mais caro do que o Caracal.




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Re: Aviação do Exército

#4853 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 01, 2023 8:41 pm

Nem faz sentido esse helicóptero tendo um AW149M por ai. Aliás, já que querem negócio com a Leonardo por KC-390, seria muito mais sensato AW149M e AW249 do que M346.




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Re: Aviação do Exército

#4854 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 01, 2023 10:32 pm

gabriel219 escreveu: Ter Ago 01, 2023 8:41 pm Nem faz sentido esse helicóptero tendo um AW149M por ai. Aliás, já que querem negócio com a Leonardo por KC-390, seria muito mais sensato AW149M e AW249 do que M346.
Achei aquela versão armada do AW-149 que o FCarvalho postou, muito interessante, especialmente pra doutrina de assalto aeromóvel com a qual o EB trabalha.




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Re: Aviação do Exército

#4855 Mensagem por gusmano » Qua Ago 02, 2023 10:54 am

FCarvalho escreveu: Dom Jul 30, 2023 6:26 pm Ponto um: o EB deveria tornar urgente a reorganização da Avex, já que tal como está hoje, é um remendo do que foi criado em 1986. E não é o caso de somente aumentar a quantidade de vetores - também uma necessidade urgente - mas principalmente de rever o organograma dos Bavex e os tipos empregados, assim como as capacidades atuais que deve proporcionar de acordo com uma nova doutrina de emprego condizente com o século XXI. Já faz tempo deveríamos ter feito isso. Mas a Avex só virou projeto estratégico outro dia. :roll:

Ponto dois: deveria ser mandatório, senão obrigatório, como parte de nossa diplomacia militar realizar pelo menos dois exercícios binacionais com cada vizinho que nos faz fronteira. Um lá e outro cá. E quando digo todos, é todos mesmo. E a Avex precisa necessariamente participar de todos. São dez países limítrofes. Portanto, são vinte exercícios que deveriam acontecer anualmente. Teríamos mais recursos para isso se não passássemos tanto tempo cumprindo missões subsidiárias da competência de outrem.

Ponto três: se não houver o correto redimensionamento da Avex a fim de assistir pelo menos os 8 comandos militares de área - ou 8 Bavex remodelados como defendo aqui há tempos - então vamos continuar com mais do mesmo, ou seja, incapazes de cumprir na íntegra todas as missões que se dá à aviação do exército, desde que a demanda não tenha origem em algum solicitação do poder político e governamental.

Se tem dinheiro para voar para o IBAMA, DPF, Justiça, Meio Ambiente, e até para fazer SAR civil, então tem para cumprir na mesma proporção, ou maior de preferência, as missões primárias da aviação militar.

Qualquer coisa é só chamar os bombeiros. E se não tiver helo para atender, bom... é só comprar para leles e para mais quem quiser.
Tem dinheiro para voar para estes orgãos pq são pagos para isso rs

https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... igenas.htm

Governo libera R$ 140 mi para atuação de Forças Armadas em Terras Indígenas




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Re: Aviação do Exército

#4856 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 02, 2023 1:47 pm

gusmano escreveu: Qua Ago 02, 2023 10:54 am
FCarvalho escreveu: Dom Jul 30, 2023 6:26 pm Se tem dinheiro para voar para o IBAMA, DPF, Justiça, Meio Ambiente, e até para fazer SAR civil, então tem para cumprir na mesma proporção, ou maior de preferência, as missões primárias da aviação militar.
Tem dinheiro para voar para estes orgãos pq são pagos para isso rs
https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... igenas.htm
Governo libera R$ 140 mi para atuação de Forças Armadas em Terras Indígenas
Esta é uma das raras vezes em que o orçamento do MD recebeu valores para apoiar ações que não dizem respeito à missão primária das ffaa's. E como se trata de uma operação muito grande, e de longa duração, o orçamento do MD não comporta tal apoio fora do que está previsto para as operações no planejamento, que por sua vez, são muito restritas.

Em outras oportunidades, bem poucas é verdade, o MD foi aquinhoado pelo governo para prover o apoio aos demais órgãos justamente porque estes órgãos não investem em recurso materiais e humanos para prover suas próprias ações contra atividades ilícitas, como garimpo na região norte, ou desastres naturais, recorrentes no país.

Enfim, é mais uma forma de quebrar o galho do governo usando os parcos recursos - material e humano - das ffaa's a fim de permitir que outros órgãos civis consigam fazer o que lhes é de obrigação e não fazem por pura e simples incapacidade ou omissão. Nenhuma novidade até aí.

A questão é: porque usar as ffaa's quando se tem todo um conjunto de organizações e instituições de governo que podem e devem fazer o trabalho hoje realizado na prática pelos militares, retirando e desviando tempo, recursos e pessoal da atividade primária que lhes obriga a lei?

Ou é simplesmente mais fácil continuar quebrando o galho com eles e deixando os problemas que nunca são resolvidos na íntegra para o próximo governo... :?

Aliás, o orçamento de custeio do MD não permite sequer que os helos das ffaa's voem mais do que 100\150 horas\ano. Isso se muito dá para manter o mínimo básico necessário. O que vier depois, tem que tirar de algum lugar. É aí que os militares se lascam nas mãos deste e de qualquer outro governo.




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Re: Aviação do Exército

#4857 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 02, 2023 2:02 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Ago 01, 2023 6:52 pm Belíssimo esse helicóptero mas deve custar uma fortuna. Se brincar sair até mais caro do que o Caracal.
Os H225M custam por volta de US 28 milhões de dólares. O H175 está em faixa abaixo, entre US 15 e 18 milhões a versão civil.
No caso da versão "M" eu diria que vai depender dos que o cliente quiser colocar nele, mas mesmo assim não deve ficar mais caro do que esses valores aí. Ele concorre diretamente, por preço, com o H215M.
O AW-149M está na mesma faixa de preço do helo da Airbus.
A mim me parece que a trocar os BH e Cougar por 16 H225M seria a melhor saída, usando estes helos como parte do pagamento. Os franceses com certeza teriam bom destino para eles. Aos menos para o segundo.
No caso dos Pantera K2, como ainda duram muito tempo na Avex, renovar a frota por helos da categoria do AW ou Airbus seria a melhor solução, já que poderiam ser comprados em maiores quantidades. E como temos ainda 34 Pantera em operação, podemos começar referenciando a futura compra por este número.
Já que são 4 Bavex, com 31 H225M, é possível dispor 8 helos por Bavex e até 9 helos médios substitutos dos Pantera em apoio numa proporção de 1x1. Eram 36 unidades originalmente.
Como a organização da Avex não irá mudar em tempo previsto além destas quatro OM, acho que o tamanho desta frota fica de bom tamanho para o EB.
Faltaria apenas trocar os antigos Esquilo, ou parte deles, para as tarefas de reconhecimento e ataque, e adicionar um helo puro de ataque. O H145M é um forte candidato para esta função. Já este último, é um assunto apenas para o final da década.




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Re: Aviação do Exército

#4858 Mensagem por gusmano » Qua Ago 02, 2023 6:34 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 02, 2023 1:47 pm
gusmano escreveu: Qua Ago 02, 2023 10:54 am
Tem dinheiro para voar para estes orgãos pq são pagos para isso rs
https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... igenas.htm
Governo libera R$ 140 mi para atuação de Forças Armadas em Terras Indígenas
Esta é uma das raras vezes em que o orçamento do MD recebeu valores para apoiar ações que não dizem respeito à missão primária das ffaa's. E como se trata de uma operação muito grande, e de longa duração, o orçamento do MD não comporta tal apoio fora do que está previsto para as operações no planejamento, que por sua vez, são muito restritas.

Em outras oportunidades, bem poucas é verdade, o MD foi aquinhoado pelo governo para prover o apoio aos demais órgãos justamente porque estes órgãos não investem em recurso materiais e humanos para prover suas próprias ações contra atividades ilícitas, como garimpo na região norte, ou desastres naturais, recorrentes no país.

Enfim, é mais uma forma de quebrar o galho do governo usando os parcos recursos - material e humano - das ffaa's a fim de permitir que outros órgãos civis consigam fazer o que lhes é de obrigação e não fazem por pura e simples incapacidade ou omissão. Nenhuma novidade até aí.

A questão é: porque usar as ffaa's quando se tem todo um conjunto de organizações e instituições de governo que podem e devem fazer o trabalho hoje realizado na prática pelos militares, retirando e desviando tempo, recursos e pessoal da atividade primária que lhes obriga a lei?

Ou é simplesmente mais fácil continuar quebrando o galho com eles e deixando os problemas que nunca são resolvidos na íntegra para o próximo governo... :?

Aliás, o orçamento de custeio do MD não permite sequer que os helos das ffaa's voem mais do que 100\150 horas\ano. Isso se muito dá para manter o mínimo básico necessário. O que vier depois, tem que tirar de algum lugar. É aí que os militares se lascam nas mãos deste e de qualquer outro governo.
Eu realmente gostaria de ver estes nrs. Pois eu desconfio que na maioria das vezes, se não houver destinação especifica (como neste caso) as FA´s vão simplesmente negar o pedido.

[]´s




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Re: Aviação do Exército

#4859 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Ago 02, 2023 7:22 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 02, 2023 1:47 pm Aliás, o orçamento de custeio do MD não permite sequer que os helos das ffaa's voem mais do que 100\150 horas\ano. Isso se muito dá para manter o mínimo básico necessário. O que vier depois, tem que tirar de algum lugar. É aí que os militares se lascam nas mãos deste e de qualquer outro governo.
No fim a gente acaba mesmo é voltando pra esse absurdo que é o orçamento das forças armadas onde mais de 80% vão só pra salários e previdência militar. Nós precisamos nos organizar pra começarmos a aporrinharmos os legisladores pra dar uma melhor olhada nisso e quem sabe pelo menos transferir a responsabilidade legal da previdência militar pra previdência social.




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Re: Aviação do Exército

#4860 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 02, 2023 9:48 pm

Quando fizerem isso, será praticamente obrigatório aumentar o orçamento de Defesa. Tinha Deputado lá que realmente acha que gastamos R$ 110 Bilhões em Defesa todos os anos, se não fossem uns pra jogar na cara isso, como o Salles, ainda a grande maioria acharia que o Brasil é um dos que mais investe nisso no Mundo.




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