Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
ETAP-T 2023
O exercício multinacional ETAP-T 2023, é um exercício de aeronaves de transporte de carga no âmbito do European Tactical Airlift Centre (ETAC).
As forças participantes estarão destacadas na Base Aérea N.º 11, em Beja, e as missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, tendo como preocupação a diminuição do seu impacto no meio ambiente e na população.
Durante o ETAP-T 2023, são desenvolvidos cenários adequados para cada tipo de missão, de acordo com as características e requisitos de cada aeronave. A interoperabilidade entre os diversos países é a chave para o sucesso das operações conjuntas e combinadas. Assim, ameaças aéreas e terrestres serão incluídas em cenários o mais próximo possível de situações reais.
Objetivos
O ETAP-T 2023 visa treinar e preparar as tripulações das esquadras de transporte tático da Força Aérea, garantindo que as forças participantes estejam prontas para realizar as tarefas que lhes são atribuídas em qualquer teatro de operações dentro das áreas de operação da aliança europeia. Além do treino individual, o exercício promoverá uma melhor interoperabilidade entre as diversas forças participantes.
Treino ETAP
O ETAP tornou-se uma conquista importante como parte de uma melhor colaboração de defesa europeia. Com a abertura do Centro de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAC), executando o Programa de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAP), a ambição de estabelecer a capacidade de treinamento tático de transporte aéreo avançado europeu para organizar eventos de treinamento comuns e cursos harmonizados tornou-se realidade.
O sucesso do "Centro" é óbvio: desde a fundação em junho de 2017, que os imensos projetos vão sendo avaliados pelos participantes como excelentes.
A comunidade inicial de 11 nações (BEL, BGR, CZE, DEU, ESP, FRA, ITA, LUX, NLD, NOR e PRT) cresceu com a entrada de duas novas nações, Romênia (ROU, dez 2018) e Áustria (AUT, fevereiro de 2019).
Desde o projeto de voo inicial em 2012 (EATT, ESP), as Forças Aéreas Europeias perceberam o valor agregado de ter atividades de treinamento tático em um ambiente comum e multinacional na Europa. Anteriormente, a única opção disponível para treinar tripulações de transporte aéreo no domínio tático era enviá-las para cursos nos EUA (AATTC). Com a implementação do ETAC e dos nossos projetos (ETAP-T, ETAP-C e ETAP-I), os países da UE podem agora beneficiar de oportunidades de formação mais económicas e podem candidatar-se a esses projetos independentemente das disponibilidades de formação dos EUA.
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Espanha
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
cabeça de martelo escreveu: ↑Qui Jun 29, 2023 6:57 am
ETAP-T 2023
O exercício multinacional ETAP-T 2023, é um exercício de aeronaves de transporte de carga no âmbito do European Tactical Airlift Centre (ETAC).
As forças participantes estarão destacadas na Base Aérea N.º 11, em Beja, e as missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, tendo como preocupação a diminuição do seu impacto no meio ambiente e na população.
Durante o ETAP-T 2023, são desenvolvidos cenários adequados para cada tipo de missão, de acordo com as características e requisitos de cada aeronave. A interoperabilidade entre os diversos países é a chave para o sucesso das operações conjuntas e combinadas. Assim, ameaças aéreas e terrestres serão incluídas em cenários o mais próximo possível de situações reais.
Objetivos
O ETAP-T 2023 visa treinar e preparar as tripulações das esquadras de transporte tático da Força Aérea, garantindo que as forças participantes estejam prontas para realizar as tarefas que lhes são atribuídas em qualquer teatro de operações dentro das áreas de operação da aliança europeia. Além do treino individual, o exercício promoverá uma melhor interoperabilidade entre as diversas forças participantes.
Treino ETAP
O ETAP tornou-se uma conquista importante como parte de uma melhor colaboração de defesa europeia. Com a abertura do Centro de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAC), executando o Programa de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAP), a ambição de estabelecer a capacidade de treinamento tático de transporte aéreo avançado europeu para organizar eventos de treinamento comuns e cursos harmonizados tornou-se realidade.
O sucesso do "Centro" é óbvio: desde a fundação em junho de 2017, que os imensos projetos vão sendo avaliados pelos participantes como excelentes.
A comunidade inicial de 11 nações (BEL, BGR, CZE, DEU, ESP, FRA, ITA, LUX, NLD, NOR e PRT) cresceu com a entrada de duas novas nações, Romênia (ROU, dez 2018) e Áustria (AUT, fevereiro de 2019).
Desde o projeto de voo inicial em 2012 (EATT, ESP), as Forças Aéreas Europeias perceberam o valor agregado de ter atividades de treinamento tático em um ambiente comum e multinacional na Europa. Anteriormente, a única opção disponível para treinar tripulações de transporte aéreo no domínio tático era enviá-las para cursos nos EUA (AATTC). Com a implementação do ETAC e dos nossos projetos (ETAP-T, ETAP-C e ETAP-I), os países da UE podem agora beneficiar de oportunidades de formação mais económicas e podem candidatar-se a esses projetos independentemente das disponibilidades de formação dos EUA.
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O próximo eu acho que vai ser mais tri, com a FAP esnobando o zorópas com 1 x KC-390.
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Quando é que vão tirar o PT que, junto com o PP, são matrículas civis zucas, do Cargo militar da FAP?
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Não faço a menor ideia, mas reparei que por cima da bandeira está uma faixa preta, como se estivessem a esconder algo (matricula militar)?
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Vai ser legal mesmo é ver esse exercício com os KC-390 nas cores das forças aéreas de Portugal, Holanda, Rep Checa, Austria, Hungria, Eslováquia, Suécia, Finlândia, Croácia e Grécia.
Mais humilhação que isso para os C-130 e A400 em solo europeu não tem.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Posso estar enganado mas este avião não foi entregue oficialmente para a FAP. E sendo assim, ele ainda está naquela fase de aceitação que todo material novo passa antes de ser validada a sua entrada em operação oficial.cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Jul 04, 2023 12:37 pm Não faço a menor ideia, mas reparei que por cima da bandeira está uma faixa preta, como se estivessem a esconder algo (matricula militar)?
O que ainda falta botar nele em termos de sistemas OTAN não sei. Treinar a tripulação isso ele já está fazendo um bom tempo.
A matrícula militar dele já deve estar pintada. Mas como ainda não entrou oficialmente em operação, ainda funciona como uma aeronave civil para questões de controle de voo.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Aí está uma coisa que sou um grande defensor. Como aqui no Brasil a maior transportadora de órgãos humanos ainda é a FAB, principalmente em regiões longe dos grandes centros e hospitais, não seria nada demais equipar os ETA, que são as principais OM a realizar esse tipo de operação, também com helos leves ou médio-leve a fim de complementar as aeronaves de asa fixa nas muitas tarefas que eles realizam, basicamente em favor de missões de cunho civil público. Na verdade os ETA gastam ao menos 40% do seu tempo de voo cumprindo missões civis para o governo federal e demais entidades do Estado.
Notar que no Brasil não existe ainda uma cultura de aviação consolidada e aceita dentro da maioria das organizações públicas em todos os níveis. E isso se traduz na dependência extrema que Estados, prefeituras e mesmo a União tem dos meios militares empregados pelas ffaa's, que é preciso dizer, não tem e não recebem orçamento para realizar tais missões, não raras vezes tendo que tirar do próprio bolso ou contar com a complacência de outros ministérios ou governos estaduais e prefeituras para poder cobrir os custos empenhados em tais missões. O quase sempre não acontece, obviamente.
Tal adoção poderia liberar mais tempo, foco e recursos dos helos do 8o Gav para cumprir as suas missões primárias, ao invés de serem usados constantemente em missões que outros órgãos públicos deveriam realizar, mas não o fazem por pura e simples incapacidade ou desleixo com seu objetivo fim, vendo a aviação como uma mera curiosidade, cara demais ou simplesmente considerando-a dispensável, já que temos uma FAB da vida aí...
Então, já que é para fazer o que os outros não querem mesmo, seria muito bom começar a equipar adequadamente todas as OM envolvidas nestas missões, e cobrar de quem por dever, zelar para que haja recursos humanos, materiais e financeiros à disposição anualmente. Senão, não tem negócio. Tenho certeza que falando com as pessoas certas poderíamos conseguir algum avanço também neste campo.
Notar que no Brasil não existe ainda uma cultura de aviação consolidada e aceita dentro da maioria das organizações públicas em todos os níveis. E isso se traduz na dependência extrema que Estados, prefeituras e mesmo a União tem dos meios militares empregados pelas ffaa's, que é preciso dizer, não tem e não recebem orçamento para realizar tais missões, não raras vezes tendo que tirar do próprio bolso ou contar com a complacência de outros ministérios ou governos estaduais e prefeituras para poder cobrir os custos empenhados em tais missões. O quase sempre não acontece, obviamente.
Tal adoção poderia liberar mais tempo, foco e recursos dos helos do 8o Gav para cumprir as suas missões primárias, ao invés de serem usados constantemente em missões que outros órgãos públicos deveriam realizar, mas não o fazem por pura e simples incapacidade ou desleixo com seu objetivo fim, vendo a aviação como uma mera curiosidade, cara demais ou simplesmente considerando-a dispensável, já que temos uma FAB da vida aí...
Então, já que é para fazer o que os outros não querem mesmo, seria muito bom começar a equipar adequadamente todas as OM envolvidas nestas missões, e cobrar de quem por dever, zelar para que haja recursos humanos, materiais e financeiros à disposição anualmente. Senão, não tem negócio. Tenho certeza que falando com as pessoas certas poderíamos conseguir algum avanço também neste campo.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
De outro fórum:
Foi um seminário ocorrido no ano passado, todavia tratou-se de uma excelente apresentação por parte da Lockheed Martin.
O futuro cada vez mais se perfila desta forma (veremos mais tarde):
- Esquadra 201 "Falcões" com F-16M+/V Peace Atlantis I, com a adição de armamento melhorado para missões ar-ar e ar-superfície;
- Esquadra 301 "Jaguares" com F-35A Block 3F/4.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Bom, é uma conta bem salgada para quem não tem recursos suficientes para operar e manter F-16 recauchutados.
Já começaram a fazer poupança para poder manter os mecânicos em dia para fazer esse trapizonga funcionar direito quando precisar dele
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
A versão F4 vai solucionar todos os problemas do F35, pelo menos é o que prometem.