UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 567
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 73 vezes

Re: UCRÂNIA

#10186 Mensagem por prometheus » Qui Jun 29, 2023 6:20 pm

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9600
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 611 vezes

Re: UCRÂNIA

#10187 Mensagem por Suetham » Qui Jun 29, 2023 9:25 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jun 29, 2023 8:12 am Esse foram os pontos que me levou, em Maio, a falar que a chance de dar merda era grande. Eu não sei o que o Alto-Comando da AFU tem na cabeça pra avançar com os melhores equipamentos que a OTAN pode oferecer, sem apoio aéreo, de artilharia e até mesmo antiaérea, veja como o Ka-52 fez a festa, achando que ia dar bom. Aliás, se quer a AFU fazia a segurança do perímetro, pois tem ao menos 7 vídeos Russos de emboscadas a colunas em Zaporizhzhia em que mostram a artilharia Russa sendo balizada por pequenos drones e tropas de Operações Especiais bem atrás das linhas de contato, pois as tropas emboscadas ainda estão em formação de coluna, sendo ao menos uma dessas confirmadas ser quase 10 km atrás das linhas da própria AFU, que foi a famosa coluna de Bradley e Leopard 2A6.
O problema que eles não tem nem quantidade e nem o equipamento capaz de tornar menos custoso possível um avanço nessas linhas defensivas. Veja, por exemplo, a falta de apoio de fogo de artilharia, onde em qualquer situação normal de um avanço sob linhas fortificadas, precisa-se imediatamente suprimir(ou balizar) o fogo de artilharia inimigo antes de qualquer avanço, não há menor chance de uma operação dessa envergadura avançar sob o intenso fogo de artilharia inimigo, as unidades de engenharia não podem operar caindo chuvas de munições em suas cabeças.

Outro erro que vejo nesse avanço da AFU é a aparente falta de veículos antiminas - ou melhor, a evidente falta de veículos de engenharia no geral. Não sou eu quem diz que as linhas de defesa russa são formidáveis, o próprio The Telegraph é quem diz isso. Ou melhor, o propagandista Tatarigami:

https://archive.ph/scdHW
Thread

In light of the ongoing discussions surrounding the counter-offensive, we need to revisit the topic of mines due to its utmost importance. As I have previously emphasized, the extensive deployment of mines by Russian forces remains a significant threat to our troops.
Pelo pouco que a AFU mostrou, existe uma escassez desses veículos capazes de romper os diferentes níveis de fortificações, principalmente os veículos de desminagem.

Eu não gosto muito de fazer comparações, seja entre equipamentos ou cenários, mas a história ensina. Voltaremos a Operação Cidadela. Os russos criaram múltiplas linhas defensivas, se eu não me engano foram 5 ou 6 linhas fortificadas, entre diferentes níveis(campo minado, dentes de dragão, fosse antitanque e trincheiras e posições fechadas de canhões anticarro), os alemães simplesmente tiveram que usar muitos Btl Eng(cada DE tinha 1 Btl Eng) para desminar progressivamente e lentamente cada escalão dos campos minados soviéticos, terminando de limpar o primeiro campo minado na primeira linha defensiva, eles avançariam e assim sucessivamente até a última linha. Isso foi em 1943 e a tecnologia e as técnicas modernas tornam a magnitude de operações modernas mais perigosas. As forças ucranianas aparentemente carecem de um alto nível de habilidade e recursos de engenharia, o que poderia estar contribuindo para o fracasso.

Só aqui temos dois problemas fundamentais para qualquer dificultar o sucesso desse tipo de operação: recursos insuficientes de artilharia e veículos de engenharia de combate.

O problema em si nem seria suprimir o fogo de artilharia russo, os ucranianos estão tendo dificuldade de trabalhar na artilharia russa, impossibilitando o desvio de fogo de contrabateria russo ficar concentrado apenas em suprimir a artilharia ucraniana, enquanto as forças móveis ucranianas avançariam sob o fogo cruzado de artilharia, isto porque, existe a evidente falta de artilharia e também veículos de engenharia - nesse tipo de operação, haveriam baixas, mas ainda assim avançariam muito mais rapidamente do que a situação da contraofensiva atual, em que perdem dezenas de veículos para avançar menos de 5 km em linha reta na linha de contato.

Não é apenas uma questão de organização, mas também de planejamento. Quem planejou essa contraofensiva planejou muito mal, pelo menos o avanço na direção de Orikhiv. Eu vejo um número pequeno de veículos de desminagem, precisaria adicionar mais veículos nas formações ucranianas, além disso, antes da contraofensiva ter começado, eles podem ter perdido muita munição devido os ataques do VKS em depósitos e armazéns de munições nos meses anteriores, isso evidentemente poderia ser a causa da falta de munição de artilharia relatado ou simplesmente porque eles não tinham muita munição realmente, de qualquer forma, precisa adicionar muito mais munição. Você mesmo citou a falta de peças de artilharia nas 9 brigadas formadas na qual fizemos o trabalho de análise, talvez seja o motivo, falta-se além de munições, peças de artilharia e assim por diante.
gabriel219 escreveu: Qui Jun 29, 2023 8:12 am Eu até entendo tropas de posto mais baixo acreditar na propaganda, mas o Alto-Comando acreditar na própria mentira é inaceitável, mas eu duvido que seja esse o caso. Tomaram bucha logo na primeira noite, devem ter levado uma baita de uma comida de rabo depois que as imagens da coluna rodou o mundo e começaram a se jogar em cima dos Russos pra ver se conseguiam alguma coisa de valor pra mostrar pra OTAN e no final ficaram comemorando retomada de vilarejos que foda-se. Eu tenho pena é dos Soldados da AFU, que infelizmente não tem escolha e estão sendo enviados pra morte certa. Ontem, na madrugada na Ucrânia, teve um outro massacre em Piatykhatki e o mais inacreditável é que TGs Russos anunciaram 40 minutos antes da AFU tentar avançar para Zherebyanky e tomaram uma baba da artilharia Russa, com os Russos esperando eles concentrar equipamentos no vilarejo o máximo possível pra depois vim a barragem. Se TG Russo está anunciando isso e a AFU continua a concentrar equipamento numa killzone e foda-se, é porque a coisa está escrachada e na base do desespero.
Eu não ficaria surpreso de ter sido esse o motivo. Falei no tópico dos documentos vazados que as informações sobre baixas e perdas ucranianas e russas estão sendo retiradas de fontes OSINT como o Oryx, os próprios americanos não tem avaliação e verificação de perdas analisado de modo independente, o Big Serge também concluiu isso, isso parece fazer muito sentido quando se analisa a associação com os vazamentos, o mesmo seria válido para os pró-russos que acreditam no LostArmour.

Diante disso tudo, ainda tem que ter cautela nesse tipo de conclusão, alguns dias atrás eu li uma afirmação de que a AFU teria feito isso(avanço em Zaporizhzhia) propositalmente para forçar a passagem no Dnieper depois, veremos se isso realmente faz sentido, eu já acho que perderam o timing para isso, deveriam ter lançado a contraofensiva em Zaporizhzhia no final desse mês, assim o intervalo entre a contraofensiva em Orikhiv e Kherson/Zaporizhzia seria menor, mas eu espero realmente alguma coisa nesse sentido, aparentemente, as coisas em Kherson parecem maiores do que demonstram ser ou vai ser, vendo o histórico dos ucranianos na dissimulação em setembro do ano passado na psyops de reunir 1 milhão de homens e avançar em Kherson quando eles avançaram em Kharkiv/LPR, ainda temos algum tempo de tentar encontrar um possível outro avanço ucraniano, talvez em Bakhmut. A ver!!!

Ainda que aparenta ter uma calma na linha de frente, a AFU ainda não está esgotada e a contraofensiva não estagnou de vez, ainda existem combates em toda a linha de frente, há sondagem ativa e persistente nas defesas russas e DRGs trabalhando dia e noite, por mais que seja desnecessário dizer isso, a Ucrânia tem pessoal suficiente para sacrificar pelo menos uns 10 mil ou mais nas ações de sondagem/reconhecimento ainda em vigor na "linha Surovikin" - a primeira linha de defesa. Ainda ocorrerá mais ataques nas instalações logísticas e infraestrutura russa, o acúmulo de mercenários em Kramatorsk é apenas mais um indicativo disso, a oposição americana se encontra cada vez menor no envio de ATACMS, como eu disse anteriormente, se torna uma questão de tempo até estar em mãos ucranianas, além de explorar brechas no Dnieper, tenho certeza que uma operação ali seriam criadas várias cabeças de ponte de uma só vez, seja um golpe principal ou desvio de forças, aliado ao pessoal mobilizado da AFU, eles tem o suficiente para dois ataques principais, mesmo após essas perdas relatadas recentes. Tenho certeza que parte dessa psyops de Surovikin sendo preso e mais desses tipos de guerras informacionais se intensificarão, sendo verdadeiro ou não.

Vamos aguardar!!!




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9600
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 611 vezes

Re: UCRÂNIA

#10188 Mensagem por Suetham » Qui Jun 29, 2023 9:29 pm


Mike Pence acho que é candidato presidencial do ano que vem, essa visita é muito mais do que simbólica.


Ataque em Avdiivka assistido por um drone Orion, aparentemente foi um ataque de Krasnopol e destruiu um grande depósito de munição ucraniano.

https://www.wsj.com/articles/u-s-close- ... t-cc4e389c
U.S. Considers ATACMS Long-Range Missiles to Bolster Ukraine’s Fight

Relatório do Ministério da Defesa da Rússia sobre os combates na área da ponte Antonovsky destruída na direção de Kherson. A margem esquerda do Dnieper está sob o controle do exército russo, nossa artilharia ataca o inimigo na margem direita.
Vídeo do inimigo.

Uma tentativa de evacuar um irmão desonesto na direção de Bakhmut.
Posteriormente, o BMP - 1 ucraniano, junto com a tripulação, foi para Bandera

Bradley foi atingido por um recorde de 9,5 km de um T-80BVM. O CC estava disparando indiretamente como um sistema de artilharia, com um UAV atuando como correção de fogo.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9600
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 611 vezes

Re: UCRÂNIA

#10189 Mensagem por Suetham » Qui Jun 29, 2023 10:08 pm




https://www.instagram.com/p/CuCtWPDoqgi/ vídeo do Leanderson Paulino




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10190 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 30, 2023 7:57 am

Suetham escreveu: Qui Jun 29, 2023 9:29 pm https://www.wsj.com/articles/u-s-close- ... t-cc4e389c
U.S. Considers ATACMS Long-Range Missiles to Bolster Ukraine’s Fight
Eu queria entender essa tara que a AFU te pelo ATACMS, mas deve ser mais uma tentativa de Wunderwaffe, pois atualmente eles estão recebendo um míssil muito superior que é o Storm Shadow e se quer estão usando ele adequadamente. A diferença de um ATACMS pra um Tochka-U é o alcance.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9600
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 611 vezes

Re: UCRÂNIA

#10191 Mensagem por Suetham » Sex Jun 30, 2023 8:39 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jun 30, 2023 7:57 am
Suetham escreveu: Qui Jun 29, 2023 9:29 pm https://www.wsj.com/articles/u-s-close- ... t-cc4e389c
U.S. Considers ATACMS Long-Range Missiles to Bolster Ukraine’s Fight
Eu queria entender essa tara que a AFU te pelo ATACMS, mas deve ser mais uma tentativa de Wunderwaffe, pois atualmente eles estão recebendo um míssil muito superior que é o Storm Shadow e se quer estão usando ele adequadamente. A diferença de um ATACMS pra um Tochka-U é o alcance.
De certa maneira é disso que se trata, vale mencionar também o F-16. O ATACMS é apenas um foguete GMRLS mais "parrudo". É um tipo diferente do Storm Shadow, uma diferença entre lançamento aéreo vs lançamento terrestre. E a Ucrânia luta contra caças do VKS, bem como fazê-los operar em altitude alta o suficiente (devido aos SAMs russos) para aproveitar ao máximo o alcance do míssil de cruzeiro é simplesmente um trabalho ineficiente com grandes riscos de perder ativos militares valiosos. Entretanto, a Ucrânia tem muitos lançadores HIMARS/M270 no solo. Esta será uma grande adição ao seu arsenal. Além da escassez de aeronaves para lançar Storm Shadow e da relativa abundância de HIMARS/M270, o lançamento terrestre do ATACMS significa menor detectabilidade e o ATACMS tem um alcance maior que o Storm Shadow - 300 km vs 250 km. Eu não diria que o Storm Shadow é a munição "melhor" - é como comparar maçãs com laranjas e, em alguns casos, uma é melhor que a outra. O ATACMS é uma boa arma de ataque de longo alcance para alvos não endurecidos. Já o Storm Shadow cumpre o papel contra alvo endurecido quando você precisa que aquela ponte, bunker ou prédio desapareça.

Usando como um comparativo de uso, os russos disparam cerca de 20-30 Iskander-M/K por mês. Estes são semelhantes ou maiores que os ATACMS para ação/efeito. Portanto, pode-se usar isso como exemplo de que tipo de dano um número semelhante de ATACMS causará. Seria um fator considerável, mas não um definidor de guerra. Em qualquer caso, os mísseis de longo alcance são essenciais para vencer a guerra.

O problema do ATACMS é que ainda não existe nada confirmado, é por enquanto algum otimismo irrealista. Ninguém ainda aprovou nada. Pode levar até 2024 para que os primeiros ATACMS apareçam na Ucrânia, mesmo que uma decisão seja tomada agora. Os EUA não têm um grande estoque e a produção é limitada e eles são necessários para outros teatros, não há excedente livre deles, especialmente em números necessários para causar impacto na guerra na Ucrânia. O IOC do PrSM só concluído em 2025, ainda existe uma notícia de que os EUA aprovaram no orçamento NDAA(National Defense Authorization Act) o total de 1.700 ATACMS, mas ainda não existe contrato assinado, por enquanto, duvido de que os EUA enviem o ATACMS, mas é uma ação que eventualmente começará a estar nos debates nos EUA. São apenas rumores constantes de notícias futuras. Não estará antes do outono na Ucrânia, o que inclui também o GLSDB. Meio ano na Ucrânia esgotaria drasticamente o estoque deles. Com exceção do GLSDB, estas são armas muito caras com disponibilidade limitada, eu imaginaria que a Ucrânia receberia algo em torno de 50 ATACMS.

Com relação ao Storm Shadow, com base no que vimos no ataque a ponte em Chongar, fazendo um buraco de 1,5 x 2,5 metros e danificando apenas uma única viga, eles provavelmente não podem derrubar a ponte da Crimeia, embora seja o suficiente para causar alguns danos na ponte. E há três pontes lá. O Storm Shadow tem uma ogiva relativamente leve, em comparação com as armas que os russos usam, especialmente Kh-22. É um destruidor de bunkers porque pode penetrar em estruturas rígidas antes de explodir, carrega uma ogiva em tandem para isso e um corpo de penetração endurecido, tudo isso leva peso. Explodir dentro de um prédio fechado ou no subsolo gera um efeito HE massivo. As pontes são diferentes, não há volumes fechados. 450kg não é suficiente para derrubar uma grande ponte. As pontes precisam de uma ação explosiva específica nos pontos de apoio. A ponte da Crimeia foi danificada por cerca de 10-20 toneladas de explosivos diretamente na superfície. Converta isso em quantos Storm Shadow são necessários para ter um resultado semelhante.

Além disso, a ponte da Crimeia são protegidas por unidades AAe, seria necessário um lançamento em massa coordenado para passar com resultados não garantidos. Presumo que a Ucrânia saiba disso, é por isso que há uma relativa falta de ataques de Storm Shadow em alvos realmente importantes, como aeródromos, centros ferroviários, QGs na Crimeia, etc. Além disso, o número de mísseis Storm Shadow é muito limitado, eles são muito caros, então eu não consigo ver como a Ucrânia conseguiria 100 deles.

Em um ataque estilo OTAN, você veria lançamentos em massa de mísseis de cruzeiro e táticos em cada alvo, não picadas de agulha que a Ucrânia pode pagar no momento. Mesmo russos fazendo 10x mais ataques de mísseis neste conflito não podem tirar muito proveito disso. Para paralisar um inimigo em um conflito como este, seriam necessários muitos milhares de ataques de mísseis. Digamos que uma única base aérea precisaria de cerca de 15-20 mísseis para tirá-la de ação, mais os abatidos por AAe. Então você pode fazer as contas. É o que evidentemente seria analisado em uma ação futura na ponte da Crimeia, como todos imaginam que irá ocorrer, eventualmente quando as novas armas de longo alcance chegarem.

Além disso, a Ucrânia pode ter seus próprios mísseis de longo alcance, seja fabricando ainda na Ucrânia ou em países aliados da OTAN, eles tem o Vilkha de 70 km de alcance, o Vilkha-M de 130 km de alcance, Grom-2/Hrіm-2 de alcance >300 km e ainda devem conter alguns Tochka-U.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9600
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 611 vezes

Re: UCRÂNIA

#10192 Mensagem por Suetham » Sex Jun 30, 2023 8:43 pm







https://archive.ph/Hut33 Five steps toward Ukrainian victory and a lasting peace with Russia

https://mil.in.ua/en/news/ukrainian-cou ... e-village/
Ukrainian counteroffensive targets Russian tanks near Robotyne village

https://archive.ph/D3LXC Wagner: Satellite images show activity at military base in Belarus



https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2 ... we-thought
25 Tanks And Fighting Vehicles, Gone In A Blink: The Ukrainian Defeat Near Mala Tokmachka Was Worst Than We Thought

https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2 ... in-action/
Several Powerful Ukrainian Brigades Are Missing In Action








https://kyivindependent.com/poll-most-u ... ssias-war/
Poll: Most Ukrainians have relatives or friends injured or killed in Russia's war

https://www.technology.org/2023/06/29/z ... -powerful/
Zelenskiy: “Ukrainian Military Drone Industry is Set to Become The Most Powerful in Europe”



https://www.ukrinform.net/rubric-ato/37 ... aders.html
Ukrainian Defense Forces already eliminated 227,780 Russian invaders








Isso me lembra:
https://kyivindependent.com/ukrainian-a ... ear-plant/
Ukrainian authorities start training to prepare for possible Russian attack on Zaporizhzhia nuclear plant





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10193 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 02, 2023 3:26 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10194 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 02, 2023 3:37 pm

Além da Ucrânia ficar ameaçando realizar um ataque à Usina Nuclear em Zaporizhzhia para ver se força a OTAN a entrar na Guerra, sob a desculpa que os Russos farão isso - algo tão absurdo que até Oficiais da OTAN negam essa intenção dos Russos, pois seria um ataque que praticamente deixaria a Criméia, Kherson e boa parte de Zaporizhzhia e outros Oblasts inabitável - agora, após ontem haver uma fila de 30 km de carros na ponte de Kench, faz um vídeo chacota anunciando ataques em praias da Criméia onde estarão cheia de civis:



O foda é ver Zoropeu defendendo essa gente. Estão levando uma surra e agora estão apelando pra desastre nuclear e ataque em massa contra civis, mas eles são o lado certo do conflito, segundo os Zoropeus do Fórum.




Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1143
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: UCRÂNIA

#10195 Mensagem por Rurst » Seg Jul 03, 2023 7:44 pm

Nas linhas de frente orientais, o número de tropas russas é superior a 180.000 pessoas - Porta-voz do Grupo Oriental das Forças Armadas da Ucrânia, Serhii Cherevatyi.

"Lá (na direção de Lyman-Kupiansk) um grupo bastante poderoso foi reunido - mais de 120.000 soldados inimigos... em toda a nossa área - mais de 180.000 soldados russos. Em Bakhmut [direção] - cerca de 50.000", disse ele.

Estamos lutando contra um inimigo poderoso e perigoso, com recursos limitados e sem superioridade aeronáutica. E, no entanto, os defensores ucranianos ainda conseguem libertar o território ucraniano. Glória aos Heróis!

Imagem





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10196 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 04, 2023 11:12 am














Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10197 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 04, 2023 12:26 pm

Em Abril eles iam até a Criméia, ai chegou Junho e agora com um mês de contraofensiva me mandam uma dessa:



Isso aqui é palhaçada, estão pouco se fodendo pra os milhares de mortos e desabilitados Ucranianos, que estão sendo jogados em cima dos Russos pra Zelensky e companhia lucrar.

Mas calma galera, o LM e o Wokehead garantiram que esse é o lado bom da força.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#10198 Mensagem por Túlio » Ter Jul 04, 2023 8:32 pm

CARACA, pelo jeito estamos a menos de 24 hs da 3GM e os ianques pensam que podem ganhar... 🤯





Aparentemente os caras acham que se safar com o NORDSTREAM e uma GUERRA NUCLEAR é a mesma coisa. 🤦‍♂️




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10199 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 05, 2023 7:04 am

Kiev está preparando isso fazem meses. Desde Janeiro, cidades como Nikopol e Berislav vem recebendo instruções para evacuar em caso de ataque e a própria AFU vem bombardeando a Usina desde o início da guerra.

Mas caras, o LM e o Wokehead nos garantiu de que o lado bom é o Zelensky, o Vagão-Dourado de Kiev. Aqueles M16 apreendidos nessa semana lá na França que foram doados antes pra Ucrânia é uma conspiração do Putin.

Enquanto isso:












Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#10200 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 05, 2023 11:17 am

Pronto, achamos o real motivo do mega xadrez 4D dos Ukras: ganhar dinheiro em cima de milhares de mortos:



Enquanto isso:










Responder