Chivunk foi homologado

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14007
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#61 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 17, 2023 9:02 pm

O Chivunk parece uma viatura desenvolvida nos anos 70.




Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceu: 227 vezes
Agradeceram: 51 vezes
Contato:

Re: Chivunk foi homologado

#62 Mensagem por Vinícius Almeida » Qui Mai 18, 2023 1:23 am

Glauber Prestes escreveu: Qua Mai 17, 2023 8:46 pm O USMC usa o Polaris RZR desde 2016, e sem snorkel.

Imagem
Só falei do snorkel pq com toda certeza o CFN o rejeitaria por não poder transpor cursos d'água.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3336 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#63 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 18, 2023 4:11 pm

A adaptação do Chivunk às necessidades e especificidades do CFN seria um processo simples e sem complicações. Mas primeiro o veículo precisa encontrar bom termo para o seu desenvolvimento, que mais parece o MSS 1.2

O uso de snorkel ou qualquer outro item é alternativo, não sendo necessariamente obrigatório, já que pelo tipo de missão que desenvolve, ele seria lançado a partir de helos, aviões ou mesmo de EDVM\EDCG que existem na FFE.

Enfim, como o CFN tradicionalmente se arroga o direito de não comprar nada que venha do EB, porque considerado "coisa de exército" dificilmente veremos qualquer tipo de material desenvolvido ou comprado ser adquirido por iniciativa própria. A não ser que o MD encampe as duas forças e faça o pessoal se ajustar a diretivas de desenvolvimento, tecnologia e indústria que na prática são letra morta no país no que depender apenas e tão somente dos líderes militares.

O legal mesmo é ser a versão mirim do USMC.




Carpe Diem
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 9022
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 427 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#64 Mensagem por prp » Dom Mai 28, 2023 3:17 pm





Avatar do usuário
dersonmig
Júnior
Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 4:42 pm
Agradeceram: 12 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#65 Mensagem por dersonmig » Dom Mai 28, 2023 4:23 pm

Uma opção bem interessante visto o cenário atual...




Avatar do usuário
dersonmig
Júnior
Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 4:42 pm
Agradeceram: 12 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#66 Mensagem por dersonmig » Dom Mai 28, 2023 4:24 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 17, 2023 3:03 pm O CFN nem sabe que a BIDS existe.
Se for programa das outras forças, aí é que não quer saber mesmo.
Parece birra de menino da segunda série.
CFN compra da BID apenas aquilo que é bom para eles.




Avatar do usuário
dersonmig
Júnior
Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 4:42 pm
Agradeceram: 12 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#67 Mensagem por dersonmig » Dom Mai 28, 2023 4:26 pm

Chinvunk faz oq Marruá AM-11 e um Polaris faz. Só que mais caro...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3336 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#68 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 31, 2023 2:50 pm

dersonmig escreveu: Dom Mai 28, 2023 4:24 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mai 17, 2023 3:03 pm O CFN nem sabe que a BIDS existe.
Se for programa das outras forças, aí é que não quer saber mesmo.
Parece birra de menino da segunda série.
CFN compra da BID apenas aquilo que é bom para eles.
Do ponto de vista prático, nada que a BIDS faz aqui é suficientemente bom para o CFN.
É só olhar a quantidade de produtos adquiridos nos últimos anos, ou décadas, para verificar que os fuzileiros navais simplesmente ignoram a existência da indústria nacional e seguem sua lida diária de olhar primeiro lá fora para ver o que há e só depois, sem alternativas, ou obrigado mesmo, comprar insumos nacionais.
É isso que dá um MD de enfeite.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3336 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#69 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 31, 2023 2:54 pm

dersonmig escreveu: Dom Mai 28, 2023 4:26 pm Chinvunk faz oq Marruá AM-11 e um Polaris faz. Só que mais caro...
Se tivessem deixado o projeto inteiro nas mãos da Agrale, que é uma empresa e tem expertise para isso, talvez tivéssemos um produto acabado e pronto hoje. E operacional, com custos adequados ao que se propõe.
Aliás, esse projeto é tão antigo quanto outros que não saíram do lugar, sofrendo de incontingência orçamentária ano após ano até quase a insolvência, sendo mantidos por pura teimosia do exército.




Carpe Diem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7770
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2667 vezes
Agradeceram: 1084 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#70 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 01, 2023 9:50 am

O problema da Agrale é que ela cobra caro, bem caro pelos produtos dela, capaz desse Chivunk feito de placas de piso de ônibus custar o mesmo que uma RAM 1500.

Outra coisa, a Polaris barateia seus produtos vendendo muito bem no mercado civil, vendem veículos para rally, vendem para o trabalho em fazendas, vendem para os caçadores e pescadores pelo mundo afora, enfim, coisa que a Agrale tem nojinho de fazer.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14007
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#71 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 01, 2023 1:33 pm

Claro, é praticamente a única no mercado. Já viu monopolista no Brasil abrir seu nicho e baratear seus produtos pra vender mais?




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 207 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#72 Mensagem por gusmano » Qui Jun 01, 2023 6:07 pm

Se agrale conseguir cobrar mais caro que a polaris cobra aqui por uma trapizonga da mesma categoria, é para fechar as portas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3336 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#73 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 01, 2023 11:44 pm

A Agrale não tem concorrência por que até hoje foi a única que tirou dos mortos um EE-12 e com ajuda da Columbus deu uma nova vida e família para ele.
O EB topou a parada e encampou a ideia. E está aí até hoje.
Mas pergunta quantos o exército compra por ano?
Aliás, nós anos 1990 e 2000 o jipe padrão do EB era o Land Hover...importado.
Alguém aí prefere continuar ou recomeçar com as importações de jipes também e fechar a Agrale, ou dar motivos concretos para a empresa oferecer mais do que as ffaa's querem dela?




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14007
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#74 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 02, 2023 1:54 am

O jeito é abrir o mercado e dar subsídios pra construção de fábricas da Polaris e outras empresas similares no Brasil.

Já ouvir dizer que o novo Marruá é um remendo do primeiro.




Avatar do usuário
dersonmig
Júnior
Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 4:42 pm
Agradeceram: 12 vezes

Re: Chivunk foi homologado

#75 Mensagem por dersonmig » Sex Jun 02, 2023 4:21 am

FCarvalho escreveu: Qua Mai 31, 2023 2:54 pm
dersonmig escreveu: Dom Mai 28, 2023 4:26 pm Chinvunk faz oq Marruá AM-11 e um Polaris faz. Só que mais caro...
Se tivessem deixado o projeto inteiro nas mãos da Agrale, que é uma empresa e tem expertise para isso, talvez tivéssemos um produto acabado e pronto hoje. E operacional, com custos adequados ao que se propõe.
Aliás, esse projeto é tão antigo quanto outros que não saíram do lugar, sofrendo de incontingência orçamentária ano após ano até quase a insolvência, sendo mantidos por pura teimosia do exército.
O problema da agrale é que ela não evoluiu seus produtos. A família G2 do Marruá não tem nada significativo em relação ao G1. Isso tem também ligação com o EB que não solicita mudanças no projeto gera ROB para veículos posteriores. O AM-41 é um exemplo de um projeto mal executado...




Responder