Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17386 Mensagem por Viking » Dom Mai 28, 2023 11:30 am

FCarvalho escreveu: Sex Mai 26, 2023 1:59 pm Mais um PMG com data marcada para começar e sem qualquer previsão de terminar.
Os ingleses devem ter desistido de vender o único classe Wave disponível, vide que ainda serve no grupo de batalha do Nae QE, e os Tide são poucas unidades para garantir dois grupos de batalha nucleados nos Nae da Royal Navy.
Por outro lado, dizer que não temos recursos para comprar um simples navio tanque é no mínimo brochante, já que um modelo de apoio logístico multipropósito anda caro demais para o orçamento da MB.
Nas atuais condições, se for novo, o que não é caro para a MB? :roll:
Aliás, no mercado internacional é possível encontrar várias opções de navios tanques mais simples e ao alcance do bolso da MB. É só procurar, de verdade, que encontra.


Prezado colega, saudações.


Em relação a MB não ter condições de substituir de forma adequada o G 23,assim como outros navios, e de fato muito broxante. E mais frustrante ainda porque nós que temos um pouco mais de informações temos conhecimento da quantidade absurda de recursos da nação que são desperdiçados, desviados, roubados..etc.
Quando fazemos esta comparação com o investimento para a construção de navios de apoio no estado da arte para uma Marinha responsável por uma das maiores e mais ricas áreas marítimas do mundo, podemos afirmar que os R$ necessários são ''troco de pinga'' :D :D :D
Alguns exemplos:
Maior investimento: - Navios de apoio logístico de combate classes Vulcano e Den Helder, cada um aproximadamente R$ 2 bilhões.
Menor investimento: - Navio tanque e apoio classe Supply (solução adotada pela RAN, que poderia ser avaliada pela MB) aproximadamente R$ 1,25 bilhão.

Em minha opinião a classe Supply customizada para a MB seria uma alternativa factível para atender os futuros navios escolta em operações de durance em nosso TOM do AS.

Sds




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17387 Mensagem por FABIO » Dom Mai 28, 2023 1:24 pm

Boa tarde amigos é verdade que o Mattoso Maia
Está em provas de mar?

2 a fragata rademaker concluiu seu pmg
Os mísseis sea Wolf está operacional?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17388 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 28, 2023 5:03 pm

Desta proposta da MB, na votação pela Câmara do novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), conseguiu-se desvincular do teto de gastos a arrecadação com Royalties e parcialmente o Fundo de Desenvolvimento de Ensino Profissional Marítimo isto porque excepcionou as despensas dos estabelecimentos de ensino militares federais nos valores custeados com receitas próprias ou de convênios.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17389 Mensagem por pewdiepie » Dom Mai 28, 2023 5:45 pm

knigh7 escreveu: Dom Mai 28, 2023 5:03 pm Desta proposta da MB, na votação pela Câmara do novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), conseguiu-se desvincular do teto de gastos a arrecadação com Royalties e parcialmente o Fundo de Desenvolvimento de Ensino Profissional Marítimo isto porque excepcionou as despensas dos estabelecimentos de ensino militares federais nos valores custeados com receitas próprias ou de convênios.

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Boa tarde, knigh7.

Em resumo, isso foi bom ou ruim para a Marinha e demais forças armadas? E como ficou a questão da capitalização da Emgepron?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17390 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 28, 2023 9:28 pm

A Escola de Aprendizes Marinheiros tem um orçamento de custeio para este ano de R$546 mil. No tocante às receitas de exploração de recursos naturais, o projeto de lei os excepciona dos limites de correção das receitas devido às grandes variações ano a ano (exposição de motivos do projeto de lei). Com base nisso, a lei não vai permitir que todo esse valor acumulado se reverta em investimento fora do teto de gastos. A variação anual deve ser expressiva. Não sei qual vai ser o quinhão que a MB vai receber(e vai ter variações) .Mas vai melhorar.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17391 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 29, 2023 5:35 pm

Viking escreveu: Dom Mai 28, 2023 11:30 am Prezado colega, saudações.
Em relação a MB não ter condições de substituir de forma adequada o G 23,assim como outros navios, e de fato muito broxante. E mais frustrante ainda porque nós que temos um pouco mais de informações temos conhecimento da quantidade absurda de recursos da nação que são desperdiçados, desviados, roubados..etc.
Quando fazemos esta comparação com o investimento para a construção de navios de apoio no estado da arte para uma Marinha responsável por uma das maiores e mais ricas áreas marítimas do mundo, podemos afirmar que os R$ necessários são ''troco de pinga'' :D :D :D
Alguns exemplos:
Maior investimento: - Navios de apoio logístico de combate classes Vulcano e Den Helder, cada um aproximadamente R$ 2 bilhões.
Menor investimento: - Navio tanque e apoio classe Supply (solução adotada pela RAN, que poderia ser avaliada pela MB) aproximadamente R$ 1,25 bilhão.
Em minha opinião a classe Supply customizada para a MB seria uma alternativa factível para atender os futuros navios escolta em operações de durance em nosso TOM do AS.
Sds
Eu sou de opinião que a única alternativa possível para a MB encampar a substituição da maioria dos seus meios é como diz a letra da música: viva e deixe morrer. Se continuarmos com isso de recapar pela enésima vez qualquer navio que não possa ser substituído, vamos ter uma frota octogenária sem previsão de melhoria alguma.
Quando a FAB "ameaçou" deixar Brasília sem defesa aérea ao aposentar os Mirage III sem ter um substituto, de repente apareceu recursos para o Mirage 2000, e o FX-2 ganhou novo fôgelo.
Quem sabe se a MB "ameaçar" deixar o Brasil sem esquadra, só uns barquinhos de patrulha de enfeite, alguém não se anima no planalto central a fazer algo por ela.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17392 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 29, 2023 5:40 pm

Manuel, como ficou a questão do Fundo Naval. Ficou de fora do teto como solicitado pela MB ou permanece :?:
Destes três elementos solicitados o que mais atrai dinheiro são os royalties, com o fundo naval vindo logo em seguida.




Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Mai 29, 2023 6:00 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17393 Mensagem por pewdiepie » Seg Mai 29, 2023 5:47 pm

A Marinha do Brasil antes do teto de gastos já estava na pindaíba. Com o teto de gastos, o fim da MB é questão de tempo. [002]

Imagine toda a grana gasta no PROSUB... estaleiros, infraestrutura, capacitação de engenheiros, técnicos, etc... investidos em uma força de superfície construída nas "zorópas" da vida.

Creio que daria pra comprar umas 6 fragatas novas e bem equipadas, 4 fragatas usadas e ainda daria para modernizar todos os Type 209. Colocar submarinos relativamente novos na reserva por falta de dinheiro é outro sinal de que só tem incompetente na MB

Com 5 Type 209 e 4 Riachuelos, daria até pra engolir as 4 fraguetas tamandarés.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17394 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 29, 2023 7:01 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mai 29, 2023 5:40 pm Manuel, como ficou a questão do Fundo Naval. Ficou de fora do teto como solicitado pela MB ou permanece :?:
Destes três elementos solicitados o que mais atrai dinheiro são os royalties, com o fundo naval vindo logo em seguida.
Os fundos excepcionalizados foram aqueles em que são de repasses obrigatórios para estados e municípios.

São as despesas de custeio com estabelecimentos de ensino em que possuem arrecadação própria ou por convênio é que entraram na exceção. Só a arrecadaçao do FDEPM já supre a Escola de Aprendizes Marinheiros.Caso algum outro estabelecimento de ensino da MB seja vinculado ao Fundo Naval, seu custeio pode ser suprido. E mais nada.




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mai 29, 2023 7:54 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17395 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 29, 2023 7:03 pm

pewdiepie escreveu: Seg Mai 29, 2023 5:47 pm A Marinha do Brasil antes do teto de gastos já estava na pindaíba. Com o teto de gastos, o fim da MB é questão de tempo. [002]

Imagine toda a grana gasta no PROSUB... estaleiros, infraestrutura, capacitação de engenheiros, técnicos, etc... investidos em uma força de superfície construída nas "zorópas" da vida.

Creio que daria pra comprar umas 6 fragatas novas e bem equipadas, 4 fragatas usadas e ainda daria para modernizar todos os Type 209. Colocar submarinos relativamente novos na reserva por falta de dinheiro é outro sinal de que só tem incompetente na MB

Com 5 Type 209 e 4 Riachuelos, daria até pra engolir as 4 fraguetas tamandarés.
Por lei pode ser definido ou alterado o destino das receitas advindas da exploração dos recursos naturais. Esse não é contabilizado no teto de gastos. É aonde a MB tem de trabalhar para conseguir.

Seria coerente e sensato destinar a arrecadação advinda da exploração dos recursos marítimos (no caso, os royalties) à MB pois ela não tem capacidade de dar segurança, proteção e garantir a nossa soberania aonde eles estão e às atividades relacionadas a eles.

No passado direcionaram os royalties pela exploração do pré-sal para a saúde e educação. E a MB ficou sem nada. Não dá para ficar repetindo coisas assim.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17396 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 31, 2023 12:12 pm

Salvo engano há anos os almirantes reclamam da falta de repasses de fundos a que a marinha tem direito sobre a exploração de recursos marinhos e seus royalties. Fundos estes vinculados em lei, mas que faz anos, são barrados de alguma foram pelo ministério da fazenda por qualquer motivo, ou simplesmente desviados para outras funções do Estado, mesmo sem amparo legal.
E ninguém até hoje fez conta disso, e pelo que se tem visto, a situação não irá mudar em prazo visível.
Mas vai ter avião presidencial "novo" e com muito mais espaço para o PR poder dar conta da primeira dama nas viagens. Senão a coisa pega depois em casa.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17397 Mensagem por FABIO » Qua Mai 31, 2023 12:57 pm

Amigo Carvalho eu lembro que li que o Pronapa terá financiamento do BNDES e FMM.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17398 Mensagem por FABIO » Qua Mai 31, 2023 12:58 pm

Isso foi recentemente agora em 2023.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17399 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 01, 2023 12:52 am

É por aí @FABIO.
Mas entre o querer e o poder, a MB fica a ver navios todo ano.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17400 Mensagem por Viking » Sáb Jun 03, 2023 1:25 am

Prezados colegas,


Aproveito a oportunidade e peço licença para apresentar algumas ideias referentes ao reaparelhamento da MB com base no PEM 2040, na baixa recente de navios e na previsão de desincorporações nos próximos anos. A conclusão a que cheguei é que será preciso muita vergonha na cara dos ocupantes do GF e da própria MB para evitar que uma nação, por exemplo, que possui uma das maiores maritimidades do mundo e que depende de suas LCM e da produção de petróleo da plataforma continental venha a ver sua Marinha praticamente desaparecer.
As ideias são modestas e contemplam a substituição 1x1 dos meios existentes com alguns casos de ampliação do número de algumas classes em serviço, em especial a de navios de patrulha e de apoio.

Os navios em construção não foram mencionados por estarem em programas em andamento, mesmo que com graves dificuldades de prazos e recursos.

Período 2026/2040:

1. LPH Atlântico; - substituição por um novo LPH, como por exemplo o TCG Anadolu, investimento de USD 1 bilhão. Base investimento  no Anadolu.
Nota: Sempre que possível farei referência da base em que calculei os custos de obtenção dos navios citados..  

2. As 6 FCN: - substituição por 5 FF de 6.000/6.500 ton, investimento de USD 5 bilhões. Base FF da classe F 110 
 
3. As  4 FCG, 4 CCI e a Barroso: - substituição por 10 FCT, investimento nas 6 FF adicionais de USD 3,6 bilhões. Base o primeiro lote das FCT

4. Os 5 SSK Tupi/Tikuna: substituição por 8 SSK classe Riachuelo, investimento nos 4 SSK adicionais de USD 2,4 bilhões. Base primeiro lote dos S 40

5.Os NDD Bahia, NDCC Almirante Saboia, Garcia D'Ávila e Mattoso Maia: - substituir por 4 LPD de 15.000 ton, investimento de USD 500 milhões. Base o LPD Pisco, customizado para a MB.

6. Os navios tanque Marajó e Gastão Motta: - substituir por 3 navios tanque de apoio, investimento de USD 750 milhões. Base os navios tanque classe HMA Supply

7. Navio escola Brasil: - substituir por navio homologo, investimento de USD 100 milhões. Investimento projetado com base em atualização do U 27, que tem demonstrado excelente desempenho. 

8. Navios patrulha fluviais: 2 classe Pedro Teixeira, 3 classe Roraima, 6 classe Piratini e o Monitor Parnaíba: -  substituição por novas classes de NaPaFlu (pantanal e amazônia) no total inicial de 15 navios, investimento de  USD 450 milhões.  Base NaPa de 500 ton

9. Novos NaPaOc no total de 12 unidades, com investimento de USD 1,08 bilhão. Base NaPaOc  classe  Amazonas.

10. Os NaPa: 12 classe Grajaú e 4 classe Bracuí: -  substituição por  NaPa 500BR  com um  total inicial de 24 unidades, com investimento de USD 850 milhões. Base projeto do NaPa 500 BR

11. Os 6 navios varredores classe Aratu: - substituição por 8 MCMV, investimento de USD 800 milhões. Base MCMV classe KRI Pulau FANI

12. Navio Polar Almirante Maximiano: - substituir por navio homologo, investimento de USD 150 milhões. Base Na pAnt Almirante Saldanha

13. Novo navio de pesquisa da classe Vital de Oliveira, investimento de USD 50 milhões. Base do Vital de Oliveira.

14. Rebocadores de alto mar Tritão e Triunfo e corveta Caboclo: - substituir  por 5 AHTS novos ou por oportunidade, investimento em novos  USD 200 milhões.Base custo de construção em estaleiros da Ásia.

E a cereja do Bolo: :mrgreen:

15. Novos SNA, os SNA 10 Rafael Branco e SNA 11 Felinto Perry, investimento de USD 2,5 bilhões. Base de projeções do SNA 10. Estes navios não foram incluídos na conclusão do texto devido as incertezas, em minha opinião, dos próximos anos em relação ao SNA brasileiro.

Resumo geral:

1. Distribuição dos navios por grupos e investimentos relativos.

1.1 - Navios para a Esquadra:- total de 24 unidades com valor total de investimentos de  USD 13,350 bilhões. É importante destacar  que o CVN 78 da US Navy custou USD 13,3 bilhões, ou seja um único NAe da referida Marinha e o equivalente para a renovação da Esquadra brasileira.

1.2 - Navios Distritais: - total de 64 unidades com valor total de investimentos de USD 3,4 bilhões.

1.3 - Navios da DHN: - total de 2 unidades com valor total de investimento de USD 200 milhões.

Total de navios: 90, que poderiam ser construídos em 15 anos, entre 2026 e 2040, com seis navios entregues por ano. Total de investimentos: USD 16,950 bilhões que poderiam ser realizados em um período de 20 anos, entre 2026 e 2045. Anualmente  o investimento seria de USD 850 milhões ou .R$ 4,25 bilhões.
Nota: Medida drástica para obtenção de recursos para a implantação do Programa de Recuperação da MB: -  Redução de 19% do efetivo. Esta redução resultaria com base no orçamento de 2023 em uma disponibilidade de R $4,5 bilhões.

Estaleiros que poderiam participar das construções no Brasil e no Exterior. Considerando o período de 15 anos, devido a urgência de reconstrução do Poder Naval nacional, é lícito que alguns navios possam ser construídos fora do Brasil.

Estaleiros e possíveis classes de navios:

1. TKMS Brasil: FCT, FF 6000/6500 ton, NaPaOc
2. Naval Group: SSK's, FF 6000/6500 ton, NaPaOc
3. Jurong Aracruz: Navio Polar, Navios tanques, Navio de Pesquisa, Navio Escola
4. Vard Promar: FF 6000/6500 ton, Navios tanque, NaPaOc, 
5. AMRJ: NaPa 500 BR, NaPaOc, NaPaFlu
6, Estaleiro Bibi: NaPa 500 BR, NaPaFlu
7. Inace: NaPa 500 BR, NaPaFlu
8. SIMA PERU: LPD
9. Navantia: LPD (este seria construído na Espanha mesmo), FF 6000/6500 ton
10.Guangzou Hangtong Shipbuilding: Navio de pesquisa, AHTS 
11. Abeking & Rasmussen: MCMV

Navios que poderiam ser construídos no exterior: LPH, LPD, as FF 6000/6500 ton - neste caso meu voto seria as F 110, MCMV, Navio de pesquisa e os AHTS, os demais no Brasil. Desta forma seria possível se obter estes 90 navios novos nos 15 anos sugeridos. O efetivo conforme observado poderia ser como meta de redução 8 anos. Além deste recurso haveria outros já existentes, além de financiamentos internacionais.

Em minha opinião  totalmente factível ,caso o Brasil varonil fosse um país de verdade, conduzido por estadistas e patriotas. 

Sds    




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