Mazocam2 escreveu: ↑Ter Mai 23, 2023 10:35 pm
Para sanar a minha curiosidade:
Não houve ou não há nenhuma, por menor que seja, a possibilidade de algum interlocutor brasileiro ou chines sobre a possibilidade de, quem sabe, serem oferecidos navios de origem Made in China a combalida Marinha brasileira?
Olá
@Mazocam2
Interlocução há, como sempre houve, já que a China possui adidos militares em sua embaixada no Brasil. Nós também temos adidos militares em Pequim.
Existem trocas de informações naturais entre os MD de ambos países e até um certo interesse de nossa parte em aspecto singulares da produção tecnologica e militar chinesa. Mas é sempre aquele negócio, nada que possa deixar os primos ricos chateados.
A duvida é saber se os chinas conseguem de fato adequar seus produtos e serviços em defesa ao indefectível padrão Otan das ffaa's. E tão ou mais importante, a capacidade, e vontade, da China em suportar in loco no Brasil toda a cadeia logística necessária, mais transferência de tecnologia e off set de interesse do MD e governo.
As Type 054A já foram oferecidas à MB, assim como ensaiaram participar do processo de licitação das FCT.
A MB já fez bem mais de uma visita aos estaleiros/ escritório de projetos chineses, e está bem ciente de quase tudo o que é feito e projetado por lá.
Não duvido que com a liberação recente para a venda ao exterior dos Type 052D, a MB cedo ou tarde acabe recebendo uma visita chinesa.
Seria bom que o almirantado enfiasse no saco o seu orgulho de "marinha ocidental" e desse toda a atenção a uma eventual proposta chinesa de novos meios.
Não estamos em condições de ficar fazendo beiço para ninguém. Muito menos a China só para agradar outrem.