Supondo que os 6 Bimec da 11a e 15a já tenham recebido todas as suas viaturas, 48 para 3 cia inf de cada btl, chegamos a 288 VBTP Guarani. Com mais o 36o e 41o e Bimec, são 384 bldos. Somados aos 22o e 1o Bimec, são 480 unidades apenas para equipar a infantaria. Ainda faltariam mais 2 Bimec da 9a Bda, no caso, são mais 96 unidades, totalizando 576 VBTP Guarani.RobsonBCruz escreveu: ↑Qua Mai 03, 2023 9:21 amAlém da 11ª Bda Inf Mec e da 15ª Bda Inf Mec, já transformadas, de acordo com os fatos noticiados, a próxima é a 3ª Bda Inf Mtz de Cristalina - GO, onde o 36º BI Mec já foi transformado e está em processo de transformação o 41º BI Mtz de Jataí - TO, devendo se iniciar a transformação do 22º BI de Palmas - TO.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Abr 29, 2023 8:31 pm Só para saber, das 4 GU que se propõe transformar em infantaria mecanizada, quantas realmente estão passando por esta transformação sem que isso pareça apenas maquiagem em relação não só a sua organização, como adoção de material mecanizado em todas as subunidades existentes?
Alguém saberia dizer?
Presume-se que a quarta brigada a ser transformada é a 9ª Bda Inf Mtz do Rio de Janeiro, sendo que o 1º BI Mec já foi transformado.
Das mais de 600 unidades produzidas até o momento, várias foram enviadas para OM de engenharia e comunicações, e salvo engano, também estão quebrando o galho de VBE nas CiaCmdoAp da 15a Bda até onde sei. Se fizeram o mesmo nas demais, desconheço.
Não sei se o EB recebeu +600 unidades, ou se dentro deste número encontra-se também aquelas viaturas nos pátios da fábrica da Iveco esperando serem pagas para poder entregar ao exército. De qualquer forma, os números até agora anunciados pelo EB em termos de viaturas, continuam ainda devendo no sentido de equipar todas as 4 GU Inf Mec que se pretende. As bdas cav mec tão pouco devem estar em situação melhor, em relação à distribuição dessas viaturas. Mas sabe-se que poucas RCM receberam os Guarani.
Ao que parece, se efetivamente as quantidades forem diminuídas para cerca de 900 veículos, vai ficar difícil equipar todas as brigadas mecanizadas na íntegra. E talvez esta nunca tenha sido a ideia, afinal.