Se deixar, o EB substitui toda a frota de helos médios por BH usados, e capados, do deserto norte americano só porque sim.
O problema não é o envelhecimento da frota, mas a absoluta falta de viabilidade financeira de qualquer planejamento para a sua substituição no tempo correto. Fala-se em aposentar os HM-2 e HM-3 há anos, e nada de prático foi feito até hoje.
Bem, temos ali em MG, goste-se ou não, uma linha de produção de um helo médio que está "quebrando o galho" da Avex faz muito tempo, e que ano que vem irá simplesmente ser jogada ao léu, e tudo que trouxe com ela, já que as ffaa's\MD e governos não conseguem fazer planejamento de longo prazo e menos ainda as aquisições consequentes.
Seria um bom momento para tentar negociar com quem fabrica helos de verdade e tem política de Estado para sustentar suas empresas, tecnologia e PDI, alternativas para a parcial insolvência da frota da Avex.
Aliás, o que é "menos ruim" para a Avex: encomendar mais 16 H225M que é o número propalado para substituir aqueles helos mais antigos, ou mendigar com o tio Sam algum FMS ou EDA de BH usados já postos fora de serviço "mas ainda com muitos anos de vida operacional pela frente..."