GTE - Grupo de Transporte Especial
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Olha só essa tentação para o próximo PR festejar a sua eleição, ou reeleição.
Só US 95 milhões. Uma pechincha.
https://www.airway.com.br/encalhado-ha- ... o-nos-eua/
Só US 95 milhões. Uma pechincha.
https://www.airway.com.br/encalhado-ha- ... o-nos-eua/
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Avião presidencial brasileiro decola e faz voo de 4h30 para lugar nenhum
Por Carlos Ferreira- 22 de janeiro de 2023
https://aeroin.net/aviao-presidencial-b ... ar-nenhum/
Viva a aviação de transporte.
Por Carlos Ferreira- 22 de janeiro de 2023
https://aeroin.net/aviao-presidencial-b ... ar-nenhum/
Viva a aviação de transporte.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Embraer C-99A/VC-99B/VC-99C
3 de fevereiro de 2021 Por Rudnei
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 9b-vc-99c/
São 8 ERJ-145ER\LR distribuídos entre o GTE e o 1o\2o GT, e outros 8 ERJ-135 Legacy no GTE.
A FAB precisa de mais E-99 e R-99 para suas missões ISR, e conta apenas com os mesmos 8 aviões há quase 30 anos.
Eu espero sinceramente que essa nova fase dita operacional do cmdo da força aérea reveja suas prioridades e passe a formular soluções para esta área da sua aviação, visto que com 36, 40, ou sei lá quantos F-39 tivermos, a nossa capacidade ISR continua sendo inferior as necessidades da defesa aérea do país e de suporte à aviação de caça.
Novamente, o GTE tem lá suas prioridades que poderiam ser atendidas facilmente por aviões como os Phenom 100\300, e nada mais que isso. Ou se muito, para não reclamarem de "passarem aperto", uns Legacy 450\500 usados, que no Brasil inclusive existe à venda por preços bem módicos.
Com mais 8 ERJ-145 se poderia ampliar não somente as quantidades, como a disponibilidade e operacionalidade do Esquadrão Guardião em Brasília. E os próprios custos de manutenção e operação seriam menores, com um bom CLS.
No caso dos ERJ-135, com 8 aviões, eu creio que eles poderiam ser dispostos à avião naval como AEW&C e\ou reconhecedores navais no lugar dos Bandeirulha. Seria o primeiro passo para inserir estas capacidades na marinha em apoio ao VF-1, à esquadra e ao FFE. Uma opção talvez mais em conta para se alcançar este objetivo seria adotar os mesmos sistemas do P-600 da Embraer em conjunto com a Elta Systems. O modelo pode tanto realizar atividades de alerta aéreo como esclarecimento e reconhecimento de superfície ao mesmo tempo se equipado em sua íntegra com os sistemas propostos.
Não deixa de ser algo a ser analisado pelo atual cmdo da FAB e da MB, com o devido respaldo do ministério da defesa.
E tudo isso com soluções, mão de obra e renda revertidas para a indústria local via Embraer.
3 de fevereiro de 2021 Por Rudnei
https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 9b-vc-99c/
São 8 ERJ-145ER\LR distribuídos entre o GTE e o 1o\2o GT, e outros 8 ERJ-135 Legacy no GTE.
A FAB precisa de mais E-99 e R-99 para suas missões ISR, e conta apenas com os mesmos 8 aviões há quase 30 anos.
Eu espero sinceramente que essa nova fase dita operacional do cmdo da força aérea reveja suas prioridades e passe a formular soluções para esta área da sua aviação, visto que com 36, 40, ou sei lá quantos F-39 tivermos, a nossa capacidade ISR continua sendo inferior as necessidades da defesa aérea do país e de suporte à aviação de caça.
Novamente, o GTE tem lá suas prioridades que poderiam ser atendidas facilmente por aviões como os Phenom 100\300, e nada mais que isso. Ou se muito, para não reclamarem de "passarem aperto", uns Legacy 450\500 usados, que no Brasil inclusive existe à venda por preços bem módicos.
Com mais 8 ERJ-145 se poderia ampliar não somente as quantidades, como a disponibilidade e operacionalidade do Esquadrão Guardião em Brasília. E os próprios custos de manutenção e operação seriam menores, com um bom CLS.
No caso dos ERJ-135, com 8 aviões, eu creio que eles poderiam ser dispostos à avião naval como AEW&C e\ou reconhecedores navais no lugar dos Bandeirulha. Seria o primeiro passo para inserir estas capacidades na marinha em apoio ao VF-1, à esquadra e ao FFE. Uma opção talvez mais em conta para se alcançar este objetivo seria adotar os mesmos sistemas do P-600 da Embraer em conjunto com a Elta Systems. O modelo pode tanto realizar atividades de alerta aéreo como esclarecimento e reconhecimento de superfície ao mesmo tempo se equipado em sua íntegra com os sistemas propostos.
Não deixa de ser algo a ser analisado pelo atual cmdo da FAB e da MB, com o devido respaldo do ministério da defesa.
E tudo isso com soluções, mão de obra e renda revertidas para a indústria local via Embraer.
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
FCArvalho,
Para isso você considera a premissa de que transformar as aeronaves C-99 em aeronave de vigilância seja algo viável. Eu acho que não é.
Para isso você considera a premissa de que transformar as aeronaves C-99 em aeronave de vigilância seja algo viável. Eu acho que não é.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Olá Cássio
Este é um detalhe técnico que a FAB deve resolver com a engenharia da Embraer a fim de verificar a viabilidade desta opção.
Por quê consideras inviável está transformação ?
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Tecnicamente tem que se "refazer a aeronave", além de se consumir alguns milhares de horas de engenharia e projeto.... e sai muito $$$$$$.
Considerando as limitações de "din-din", fica inviável para se gastar tanto numa célula já bem usada.
Considerando as limitações de "din-din", fica inviável para se gastar tanto numa célula já bem usada.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Isto também é válido para os ERJ-135 no caso de se apor as soluções aprestadas no P-600, com os sistemas da Elta
Em que pese a modernização dos 5 E-99 ter custado o olho da cara, a relação custo x benefício dessa possível transformação não traria à FAB um saldo positivo no longo prazo, já que os aviões ISR não tem a mesma proporção de horas de voo que o GTE, o que permitira, inclusive, uma maior rotatividade das células em uso, prolongando assim a perspectiva de ciclos para cada avião individualmente, até que se encontre uma solução definitiva para a sua substituição em mais 10 a 15 anos
Ou é simplesmente mais fácil comprar pronto lá fora quando for o caso
Na prática não temos muitas alternativas para substituir os E-99 no futuro a longo prazo que não sejam tão ou mais caras quanto eles. E penso colocar um radar AEW sobre um E-2 com certeza é muito mais caro de comprar, manter e operar do que no Praetor. E ambos seriam muito caros de qualquer forma para a realidade orçamentária da FAB em qualquer tempo.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023
https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/
Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar...
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023
https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/
Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar...
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Para quem gosta de tecnicidades e afins, achei por sorte este documento da ANAC sobre a homologação do H-160 no Brasil.
Link da Airbus Helicopters do H-160 para quem quiser fazer comparações entre informações.
https://www.airbus.com/en/products-serv ... pters/h160
Link da Airbus Helicopters do H-160 para quem quiser fazer comparações entre informações.
https://www.airbus.com/en/products-serv ... pters/h160
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7612
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2562 vezes
- Agradeceram: 1036 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
O A319 tem que fazer escala, isso e um absurdo para o pai dos pobres.FCarvalho escreveu: ↑Qui Fev 09, 2023 10:33 pm Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023
https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/
Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar...
Não sou contra um kit VIP instalado nesses A330, desde que não seja definitivo e não resulte em sua descaracterização operacional, principalmente para reabastecimento aéreo, mas pelo que se tem lido, é exatamente isso que vai acontecer, tudo pelo sonho do molusco de ser um novo líder mundial...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Pegar esses aviões para fazer de VVIP já era até esperado, mais tempo, menos tempo.
O sujeito ainda acha que é a menina dos olhos do Obama, que como todo bom ex-presidente norte americano, está em férias permanentes da política e cuidando da própria vida, ou ganhando na verdade, como coaching de gente rica, muito rica.
O sujeito ainda acha que é a menina dos olhos do Obama, que como todo bom ex-presidente norte americano, está em férias permanentes da política e cuidando da própria vida, ou ganhando na verdade, como coaching de gente rica, muito rica.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Já que o pessoal está achando chato viajar no A319 porque ele é perna curta, podia começar a fazer umas trocas e melhorar as viagens presidenciais a partir dos VC-2 do GTE, trocando E-Jet E-1 por E-2.
No caso do modelo E-190 E-2, o alcance dele chega a 5.278 km, sem tanques extras. Mais que suficiente para passear saindo de Brasília para qualquer capital ou cidade brasileira e América do Sul. Merchandising melhor que esse não conheço.
https://aeroin.net/quais-as-diferencas- ... o-e190-e1/
O avião mais moderno está custando atualmente, a preço de tabela, cerca de 60 milhões de dólares.
A Embraer com certeza não teria problema nenhum em aceitar os atuais E-Jet E-1 VVIP como parte do pagamento por 2 novos aviões, que podem ser configurados internamente ao gosto do cliente.
E claro, contando com todos os sistemas de segurança necessários a aviões presidenciais, tal qual as aeronaves atuais possuem, naturalmente.
No caso do modelo E-190 E-2, o alcance dele chega a 5.278 km, sem tanques extras. Mais que suficiente para passear saindo de Brasília para qualquer capital ou cidade brasileira e América do Sul. Merchandising melhor que esse não conheço.
https://aeroin.net/quais-as-diferencas- ... o-e190-e1/
O avião mais moderno está custando atualmente, a preço de tabela, cerca de 60 milhões de dólares.
A Embraer com certeza não teria problema nenhum em aceitar os atuais E-Jet E-1 VVIP como parte do pagamento por 2 novos aviões, que podem ser configurados internamente ao gosto do cliente.
E claro, contando com todos os sistemas de segurança necessários a aviões presidenciais, tal qual as aeronaves atuais possuem, naturalmente.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Recorde do brasileiro
Avião regional da Embraer bate recorde de distância voada
Recém entregue E190-E2 da Helvetic voou por quase 7.500 km sem escalas entre o Brasil e a Suíça
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _5469.html
Foi a dois anos atrás, e mostra o quanto estamos perdendo enquanto esperamos um dia trocar os atuais E-1 pelos E-2, muito mais vantajosos em todos os sentidos.
Avião regional da Embraer bate recorde de distância voada
Recém entregue E190-E2 da Helvetic voou por quase 7.500 km sem escalas entre o Brasil e a Suíça
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _5469.html
Foi a dois anos atrás, e mostra o quanto estamos perdendo enquanto esperamos um dia trocar os atuais E-1 pelos E-2, muito mais vantajosos em todos os sentidos.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61505
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6673 vezes
- Contato:
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
J.Ricardo escreveu: ↑Qui Mai 04, 2023 9:19 amO A319 tem que fazer escala, isso e um absurdo para o pai dos pobres.FCarvalho escreveu: ↑Qui Fev 09, 2023 10:33 pm Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023
https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/
Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar...
Não sou contra um kit VIP instalado nesses A330, desde que não seja definitivo e não resulte em sua descaracterização operacional, principalmente para reabastecimento aéreo, mas pelo que se tem lido, é exatamente isso que vai acontecer, tudo pelo sonho do molusco de ser um novo líder mundial...
Olha, não estou defendendo nem atacando ninguém mas, para o tamanho e importância do Brasil, tinha mesmo que pegar pelo menos um destes e tornar FAB-01 pelo menos temporário, depois comprar outro e pintar do jeito que tem que ser um Avião Presidencial. Eu posso gostar ou desgostar do Presidente mas ele o é e, na doideira que anda o mundo, vai que arranja algo que preste por aí, quem pode garantir que NÃO?
Tentem não ser como os de antes que, por não gostarem do PR, torciam para que o Brasil inteiro afundasse no oceano só pra poder dizer "eu avisei". E lembrem, aqui é TÓPICO-FULCRO, OK?
Tentem não ser como os de antes que, por não gostarem do PR, torciam para que o Brasil inteiro afundasse no oceano só pra poder dizer "eu avisei". E lembrem, aqui é TÓPICO-FULCRO, OK?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37959
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: GTE - Grupo de Transporte Especial
Falando em algo que preste, aqui tem uma listinha de Boeing que poderia ser um sério candidato a FAB 01.
https://www.controller.com/listings/for ... g/aircraft
Vai que ele dá sorte.
https://www.controller.com/listings/for ... g/aircraft
Vai que ele dá sorte.
Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Mai 05, 2023 4:08 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem