FABIO escreveu: ↑Dom Abr 02, 2023 9:57 pm
Boa noite amigos seria uma boa
a MB comprar pelo menos duas type 23 e os navios classe Echo.??
Prezado Fabio, saudações.
Salvo melhor informação os valores em £ milhões por cada um destes navios distanciou a possibilidade de obtenção dos mesmos pela MB. Os ingleses alegaram a modernização recente dos mesmos. Por não terem surgido compradores anunciados até o momento e possível uma negociação.
Entretanto e preciso ter uma visão geral do assunto.
Estes navios seriam uma boa compra de oportunidade? A principio sim devido aos seguintes fatos:
1. Foram modernizados recentemente. Estão equipados com o radar ARTISAN, o mesmo do A 120 e com o CAMM o mesmo míssil das FCT. São de operação econômica por ter propulsão diesel-elétrica, e
2. Navios desta classe continuarão em serviço na RN até 2035, assim como os chilenos um pouco mais, o que representa no futuro menos problemas logísticos.
A MB teria benefícios na obtenção de alguns destes navios?
1. Sim, teria benéficos em tese por ampliar o numero de navios escolta e introduzir meios pelo menos três gerações mais atuais que as atuais fragatas. Entretanto esta afirmação seria correta caso a MB não estivesse em pleno andamento em seu programa de navios escolta e planejando os NaPa de 500 e 2.000 ton.
Considerando o exposto os recursos para obter navios escolta de segunda mão de elevado custo não se justifica frente aos programas em andamento ou planejados.
E mais viável que estes recursos, caso estejam disponíveis, sejam aplicados por exemplo nos NaPa 500 BR que logo precisarão substituir a classe Grajaú.
Em minha opinião a MB deveria concentrar seus esforços, além do PROSUB, nos programas em andamento.
O PFCT deveria ser ampliado para oito navios até 2032. Em seguida a meta objetiva seria pelo menos 4 navios de 6.000 ton da classe MEKO A300.
Os NaPa 500 deveriam ter como meta pelo menos 20 navios.
O primeiro lote de NaPaOc deveria ser de seis navios.
Espero que o Almirantado também tenha esta visão referente compras de oportunidade de navios escolta.
Outros navios como auxiliares, hidrográficos, apoio logístico e anfíbios em bom estado e por valor factível acredito que podem continuar a serem obtidos, ficando o foco de construção restrito ao PROSUB, PFCT/A300 e PRONAPA, que para o Brasil varonil já e um grande esforço. E bom lembrar que estes meios precisam ter verbas para operação e manutenção, sem contar com as aeronaves embarcadas.
Sds