#2864
Mensagem
por FCarvalho » Sáb Abr 22, 2023 1:45 pm
Só para lembrar, as OM bldas que temos, entre operacionais, escolas e o CIBld, daria para dispor-nos de pelo menos uns 400 CC em termos de demanda. Sem considerar que a região NE não possui RCC ou RCB, assim como a região norte. A distribuição das OM bldas continua toda centrada no sul do país, menos por questões doutrinárias do que por economia de recursos.
Se a região NE fosse ao menos aquinhoada com 2 bdas cav mec - em complemento à 7a e 10a Bgdas Inf, sem considerar que há OM estacionadas suficientes na região para duas outras bdas inf, mas incompletas - já seria um tremendo adendo à região, e uma forma de não depender completamente do envio, ou disposição, de OM bldas vindas de outras regiões, o que obviamente na realidade atual, causaria um lapso enorme de recursos em seus locais de origem. Idem o Estado de Roraima e Pará, onde caberiam, talvez, 1 bda cav mec em cada um. Neste último não seria problema operar CC e bldos SL, já que praticamente a região sul do estado encontra-se praticamente devastada pelo desmatamento, com grande parte da região servindo de pasto para boi, ou para a agricultura comercial.
A região centro oeste também mereceria a meu ver mais duas bdas cav mec, em MT e Goiás, para complementar a 3a Bda Inf Mtz, responsável imediata pela defesa de Brasília, e também a 13a Bda Inf Mtz, ao largo da fronteira com a Bolivia. Não que este país represente uma ameaça, mas como se sabe, o seguro morreu de velho.
Se todas as brigadas mecanizadas acima fossem ativadas, teríamos mais 6(8) GU, totalizando 162(216) CC e seus veículos auxiliares nos RCB. Somados aos poucos mais de 400 CC das dotações de OM bldas atuais, operativas ou de instrução\escola, a demanda do EB com certeza nos daria muito melhores condições de barganhar com quaisquer fornecedores. E os programas da VBC CC e VBC Fuz potencializariam a BIDS por décadas, antes de entregar o último blindado produzido.
Quem sabe um dia.
Carpe Diem