Com o encerramento das atividades da Mectron, o radar Scipio parece ter encontrado o seu fim junto com a empresa.
Fica a saber se algo do desenvolvimento dele foi parar na SIATT ou com a própria FAB, que foi sua financiadora de primeiro momento.
Hoje mesmo sendo um projeto antigo e defasado tecnologicamente, um radar aeronáutico ainda se constitui em um plus em PDI muito importante para qualquer país.
Obviamente que ele não será usado nos Gripen E\F da FAB, mas poderia-se pensar em a partir dele gerar uma gama de versões que pudesses ser, por exemplo, utilizadas em aviões civis, em mesmo nos modelos de transporte e até helos das ffaa's.
Algo que pode ser que a Embraer poderia fazer se houvesse interesse do MD em continuar desenvolvendo este tipo de tecnologia no Brasil.
Acima parte do texto do wiki que descreve as características do Scipio, tal como foi projetado.O SCP-01 era um radar multifunção e multimodo (ar-mar, ar-ar, ar-superfície)[2] que utilizava o sistema de varredura mecânica para apontamento da antena (Mechanically Scanned Antenna - MSA).[1] Contava com baixo peso e tamanho compacto, agilidade de frequência na banda I, compressão de pulso, operação doppler com média PRF, antena monopulso de dois planos, técnicas avançadas de ECCM (contra-contramedidas eletrônicas), processamento acançado de sinais configurado por software, rejeição de clutter e rastreamento de alvos por algoritmos adaptativos, processamento de imagem, com zoom no alvo e congelamento de imagem, integração com o sistema de missão via barramento de dados digital 1553B, saída para TV com gráficos em cores etc.
Não há mais notícias recentes sobre o mesmo. A última diz respeito a que ele teria sido integrado nos A-1M da FAB que foram modernizados. Mas não existe confirmação disso.
E a SIATT não apresenta nenhuma referência em seu portfólio de produtos ao antigo radar da Mectron.